Cruls

Cruls Jaime Sautchuk




Resenhas - Cruls


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Daniel432 02/01/2016

Expedição pelo Brasil Central
Neste livro, o autor procura mostrar com riqueza de detalhes, inclusive com diversas fotos, os lugares pelos quais a Expedição Cruls passou ao realizar a demarcação do que viria a ser o Distrito Federal, ideia implementada meio século depois por JK.

A expedição leva o nome de seu idealizador, Luiz Cruls, belga de nascimento mas brasileiro por opção.

O autor descreve detalhadamente o ambiente encontrado por Cruls, porém dedica mais atenção a descrever as cidades pelas quais a expedição passou do que a citar detalhes e dificuldades eventualmente enfrentadas pela expedição.

Talvez porque as dificuldades não tenham sido tantas ou porque não há relatos disponíveis a não ser o relatório gerado ao final da expedição, talvez ambos fatores.

Mas, pela leitura do livro, em minha opinião a expedição realmente não deve ter enfrentado grandes dificuldades uma vez que o autor deixa claro que já havia muitos caminhos trilhados por tropeiros e caçadores, e que as atuais Cristalina, Formosa e Pirinópolis já eram povoados à época da expedição que .

A leitura do livro é interessante, principalmente se você já tiver visitado as cidades citadas e também Goiás Velho, antiga capital de Goiás.
comentários(0)comente



ViagensdePapel 08/08/2017

Cruls publicado pela Geração Editorial, é um livro bem curto. Com 160 páginas, a história não-ficcional, relatada pelo jornalista Jaime Sautchuk, fala sobre Luiz Cruls, belga de nascimento, naturalizado brasileiro, e a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, comandada por ele. De sua viagem ao planalto central surge o “Relatório Cruls”, que fala sobre a região e suas características, como a flora, a fauna, as águas e a presença humana.

A expedição realizada por Cruls, de 1892 a 1893, tinha como objetivo demarcar o local para a nova capital no interior da nascente república do Brasil. Hoje, o local abriga Brasília, construída por Juscelino Kubitschek há 53 anos. O livro de Sautchuk analisa, em um relato rico em detalhes, as razões e circunstâncias da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

O “Relatório Cruls”, publicado em 1894, é um detalhado estudo sobre a região central do país. Dividido em nove capítulos, o livro de Sautchuk fala sobre as descobertas de Cruls e a importância do relatório, assim como trata sobre as características físicas da região e como viviam as pessoas que lá habitavam. Além disso, fala sobre como a região se desenvolveu com a transferência da capital.

Louis Ferdinand Cruls, grande ícone deste livro, é quase não mencionado na história do Brasil, mesmo que tenha sido muito importante. Ele nasceu em Diest, na Bélgica, em 1848. Assim como o pai, cursou Engenharia Civil em seu país, entre 1863 e 1868. Durante este período também entrou para o exército e assumiu diversos postos. Porém, seu sucesso no país de origem durou pouco, o que levou-o a vir para o Brasil. Aqui, fez diversos contatos de peso, como com Joaquim Nabuco e D. Pedro II.


Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:


site: http://www.viagensdepapel.com/2014/04/06/resenha-cruls-de-jaime-sautchuk/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR