Maldito Coração

Laura Victoria Albert

Resenhas - Maldito Coração

Cherry Vanilla 17/03/2009

Jeremiah 17:9
Maldito Coração, ou The Heart is Deceitful Above All Things, seu título original (o qual prefiro, aliás), foi o primeiro livro escrito pelo adolescente Jeremiah, ex-prostituto infantil, aconselhado por seu psicólogo a escrever para "espantar os fantasmas". Só que, "pequeno" detalhe: JT Leroy não existe, foi uma invenção marketeira (que deu muito certo) criada por uma escritora frustrada e seu marido. Eu não acho que isso tire o mérito dos livros do suposto JT Leroy, mas, pelo visto, muita gente achou, já que nunca mais (infelizmente) ouvi falar do autor imaginário. Uma pena.

Maldito Coração narra, em primeira pessoa e em forma de contos, a infância de Jeremiah, criado por sua mãe, Sarah, uma prostituta viciada. Logo, a criança, entre seus 8 e 12 anos, começa a se vender também. Foi transformado num filme homonimo por Asia Argento...filme o qual classifico como "o pior melhor filme que já assisti". Porquê? Bem, porque tinha TUDO para ser um bom filme, mas não consegue. Os atores foram bem escolhidos, a estética é exatamente a que consigo imaginar para o livro...mas o ego da diretora fala mais alto e, no papel da mãe adolescente Sarah, ela se lança como a protagonista, quando, no livro, as atenções são voltadas totalmente para Jeremiah. Fora que, por isso mesmo (bem, é o que dá para concluir), Argento resolveu sumir com o capítulo final do livro, que mostra Jeremiah já com seus 15 anos, numa sessão de sado-masoquismo e, a meu ver, é cena essencial para entendimento do drama do personagem.

Thabatissima 12/06/2009

Deliciosamente doentio!
É perturbador, me deixou muito zonza. Nas páginas finais, todas as lágrimas pararam de rolar e parecia que uma mão tirou tudo o que tinha dentro de mim. Era como se eu ficasse gritando por dentro pra me devolverem o meu interior e a mão fosse colocando aos pouquinhos, só que dolorosamente. Como se a cada pouquinho de mim que me devolvesse, aplicasse um golpe forte no meu peito. Demorei alguns bons minutos pra me situar e parar de chorar.

Marcus.Santana 19/06/2022

Pesado, sombrio e visceral.
Complicado resenhar este livro. "Maldito Coração" é um romance, com histórias se interligam bem e seguem uma certa cronologia. Vendidas na época do lançamento como autobiográficas. São impactantes, viscerais e incrivelmente verossímeis, prova de que a jogada de marketing de criar a "persona" de JT Leroy foi realmente uma sacada de mestre. Um livro difícil de digerir, pelos temas que aborda, mas que prende o leitor pelo estômago demonstrando uma vida desregrada e ainda mostra como algumas vidas podem ser estragadas pequenos atos injustificáveis.

Zizi 24/09/2011

real ou não
Uma mãe vulgar, que tem um filho, mas sempre faz com que ele se passe por menina. Dizendo que os "namorados dela" não "estariam com ela" se descobrissem que ela tem um filho, mas sendo uma fliha não teriam problemas... O livro é um pouco difícil, mas vale apena.

Zizi

Denise 19/12/2011

Por Amanda Melaré

Perturbador. Se eu tivesse que escolher uma palavra para definir o livro Maldito Coração, de JT LeRoy, seria Perturbador.

A Wikipedia me disse que Jeremiah “Terminator” LeRoy é o pseudônimo usado pela autora norte-americana Laura Albert. LeRoy teria supostamente...

Continua em:

Amanda 03/01/2012

Maldito Coração, JT LeRoy

O livro conta como o pequeno Jeremiah foi tirado de seus pais adotivos para viver com sua mãe biológica, Sarah, uma prostituta juvenil que carrega o filho e o saco de lixo com seus pertences para onde quer que seus namorados a levem.

Passando por paradas de caminhoneiros, clubes de striptease e a igreja liderada por seus avós, Jeremiah troca de personalidade como um camaleão troca suas cores. Ora tem que ser um bom fiel, que se lava em água fervendo para livrar-se de seus pecados e apanha de seu avô para manter Satanás longe de seu corpo. Ora precisa se passar por irmã de sua mãe, vestindo-se como menina e fazendo cachos em seu cabelo comprido, para que o namorado da vez não os mande embora. Assim, Jeremiah cresce em solo instável, perdendo a referência do certo e do errado e sem nunca saber bem quem ele é.

Continue a ler: http://amoraliteraria.wordpress.com/2011/12/19/maldito-coracao-de-jt-leroy/

Leonardo 12/05/2012

Comecei a ler e queria terminar logo
Bem melhor que o primeiro livro do autor, "Sarah", embora alguns defeitos ainda se mantenham. A história é envolvente e, em muitos momentos, atormentadora. Foi bom ler sabendo que é uma ficção. Quem leu acreditando que fosse biográfico deve ter tido uma experiência de compaixão muito intensa.

Luiza 05/08/2014

Maldito Coração
História bem tenebrosa, em que o garoto, uma criança normal como qualquer outra, começa a desenvolver problemas psicológicos ao conviver com sua mãe prostituta e drogada (que o roubou da família adotiva) e o faz crescer com constantes ameaças, e ideias perturbadoras.
Mãe e filho se tornam 'loucos' com ideias falsas que na mente deles é a realidade. O que mais me chamou atenção na história é o lado psicológico, o quão terrível podem ser as consequências na vida de uma pessoa que convive e é submetida às ideias e vontades de outra pessoa insana, e quão bem exemplificado está neste livro.
Em algumas partes o texto fica confuso, porque num parágrafo o garoto está falando de uma coisa e no outro já está contando outra coisa. Porém creio que faça sentido ele não conseguir expor bem suas palavras, já que ele é tão perturbado mentalmente.

Will 30/03/2017

A história mescla passagens perturbadoras e doentias com passagens cansativas e de leitura desgastante. Se seguisse uma linha tênue perturbadora do começo ao fim seria um bom livro, no geral me parece uma história onde o autor quis apenas chamar a atenção envolvendo temas tabus como sadomasoquismo, androginia, pedofilia, sexo e drogas. Tópicos polêmicos numa história rasa. Uma pena, poderia ser um bom livro.

Zeka.Sixx 22/02/2019

Permanece impactante, mesmo com a verdade revelada
Apesar de ser considerado um livro de contos, dá pra dizer que "Maldito Coração" é um romance, pois as histórias se interligam bem e seguem uma certa cronologia. Vendidas na época do lançamento como autobiográficas, são impactantes, viscerais e incrivelmente verossímeis, prova de que a jogada de marketing de criar a "persona" de JT Leroy foi realmente uma sacada de mestre. Um livro difícil de digerir, pelos temas que aborda, mas que prende o leitor pelo estômago. Considerei este ainda melhor que "Sarah" (que também é bom, mas um pouco mais "viajandão").
Os pontos negativos da edição brasileira ficam para a PÉSSIMA tradução e para a revisão muito desleixada, cheia de erros inadmissíveis de português.

jujumyoui 07/04/2023

Prossiga com cuidado?
O livro narra a história de vida de um garoto vulnerável socialmente de maneira crua. crua, ou, melhor, cruel. simplesmente doloroso da pior maneira. todavia, o livro conta com inúmeros tópicos extremamente sensíveis, como abuso, violência, uso de substâncias, sistema de adoção, tortura, prostituição, etc. um livro que arde ler, arde por ser a realidade de muitos, por ser gráfico, e por fazer o leitor carregar a esperança terrível de que algo realmente vá funcionar para o pequeno protagonista.