Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - DOM QUIXOTE DE LA MANCHA

Julhaodobem 07/03/2022

Somos todos Sancho Pança
A loucura tomou conta em minha leitura, desta vez foram por conta de Cavaleiros andantes e suas aventuras fantasiosas. Dom Quixote de La Mancha foi um livro que desde os meus primeiros anos de leitor ouvi falar nas salas de aulas por vários professores de português e somente agora tive a vontade e a oportunidade de conhecer este clássico da literatura espanhola e do mundo. O quê me ajudou foi ter em mãos uma edição traduzida por Ferreira Gullar junto com ilustrações de Gustavo Baré, com isso consegui passar por uma história de um Dom Quixote quase parecido com original. O livro conta a história de um homem velho que após anos em suas leituras de  clássicos da cavalaria em sua solitária fazenda acaba enlouquecendo e parte em busca para se tornar um cavaleiro andante buscando aventuras nas terras onde mora, este é um livro que no início pode parecer chato mas o número das páginas e os acontecimentos maluco tomam a narrativa inteira.

No fundo este livro escrito por Miguel de Cervantes é uma grande sátira aos livros de cavalaria da época colocando o cavaleiro da triste figura em momentos engraçados para tirar sarro do comportamento de um cavaleiro, o que no fim funciona perfeitamente como uma crítica a literatura feita na época algo que não se leva a sério e que não está preocupado em ser criticado pois está a todo momento por meio de Dom quixote brincando com as regras de como é ser um cavaleiro de acordo com as dogmas sociais estabelecidos nos livros originais de cavalaria da época.

O personagem que mais me chamou atenção não foi o protagonista mas na verdade o próprio antagonista, é Sancho Pança que segue em todo momento o seu cavaleiro nas aventuras. Um típico homem do interior Sancho aceita ir nesta Aventura mesmo sabendo da Loucura de seu amo assim durante a leitura fiquei me perguntando porque este homem o seguia  mesmo com promessas tão fantasiosas e impossíveis de acontecer. Logo percebi que vivo isso em 2022 dentro de um mundo dominado por discursos fantasiosos o que não muda muita coisa pois temos literalmente um Dom Quixote na presidência brasileira. Portanto isso me fez perceber uma característica de alienação em sancho pancha que é ativa até hoje na modernidade, seguimos pessoas que usam o dom da palavra e a fantasia para seus próprios fins criando assim uma sociedade de Sanchos panças e isso que mais me fascinou em toda obra como a alienação de Sancho se conecta ao mundo de hoje. No fim Dom Quixote de La Mancha pode ser o espelho para uma loucura que sempre esteve presente na humanidade e ainda continua rondando as terras do mundo em busca de aventuras que não existem,  a sensação de poder na aventura.

Rodrigo Oliveir 05/05/2014

Aventuras Malucas de Dom Quixote
O livro conta a história de Dom Quixote, um homem apaixonado por livros,ficava sem comer por causa de suas jornadas de leitura.Lia tanto que ficou maluco. Confundia com muitas coisas como por exemplo: Uma casa com um castelo, um moinho com um giganta, uma moça feia com uma princesa. Certo dia decidiu ser um cavaleiro. Pegou uma armadura de seu bisavô e chamou seu amigo Sancho Pança para ir com ele em sua aventura. Ai começa a jornada das aventuras; monstros, princesas, gigantes, dragões. Dom Quixote de La Mancha um livro envolvente, vale a pena conferir.