O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

shelukessonarry 31/05/2021

nostalgia né
NOTA DA 1ª LEITURA: 4 (2014)
NOTA DA 2ª LEITURA: 3 (2021)

Mesmo que eu concorde que este livro não é ótimo, eu sou cadela de Alice e esse foi um favorito da adolescência, então... releitura feita!

Reler esse livro com uma cabeça completamente diferente, 7 anos depois, me fez perceber algumas coisas:
-Como nossa abordagem social de assuntos importantes mudou (pra melhor! Felizmente!)
-Como eu não era fã desse livro a toa, porque a ambientação é incrível!
-Como minhas exigências quanto a boys aumentaram! Jeb e Morfeu cês tão ruim hein

Não vou me aprofundar muito no livro, como eu disse, porque eu li ele com 14 anos então não sou imparcial pra revisar já que a nostalgia é grande. Mas quero comentar algumas coisas importantes.

Esse livro comete sim alguns erros. Não que eu ache que só porque é mais velho eu deva passar pano, mas eu realmente não acho justo pessoas passarem pano pra clássicos com comentários racistas só porque são clássicos e exigirem horrores de um livro de 7 anos atrás porque não tem representatividade e tem desinformação sobre saúde mental.

Se você está discordando de mim, pare, acorde e pense em que ano você está: 2021!!!! A saúde mental ganhou mais um pouco de espaço ano passado por causa da pandemia!

Em 2014, quando o livro não foi escrito, a desinformação era tamanha. Além disso, não se exigia muito por parte de autores - ainda mais os estreantes, o caso desse livro - que fizessem pesquisas extensas e falassem com pessoas informadas a respeito.

Como uma jovem de 21 anos agora, que tem ansiedade, vejo as lacunas e o uso vazio das doenças mentais em relação à representação da mãe de Alyssa. Infelizmente, quando o livro saiu, apenas 7 anos atrás realmente as coisas ERAM MUITO RETRÓGRADAS AINDA, e só estamos percebendo isso agora porque a cobrança veio massiva. Então, reconheço sim o criativo trabalho da autora, com a ambientação impecável, que apesar de seguir os clichês YA da época de um boy pior que o outro, criou personagens dos quais eu gosto e tenho carinho até hoje.

Ainda o achei divertido de ler, apesar da escrita super jovem e já um pouco truncada para meu cérebro de 21 anos, mas nada que tornasse a experiência incomoda. Por fim, a autora parece ter mudado sua maneira de abordar os tópicos e pesquisar coisas, visto a melhora na satisfação dos leitores com seus livros mais recentes. É bom relembrar você leitor de rebobinar seu cérebro de volta a 2014 se for ler. Se não quiser tentar, visite minha página e encontre muitas outras fantasias para se aventurar!
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária??

shelukessonarry 13/06/2021minha estante
Acho que é 15/16 anos Bia! é vendido como YA e eu concordo!

meumundinhodoslivr 13/06/2021minha estante
brigadaaa!!

Heloá 11/07/2023

Misterioso ,rebelde, problemático.
ADorei esse livro, no começo tava sendo horrível ler,mais depois das páginas 150 tudo muda

O morfeu,sla cara ele pode até ter mentindo mais contínuo shippando ele e a alyssa!!!gosto muitoooo delee!!!

N vou muito com a cara do jeb ,odiei q no final do livro ele e a alyssa começão a namorar ,pra mim foi a gota da agua....n vou com a cara dele!

A alyssa,mds q menina fod@....

Estou louca pra ler a continuação desse livro, porque nada vai tirar as expectativas q eu tenho de rolar mais doq amizade entre o morfeu e a alyssa??
Melissa 11/07/2023minha estante
Quando eu li, não sei porque, mas pra mim o morfeu me lembrava o aaron de estilhaça me e o jeb o adam kkkkkk eles meio que passam essa mesma vibe

Heloá 12/07/2023minha estante
Noss, agora q vc falou,faz todo o sentido a vibe deles é muito parecida ...

Duda 28/03/2021

As fantasias ao longo dos acontecimentos causam emoções diferenciadas, e o leitor tende a ficar confuso diante de tanta coisa e surpreso com as maravilhas do ambiente retratado!? me apaixonei logo no início quando ela fala que coleciona insetos, achei bem diferente e também por ela ser tataraneta da Alice do Alice no País das Maravilhas que a mesma me encantava com sua história pura magia e fantasia quando criança?

Juliana 05/06/2020

Depois de uma releitura de Cinderela (Cinder, de Marissa Meyer), uma releitura de Alice no País das Maravilhas.
Uma releitura mais sombria com personagens inspirados na famosa história, mas com uma lado obscuro.
Carol M. 05/06/2020minha estante
Confesso que me decepcionou um pouco ):

Juliana 05/06/2020minha estante
Estou lendo Atrás do Espelho agora... vamos ver como a história vai se desenrolar.

Carol M. 06/06/2020minha estante
Vou ficar de olho na sua resenha quando terminar!!

Maria.Heloísa 13/04/2021

Um país das maravilhas um tanto quanto diferente
Temos a história de Alyssa, tataraneta da Alice, do País das Maravilhas, e a convivência entre a loucura e a sanidade.
O país das maravilhas de Carrow mostra um lado um tanto quanto meigo, em relação a todo o contexto de A. G. Howard nos trás. Uma história de amor, amizade, superação e principalmente coragem, te deixa com todos os sentimentos aguçados e te faz criar inúmeras teorias. Maravilhosamente perfeito!

Kenneth.29 31/07/2023

Li o livro por indicação da minha prima, gostei bastante e super indico pra quem gosta de fantasia.
Fiquei desesperada em alguns momentos mas no fim deu tudo certo, talvez eu me interesse e leia os outros da coleção

dizxviki 24/03/2024

Eu queria saber qual foi a droga que o Lewis Carroll estava usando quando escreveu 'Alice in Wonderland', logo depois emprestou a droga pra A. G. Howard escrever essa releitura incrível.
É meio enrolado em algumas partes, e meio repetitivo, mas ao mesmo tempo, incrível.
Não sei se começo o próximo ou vou dormir.
TonCardoso 24/03/2024minha estante
Bateu a curiosidade agora... hehehehe

Natalia756 17/10/2022

Amo esse livro, li ele muito tempo atrás e hoje reli, mais uma vez.
Amo demais a construção da Al pra passar por todos os desafios e amo demais o Morfeu, acho o Jeb bem sem sal.
readergirlie 17/10/2022minha estante
meu fav da vida

Angelito? 17/10/2022minha estante
O Jeb é insuportável eu sentia vontade de pular todas as partes que ele aparece

Maria, lua do Lucy 17/10/2022minha estante
Esse tenho muita vontade de ler. Gosto do universo do pais das maravilhas, mesmo visto apenas os filmes.

juba 16/06/2020

4 estrelas pq o Jeb é insuportável kk
A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 11 anos, sim, podem ficar escandalizados por eu ter lido o tanto de referências sexuais que esse livro faz, mas O Lado Mais Sombrio foi o livro que me apresentou a fantasia e sempre será o meu xodó. Então sim, quando comecei minha releitura dele, morri de medo dele ser aquele famoso lixo e eu com 11 anos ter o achado fantástico, mas não foi bem isso, ainda bem.
Acho que agora que estou mais crescida O Lado Mais Sombrio faz muito mais sentido para mim, e não estou nem falando das referências sexuais que eles fazem e eu não entedia antigamente, o universo inteiro é muito mais interessante para mim e, como eu já esperava, Morfeu manteve-se como meu personagem favorito e eu prossigo odiando e achando super desnecessário a presença do Jebediah nesse livro, se eu já tinha ranço há anos atrás, eu continuo achando um verdadeiro porre ele. Sim, eu entendo que a intenção da A. G. Howard foi fazer um garoto superprotetor, mas ele não é somente superprotetor, ele é completamente tóxico, ele não respeita nenhuma das decisões que a Alyssa faz, querendo mandar nela ele mesmo, tem essa possessividade super idiota, não esclarece para ela as coisas até a metade do livro e embora uma das últimas cenas dele dê a demonstrar que ele realmente "ama" ela e "respeita" as decisões dela, eu sei que isso é tudo balela porque nos próximos livros ele continua igual. Nada me irrita mais nesse mundo do que esse mocinho que é na verdade um cara insuportável. Morfeu que tem motivações vilanescas bate de 10 nesse aí em questões de respeitar a Alyssa em suas próprias opiniões, embora isso não deixo-o aliviar-se de ser um cuzão, mas levando em conta que o Morfeu é um dos vilões da trama, era esperado que ele fosse um filho da puta em pelo menos 70% das cenas dele, mas que acaba tomando o lugar é o Jebediah em 90% das cenas. Ele sequer se importa com a mãe da Alyssa como ele mostra em certa parte do livro.
E quanto a própria Alyssa, ela continua impecável. Eu adoro ela, de verdade. Ela é completamente corajosa, engraçada e maravilhosa. Ela tem personalidade, o que temos que agradecer a A. G. Howard porque uma boa quantidade de fantasias para um público, o quê? +14 ou +16? Enfim, maioria esmagadora das protagonistas dessas fantasias tem um total de 0 personalidade. O único fato que me incomodou muito foi essa coisa de ela estar sempre usando dreadlocks sendo ela uma garota branca... e também o fato de não ter 1 personagem de outra etnia que não seja descendente de europeu ou bicho nesse livro, ou que também não seja heterossexual.
Além disso, temos a narrativa, A. G. Howard embora tenha construído uma protagonista sistematicamente racista, tem um escrita completamente fluída e um desenvolvimento de personagens, de mundo e enredo muito bom.
Sim, eu sou suspeita de dizer cada uma dessas coisas tendo em vista que eu inevitavelmente tenho um carinho enorme por ele, mas ele realmente vale a pena.
Se você ainda não leu: boa sorte em ter que aguentar o Jebediah Holt.
Se você já leu: nós dois somos guerreiros em aguentar Jebediah Holt, a única qualidade desse garoto é ser bonito e engraçadinho às vezes. Deus me livrai.

Starmit 18/10/2020

Meu guilty pleasure. rs
Eu não ia escrever nenhuma resenha ou algo do tipo, mas eu li essa trilogia no início do ano e é incrível o quanto eu sinto saudade. Admito que enquanto eu lia os livros achava algumas partes bem chatinhas, me irritava com alguns personagens - mas, quando me dei conta, eu estava muito envolvida.
É um livro que eu demorei pra empacar na leitura, mas foi me conquistando gradativamente; tem plots surpreendentes conforme a saga se desenvolve e aspectos psicodélicos bem raros de encontrar em outras do gênero. Além disso, um certo personagem aqui me conquistou bastante, é fascinante como a autora desenvolve sua complexidade e provavelmente se tornou um dos meus favoritos.
Em suma, recomendo pra quem gosta de romance e fantasia fora do comum, ou pra quem esteja curiose com essa releitura de Alice.

lucydiamond 21/02/2022

Achei que a autora soube mt bem aproveitar esse universo que já existia, umas partes desse mundo maravilhoso ficou bem assustador, e amei, foi o motivo de eu não ter desistido do livro. Só tiraria o "triângulo amoroso" e melhoraria a personalidade do Jeb, pq ele é um saco, a única vez que eu gostei dele foi no final quando sua cabeça estava numa caixa e ele não tinha fala alguma, isso é bem triste pra quem deveria ser o par da protagonista, mas infelizmente as partes dele com a Alyssa deixa o livro muito enfadonho e xinguei várias vezes a autora por isso. Morfeu conseguiu ser muito mais interessante que os dois, por causa disso algumas partes do livro eu li sofrendo, mas de resto eu gostei, não vou ler o segundo agora pq não quero passar raiva mas quem sabe um dia.
Borboletanandal 21/02/2022minha estante
A leitura foi muito agradável depois de ler. Eu gostei muito desse livro. ?

lucydiamond 21/02/2022minha estante
QUE ÓDIOOOOOKKKKKKKKKK olha, eu acho que eu fui bem generosa na nota

Borboletanandal 21/02/2022minha estante
Como dizem gosto não se discuti ??

Raquel 09/05/2020

Não me prendeu
É uma releitura de Alice no país das maravilhas, mas tiraram tipo a melhor parte que obviamente é o chapeleiro, beleza ok morfeu e Jeb, o Jeb é tão insignificante. Me pergunto o q vai ter nos outros livros se eu ler vai ser realmente por curiosidade do que essa autora inventou e pra ver o q acontece com a mãe dela.

thaibooks 20/07/2021

O Lado Mais Sombrio: Minha Opinião
Eu confesso que amo tudo que envolve fantasia e principalmente o País das Maravilhas então achei esse livro simplesmente perfeito.

Umas das coisas que mais amei foram todas as referências que tem ao longo do livro por exemplo em questão da tataravó da Alyssa não ter voltado ao reino humano e sim a Rainha Vermelha e a leitura inteira a gente ficar se perguntando o motivo de a Alice ter perdido sua tatuagem.

Eu sou apaixonada por romance e todo esse triângulo amoroso entre a Alyssa, Jeb e Morfeu me fez gritar o livro inteiro. Não tenho nada contra o Jeb mas um personagem de misteriosos, inteligente e de caráter duvidoso como o Morfeu é quase sempre o preferido de todos.

O livro é mais do que perfeito e acho que merece 5 estrelas porque ele realmente entrou no meu coração e embora tenha algumas partes bem chatas não consigo dar uma nota menor pra ele.

Maysa 24/04/2024

Aí gostei muito do livro, teve muitos plots e eu amo plots mas não gostei muito do final pois ela não ficou com quem eu imaginei que ela ficaria. Bom, ainda bem que tem mais 2 livros pela frente.
Ilya 24/04/2024minha estante
Eu te entendo, mas melhora nos próximos. E tem o terceiro tbm q é um spin off legal até

Lírio 24/04/2024minha estante
Cama que o final da saga serve a todos, no extra você verá!