Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Felipe Santos 14/04/2024

Aaaaaah!
Nunca imaginei que um livro iria me destruir tanto quanto esse.

A autora foi muito inteligente e sensata ao criar a história. Tratou dos temas pesados com cautela e responsabilidade.

O livro te faz intender que a gente não escolhe quem amar. É algo natural. Mas, às vezes o destino nos leva pra caminhos diferentes. Tortuosos e sofridos até.
Eu consegui sentir a aflição dos dois personagens, a melancolia em seu amor proibido.

O livro trata de um assunto muito delicado, e repudiado por muitos, inclusive por mim. Mas, é de extrema importância intender a relação dos dois. Confesso que torci pelos dois. Pelo amor verdadeiro. Mesmo sendo hipocrisia de minha parte. Mas acredito que todos temos o direito de amar.

Acredito que nunca vou superar esse livro. Ele me destruiu. Acabou comigo. Mas eu o amo. Amo tanto!

Se for ler, prossiga com cautela.

aurazul 13/04/2024

A MINHA DESISTÊNCIA.
Essa foi uma das poucas vezes que permiti me colocar em primeiro lugar, não posso falar que não gostei do livro porque isso seria uma mentira.
Por já ter alguns problemas no passado acabei me envolvendo em muitos gatilhos que me consumiam cada vez mais. A tristeza é um tópico que me sufoca, e quando mais eu lia mais angústia e desespero sentia.
Finalmente desisti. Procurei pelo final e descobri o que aconteceu, não poderia estar mais satisfeita em aceitar não terminar de ler, acho que não conseguiria viver as páginas desse livro como estava fazendo.
Entendo tudo, entendo ser um crime, errado, mas também me permiti entender o peso dessa tristeza e o preço de um conforto. Não vou ser hipócrita e dizer que não quis um final feliz, quis sim e muito mas aceitar a realidade de uma situação dessas é mais fácil.

Li minha sombria Vanessa há quase 1 ano e ainda penso quase diariamente sobre esse livro, acredito que iria acontecer o mesmo e já tomei as rédeas antes de me chatear e passar pelo luto (sim, considero um luto).

Me arrependo todos os segundos de ter começado, mas não me arrependo de não terminar, fui até a página 172 e me considero forte por perceber que não iria me fazer bem, muito pelo contrário.
Se você é sensível e emotivo esse livro JAMAIS será para você, a saúde mental é mais importante que vagar por páginas avassaladoras.

JjOliv 13/04/2024

Esse é um dos livros que me faz pensar sobre o que realmente acho moralmente correto diante da sociedade, e como a perspectiva pode fazer uma diferença enorme. Enfim, ainda assim é um livro EXTREMAMENTE delicado, não só pelo romance que é abordado mas por outros fatores como abandono de incapaz e relações familiares. Que inclusive, foi o que mais me deixou claustrofóbica enquanto lia. São dois jovens que não conseguem fugir das responsabilidades, e é TÃO injusto. Eu lembro que demorei muito lendo esse livro porque é sufocante demais a vida deles. O final é arrebatador. Chorei de soluçar.

Andreana 06/04/2024

De cortar o coração: intenso e emocionante
Fui ler o livro sem muitas expectativas, não achei que ia sequer entender Lochan e Maya, e logo no começo já me vi totalmente presa a leitura, muitas vezes angustiada com o sofrimento de todos os 5 irmãos, que não tiveram o mínimo de afeto dos pais, e principalmente com as responsabilidades dos irmãos mais velhos sendo eles tão jovens.

Achei que a narrativa sob o ponto de vista dos dois foi ótima, a maneira como os sentimentos e pensamentos deles foram expostos de forma tão sincera, sutil e dolorosa.

Terminei devastada e completamente em lágrimas, atônita e triste com o final, Lochie e Maya mereciam tanto a felicidade, mereciam tanto outras circunstâncias ??

De fato só vai saber a grandiosidade que é esse livro quem o ler, Tabitha Suzuma nos faz querer um outro final, é revoltante o desfecho, mas ainda assim ela nos faz compreender a escolha de cada um, o altruísmo e também o sacrifício em prol do amor.

Silvio26 02/04/2024

Meus Deus, esse livro é um ativador de gatilhos. Foi o que eu disse à minha amiga. É forte, tenso. E, foi assim que me senti, o ponto central não é o incesto, mas outras coisas que não posso dizer por medo de dar spoiler. Só sei que chorei.

alinetiemi 28/03/2024

Gente, esse livro é agonia pura. Confesso que tinha muito medo de ler, por conta de abordar um tema tão polêmico e absurdo.
Mas retratar o romance aqui, de uma forma tão sensível, nos faz torcer pelo "errado".
A negligência familiar é pesada, vai te fazer passar muita raiva. E o final, eu não estava esperando...

Karine533 22/03/2024

Polêmico
Um livro que trata de um assunto tão delicado, mas te faz parar pra pensar sobre suas convicções sobre o que acha certo e errado e por muitos momentos você torce pelo que é "errado".
Um livro que realmente te faz repensar sobre amor, cuidado, responsabilidade, os pré conceitos te leva a pensar fora da caixinha

Leticia1532 18/03/2024

Sinceramente, eu não sei o que falar ....
posso dizer que me deu ódio dessa mãe deles sério !
quanta responsabilidade esses meninos pegaram e ela vivendo la vida loka! A Maya a visão que eu tive dela e que ela era super doce, meiga, responsável, sensata .Mais achei que ela dava uma romantizada na situação.
O peso que o Lochan carregava diariamente, o jeito que ele era. A família desestruturada !
Eu imaginei que o final seria meio que imprevísivel, mais esse final me surpreendeu.