As Cinco Sementes de Laranja

As Cinco Sementes de Laranja Arthur Conan Doyle

Resenhas - As Cinco Sementes de Laranja

Siqueira 14/10/2023

Gostei
Este conto de Sherlock Holmes é muito bom falando de racismo e organização criminosa, gostei da escrita, recomendo

barbara.luna.56 19/02/2023

Sir Arthur Conan Doyle foi mesmo um grande gênio das narrativas. Não poderia deixar de ser diferente neste conto. Só senti que o final careceu de maiores explicações. Mas, como sempre, vale a leitura.

Paty 12/06/2022

Sherlock versus  Ku Klux Klan
Esse conto, no fim das contas, foi a primeira vez em que me recordo de ter ouvido falar sobre a famigerada  Ku Klux Klan. Não é nada muito elaborado, e a investigação é quase nula, mas vale pelo embate.

Thalita R. 23/02/2022

Uma não-tão-grata surpresa
Eu como grande fã do gênero e principalmente do personagem vejo este conto como um meio termo entre os melhores e os "piores" contos do Doyle, acredito que isso seja pela resolução do caso de forma tão insípida.

O caso do homem que teve gerações de pais e figuras paterna vindo a óbito por "mortes acidentais" após o recebimento de uma carta ameaçadora e cinco sementes de laranja tinha tudo para ser um caso com grandes reviravoltas, mas se nem mesmo Holmes se interessou no caso a ponto de evitar alguns acontecimentos quem sou eu para achá-lo incrível.

É interessante mas não sei se seria um caso que eu indicaria para alguém.

Fabio 24/09/2021

Nem Sherlock prevê tudo
Infelizmente uma história de razoável a boa, mas com um potencial enorme. O título é curioso mas o desfecho decepcionante.

Renata 15/06/2020

mediano, quando comparado a outros casos de S.H.
recentemente órfã de sherlock (bbc) e elementary (cbs) (quarentena dando bastante tempo livre pra maratonar diversas séries rs), as cinco sementes de laranja é um conto que ajuda um pouco a aplacar a saudade do detetive da baker street.

mas só um pouco.

o relato do caso é intrigante como os casos mais famosos de SH, mas ele não entrega muita coisa além disso: justamente por ser um conto, o desenvolvimento dele, assim como o desfecho, não são tão detalhados e envolventes como outras obras mais extensas do conan doyle.

por ser um conto curto, é ideal praqueles momentos breves de espera, como uma fila de banco (mas quem é que ainda vai em banco hoje em dia, não é mesmo? rs), o aguardar em ser atendido pelo médico, a espera da comida ficar pronta e por aí vai...

legalzinho, sem grandes surpresas nem grandes reviravoltas. porém sherlock é sherlock.

wagnergs 14/05/2020

Uma história curta mas que demonstra a ótima escrita do Sir Conan Doyle para esse fantástico universo de Sherlock Holmes.

Anderson.Elias 20/10/2018

Minha primeira vez...
... com Sherlock Holmes!
Nunca havia lido nada de Conan Doyle, e ainda estou me acostumando com essa dinâmica de contos, mais rápidos e curtos.
Lerei mais, com certeza, e talvez aprecie melhor este nunca revisita...

Hester1 30/07/2017

Decepcionante! Ainda bem que baixei gratuito pela editora. Dá para antecipar o final e o mais decepcionante é que não há realmente um final. Deu a impressão que tinha perdido o restante das folhas. Ficou no ar.

Helô 18/01/2017

Como não amar Sherlock?
Um conto breve, dinâmico e divertido de Sherlock Holmes: é assim que acredito poder definir "As Cinco Sementes de Laranja".

Apesar de não ser um dos maiores mistérios de Sherlock, é um excelente conto para se ler. Dinâmico, ele não possui o que talvez o leitor gostaria de ver como desdobramentos, mas penso que isso apenas o torna mais próximo da realidade. A inteligência de Sherlock não é extremamente exigida, assim como suas habilidades, mas o fato de apenas ele poder dar credibilidade à situação apresentada pelo seu cliente na história, faz com que a mesma ganhe um sentido especial.

Leitura perfeita para distrair a mente e passar o tempo.

Helô 18/01/2017

Como não amar Sherlock?

Leitura perfeita para distrair a mente e passar o tempo.

Felipe Sampaio 04/01/2017

Resenha: As Cinco Sementes de Laranja, Arthur Conan Doyle
Esse livro se resume a um conto bem curto. Apesar das muitas reclamações sobre o final repentino, as quais concordo, e sobre a falta de elementos que pudessem trazer maior mistério para o caso, vale ressaltar que o próprio autor declara no início se tratar de um relato com "aspectos que nunca foram totalmente esclarecidos e provavelmente nunca serão." Talvez esse linha fosse um mistério do mistério, uma brincadeira do autor. Ainda assim, a forma de escrever é envolvente e talvez por isso a angústia por não ter tido um pouco mais de história para absorver tenha sobressaltado os bons aspectos que se seguiam.

Caique Bossi 30/12/2016

Meu primeiro conto de Sherlock Holmes.
"As cinco sementes de laranja" foi o primeiro contato literário que tive com as palavras de Sir Arthur Conan Doyle.

De maneira simples e com muita fluidez, o autor conduz o leitor em um caso intrigante, com um contexto histórico bem significativo para a interpretação do conto, trabalhando a capacidade analítica do leitor ao decorrer da narrativa.

Além disso, é possível tirar algumas lições bem interessantes do texto, como por exemplo, a fala de Watson:

"Há sempre uma falha, no entanto, no mais bem-urdido dos planos humanos.."

Extremamente recomendado para aqueles, como eu, leigos nas obras deste grande mestre da literatura.

Letícia 10/07/2016

As cinco sementes de laranja é um conto de Sherlock Holmes escrito em 1891. Nesta breve história Conan Doyle conta uma brilhante dedução de Holmes, em um caso estranhíssimo e, mais uma vez, surpreende com o final.

Openshaw é um homem com uma história estranha, uma grande fortuna e marcado para morrer. O problema é que ele não sabe o porque e nem quem está atrás dele. Então ele procura a ajuda de Holmes para se salvar, levando consigo sua sentença de morte: 5 sementes de laranja e uma carta assinada por K.K.K. Essa mesma carta significou o fim de seu tio e depois de seu pai, Ela pede que algo seja feito em troca da segurança do remetente: que os documentos sejam colocados no relógio de sol. Porém o tio dele queimou esses documentos ao receber a carta.

Holmes então sai a procura dos responsáveis pelo crime. Como sempre Doyle utiliza-se de uma situação que, aparentemente, é um beco sem saída, e a transforma em algo possível nas mãos de Sherlock. Porém, o que mais chama a atenção nesse conto é a grande decepção que é o final.

Apesar disso, por ser obra de Conan Doyle, sendo o grande escritor que ele é, e sendo um conto de poucas páginas que leva poucos minutos para se ler, é uma leitura que vale a pena.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-as-cinco-sementes-de-laranja