Mudanças

Mudanças L. L. Alves

Resenhas - Mudanças

Sâmella Raissa 08/01/2015

Resenha original para o blog SammySacional

Verônica pensava que Jonatas era o seu príncipe encantado, até o momento em que o rapaz começou a mostrar quem ele era de verdade e a garota se deparou, enfim, com sua primeira desilusão amorosa, humilhada em frente ao colégio. Agora, em plenas férias, ela espera superar o fato, mas ao conhecer Carlos, será colocada novamente contra a parede com relação aos sentimentos novos e indecifráveis que ela sente perto do rapaz. Seria este um encontro inesperado ou terá algo mais por trás? Antes de tudo, porém, ela precisará rever seus erros e acertos para, então, aprender a valorizar devidamente as amizades, o amor e a confiança que estão ao seu redor, mas que ela não enxerga, e pela primeira vez na vida, se dará a chance de mudar para o bem de si mesma e daqueles que ama.

Vocês já devem saber que eu sou apaixonada pela saga fantástica da L. L. Alves, Instituição para Jovens Prodígios. Os dois primeiros livros da série, inclusive, foram leituras que me surpreenderam muito positivamente nesse ano de 2014, até que resolvi ler, também, outro livro da autora. Distanciando-se, agora, da fantasia, e mergulhando nos conflitos e desafios da vida real, Luene nos apresenta Mudanças, um romance meigo e delicado cuja narrativa em terceira pessoa flui com leveza e nos conduz por entre personagens reais e com conflitos internos a serem vencidos.

"Ela mudara para si mesma e aos poucos, e provavelmente ainda faltava muito, mas não importava. Aquele era o começo de uma nova era – de uma nova Verônica."

Verônica mesmo é uma garota cujos conflitos estão visíveis, em boa parte, apenas para ela. Acreditando que não é levada a sério e nem mesmo amada pelos próprios pais, ela encontra conforto na relação com o irmão mais novo, Pedro, e, mais tarde, em Carlos. Ela é uma personagem arredia e ignorante no começo da história, um tanto quanto mal-educada em vários momentos, mas no fundo guarda apenas inseguranças na vida e falta de confiança em si mesma. Quando Carlos passa a fazer parte de seu dia-a-dia, porém, ela aos poucos começa a perceber que sua vida não está todo o caos que ela pensa e vê, e seu amadurecimento ao longo da trama é visível e marcante. A comparação de suas atitudes do início e do fim são, no mínimo, surpreendentes, mas a evolução é coerente e muito palpável durante a leitura.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/01/Resenha-Mudancas.html

Joice Lourenço 01/12/2014

Um livro com a cara dos adolescentes!
Adolescência é época de mudanças, onde tudo é muito intenso, tanto o amor como a raiva. Por vezes pensamos que o mundo está contra nós, nos apaixonamos diversas vezes e todas essas vezes, é intenso. O que dizer desse livro? Relata perfeitamente essa fase tão intensa e cheia de interrogações da nossa vida. Mesmo que você já tenha passado dessa fase, leia ele, pois é uma história que vai te deixar curiosa, querendo saber e entender o porquê dos acontecimentos, além de ficar torcendo pela personagem.

Escrita em primeira pessoa, tem uma linguagem simples, porém prazerosa de se ler. A autora consegue colocar um tom de mistério muito legal no livro, nos deixando sempre curiosos para saber “quem é Carlos”, “o que esconde do passado”, “por que fala essas coisas para ela” e por ai vai...
Além da trama familiar da Verônica, que sempre pensa que nenhum deles (pais) a amam, que ninguém se importa com ela, você também vai ver de pertinho uma garota se apaixonado por um cara que a salva de um ex-namorado briguento.

Você vai conhecer e vai perceber como a nossa adolescente (briguenta e chorona) começa a deixar de ser aborrescente para virar alguém um pouco mais madura, controlando um pouco mais as emoções, percebendo que o mundo não está contra ela, nem contra nenhum de vocês que estão lendo essa resenha. Então venha, conheça “Mudanças”.

É o primeiro romance juvenil que fala claramente e consegue expressar o quanto essa frase pode ser difícil, não só para os adolescentes, mas também para os pais. Nos faz compreender e relembrar um pouco mais dessa época.

Não posso deixar de falar da diagramação do livro que ficou um charme e tem tudo a ver com a história.

Parabéns a autora! Amei a ideia do livro, ficou lindo!

site: http://oreinodebetra.blogspot.com/2014/12/resenha-mudancas-ll-alves.html

Jéssica 30/11/2014

Mudanças
O que mais me chamou atenção nesse livro foi o fato de mostrar as dúvidas e questionamentos de uma jovem. Verônica expressa bem muitos dos adolescentes, incluindo eu mesma. Lembrei-me de quando tinha 15 anos e de como era cabeça dura, de mal com a vida, achando que o mundo e meus pais estavam contra mim. Mas depois, com o passar dos anos, vemos que tudo aquilo não passava de uma fase. Até hoje rio das besteiras que eu fazia e pensava naquela época.
Com Verônica não é diferente. O primeiro amor vem de uma forma que a faz acreditar que será para sempre, mas sabemos que isso não acontece, não é? Quando somos jovens acreditamos que tudo será para sempre, precisando que o tempo nos mostre como estamos errados. Verônica tem sua primeira decepção amorosa, mas, felizmente, no mesmo dia conhece Carlos.
Preciso comentar de como o achei maduro. Carlos está justamente naquela fase após as mudanças drásticas da vida. Contudo, Verônica ainda não consegue enxergar muito bem as coisas, e por isso precisa de mudanças.
Adorei o fato da Luene abordar isso no livro. Aconselho a leitura ^^

"Ana Paula" 17/11/2014

"Verônica queria tanto mudar e crescer... Mas não tinha a menor ideia de como.
Quais passos ela deveria seguir?"

Como já disse em outras resenhas dos livros da autora, eu não me surpreendo mais! Além de escrever bem, Luene consegue entreter o leitor independente do gênero que ela escolhe. Em Mudanças, vamos conhecer Verônica, uma "aborrecente" de 15 anos que acaba de levar um fora do namorado, mas não é somente isso: ele também a humilha, e se não fosse por Carlos, Verônica teria sido agredida facilmente.

É neste enredo conturbado, que vamos acompanhar a protagonista durante suas férias que serão as mais difíceis e cheias de aprendizados. Verônica poderá crescer, sair do casulo e se transformar numa linda borboleta. Basta ela seguir seu coração e descobrir do que o amor é capaz.

"Sua primeira decepção amorosa era como uma bomba atômica em sua vida: chegara de repente e deixara rastros de destruição por todo o local. Mas como ela faria para limpar tudo aquilo? Como ela seria capaz de se levantar, suspirar e continuar acreditando que as coisas dariam certo?"

Mudanças foi uma surpresa para mim começando pela edição que está maravilhosa! A capa é linda, a diagramação cheia de borboletas que eu amo! Encontrei poucos erros de revisão, o que não prejudicou minha leitura. Um ótimo trabalho da editora! Cada capítulo possui como título, o passo que Verônica terá que vencer para se tornar a pessoa que ela deseja. Amei isso, é como se fosse um passo a passo mesmo, onde além da protagonista, nós também vamos enfrentando diversas fases!
A escrita da autora é gostosa e sucinta. Ela consegue levar o leitor ao mundo de Verônica e nos fazer torcer por ela. Luene encontra palavras doces e descreve sentimentos maravilhosamente. Impossível não se render!

Sobre os personagens, Verônica é o tipo de garota fechada: ela não entendia porque Jonatas, o garoto lindo do colégio se interessara por ela, acreditou em suas palavras e se apaixonou, mas o tempo mostrou a verdadeira face deste que era o sonho de consumo de qualquer garota. Sentindo-se sozinha, Verônica conhece Carlos, o garoto misterioso que a salva de seu ex e com muitas brigas e desentendimentos, eles começam a descobrir que o amor adolescente, pode durar uma vida!
Carlos me deixou muito curiosa... ele escondia algo, parecia conhecer Verônica e queria muito ajudá-la, todo esse mistério me deixou cada vez mais ansiosa pelo desfecho, que, confesso, não foi tão incrível assim... sei lá, pensei em tantas coisas... mas gostei, não de um jeito único, mas gostei!

" 'Quando tudo isso vai passar? Por que eu ajo como se precisassem me salvar... Me salvar de mim mesma e de minhas atitudes?' "

Eu gostei muito dos assuntos abordados pela autora, todos que já foram adolescentes, vão se identificar um pouquinho com Verônica. A rebeldia, raiva, medo, insegurança... As brigas com os pais, a falta de alguém que diga que a ama... é uma fase que todos nós já passamos e que deixou saudades, arrependimentos e acima de tudo, a vontade de nunca mais viver esse drama! rsrsrsrsrrs

Mudanças é um livro lindo, que acompanha passo a passo as descobertas e crescimento da protagonista. Uma história contada em terceira pessoa que encanta o leitor e trás aquele sentimento de reconhecimento. Adorei cada página lida e indico para todas as idades: adolescentes podem se identificar com os dramas de Verônica, os adultos podem relembrar como eram chatos e como nunca nada fez sentindo, os pais podem entender um pouco a cabeça desses doidos "aborrecentes" que só querem descobrir seu lugar no mundo!

"Verônica dava mais um passo cambaleante e aprendia o valor da felicidade - o valor de saber sorrir e ser feliz quando o universo permitia. Aquele momento era apenas o primeiro de muitos, e ela tinha esperança... Finalmente a garota sabia que era capaz de ser muito feliz, se ela mesma aceitasse aquelas mudanças bruscas da vida."

Quero agradecer a Luene pela dedicatória linda que ela fez no meu livro! Fiquei emocionada Lu! Obrigada mesmo! São pequenos gestos como esse que nos dão força para continuar, parabéns pelo livro lindo e continue sonhando, nós leitores agradecemos por sua incansável batalha! Bjo^^

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/11/resenha-mudancas-ll-alves.html#.VGnUl_nF9Ig

Joseane 21/10/2014

Mudanças... Às vezes, duras, outras doce... Depende de quem nos acompanha nessa etapa inevitável da vida adolescente.
Verônica teve uma companhia especial... Carlos apareceu num momento decisivo e coube a ela enfrentar, aceitar ou não as mudanças e desafios que vinham pela frente.
Um livro leve, suave. Mas com momentos angustiantes que fazem você analisar se a vida de um adolescente é tão fácil quanto se pensa... Ops! Eu já fui adolescente também! Kkkkk E sim, eu sei que realmente não é.
Uma leitura fácil e agradável, se você está querendo desintoxicar seu organismo literário, embarque com Verônica nessa história narrada de forma tão gostosa e sincera.
Como amiga da autora (*Beijinho no ombro pro recalque! :* kkkkkkkkkk) posso dar minha opinião pessoal sobre mudanças, e o maior sentimento que tive durante essa leitura foi de PAZ. Eu AMOOOO borboletas e vê-las saracutiando pelas folhas do livro foi simplesmente adorável. Parabéns à diagramação perfeita desse livro lindo.
Massss, Luene sabe que estou ainda procurando folhas perdidas nesse livro, né? HUmpft! #sóelaentende rsrsrs
Se você ainda é adolescente irá se identificar e se não é mais como eu.. Ops, de novo! Sou uma eterna adolescente! rs Irá com certeza achar algo que te lembre essa etapa da vida. Eu, por exemplo, tive um Carlos em minha vida. Ele não veio para me salvar, mas a história como ele conheceu Verônica e tudo mais, foi bem parecida e lembrei com carinho desse momento. ?
Leia Mudanças e prepare-se para uma deliciosa experiência!
Boa leitura!!!!

Irinia Zachello 08/10/2014

Um livro para ler e reler.
Hoje decidi resenhar um livro muito bacana, que eu adquiri na BienalSP-2014, Mudanças da autora L. L. Aves. Autografado com muito carinho e com muita expectativa minha na hora de ler, pois eu conhecia seu lado fantástico, agora conheci um estilo um pouco diferente, porque não dizer mais maduro. Um romance juvenil, para jovens meninas e meninos também. Pelo que sei esse livro foi escrito em sua adolescência passado por várias revisões, até chegar onde está, publicado e com muito sucesso.

Verônica está em uma fase um tanto difícil para a sua vida. Tem 15 anos, terminou um namoro recentemente e apesar de ter uma vida diga-se de passagem "boa", por ter seus pais uma casa um irmãozinho que a ama, ela não anda muito satisfeita.

Ela conhece um garoto "misterioso" que a ajuda em um momento muito difícil de sua vida, e ele a faz enxergar várias situações de um modo diferente, fazendo com que a garota deixe suas irritações de lado e veja tudo de uma forma mais agradável.

Uma fase muito importante na vida de um jovem e um tanto crucial é essa tal de "aborrecência", e essas transformações na vida é necessário um apoio um pouco maior, como uma criança pequena que não sabe comer sozinha, um adolescente precisa de muitas orientações e conversas nessa fase em que se tornará um adulto, cheio de decisões importantes.

Ao passar por uma situação um tanto inusitada com seu ex-namorado, e com um de seus melhores amigos Verônica vê uma realidade diferente e entende exatamente o que Carlos fala quando pede que ela mude. E essa mudança está exatamente dentro dela, não há ninguém que a faça pensar de forma diferente, que não seja ela mesma.

"Verônica não queria mais ser fraca ou ser resgatada por ninguém. A grande dúvida ainda restava: ela deveria cicatrizar sua decepção e seguir em frente? Ou fechar-se e continuar acreditando que o mundo estava contra ela?
Depois de alguns minutos de ponderação, sem ninguém ver ou ouvir, Verônica deixou tudo desprender-se de suas entranhas.
Chorou baixinho em seu travesseiro, de medo, dúvida e esperrança, lavando sua alma de lágrimas. Ela se esforçava pra não expor tantos seus sentimentos, mas essa era uma batalha que ainda tinha que lutar arduamente"
Pág. 40

E ao ler esse livro, aos meus 29 anos, eu vivenciei tudo o que passei, por ter sido uma "aborrecente". (risos) E foi gostoso, pois em certas partes do livro eu me emocionei de verdade, e até senti uma ponta de inveja por Verônica ter tido essa oportunidade de mudança, tão cedo e sem tantas tribulações.

Eu particularmente gosto de livros que me levam de volta para algum lugar da minha vida no passado, seja bom ou ruim, seja triste ou feliz, da uma sensação de estar em casa, de ser nós mesmos, uma sensação de algo mais e acho muito válida a leitura desse livro para jovens dessa idade, até quem tem uns 13 para 14 anos.

Tem certas passagens dos livros que achei até instruidora demais, tipo auto ajuda, mas em nenhum momento ficou chato ou cansativo, achei até um ponto positivo, a forma de escrita da Luene com carinho para os leitores, como uma forma de cuidado, de acolher.

A cada capítulo o livro é ilustrado com uma borboleta, e a borboleta realmente é isso uma transição. Que de uma larva "feia", se fecha em um casulo e se transforma em uma linda borboleta, com asas e liberdade para voar e ser o que bem entender.

Mudanças, com certeza um dos melhores livros que eu já li. E que leria de novo, que recomendarei sempre. Uma lição de vida, uma moral suprema. Aprender a lidar com nossos próprios sentimentos.

Espero que quem passe por aqui e leia essa resenha tenha gostado.

Beijos e até a próxima.

site: http://www.livrosquerolersempre.com.br/2014/10/mudancas-l-l-alves.html

Helaina 17/09/2014

Surpreendeu e conquistou!
Eu não gosto muito de romances, adolescentes em crise, histórias emotivas... e amei esse livro, porque ele não é apenas isso. A autora conseguiu contar a história de uma pré-adolescente em crise com uma escrita dinâmica e nada cansativa.

Comecei o livro sem criar muitas expectativas por não ser de um gênero que eu realmente goste (quem me conhece já sabe que eu amo fantasia), e simplesmente não consegui parar de ler. Se não tivesse que acordar cedo no dia seguinte, teria virado a noite lendo.

Verônica, uma adolescente de 15 anos, acabou de sair de um relacionamento ruim, (para não dizer péssimo), e se sente a pessoa menos amada do planeta. Mesmo do amor de seus pais ela tem dúvidas. No meio dessa turbulência ela conhece Carlos, que tenta a todo custo mostrar a Verônica o quão urgente é que ela mude suas atitudes e cresça.

Em relação à escrita nada me incomodou. Muito pelo contrário. Sabe aquele livro que você chega à página 100 sem perceber? Os capítulos são curtos e sempre terminam deixando uma expectativa irresistível para o próximo. Além disso, a história tem momentos de tensão de tirar o fôlego. A verossimilhança é incrível nesse livro. Você termina com a sensação de que já conheceu pelo menos algum dos personagens na sua escola, no seu bairro ou em algum outro lugar. A escritora está de parabéns! Pareceu real para mim.

[Continue lendo no Mente Hipercriativa]

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2014/09/resenha-mudancas.html

Dayana 08/09/2014

Gostosinho!
Mudanças é aquele livro que se você tiver na adolescência vai se identificar, se não, você irá sentir uma nostalgia do seu tempo de adolescência.
Verônica é uma garota teimosa, briguenta e que magoa muita gente com seu comportamento( ops...ela me lembra uma certa personagem.rs)
No decorrer da história ela irá perceber que o seu comportamento estava a levando a ficar sozinha e ranzinza.No decorrer do enredo ela conhece Carlos, em um momento de sufoco da personagem, Carlos a salva e mostra uma certa compaixão com a garota.Que início fica muito intrigada.Mas com o passar do tempo, ela começa a confiar no rapaz, que também irá mostrá-la como se tornar uma pessoa melhor.
Bem, o livro além de trazer romance, ele tem um toque de mistério, um pouco de ação e aprendizado.Seria um bom livro para ser catalogado em escolas.Pois a personagem passa por situações que envolvem escolhas de namoros errados, problemas familiares e entendimento consigo mesma.
É um livro leve, de narrativa gostosa, que faz você ler bem rápido e que de quebra faz você refletir algumas coisas na vida.
Super recomendado para os adolescentes e também para os adultos, que assim como eu, passam a se lembrar de sua época.