Desde o Primeiro Instante

Desde o Primeiro Instante Mhairi McFarlane

Resenhas - Desde o primeiro instante

Asa 10/02/2024

Me trouxe para a realidade
No geral, curto mais livros com um grande acontecimento, uma loucura de amor cometida, um clímax ainda no meio do livro, mas este se assemelha tanto a vida real! Quase desisti da leitura, mas a história de rachel e ben é bonita. complicada, algo que certamente aconteceria na vida real, mas bonita.

Ligiamx 06/02/2024

Desde o primeiro instante... desinteressante!
É certo que eu não esperava muito desse livro, e mesmo assim me decepcionei. A ideia é legalzinha, Rachel e Ben, se tornam amigos na faculdade, se apaixonam, mas por Rachel ter um namorado, eles nunca confessaram a paixão um pelo outro. Depois eles se afastam e só anos depois voltam a se encontrar, ela recém separada do noivo e ele casado com outra mulher. Depois disso, não acontece muita coisa entre eles, já que a intenção é eles ficarem juntos só no final, mas as situações criadas no livro são entendiantes, um encontro no café, no bar, no parque com conversas chatas e incômodas, (os personagens estavam incomodados e eu também tava), teve até um jantar pra apresentar a eposa do Ben e mesmo a esposa não mostra personalidade nenhuma, que eu nem fiz questão de imaginar ela na minha cabeça (não me dei ao trabalho).
Outro ponto negativo, o destaque desnecessário de personagens que nem são interessantes como os amigos da Rachel ou os problemas que ela enfrenta no trabalho.
Um ponto positivo que me fez continuar lendo é a mesclagem entre o presente e o passado, que revela um pouco como foi a amizade deles, mas mesmo isso, foram situações um pouco sem graça. Acho que eu queria um pouco mais de humor e personalidade do casal principal Rachel e Ben, o que não acontece. Têm livros de romance que são mais divertidos. Esse é longo e entendiante.

Aline Michele 18/12/2023

Até o último instante
Eu li críticas bem mistas sobre este livro e esses são os livros que eu particularmente amo ler, só para ver de qual lado eu vou ficar.

E nesse aqui eu fiquei do lado dos que gostaram, e sério, tô tentando entender por que as pessoas não gostaram do livro. Sei que muitos comentaram que esperavam um livro mais leve, com uma comédia romântica e ele está mais para o drama.

Não que seja um drama, mas também não é comédia.

Eu adorei o casal Rachel e Ben, a amizade dos dois na época da faculdade era ótima. E para mim era muito visível desde aquele instante que eles eram apaixonados um pelo outro. Ben então demonstrava isso de todas as formas, só a Rachel não via.

Eu não entendi foi o fato dela ter ficado treze anos com o Rhys, fiquei com dó dele em alguns momentos no pós término? Fiquei. Mas não tem como entender a Rachel ter ficado tantos anos com ele. O cara dava muita atenção a sua banda, mas não a namorada/noiva. Carreira é importante, concordo, mas não pode ser sempre a prioridade, né?

Ben era um fofo. Acho que eu tenho um fraco por personagens com esse nome, não me lembro de ter lido um livro que tenha um Ben e eu não ter gostado do personagem. Achei maravilhoso que ele tenha sido fiel a esposa. Achei lindinho ele manter o apelido da Rachel da época da faculdade e principalmente o entendimento que um tinha do outro. Amizades verdadeiras são assim, nem sempre você precisa de palavras para se entender e tem as piadas internas que só eles entendem.

E por falar em Ben, outro casal sem sal era ele com a Olivia. Acho que a autora criou os parceiros para ninguém gostar e torcer pelo casal principal. Só pode. Nem os amigos dela se salvam.

Esse livro me deixou uma mensagem de que a zona de conforto é confortante, mas que se ela não te faz feliz é melhor sair dela.

Alicia.Luchetta 24/09/2023

Desde o Primeiro Instante (@li.gostei.resenhei)
Melhores amigos na faculdade, Rachel e Ben não se largavam por nada no mundo, eles se entendiam e se apoiavam sempre. Naquela época, Rachel já namorava Rhys a distância, um cara mais velho, guitarrista de uma banda de rock, bem estilo bad boy e por esse motivo, ela não tinha olhos para mais ninguém.

Já Ben, sempre foi pegador, pulando de namorada em namorada e fazendo de tudo pela felicidade de Rachel, sua melhor amiga.

3 anos de faculdade se passam e no dia da festa de formatura, sentimentos vem à tona e são declarados, mas como nada é perfeito, depois de algumas reviravoltas, cada um segue seu caminho e ficam sem se ver durante 10 anos.

Nos dias atuais, Rachel acaba de terminar seu noivado com Rhys, depois de muitas discussões e de perceber que na realidade não queria nada daquilo. Mas como é ficar solteira depois de 13 anos de relacionamento com a mesma pessoa? E pior ainda, como é se reencontrar com seu melhor amigo da faculdade "por acaso" depois de tantos anos?

Acontece que Ben está casado a quase 2 anos e não pretende deixar sua mulher por nada, afinal, é um casamento. Mas sair e conversar com Rachel reacendeu algumas memórias em sua mente, ainda mais quando eles tocam no assunto daquela noite de declarações.

No começo, achei que a história seria incrível, já que amei a premissa de amigos que se reencontram muitos anos depois, porém, a escrita é TÃO ruim que tinha que ler alguns capítulos inteiros de novo para conseguir entender o que estava acontecendo. Achei que poderia ser a tradução (o que pode ser também), mas algumas finalizações de capítulos não têm conexão nenhuma com o início do próximo.

Também tem o fato do livro ser bem problemático e machista, o que não é surpreendente, já que ele foi publicado em 2014. Mas mesmo assim, alguns comentários feitos e alguns personagens completamente babacas me irritaram bastante durante a leitura.

Confesso que li até o final somente porque estava muito curiosa sobre o que aconteceu para que eles se afastassem durante tantos anos e achei o final ok.

site: https://www.instagram.com/p/CxITj0bLdPm/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Gabriele233 29/04/2023

Fiquei com gostinho de quero mais
Livros com segundas chances tem um lugarzinho no meu coração!

"Os 20 anos são um começo do Você Não Precisa Ter Entendido Ainda. E os 30, mais o prato principal de Talvez Assim Sejam as Coisas."

Confesso que não engatei essa leitura de primeira, consegui prosseguir depois de insistir uma segunda vez e valeu a pena. Depois de entender as idas e vindas da história, alternando entre passado e presente, a leitura flui com graça e ficamos ansiosos pelo desfecho.

O livro nos faz refletir também sobre nossos anseios e preocupações, quem não sofreu com a instabilidade dos 20/30 ou conhece alguém que passou por isso?! Eu mesma me pego na culpa de não estar onde eu achava que deveria estar, a vida (pelo menos a minha) quase não sai como planejamos, várias e várias vezes temos os planos revirados, e temos que seguir como dá e vida que segue. Foi muito bom ler isso de forma descontraída e mais uma vez entender que não, não é só comigo que acontece...

Apesar de terminar como queremos, ou não, fiquei com um gostinho de quero mais, se tivesse sequência com certeza eu leria!

Vanêssa 03/04/2023

No começo eu achei que seria uma leitura incrível! Foi apenas razoável. A história em si é boa, mas não é aquelas leituras que te prende do início ao fim.

Hisabela 18/02/2023

A vida complicada dos adultos.
Sabe aqueles livros que você tem vontade de tacar na parede de tanta raiva, que você tá dos personagens? Então... Esse livro é exatamente isso. O livro é bom, eu estava achando muito bom até certo ponto, mas os personagens me deixaram com um ódio de outro mundo.
É uma leitura gostosa e fluida. Principalmente pelos capítulos curtos e rápidos. Os personagens são irritantemente reais. Pessoas que erram, que insistem em erros, egoístas em alguns momentos, hipócritas... Tudo o que um ser humano de verdade é. Me fez questionar muita coisa enquanto lia, e me fez perguntar se eu não estava jugando demais as atitudes que eles tomavam. E talvez eu estivesse, mas eu não consegui ser diferente.
Mas tirando umas coisas que me deixaram muito irritada. É um bom livro.

elizabatt 17/02/2023

Prometeu emoções e entregou
E entre elas a mais frequente foi a raiva. Passei quase o livro todo com vontade de dar com um pedaço de pau na cabeça de todos os personagens, sem exceção.

Mas: a história é envolvente tal qual uma fofoca, uma fofoca enorme e cheia de pepino. A Rachel é uma fodida, não sabia se sentia ódio ou empatia por ela. Esse livro estava na minha estante há quase 8 anos e acho que só consegui terminar de ler ele porque desenvolvi um espírito de fofoqueira e lendo cada reviravolta quis muito saber como tudo ia terminar.

A história vai se alternando entre momentos do presente e da época de faculdade em que ela e o Ben se conheceram. É interessante até que a autora consegue manipular o modo como a gente enxerga as coisas.

Acho que pra quem curte histórias assim, com muitas reviravoltas e dramas românticos, e gosta do clichê "melhores amigos que se apaixonam" esse é um livro que vale a pena ler.

Mônica Yamauchi 31/01/2023

A leitura é muito fluída e a história bem imersiva.
Gostei dos personagens e me identifiquei com aspectos de vários, visto que são bem trabalhados e humanos.
A autora retrata a vida como ela é, sem enfeitar nada e aborda assuntos importantes como: pessoas presas em relacionamentos infelizes por costume e medo de ficarem sozinhas.
A história de amor contada é linda, pois resistiu ao tempo, distância e escolhas erradas.

Alícia 14/01/2023

Esqueça tudo, apenas viva...
Parecia a decisão certa, mas como um alarme que foi acionado em fortes luzes vermelhas, em sua cabeça, Rachel percebe que sua felicidade não se aloja mais ao lado de Rhys - seu namorado ao longo dos últimos treze anos - , e toma a ação de romper o noivado.

E de repente, ele aparece... Ben, seu amigo Ben. O amigo ao qual ela rever depois de uma década. E tudo que já parecia turbulento em sua vida, abala mais um pouco as estruturas de sua realidade, afinal, era Ben, o lindo e charmoso Ben, ali em sua frente, causando sensações estranhamente familiares.

Mas há um "porém", Rachel é a mais nova e convicta solteira da área, e Ben... o "muito bem casado".

Para onde isso leva?, para onde quer levar? Que ensinamentos a dor quer mostrar?...

"[...]Quando amamos alguém, queremos a felicidade dessa pessoa mesmo ainda que a situação não nos envolva." - Desde o primeiro instante

**Incrível, incrível, incrível! É sério, que leitura gostosa de acompanhar, que escrita magnífica de ser ter o prazer de ler. Segundo e infelizmente penúltimo livro que leio da autora (já que só três foram traduzidos até o momento), e se fiquei impressionada com o primeiro, esse sem dúvidas mantém a pose, e a bem merecida visão do talento da Mhairi McFarlane.

História ma-ra-vi-lho-sa, onde o meu elogio se estende a toda a riqueza do enredo, as falas cômicas, o espaço muito bem desenvolvido não só na questão do romance dos protagonista, mas também nos personagens secundários, e as realidades e sentimentos, mesmo que corriqueiros, dos personagens, entregando uma alma vivíssima ao livro e tudo que aborda.

São pequenos plot, o outro lado da vida da personagem... Absurdamente tudo que foi entregue, foi de grande agrado e atenção para mim, tanto que em diversos momentos me peguei lendo e absorvendo tudo que era posto sobre meus olhos, que até esquecia o ponto principal da história, que era o romance kkk.

A maturidade de tudo que o envolve também é algo que simplesmente encanta o leitor... Ações, diálogos, e até mesmo os momentos de imaturidade, de parecem desconfigurar o cenário, mas só torna tudo mais real, mais convicto de não ser um bobo contos de fadas. Mas tenho que admitir com toda minha sinceridade, que apesar de ter entendido toda a mensagem do livro de "Fod@-se , vá buscar sua felicidade, porr@!", Gostaria muito que o final fosse diferente... Obviamente não posso falar muito sem causar spoiler, mas o final foi totalmente divergente ao que meu coração esperava. Dói, mas essa opinião é 100% sincera... Rachel em diversos momentos que causou um rebuliço de raiva, claro que a autora tem grande mestreza em nos transmitir tudo pelo o que ela passa e seus sentimentos, mas não concordo com esse final, a certo modo ela não merecia, e o Ben também não (principalmente ele) mas como entendi tudo que foi posto no livro, seu desfecho não foi diferente, então vou sofrer calada um pouquinho no canto kkkk.**

~ Se dê ao prazer de conhecer a maravilha do trabalho de Mhairi McFarlane...

Dany 26/12/2022

Não acredito que finalmente estou com você.
Esse livro tem de fato uma boa história, apaixonante, vc compreende os sentimentos dos personagens, contudo achei uma história grande de mais para os protagonistas estarem juntos somente nas últimas páginas, um livro extremamente grande que me deixou agoniada do início ao fim querendo ver os protagonistas juntos, contudo toda a história e enredo antes disso, foi muito interessante! Já que vivemos a vida profissional, amorosa e social da Protagonista! Inclusive tendo um carinho por seus amigos já que foram também aprofundados e trabalhados na história, senti como se fossem meus amigos também! ??

?Parece que uma vez foi o bastante para me infectar. Desde então, você está em pausa, como um vírus que não mostrou as caras. Ou uma doença crônica incurável que causa surtos de vez em quando. Uma pausa longa, durante a qual a vida, antes em preto e branco, se torna colorida. ? Sou um eczema? Ben sorri. ? Eczema do coração. É isso. Psoríase da alma.?

Iolanda 04/12/2022

Muito bom! A historia é simplesmente perfeita, apesar da protagonista ser bem burrinha... Eu esperava chorar um pouco durante a leitura, mas tudo bem. MUITO MARAVILHOSOO?