Colin Fischer

Colin Fischer Ashley Edward Miller...

Resenhas - Colin Fischer

Amanda 08/06/2017

Colin Fischer
Primeira informação: Colin Fischer tem 14 anos, é um amante de cinema, é obcecado por Sherlock Holmes (que não é apenas um detetive, e sim um super heroi), gosta de ler sobre tubarões e possui Síndrome de Asperger. Ponto.

Ao ler essa primeira frase logo de início, a maioria das pessoas já criam uma ideia de que esse livro contará a história de um garoto que sofre bullying devido à síndrome que possui, que não tem amigos e que é antissocial. Mas é nessa hora que o livro Colin Fischer aparece e nos dá um tapa de luva e faz a gente perceber que não é bem assim que se leva a vida. Mas o que você menos espera é que esse livro traz uma grande resolução de um mistério, até mesmo um crime, que ocorreu no pátio de uma escola.

Uma informação à parte:
Antes de descrever alguns fatos importantes e que precisam ser ditos sobre esse livro “maravilindo”, gostaria de citar algumas características da Síndrome de Asperger, para quem já ouviu falar mas não sabe o que é: A Síndrome de Asperger ocorre devido a uma desordem genética. Muitas vezes ela é confundida com o Autismo, porém Asperger tem algumas características próprias que fica fácil de diferenciar. Por exemplo, as crianças com Asperger são muito inteligentes em determinadas áreas, principalmente se o assunto for de seu interesse. Se a criança começa a gostar muito de um determinado assunto, ela passa a estudá-lo tanto que vira um gênio sobre o assunto que ela domina. E isso pode ocorrer com qualquer coisa que a criança realmente goste, tanto como uma matéria especifica na escola (matemática), quanto como um objeto, um animal, uma pessoa, ou um personagem em especial. Quem tem Asperger possui alguns limites como: muitas vezes não conseguem diferenciar uma frase irônica de uma frase normal, pode ter tolerância a barulhos altos ou locais muito iluminados, e no início as crianças podem ter muitas dificuldades na escola em atividades que são comuns para os outros, principalmente as atividades que requerem um grau elevado de desenvolvimento motor, como praticar esportes.

Todos ouviram um tiro, todos correram. Menos Colin. Colin ficou lá pois sua vontade de solucionar o caso foi mais forte que ele, e depois de toda correria ele viu a arma suja com glacê.
Wayne Connelly imediatamente foi o principal suspeito, afinal ele é o valentão e o que sempre procurou briga com todos na escola, mas Colin sabia de um detalhe que ninguém mais sabia: Wayne costumava comer ordenadamente. Wayne não estava sujo de glacê.
Agora Colin está envolvido numa missão para provar que Wayne é inocente. Logo o Wayne, que enfiava sua cabeça no vaso sanitário...
Aline Marques 08/06/2017minha estante
A síndrome de Asperger é um grau leve do Transtorno do Espectro Autista e não se sabe sua causa, por isso não se pode afirmar que é causada por uma desordem genética. Esse grau de autismo é ainda mais difícil de ser diagnosticado pois as características são únicas. Rotular autistas leves (ou de qualquer grau) como "muito inteligentes" é um esteriótipo errôneo, e ninguém se torna gênio apenas por dominar um assunto. Todas as características que descreveu, infelizmente, não tem base teórica ou científica. Posso sugerir alguns sites de pesquisa e especialistas que podem tirar suas dúvidas, caso deseje.

Amanda 08/06/2017minha estante
Olá, Aline!

Fiquei muito feliz pelo seu retorno, e agradeço pelas correções. Sobre as referências de especialistas, eu ficaria grata se pudesse me passar :)

Meus comentários sobre a síndrome não foi com a intenção de ser uma informação técnica ou especializada, e sim o básico, o superficial.

E quanto ao termo ?gênio?, foi apenas uma forma de expressão. Como eu disse, em nenhum momento quis ser técnica.

Abraços!

Aline Marques 09/06/2017minha estante
Agradeço o seu interesse, Amanda. Você pode encontrar definições e características no DSM-IV, e em páginas como a Lagarta Vira Pupa, Amais e A Voz do Autismo. O Doutor Alysson Muotri e o Doutor Caio Abujadi possuem perfis nas redes sociais e sempre a alimentam com informações pertinentes. Marie Dorion é uma mãe é especialista que costuma esclarecer dúvidas e propor atividades. Espero que eu tenha ajudado. Abraço!

C. Aguiar 16/06/2015

Nesse livro conhecemos Colin Fischer, um adolescente que acabou de entrar no colegial e tem muita dificuldade para entender as pessoas, pois o mesmo possuí a Síndrome de Asperger. Infelizmente nem todos sabem conviver direito com a situação de Colin, e vemos isso no primeiro dia de aula quando alguém força sua cabeça dentro do vaso sanitário!

Colin anda com vários cartões que contém expressões faciais para poder entender o que as pessoas "querem dizer", porque em alguns momentos ele não consegue compreender a situação em que se encontra e isso acaba sendo algo muito complicado para ele. Afinal, aquela pessoa está triste ou com raiva do que ele acabou de dizer?

É um mundo muito complicado para alguém que tem a Síndrome de Asperger (para quem não sabe é uma doença que envolve um certo grau de autismo, conheço bem de perto porque meu primo tem) e mesmo com Colin sofrendo nas mãos de outros adolescentes ele continua sendo uma pessoa que não se deixa abater facilmente.

Durante a leitura vamos vendo o grau da síndrome de Colin e o que ele costuma fazer em determinadas situações, como por exemplo: escrever tudo em um caderno, investigar as situações escritas no caderno, ter uma ótima memória, ter um ótimo poder de dedução e outras coisas ligadas diretamente a síndrome, como por exemplo a dificuldade de interagir e entender as pessoas.

Quando uma arma é disparada no colégio, Colin acaba ficando curioso para descobrir quem trouxe a arma para lá e por que disparou ela.
Temos um personagem interessante e inteligente, apesar de ter achado algumas coisas bem mecânicas, mas como a síndrome afeta as pessoas de formas diferentes, não posso opinar muito sobre a personalidade de Colin!

Gostei da leitura, apesar de não ter sido uma das melhores do ano, mas vale a pena dar uma conferida.
É algo leve e com uma ótima lição de vida, pois nem todos são o que transparecem ser e tenho certeza que vocês vão ficar impressionados com a capacidade de Colin para solucionar esse mistério.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
beanaclara 18/06/2015minha estante
Anna li uma resenha sua , e aparentemente vc nao gostou de Lola e o garoto da casa ao lado vc trocaria ? Aguardo contato

beanaclara 18/06/2015minha estante
Desculpa anna não, falei errado perdão

C. Aguiar 19/06/2015minha estante
Olá, eu n tenho mais comigo Lola e o garoto da casa ao lado.

Carlos 10/04/2014

Por onde começar? talvez devesse dizer que é um livro divertido, engraçado e até com uma certa prestação de serviço.
Mas começarei dizendo que essa é uma daquelas histórias em que você se encanta com os personagens, a História, a maneira que a história se desenrola.
Colin Fischer tem 14 anos e é portador da Síndrome de Asperger, que o Próprio personagem explica como sendo "uma condição neurológica relacionada ao autismo". Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções. E assim é o Colin, além dessas características ele odeia a Cor Azul,não suportar ser tocado; a menos que o avisem que irão fazer; e é intolerante a barulhos em excesso.
Durante a comemoração do aniversário da Melissa,uma arma é disparada na cantina, e o Colin Fischer, que é fã do Sherlock Holmes e tem um faro aguçado para resolver problemas logicamente, irá investigar quem de fato era o portador dessa arma.E assim provar a inocência do Wayne Connely. Wayne não é amigo de Colin, muito pelo contrário, o prazer do Wayne é atormentar o podre do Fischer, porém Colin Fischer acredita na inocência do Wayne e está disposto a provar isso.
O livro está bem bonito, a capa tem tudo a ver com a História e tem apenas 176 páginas, os capítulos são curtos.Algo para se ler rapidinho.
O final é satisfatório e inusitado. deixa margem para uma possível sequencia. O que eu gostaria muito.

Santoni 14/09/2015minha estante
olha você por aqui!

Natan 15/09/2015

Colin Fischer é um menino especial
Colin Fischer é um menino especial. Mas o quanto você entende sobre a palavra “especial”? Há muitos significados. Especial pode significar Algo com muita importância, fundamental para algo ou alguém, algo Peculiar a uma pessoa ou coisa, algo privativo, fora do comum, diferente, notável, excelente... São muitas as palavras, mas o ponto que eu quero chegar é: Se existe alguém que represente todas essas palavras juntas, é Colin Fischer.

Diagnosticado com Síndrome de Asperger, Colin tem 14 anos. Ao contrario do autismo clássico, os portadores de Asperger não apresentam retardo cognitivo ou comprometimento intelectual. Geralmente eles são conhecidos por terem dificuldade na sociabilização, atos motores repetitivos (tiques), padrões de pensamento lógico e interesses muito intensos e limitados por poucos assuntos. Muitos portadores possuem QI acima dos índices normais, o próprio Colin afirma no livro que ele possui um QI aproximado ao 150, sendo que o QI normal para os garotos de sua idade é 80-90. Assim os portadores costumam ser muito inteligentes, terem habilidade verbal muito desenvolvida e um vocabulário bem amplo.
O Ano letivo está começando e a única companhia de Colin é seu caderno onde ele anota quase tudo, a grande maioria é sobre as pessoas. Às vezes é como se Colin fosse um ser estranho investigando os humanos e seu comportamento “estranho” á sua volta.

“Wayne Connelly tem a força de três calouros do ensino médio. Alimentação e exercícios físicos? Investigar.”

Tudo está indo como o esperado, Colin passa a maior parte do tempo tentando entender o comportamento de seus “colegas” e tendo grande dificuldade em identificar as expressões faciais das pessoas, o que geralmente o deixa frustrado e precisa recorrer a seus cartões de memorização com expressões faciais desenhadas.
Uma briga causa tumulto e agitação no refeitório durante a comemoração de aniversário de Melissa, uma velha “amiga” de infância. Mal Colin sabia que a partir dali ele teria a chance de iniciar uma investigação “oficial” como nos filmes de Sherlock Holmes, personagem e tema que ele sempre foi fascinado. Colin se tornaria o Sherlock do seu colégio. O disparo de uma arma de fogo provoca medo e preocupação a todos. A arma suja de glacê deixada no chão do refeitório deixa os alunos, pais, a diretora e a policia local formulando diversas perguntas: Quem foi que atirou? De quem era a arma? Mas ninguém pensa como Colin, ele estava ali anotando tudo, ele não fugiu durante o tumulto, ele permaneceu, só ele sabe que o principal suspeito do “crime” come ordenadamente sem sujar as mãos, afinal, a arma estava suja de glacê. Agora, passando por cima dos seus traumas e saindo da sua zona de conforto, ele precisa provar que esse suspeito é inocente e precisa achar o verdadeiro “criminoso” que disparou a arma no refeitório.

Quando Peguei Colin Fischer para ler eu pensei que seria aquele clichê de sempre: “ah, deve ser mais um livro infanto-juvenil sobre um NERD que tem dificuldade de se enturmar no ensino-médio, que no final vai se tornar descolado e sair namorando a garota mais bonita do colégio.” Eu estava errado. Como o não-esperado, Colin Fischer é surpreendente, um livro pequeno, mas com uma grande história. A escrita de Ashley e Zack é ótima, cativante, te prende de um jeito que quando você se da conta, já está lendo a ultima pagina. Fiquei surpreso também com a quantidade de palavras formais que os autores usam, eu confesso que tive que pesquisar algumas no dicionário para ter certeza e compreender melhor a historia. Fiquei fascinado também pelo personagem, pelos seus tiques, sua rotina e sua forma lógica de pensar as coisas. É Incrível como Colin pega cada detalhe das coisas que ao longo do livro você vai percebendo como isso é legal.
O Tema abordado é genial, durante a leitura fiz algumas pesquisas sobre a Síndrome de Asperger. Eu queria compreender melhor a síndrome e chegar o mais perto de sentir o que Colin sentia. Achei muito interessante a forma como os autores trataram ela, mostrando para todos que a síndrome não é uma doença, mostrando todos os lados dela, mostrando como Colin apesar das circunstancias, dos seus “não me toques” e da sua dificuldade em interagir, ele é inteligente, curioso, um ótimo filho, um ótimo aluno e que trás muito orgulho para seus pais. Eu gostei muito também que a cada capitulo, Colin da uma breve introdução em primeira pessoa (O livro é em terceira), falando sobre dilemas, histórias e algumas curiosidades que se você prestar atenção serão abordadas de forma indireta ao longo do capitulo. Uma forma muito interessante de te deixar vidrado e entrar no clima investigativo de Colin.
Com Algumas citações muito bonitas, Colin Fischer te deixa pensando em diversas coisas que você faz no seu dia-a-dia, através do seu jeito de pensar e de suas pequenas lições de vida.

"Às vezes, obtemos respostas a perguntas que nunca pensamos fazer. E, às vezes, as respostas nos fazem desejar nunca ter feito as perguntas em primeiro lugar." - Colin Fischer

site: https://www.youtube.com/indecisonarciso
Vilela 15/09/2015minha estante
eu tenho esse livro na minha estante ainda não tive tempo p ele.

Neto.Sanville 30/08/2015

Legal.
Apesar de achar uma história boa, o personagem apresenta três facetas que me incomodaram:
1- Ele sempre começa o capítulo abordando algo que nem sempre tem a ver com a história, e o pior é que faz isso com uma inteligência que parece ser um professor. Um adulto - no mínimo.
2- Ele é um adolescente (e eu meio que o enxergava como um dos personagens do John Green) que não é exatamente igual a maioria dos adolescentes. Isso também me lembrou os personagens do John Green.
3 - De repente ele regride a sete anos de idade quando faz alguma anotação no seu caderno. é engraçado, mas ao meu ver a síndrome dele não justifica isso. (E eu sei bem o que é conviver com a síndrome de Asperger).
Tive a impressão de que no meio do caminho os autores decidiram deixar a história em aberto para uma continuação.
Achei que só vale quatro estrelas.
*Rô Bernas 12/08/2016minha estante
Neto, gostei muito de sua percepção sobre a leitura, principalmente sobre o item 1. :)

RUDY 31/05/2014

Resenha feita por Elisandra - Blog A Magia Real
Colin Fischer não é uma leitura para todos os leitores, um garoto que sofre da Síndrome de Asperger, que para quem nunca ouviu falar, tem relação com o autismo. Ele não consegue se enquadrar bem no ano escolar, já que logo no início passa uma humilhação, de um garoto machão. Com um início constrangedor e seu "problema", ele nos passa a mensagem de como é a sua vida, do seu ponto de vista, já que é detalhista em suas observações. E é nessa questão que se passa o desenrolar da história.

CITAÇÃO: "A palavra "altruísmo" existe apenas desde o século XIX, mas o mistério por que as pessoas tanto se dispõem a colocar o bem-estar dos outros à frente do próprio tem monopolizado a atenção de filosofia, teólogos e cientistas há mais de 2000 anos." (pg. 173)

Ao acontecer um acidente grave na escola, todos se desesperam e somente Colin por ter esse problema especial, poderá revelar a verdade. Não que ele queira livrar a cara do garoto que o humilhou, mas ele quer mostrar que nem sempre apontar a pessoa que mais cria problemas é o correto. Com seu QI superior ele não se sente rebaixado ou faz cena, diante de pessoas que tentam ofendê-lo. Ele vive a sua realidade, sem se abalar com as pessoas ao seu redor.

A história até tem um desenrolar curioso porém a leitura tende a ficar cansativa por sua narrativa muito explicativa, faltando um pouco de emoção na maior parte da história. Pelo menos essa foi a impressão que tive ao notar que o estilo de leitura não fazia o meu gosto. Creio que ele seria apreciado pelo público juvenil que vivencia o período escolar e se identificam com a idade dos personagens. No entanto, gostei de conhecer a história por ser algo novo que ainda não fazia parte do meu conhecimento, tendo vários trechos super interessantes e deixando muitas questões a se pensar.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/05/resenha-37-colin-fisher-ashley-edward.html
Michelle 09/09/2022minha estante
leitura muito interessante

Ane Carol 16/04/2014

Colin Fischer
Colin Ficher é aquele tipo de livro que apesar de a sinopse aparentemente dizer muito sobre a história ela praticamente não diz nada, mas sua capa por outro lado passa bem a ideia que o livro trás. Colin é um garoto difícil de definir, pois ele sempre está surpreendendo, ou seja ele é um mistério constante...

Este é um livro simples, com poucas páginas, mas com um enredo bem construído, inteligente e envolvente. Impossível não se envolver nessa aventura em busca da resolução desse mistério, a cada página é como se fossemos o Watson ajudando o jovem Sherlock resolvendo um novo caso que para muitos já tinha sido dado como encerrado.

Colin Fischer é um garoto de 14 anos que possui Síndrome de Asperger, fato que o torna ainda mais especial (várias ações do menino nos fazem lembrar o Sheldon de TBBT). O que aos olhos dos outros poderia ser o fim de Colin, se torna exatamente o seu "super poder". Ele possui um QI bem assim da média dos garotos da sua idade e uma percepção de deixar muitos detetives com inveja.

Como a sinopse já nos adianta o livro gira em todo de Colin e seu empenho em tentar desvendar um "quase crime" que aconteceu na escola e inocentar um dos garotos que mais atormentou sua vida desde que ele se entende por gente. Cheio de referências sobre o cinema e grandes descobertas das mais diversas áreas, este é um livro que vai além de entretenimento, ele nos apresenta um universo onde nem tudo é o que parece e sua limitações podem ser sua maior força. Preparem-se para ser envolvidos nessa aventura e se deixarem cativar por Colin Ficher..

site: www.profanofeminino.com

Marcos 23/04/2014

Colin Fischer é um garoto que sofre muito bullying na escola todos os dias. Em seu primeiro dia no novo ano escolar, ele teve que voltar para casa antes mesmo das aulas começarem, por ter sido jogado na privada do banheiro por seu arqui-inimigo Wayne Connely, um garoto mais velho, metido a valentão, que perturba a todos os considerados nerds e impopulares do colégio. Durante a festa de aniversário de uma das garotas, no refeitório, uma arma cai no chão e dispara, provocando pânico em todos, menos em Colin que, com seu espírito investigativo resolve bancar o detetive e analisar de perto a cena. Logo Wayne é declarado o culpado de tudo o que aconteceu, mas Fischer sabe que não foi ele e diz ter como provar a sua inocência. Começa então a jornada de Colin em busca de mostrar a verdade, mesmo tendo que passar por situações difíceis e conquistar a confiança daquele que mais lhe perturba no colégio.

Colin é um garoto que tem um comportamento um pouco diferente dos demais. Ele é obcecado por Sherlock Homes e, por isso, anda sempre com um caderno que tem há anos, escrevendo sobre os alunos de sua escola. Nele estão registrados todos os diálogos que Colin escutou de alunos mais velhos, veteranos, bem como fatos do dia a dia e descrições de pessoas novas de seu convívio (todas as descobertas são seguidas do termo "investigar"). Também existe uma lista de desenhos de rostos com expressões faciais (daí o design da capa), as quais Colin tem uma imensa dificuldade em identificar nas pessoas. Para saber se um sorriso significa que a pessoa está feliz, por exemplo, nosso protagonista tem de consultar seu caderno. Além disso, ele é altamente estudioso e observador, estando sempre a frente de seus colegas de classe, sendo uma criança prodígio. Fischer conta com apenas uma amiga no colégio, a Melissa Greer, a qual lhe ajuda a superar suas dificuldades de convívio social.

Logo descobrimos que Colin é portador da Síndrome de Asperger que, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Aperger - APSA, define-se como uma perturbação neurocomportamental de base genética, que pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social na comunicação e no comportamento1. Ainda há muitos estudos em cima da relação desta Síndrome com a do Autismo, mas, em linhas gerais, seus portadores são considerados como estando em um espectro avançado, sem deficiência intelectual e na linguagem e com comportamento social peculiar2. Como referência, deve-se lembrar que Síndrome e Doença são termos médicos completamente diferentes e devem ser tratados como tal. Usá-lo como sinônimos é considerado uma forma preconceituosa e falta de informação.

Confesso que sei muito pouco sobre o Autismo e Asperger, só li alguns livros com personagens portadores dessas síndromes, mas acho a temática muito interessante. Achei que os autores trataram bem a questão da no livro, respeitando as situações vividas pelo Colin. As descrições dos sintomas do protagonista foram, ao meu ver, bem feitas, não se limitando à inserção das cenas com a explicação de quem viveu na pele aquilo dali (o livro é narrado em primeira pessoa sob a visão do próprio Colin), mas também fazendo breves textos históricos e científicos que foram colocados no início dos capítulos.

Em alguns momentos o livro me lembrou Extraordinário de R, J, Palácio (cuja resenha você confere aqui), por tratar a questão das diferenças na escola. Mas as semelhanças ficam só nisso mesmo, uma vez que as histórias tomam rumos diferentes e abordam diferentes questões em seus eixos principais. O livro também traz um pouco sobre o preconceito sofrido por aspergers no ambiente escolar, em como seu comportamento não é associado com os dos demais, sendo excluído socialmente. A leitura é rápida e muito ágil e a narrativa é leve. Os autores conseguiram deixar o texto fluído, mesmo tendo uma grande quantidade de informações e situações novas a cada página.

Recomendo a todos que gostam de ler livros com crianças como protagonistas e, sobretudo, para quem quiser se aproximar um pouco mais do universo dos portadores de Asperger.

1 Disponível em: http://www.apsa.org.pt/sa.php Acesso em: 23 de abr. 2014.

2 Disponível em http://ama.org.br/site/pt/autismo/definicao.html Acesso em: 23 de abr. 2014.

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/04/resenha-colin-fischer-de-ashley-edward.html

Tribo do Livro 26/04/2014

Colin Fischer não é um grande livro, porém tem uma grande história. Já que o personagem principal que dá nome ao livro, é uma pessoa especial. Especial no sentido de que ele tem pelo menos +150 de QI, tem um senso de organização incrível, uma mente super dedutível, porém quase sempre opta pelo isolamento, não gosta de ser tocado e nem gosta que ninguém, nem mesmo seus familiares toquem seus pertences sem permissão.

Colin tem 14 anos é como qualquer garoto dessa idade que acaba de entra para o ensino médio. Muitos relutantes quanto aos resultados desta experiência seus pais decidem o que é o melhor para ele. Está em uma escola regular, conviver de forma normal com as outras pessoas, mas por que eles têm essa preocupação? É porque Colin tem Síndrome de Asperger diagnosticada, com isso ele tem dificuldade de interação social, dificuldade para processar e expressar emoções, interpreta literal a linguagem, dentre outras coisas. Ele carrega um caderno para cima e para baixo e neste objeto ele toma nota de tudo que ocorre à sua volta, desde acontecimentos familiares até o caso de alguém que por ventura lhe chamou atenção. Ele sabe que é diferente, e que o ensino médio não será fácil, não só pela pessoas com quem terá que lidar, mas também com dois sentimentos novos e próximos: o amor por conta de sua amiga de infância Melissa Greer e uma amizade inusitado com Wayne Connely.

– Síndrome de Asperger. O Sr. Turrentine pronunciara as palavras bem devagar, mas corretamente (...)
–Que diabos é isso?
–É uma condição neurológica relacionada ao autismo - explicou Colin, pacientemente. - Foi descoberta pelo pediatra Hans Asperger, em Viena, em 1943, mas não amplamente diagnosticada até...(...)
Este livro, li de um dia para o outro porque além de curtinho, pois tem 176 páginas, a história como disse no começo é uma grande história. Colin é muito perspicaz e inteligente. A narrativa –graças a deus – não é em primeira pessoal. Só no começo dos capítulos Colin faz um comentário sobre algo. É uma narrativa intensa e específica como o próprio protagonista. O melhor também é conhecer um pouco sobre esta síndrome. Apesar de muito material sobre várias doenças, algumas passam despercebidas, como é o caso da Síndrome de Asperger.

De antemão, vale a pena lê-lo, pois o livro não gira em torno da condição neurológica de Colin ,e sim, no tipo de garoto que ele é. Ele tenta ao máximo evitar rancores e dores, porém fala aquilo que pensa. Quando ocorre um "crime" dentro do refeitório da escola, ele decide investigar e desvenda todo o mistério. É por conta disso que ele acaba amigo de Wayne Connely, pois este é o suspeito do crime. Situações inusitadas, unidade familiar que se mantêm firme, apesar dos percalços e diante um quadro em que tudo pode se perder. Não há nada mais o que possa dizer, simplesmente leia.

Zilda Peixoto 30/04/2014

Colin Fischer
O que esperar quando dois nerds decidem se juntar para escrever um romance? Um livro repleto de diálogos e situações inusitadas? Personagens dotados de inteligência, sarcasmo e ironia? Uma trama palpável, real, capaz de despertar os sentimentos mais conflitantes? Se existem pessoas consideradas “normais” que conseguem tal façanha imagine o que dois nerds são capazes de fazer quando se propõem a escrever um livro. Em Colin Fischer dois nerds absolutamente geniais constroem uma narrativa ímpar e indiscutivelmente bem desenvolvida.

Ashley Edward Miller e Zack Stentz se conheceram através da internet, em consequência da paixão em comum por Jornada nas Estrelas e de lá pra cá veem trabalhando juntos. Recentemente colaboraram no roteiro de filmes como X-Men: Primeira Classe e Thor. Ou seja: os rapazes não são fracos. Por isso, não espere uma narrativa previsível, muito menos clichê da parte deles, pois Colin Fischer é diferente de tudo que você possa imaginar.

Colin Fischer é um garoto de apenas 14 anos que está iniciando o ensino médio. Como podemos imaginar essa é uma fase de muitas mudanças na vida de qualquer adolescente, mas para Colin essa é uma fase ainda mais complicada já que seus colegas não conseguem compreendê-lo. Colin é portador da Síndrome de Asperger, uma condição neurológica relacionada ao autismo, ou seja, Colin possui um QI altíssimo, porém tem dificuldades em se relacionar com as pessoas. Colin tem problemas com ruídos, em hipótese alguma gosta de ser tocado ainda que seja pelos próprios pais que devem de antemão avisá-lo a respeito da aproximação.

Obcecado por expressões faciais Colin toma nota em seu caderno a expressão facial de todos que o cercam. O caderno possui anotações, esquemas, tabelas comparativas aonde Colin costuma fazer suas respectivas anotações. Ele aprendera a avaliar a reação e o sentimento das pessoas de acordo com sua expressão facial esperando sempre que ela correspondesse o seu critério de avaliação.
Fã de Sherlock Holmes, Colin tem a oportunidade de solucionar o seu primeiro caso utilizando-se do mesma tática: observar e registrar tudo à sua frente. Uma arma é disparada em plena cantina do colégio e Colin fora o único aluno que permanecera no local do suposto crime. Ninguém foi atingido, porém as suspeitas caem sobre o seu arque-inimigo Wayne Connely.

Wayne é o típico brutamonte que persegue e inferniza a vida de Colin, mas apesar da perseguição Colin não acredita que Wayne tenha cometido tal delito. A partir daí, Colin passa a investigar o caso sem ter ideia que ele pode estar se envolvendo numa grande enrascada.

Com muito bom humor e uma abordagem sutil, os autores vão construindo uma trama bem amarrada e muito bem estruturada. Uma das coisas que mais chama a atenção é a inserção de várias notas de rodapé ao longo da narrativa. Todas estão relacionadas a algum tipo de informação extra que os autores acharam que poderia ser relevante; incluindo ações, escolhas e preferências de Colin em cada uma delas. Achei interessante este recurso, pois assim podemos compreender certos acontecimentos da vida de Colin. Nada passa despercebido.

Outro fator positivo foi a maneira que os autores encontraram para falar sobre o transtorno de Colin. Sabiamente eles não fizeram de Colin um menino frágil, esquisito, ainda que suas manias possam parecer contrárias. Colin convive muito bem com isso e, por mais que tenhamos noção de quanto é difícil para um garoto de sua idade enfrentar a ignorância e rebeldia de muitas pessoas que não o compreendem, a narrativa é leve. Os autores abordam o assunto com bastante seriedade conduzindo a narrativa com muita habilidade. Colin não é um “pobre coitado”. Ele sabe o que quer e nos prova que o fato de não ter a facilidade em se relacionar pode ser contornada desde que as pessoas parem de agir como ele fosse um extraterrestre.

Colin Fischer é um personagem incrível, astuto, inteligente e muito simpático, por isso, o livro que tinha tudo para ser mais um entre tantos que abordam assuntos sérios como transtornos e bullying merece figurar como um dos melhores livros que discutem o tema.
O final do livro deixa uma brecha para uma possível continuação, mas infelizmente nenhum dos autores se pronunciou para dar maiores informações a respeito. É uma pena porque Colin é um personagem adorável e seria maravilhoso dar continuidade a mais uma de suas aventuras.

O livro é bem curtinho e pode ser lido rapidamente. A leitura é fluida, leve e muito prazerosa. Ao término você provavelmente irá sentir falta de Colin e suas “esquisitices”.
A edição do livro está impecável. A editora Novo Conceito fez um excelente trabalho ao confeccionar a capa do livro. As feições contidas na capa nos dá uma boa noção do que esperar de Colin e suas manias.

Colin Fischer vai pra listinha de favoritos do ano que por sinal, não para de crescer.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/04/resenha-colin-fischer-ashley-edward.html

Emanuele153 17/01/2024

O Mundo Estranho de Colin Fischer
O autor trata a história a partir da perspectiva de um menino com a Síndrome de Asperger e o mistério que o mesmo investiga em sua escola. Uma arma foi encontrada e um aluno inocente acusado. Colin, com sua astúcia consegue identificar quem é o culpado e provar a inocência do garoto.

Esse livro é surpreendente, não achei que fosse gostar tanto. É uma leitura fácil e gostosa de fazer, e pra mim que curso psicologia foi uma grata surpresa ler e identificar todos os pontos dentro do espectro autista. A forma como o autor escreve te prende na leitura e eu com toda a certeza quero descobrir mais sobre Colin e sua vida. Qual o próximo mistério que ele vai descobrir?

Gabriela Amoroso 06/05/2014

Colin é um nerd, mas não um nerd qualquer.
Colin Fischer é um nerd, mas não um nerd qualquer. Colin tem Síndrome de Asperger, “uma condição neurológica relacionada ao autismo” (pág 37), ou seja, é extremamente inteligente, mas tem dificuldades em se socializar. Colin não suporta sons estridentes, não gosta de ser tocado e demora um pouquinho para entender o que a expressão facial de uma pessoa quer dizer. Geralmente, ele usa uma tabela onde ilustrou diversas expressões e consegue achar qual corresponde com a que foi exibida. Muito interessante.

Outra mania de Colin é sempre carregar seu caderno vermelho, onde faz anotações de absolutamente tudo que acha necessário. Em seu primeiro dia do colegial, ele realmente tem muito o que anotar. Entre ter sua cabeça enfiada na privada por Wayne Connelly, ser forçado a jogar basquete e (pasme!) fazer arremessos incríveis e presenciar um tiro dentro da cantina, Colin teve um primeiro dia agitado e percebeu que tinha uma missão: descobrir quem levou a arma para a escola. Afinal, ele não podia deixar um inocente levar a culpa. Investigar.
E para conseguir investigar o que de fato aconteceu na cantina da escola, Colin vai quebrar algumas barreiras. Mentir para os pais pela primeira vez é uma delas. Encarar sua repulsa pela cor azul e ajudar um “inimigo” também. Até onde ele vai conseguir chegar? Observar.

Colin tem uma pureza e um jeito muito simples de encarar o mundo. Para ele, tudo é baseado em fatos, então basta entender os fatos para entender a realidade. Devido ao seu jeito de pensar, a franqueza está sempre presente nos seus diálogos. Ele fala sobre aquilo que sabe ou que observou, sem medir se isso vai causar desconforto ou vergonha. Mas, diferente do que pode parecer, Colin não é um personagem fraco ou triste. Ele encara os fatos e sabe bem quem ele é. Uma prova é quando o irmão o chama de retardado e ele garante a mãe que está tudo bem. Afinal, ele sabe que ele tem um Q.I.muito alto e não é retardado e isso encerra o assunto.

Durante a leitura, fica claro o quanto Colin gosta de estudar e obter novos conhecimentos. Por isso, achei bem bacana o livro conter várias notas de rodapé, explicando mais a fundo alguns assuntos. A diagramação do livro também chama a atenção. No início de cada capítulo, há uma carinha com alguma expressão. No meio da narrativa, encontramos algumas anotações que Colin fez no caderno. Esses trechos nos aproximam ainda mais do personagem. E a capa dispensa comentários, é linda.

Além de mostrar a relação de um adolescente com Síndrome de Asperger com a escola e com outros adolescentes, o livro mostra como a família lida com as diferenças de Colin. Os autores também abordam a dificuldade que o irmão mais novo de Colin tem em aceitar o tratamento diferenciado que ele recebe dos pais.

Enfim, é encantador ver o mundo com os olhos de Colin. O seu jeito de pensar e encarar a vida poderia ser um pouquinho utilizado por todos. O final deixou um gancho para um próximo livro e eu realmente espero que os autores considerem escrever mais. Adorei conhecer Colin e gostaria muito de embarcar em outra aventura com ele.

site: http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

AndyinhA 11/05/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Este livro não é algo que vemos muito por aí, um livro sucinto, sem enrolação, mas que passa toda a história, com reviravoltas e informações interessantes em tão poucas páginas, apenas 180. Estamos tão acostumados a ter páginas e páginas de ‘encher linguiça’ que quando nos deparamos com algo assim ficamos com um pé atrás e nos perguntamos se é possível tirar algo bom dali.

Sim, o livro pesar de fininho, ele foi bem estruturado, nos surpreende com suas ideias, reviravoltas e até o jeito um pouco enrolado do protagonista que no início não estamos acostumados é a grande sacada desse livro.

Colin é aquele personagem que começa meio mala, mas de repente vai crescendo e se transforma, apesar da história não é mirabolante, mas foi bem sacada e tem esse quê de policial inteligente, quando eu achava que podia ser a pessoa X, tudo mudava, gosto disso de nada ser tão obvio.

“[... as pessoas são como jogadores...]
deixam passar boas oportunidades
que estão bem na sua frente em troca
de outras imaginadas melhores e
que quase nunca se materializam."

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/04/poison-books-colin-fischer-ashley.html

Felipe Miranda 18/05/2014

Colin Fischer - Ashley Edward Miller, Zack Stentz por Oh My Dog estol com Bigods
Colin Fischer tem Síndrome de Asperger, uma condição neurológica relacionada ao Autismo, e é um garoto bastante peculiar. Apesar de suas limitações em relacionar-se com outras pessoas, Colin é extremamente inteligente e astuto. Ele não suporta ser tocado e quando permite tal aproximação, um aviso prévio é necessário. Sua expressão sempre impassível às vezes é um problema, ele demonstra sentimentos a sua maneira e muda de assunto repentinamente quando lhe convém. Colin é dono de uma política organizacional em seu quarto que desafia qualquer lei, ele não gosta que invadam seu espaço e a imprecisão o incomoda.

O mais importante sobre nosso protagonista é o fato dele cultivar um caderno surrado de anotações onde mantém uma tabela de expressões faciais: Medo, Raiva, Alegria, Confusão. Colin sempre responde a qualquer pergunta que lhe é feita, independente dela ser retórica ou não, o que acaba causando momentos constrangedores e inoportunos durante toda a estória. É diversão garantida. Fã de Sherlock Holmes, ele aplicará todos os conhecimentos adquiridos com o maior detetive da história para desvendar um crime em seu colégio.

Quando um revólver dispara no Colégio West Valley, as suspeitas logo recaem sobre Wayne Connelly, um garoto problemático com um reformatório em seu histórico. A grande questão é: Colin acredita em sua inocência e usando sua percepção apurada irá em busca de respostas, numa tentativa de encontrar a verdade e salvar o garoto que sempre o maltratou.

Existe cenário mais intrigante do que um colégio? Colin sofre bullying e é super protegido pelos pais, seu irmão mais novo tem ciúmes e não entende os motivos de demasiada atenção. O relacionamento com sua amiga Melissa dá indícios de um possível romances e no decorrer das “investigações” Colin irá adentrar em uma verdadeira guerra. A estória é dividida em três partes: Um bolo de aniversário e uma arma, O idiota e o anormal e, A equipa Olímpica de cama elástica. A narrativa é feita em terceira pessoas mas ao início de cada capítulo temos uma introdução de Colin em primeira pessoa, abordando algum fato científico ou curiosidade. O livro é lotado de notas de rodapé imensas, o que incomoda um pouco, o autor poderia ter inserido tais informações na própria narração. A diagramação é impecável, o que já percebemos pela capa.

Até o desfecho Colin fará amigos e inimigos, descobrirá talentos adormecidos e crescerá. A conquista de alguma liberdade é inevitável, assim como as pontas soltas que deixam ganchos para possíveis continuações.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/05/resenha-colin-fischer-ashley-edward.html