Em defesa da escola

Em defesa da escola Jan Masschelein...




Resenhas - Em defesa da escola


5 encontrados | exibindo 1 a 5


tória 17/09/2023

Bom
Tive que ler por causa da faculdade mas no geral foi uma leitura tranquila, obviamente com alguns pontos contraditórios mas de qualquer maneira contribuiu para novos aprendizados.
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 31/10/2021

134º Livro do ano: Em defesa da escola, Jan Masschelein e Maarten Simons
Muitos pensadores da educação, ao longo dos últimos anos, têm questionado o papel da escola na sociedade contemporânea. Não é o que ocorre no presente livro dos professores belgas Jan Masschelein e Maarten Simons.
A palavra escola vem do grego scholé ? o que significa, em linha gerais, lugar de lazer. Segundo os autores, a escola foi uma instituição feita com o propósito de levar a igualdade para todos, rompendo com a estratificação sociais, pelo menos dentro de suas paredes. A partir dessa concepção, a escola é vista como um local de descobertas, ao qual o principal objetivo não é aprender, mas tornar-se ser humano.
Os autores ao longo do livro procuram rebater críticas ao papel da escola e elevam a profissão docente a um papel distinto de outras, demonstrando que ser professor é um ato de amor.
Apesar de uma proposta interessante, infelizmente, não faz muita justiça a nossa realidade. O que vemos na educação pública brasileira é uma gigantesca confusão de teorias pedagógicas, aliadas a ineficácia de projetos políticos, além de um ódio massivo aos professores, visto as últimas ações do executivo estadual.
Inegavelmente a escola tem muito valor, entretanto, no mundo contemporâneo, infelizmente, tais valores estão submissos a lógica do mercado que se infiltra em todas as esferas, destruindo todos os princípios que não estejam relacionados a ganhar dinheiro (claro que para uma elite!).
comentários(0)comente



Lua 17/08/2020

Outa livro base para qualquer educadora(o/e). Livro contemporâneo, didático, empolgante, emocionante... Fez parte da base do meu TCC e sugiro fortemente a leitura!
comentários(0)comente



MRZA98 26/04/2020

Descontextualizado
Não concordo com alguns argumentos apresentados na obra, mas não foi por isso que não gostei da leitura. Meu descontentamento como leitor se refere ao ensaio ser repetitivo e demasiadamente romântico.
comentários(0)comente



Marcelo 13/01/2018

Um dos melhores livros de educação que li recentemente. Trata de uma retomada do valor e do sentido da escola. Uma defesa contundente da dimensão pública da escola e de sua defesa. Recomendo para qualquer leitor, independente se é ou não ligado aos temas da educação.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR