O Lado Mais Sombrio

Compartilhe

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Thaís 12/01/2019

O lado mais sombrio - A C Howard
O livro começa num tom muito diferente do que a gente imagina, nada de coisas fofas ou aquele clima de história de criança. Alyssa pega insetos mortos para criar seus quadros, uma arte peculiar que a ajuda a controlar a tagarelice da natureza em seu ouvido - uma espécie de "dom". Gostei bastante do ar sombrio da história, é surpreendentemente como combina com o universo louco de Alice a qual a família de Alyssa faz parte a gerações. Mais um ponto para a trilogia: essa mistura com a história da verdadeira Alice nos envolve ainda mais na trama, tornando a loucura algo terrivelmente real. Tanto que assusta a protagonista, que tem medo de ter o mesmo futuro das mulheres de sua família.

"Ele é uma contradição: Magia contida pronta para entrar em ação, gentileza em guerra com a severidade,uma língua tão afiada quanto a ponta de um chicote, mas a pele tão macia que a sensação é a de que ele está envolvido em nuvens" (Alyssa sobre Morfeu)

Para salvar a mãe, e de que quebra a própria vida, a menina decide entrar na "toca do coelho", que seria a entrada para o verdadeiro País das Maravilhas. Em busca de quebrar tal "maldição", ela precisa reencontrar o rapaz dos "olhos de tinta", o dono da voz que virou seu guia na aventura. Aventura que acabou não entrando sozinha, levando Jeb, seu melhor amigo - por quem ela é apaixonada.

Mais velho do que ela, superprotetor, tudo para levar o coração de Alyssa a bater mais forte... mas e onde fica a parte de se entregar a novas experiências? Com Morfeu. Entre plantas falantes, criaturas estranhas e mistérios que envolvem a família e destino de Alyssa, está Morfeu - ou, para os íntimos, a mariposa. Um personagem chave na história da verdadeira Alice, logo, também extremamente importante para Alyssa, por mais que ela ainda não se dê conta disso na maior parte do tempo. Quanto mais perto de Morfeu, mais Alyssa se parece com ele e deseja isso. Mas e Jeb? E tudo o que eles sentem um pelo outro, há anos?

"Você chora por ele, mas sangra por mim. Deve-se perguntar qual é o mais poderoso. Mais comprometedor. Suponho que um dia saberemos" (Morfeu para Alyssa)

O livro é de fácil leitura, apesar da quantidade de páginas, a princípio, assustar. Gostei bastante da escrita da autora, sem contar que o enredo é muito bem pensado, com momentos que fogem do esperado e cheio de referências, é claro, ao livro de Carroll. A edição é leve e maravilhosa para folhear, além de eu também gostar bastante dessa primeira capa (das sequências, nem tanto). O segundo se chama Atrás do espelho e o último, Qualquer outro lugar. Muito em breve novas resenhas aqui!

site: https://rascunhosaraujo.blogspot.com/2019/01/resenha-o-lado-mais-sombrio-c-howard.html

Giovana 09/01/2019

Pq eu deveria ler o lado mais sombrio
Bom. Essa história além de ser regada por um triângulo amoroso, tem aventura, ação e magia. Vc fica entretido com a história que acaba se tornando uma deles. Você vivência a dor, o caos, a alegria e o amor que rola no enredo da história

Maduh 05/12/2018

O lado mais sombrio
Aquele livro que todo mundo ama menos eu! Não gostei muito da escrita e só pelo triângulo amoroso completamente desnecessário e infantil já perdeu muitos pontos também...

Obs: Tenho birra de triângulo amoroso.

Paulinha 18/11/2018

" Você pode chorar por ele, mas sangra por mim "
Aii que livro uma das melhores leituras do ano. Amei a história, os personagens, os plots. Simplesmente amei tudo !

Leiam esse livro è só amor ....
Jubadaue 18/11/2018minha estante
Fiquei com muita vontade de ler

Paulinha 18/11/2018minha estante
O livro è muito bom teve pessoas que acharam o início um pouco lento eu gostei desde a primeira pág

Jubadaue 19/11/2018minha estante
Eu sou bem do contra, acho que vou gostar, já tô lendo a amostra e tô gostando!

Jordana Zatta 31/07/2018

Começou bem fraquinho e foi se arrastando até a metade do livro, até demorei um tempo para concluir a leitura. Mas depois tem uma melhora significativa. Final digno!

Vanessa 16/07/2018

Desapontada
A história é mais ou menos. Mas o grande problema é que o livro é muito mal escrito.

Laura.Oliveira 08/06/2018

É... então.
Eu não tenho muita paciência para personagens como a Alyssa, é raro eu continuar a leitura, no caso desse livro... bem, é sobre o País das Maravilhas... eu tenho um fraco muito grande por essa história, em fim, a Alyssa é uma adolescente chata que ouve insetos e acha que é louca (não estou dizendo que ela é chata por isso, mas ela bem chatinha) Jeb é o crush dela que serve basicamente que haja um triangulo amoroso, e Morpheu, o único personagem que vale a pena, é um malandrinho bem sedutor, as descrições do cenários do País das Maravilhas é clichê (vide Tim Burton) e a trama, que só pega no tranco quase do meio pro final, é novelesca e cheia de reviravoltas, o que não é de todo ruim (pelo menos para mim) mas que não consegue ser muito inovadora nos final das contas. Não é a adaptação mais original de Alice no País das Maravilhas e eu só continuei a trilogia por causa do Morfeu. se você curte um romance adolescente com fantasia ou gostou muito do filme da Alice do Tim Burton de 2010, talvez você goste do livro.

PS. Mesmo para quem não curtir muito, como foi no meu caso, no terceiro livro faz muita coisa valer a pena.
luetuca 08/07/2018minha estante
Sinceramente, estou caminhando para o fim do primeiro livro e estou achando uma chatice! Só vou ler todos os outros porque já comprei! Faz parte também ler livros chatos na vida, até porque só terei opinião se lê-los!

Dri F. @viajecomlivros 13/05/2018

Lado mais sombrio faz parte de uma série de livros chamado Splintered. São 3 livros e alguns spin-off que trazem uma releitura de Alice no país das maravilhas.

Vamos conhecer Alyssa Gardner, uma garota de 16 anos que é tataraneta de Alice, mas não quer que ninguém saiba disso. Alyssa ouve os pensamentos de plantas e insetos e acredita saber qual será seu destino: terminar em um sanatório como sua mãe.

Mas será que esses sussurros são mesmo alucinações? Será que as histórias que Lewis Carrol escreveu sobre sua tataravó são mesmo tão fantasiosas?

Alyssa precisará entrar na toca do Coelho e consertar alguns erros do passado para quebrar a maldição da loucura. E levará com ela nessa aventura seu grande amigo Jeb.

Eu sempre gostei muito de Alice no país das maravilhas e foi o que me fez prestar atenção nessa história. E não me arrependi! .
O livro tem um ritmo bacana, traz personagens muito bem desenvolvidos, com personalidades que são uma delicia de conhecer. E claro traz muito do país das maravilhas, de um jeito diferente.

site: Instagram: @viajecomlivros

Gabyh 08/05/2018

"Minha náusea aumenta quando ouço os cravos falando por sobre o zunido dos ruídos de fundo. Eles estão dizendo como é doloroso ser podado nas hastes, reclamando sobre a qualidade da água na qual estão nadando, pedindo para serem recolocados na terra para que possam morrer em paz."

Diferente do que muitos imaginam quando dão aquela rápida leitura na sinopse do livro, esse não vai contar a história de Alice - aquela garota que todo mundo sabe que foi para o país das maravilhas - aqui vemos a história de Alyssa, sua tataraneta. O livro se trata de uma releitura da história escrita por Lewis Carrol.

Alyssa guarda um segredo, que se descoberto poderá a levar a um sanatório assim como fez com sua mãe. Ela pode ouvir insetos e plantas e se quiser conversar com eles, e precisa entrar na toca do coelho indo para o país das maravilhas e consertando algumas coisas que estão bagunçadas lá desde a chegada de sua tataravó Alice.

"Por tantos anos, as mulheres de nossa família foram tachadas de loucas, sem o serem. Podemos ouvir coisas que outras pessoas não podem. (…) Não somos loucas. Eu deveria estar aliviada. Mas algo mais está acontecendo, algo inacreditável."

O livro todo é contado pelo ponto de vista de Alyssa, o que nos leva a descobrir um pouco mais da história de sua tataravó, conhecer um pouco mais sobre os personagens e as decisões tomadas por eles.

"Coleciono insetos desde os dez anos de idade; foi o único jeito que encontrei de silenciar seus sussurros. Espetar um alfinete em sua barriga os silencia rapidamente."

O livro apresenta um pais das maravilhas com todos os personagens já conhecidos como o coelho branco, a rainha de copas, o chapeleiro maluco, mas ainda sim todos os personagens são bem diferentes daqueles que já conhecemos, apesar de terem os mesmos nomes, vemos que essa é uma releitura completa não só da história de Alice, mas do país das maravilhas como um todo.

"- Você compreende a lógica que está além do ilógico, Alyssa. É sua natureza encontrar tranquilidade em meio à loucura."

Esse livro além de apresentar uma história fascinante, com personagens muito bem construídos tem uma capa maravilhosa e o trabalho de diagramação da editora foi incrível, fazendo com que o leitor já se apaixonasse pelo livro assim que o visse nas livrarias.

"Um mar vermelho de laços de amor, pinte as rosas da mesma cor, em finas pinceladas pelas mãos de um artista guiados."

mauro.augusto.5 08/04/2018

Fascinante
Simplesmente fantástico. A reconstrução do mundo de Alice, através de Alyssa Gardner mostra de uma forma diferente e criativa os momentos vivenciados por esta no mundo da fantasia. A obra além de uma grande aventura, é também um romance muito bem produzido pela brilhante A.G Howard, que preocupa-se em manter o necessário da história, buscando referências importantes e criando novas personalidades ao longo do livro.

Isadora Araújo 05/04/2018

Olá leitores! Tudo bem com vocês?
Estou de volta, depois de algum tempinho novamente para trazer mais uma resenha para vocês de um livro que agrada alguns e outros nem tanto. Porém, olhem para essa capa e me digam se vocês não chegariam a ter curiosidade de ler uma obra como essa?

O Lado Mais Sombrio é o primeiro livro da série Splintered, escrito pela autora A.G. Howard e lançado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito. A série é formada por dois contos e três livros, sendo que o último que falta a ser lançado aqui no Brasil é o conto "Untamed" que só será mais um spin-off para deixar saudades nos fãs que se apaixonaram por essa série que traz um País das Maravilhas diferente do que conhecemos pelos olhos da pequena Alice.

"Como disse Jeb, este não é o País das Maravilhas que Lewis Carroll criou."

O livro é uma releitura do clássico Alice No País das Maravilhas, escrito pelo autor Lewis Carroll e traz uma personagem que na verdade é a tataraneta de Alice, porém ela não gosta que saibam sobre seu parentesco com a menina que inspirou Carroll.

"O fato de Alice ser, na verdade, minha tataravó fazia com que minhas colegas implicassem comigo nos intervalos falando de Camundongos e chás dançantes."

Alyssa Victoria Gardner é uma garota de 16 anos, que mora sozinha com seu pai, que gosta de andar de skate, que ouve música na maior altura e que gosta de fazer obras de artes com insetos e plantas, pois essa é a única maneira que encontrou para silenciá-los. Estranho? Não, para nossa protagonista já que sua mãe se encontra num sanatório por falar com plantas e insetos, e segundo ela tudo isso é porque sua tataravó Alice resolveu entrar na toca do coelho.

"Comecei a andar de skate quando tinha quatorze anos. Precisava de um esporte que pudesse praticar enquanto usava meu iPod e fones de ouvido para abafar os ruídos dos insetos e flores. Acima de tudo, aprendi a ignorar a maioria das alucinações."

Alyssa e seu pai escondem de todo mundo o real motivo de sua mãe Alison está internada, ninguém sabe sobre as loucuras que ela diz sobre falar com insetos e plantas todos pensam que foi um colapso após um acidente de carro. Mas Alison está internada após um acidente que acabou machucando Alyssa e marcando a vida de ambas desde de então.

Alyssa não conta para ninguém que as maluquices faladas por Alison são todas verdades, pois mesmo que ela consiga também ouvi as plantas e os insetos ela teme que seu destino seja o mesmo que de sua mãe.

[...]

RESENHA COMPLETA NO BLOG MALUCAS POR ROMANCES

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-lado-mais-sombrio.html#axzz5BoQBT09h

Yara Santos - @universodeutopia 31/03/2018

Acessem o ig: @universodeutopia
Universo de Utopia
01/02/16
O livro mais SOMBRIO - A.G. Howard

Há muito tempo Alice Liddell (a verdadeira Alice), cometeu erros terríveis no tão famoso País das maravilhas, e agora a sua tataraneta terá que consertá-los, desde o episódio, a insanidade assolou as mulheres da família, pois a maldição era hereditária...

Alyssa Gardner ouve os pensamento de plantas e animais, e teme ter o mesmo destino de sua mãe, acabar em um sanatório, então a menina esconde suas alucinações de todos, até mesmo de Jeb, um encantador e superprotetor terreno que é seu melhor amigo.

Com um tempo Alyssa descobre que talvez ela não seja louca e que as histórias escritas por Lewis Carrol tenham um quê de verdade. Assim surge Morfeu, um intraterreno misterioso, sedutor e perigoso que carrega a garota para uma aventura mágica e altamente mortal pelo País das maravilhas, onde as criaturas nunca parecem ser o que mostram, nem mesmo a pobre Alyssa que despertará o seu lado mais sombrio!

A.G Howard nos leva para um universo, onde a cada página, exibimos uma emoção diferente, medo, suspense, raiva, alegria, tristeza, paixão. A capa do livro foi o que mais me chamou a atenção para comprá-lo (amo capas criativas e chamativas), logo antes de começar a ler fiquei observando-a, o que eu poderia encontrar nela? São tantos insetos escondidos e distribuídos...

Jeb me encantou com sua proteção e amor sincero por Alyssa, creio que todos queriam um amigo como ele... mas, há Morfeu, eu mesma sou apaixonada por ele, e depois que comprei o segundo livro mais ainda (ele está na capa), é sedutor, irônico, perigoso, mas ele nos deixa uma dúvida, ele ama Alyssa ou está apenas interessado no que ela pode representar no mundo sombrio? To super ansiosa pelo lançamento do terceiro livro, a capa é linda e aparece Jeb. E quem vocês preferem Jeb ou Morfeu?

Debora.Gaya 03/03/2018

Alice e Chapeleiro
Eu simplesmente adoroooooooooo todo esse universo fantástico de Alice no País das Maravilhas inclusive nesta versão onde o Chapeleiro é lindo ?
Já li o livro 2 mas ainda não terminei a saga toda.

Mari Imaginária 09/02/2018

Alyssa ouve os insetos e plantas falarem com ela, e pelo mesmo motivo sua mãe está internada num manicômio. Acontece que Alyssa é tataraneta de Alice, aquela do País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e descobre que pra salvar sua família que sofre há gerações com uma maldição, ela deve voltar à toca do coelho branco e consertar os erros de Alice no País das Maravilhas. Morpheu, que aparece em seus sonhos desde criança, a guiará nesta aventura. Ela contará tb com a ajuda de Jeb, seu melhor amigo e por quem é apaixonada em segredo. As aventuras no País das Maravilhas são muito loucas no maior estilo Lewis Carrol mesmo, muitos personagens são revisitados, com uma outra roupagem. Alice se depara com alguns conflitos, como a descoberta de seu verdadeiro eu (que tem dois lados) e a dúvida de quem realmente tem seu coração.

O início do livro é bem interessante, devorei as 150 primeiras páginas! Os personagens principais são interessantes, com referências bem atuais. Já o desenrolar das aventuras são bem surreais e vez em quando ficou difícil imaginar os cenários e linkar as histórias. É um livro pro público jovem, tem um romancezinho clichê, mas é legalzinho. Dei nota 3 pq me cansou um pouco. Não pretendo ler as continuações.