Suíte Dama da Noite

Suíte Dama da Noite Manoela Sawitzki

Resenhas - Suíte Dama da Noite

Kaique 10/03/2024

Bonzinho até, leitura rápida e simples, foi um belo passatempo. Bom pra quando não se quer ficar sem ler mas tá se recuperando de um livro muito impactante

florentinovitoria 03/12/2023

Que livro?
Não sei por que demorei tanto para ler essa obra, talvez tenha sido pela cor esverdeada da edição que definitivamente não ajuda na leitura

A construção do enredo surpreende a cada novidade, é como uma bola de neve (no bom sentido) que vai se enchendo de coisas novas sem ficar na mesmice ao passar da vida da protagonista

Me identifiquei com cada traço de Júlia Capovilla, fiquei até chocada em como compartilho pensamentos em comum a personagem

Esse com certeza vai ser um dos livros da minha vida!

Hércules Andrade 21/02/2022

Não saberia dizer-lhe adeus de novo
Suíte Dama da Noite pareceu um draminha mexicano, estilo Rubi, ou Lalola, mas que nem de perto compara-se ao enredo que essas tramas apresentam.

Júlia Capovilla não é uma mulher de fases, mas sim de faces, do tipo que: "se ela pudesse, mergulharia em uma piscina morna, infestada por baratas d'água, liquens, lesmas, para experimentar terror, desespero, não culpa ou vazio.".

No decorrer da trama somos agraciados com personagens que vemos em nossos dias mais comuns, o que deixa o livro bastante chato, mas a autora dribla isso com os protagonistas Júlia e Leon, que ao contar suas histórias roubam a cena e se saem bem como antagonistas deles mesmos.

Às vezes somos nossos próprios vilões e isso a Júlia era, ela "não achava graça em amores que não fossem clandestinos." (p.74) e sinto que essa perdição sufocou a história da personagem.

Manoela Sawitzki, que é uma autora descrita como um poderoso retrato das querenças, relações e contradições humanas, apresenta em Suíte Dama da Noite bons personagens, que não nos cativam, mas nos prendem pela falta de escrúpulos que eles tem.

Senti falta de um enredo. Achei que ao final do livro teríamos um fechamento da abertura do primeiro capítulo, mas isso não acontece e o rumo que nossa protagonista e os coadjuvantes tomam é pouco desenvolvido, mas bem historicizado.

Não sei se leria novamente o livro inteiro, somente minhas marcações. A autora tem textos muito bons e que faz o leitor refletir sobre o sentido do agir, sentir e emocionar. Durante o livro me perguntei várias vezes: O que me faz sentir isso? O que me faz agir dessa forma? O que faz com que eu me sinta emocionado?

Manuela do Prado 08/10/2021

"Se contasse a Leon naquela noite que a vida a estava matando, ele a socorreria?"
Lançado em 2009, Suíte Dama da Noite, da escritora, dramaturga e jornalista Manoela Sawitzki, faz jus ao estilo que tem sido tão difundido entre os autores e autoras brasileiras contemporâneos: enredo carregado de escrita poética, personagens com um "q" de existencialistas e muita romance sobre a vida em seu mais virgem cotidiano.

O livro, escrito num estilo-de-autobiografia-fictícia conta a história de Júlia Capovilla, uma menina crescida num interior que, sob o véu do preconceito local acerca da história de sua família, acabou envolvida em uma série de circunstâncias especiais, que a faziam única, mas também à marginalizavam.

Para se sentir parte do todo, ainda que não visse nos outros qualquer gesto que lhe trouxesse acolhimento e identificação, Júlia mentia. Para o pai deficiente, para a tia solitária, para o marido, para si mesma. Neste mundo de faz de conta a única verdade que consegue sustentar é a total noção da sua solidão, mas também o seu amor por Leon, amigo de infância.

Entre um enredo de discursos poéticos, piadas sobre existencialismo, solidão e pequenas críticas sobre o funcionamento do mundo, a gente acompanha o desenvolvimento da vida de uma mulher vulgarmente comum, mas que também, por isto, se faz uma personagem especial. Júlia vive pequenos processos de morte e renascimento em cada fase de sua vida, e a beleza deste livro, mais do que o romance proibido vivido com Leon, está no que sentimos junto à personagem em seu processo de autodescoberta, amadurecimento e tristeza inata.

Embora tenha me emocionada em muitas paisagens, julgo que este é um livro para poucos. A gente conclui a leitura com a sensação quase de que fomos enganados. Custa a perceber que o romance com Leon, tão entregue como arco central da obra, é meramente um evento na vida de Júlia. Não é uma leitura que te deixe arrependido, mas deixa sim, a sensação, de que se está aguardando o cumprir de uma promessa.

site: @viveprale

Déborah 18/05/2021minha estante
Concordo plenamente

Déborah 27/04/2015

Um livro belo , poético e frustrante.
O começo é pretensioso e a escrita é belíssima. Porém a última parte do livro é perturbadora e o final é raso e sem graça. Não recomendo, se há algum valor literário nesse livro, ele reside na forma da escrita. A história, pra mim, foi uma decepção.
Dayana.Lira 16/06/2016minha estante
Eu achei este livro bem elaborado mas o final é mesmo muito bizarro e falta algo para um UP.
Concordo!

Breno Vince 02/02/2018minha estante
Concordo com você. Embora a história seja uma grande decepção, o final é o pior de tudo.

Marcos Faria 01/07/2013

Não é exagero nenhum dizer que "Suíte Dama da Noite" (Record, 2008) está entre os melhores romances brasileiros deste século. Manoela Sawitzki parte de elementos simples — um casamento sem amor, uma relação extraconjugal — e usa a mitômana Júlia Capovilla para questionar sutilmente as possibilidades e os limites (tanto ontológicos quanto éticos) da própria ficção. Nos capítulos finais, flerta perigosamente com a solução de uma metáfora redentora fácil, mas sai pela tangente e arremata com uma profissão de fé no seu ofício. E ainda faz isso tudo com uma prosa fluida, encaixando duas ou três linhas memoráveis.

Publicado originalmente no Almanaque - http://almanaque.wordpress.com/2013/07/01/meninos-eu-li-36/

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/11/suite-dama-da-noite-manoela-sawitzki.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Pandora 13/06/2011

Me identifiquei totalmente com o livro e com Júlia Capovilla. Adoro a literatura que fala de sentimentos, que expõe as dores das personagens, que me faz pensar: sobre a vida, sobre a morte, sobre tudo. Fiquei órfã quando terminei a leitura, como fico toda vez que algo mexe comigo. É um livro que eu gostaria de ter escrito.