As Meninas do Quarto 28

As Meninas do Quarto 28 Hannelore Brenner

Resenhas - As Meninas do Quarto 28

Rê_2021 03/11/2021

Impactante
A leitura me tocou bastante. A vida sem valor algum, pessoas tratadas piores que escória. Em muitos trechos me emocionei na tentativa de imaginar o horror que essas pessoas passaram. Crianças que tiveram sua infância e sonhos roubados e todo seu futuro interrompido, mães e pais tentando proteger seus filhos da cruel realidade vivida nos campos de concentração, crianças em sua pureza tentando ser crianças. Triste demais.

Marcia 30/10/2021

Ler sobre o holocausto é sempre difícil, pesado, extenuante espiritualmente. Eu termino de ler e sempre me pego com a mesma pergunta: como o ser humano é capaz de tanta atrocidade?
Este livro reúne relatos de sobreviventes e alguns diários das que não estão mais entre nós que, enquanto crianças, durante a Segunda Guerra, viveram no quarto 28 do Campo de Concentração de Theresienstadt, que abrigava os judeus da República Tcheca.
Nesse Campo, consideradobo "gueto-modelo de Hitler", para enganar a sociedade (com as filmagens) e as visitas da Cruz Vermelha, passaram por lá cerca de 140 mil judeus.
Teresin (nome em tcheco) era uma fortaleza construída no séc 18 e oferecia as condições ideais para abrigar o gueto judeu. Lá aconteceu o extermínio de uma cultura, pois era para lá que a elite da época (professores, pensadores e artistas) eram mandados.
Não é um livro fácil, como tudo relacionado ao assunto, mas é um livro necessário para que a história jamais seja esquecida.
@pedacosdeu

Hadassa 25/08/2021

foi uma leitura díficil, demorei meses para ler esse livro quando normalmente me leva semanas para ler livros assim. ele é como um livro de história da escola. apresenta muitos fatos históricos detalhadíssimos. eu esperava ler sobre as histórias das meninas que viveram no quarto 28, e não os fatos apresentados, que foram basicamente a história da segunda guerra. se algo assim que está procurando pode ser tornar um livro bom mas isso não aconteceu comigo. e não me entenda mal eu amo história, mas não era bem isso que esperava ver nesse livro.

Luiza.GonAalves 22/07/2021

Ótimo documento histórico
O livro é maravilhoso! Aprendi muito sobre a empatia, amizade, etc... As meninas formaram praticamente uma família no gueto.
É um livro que apresenta muita informação, então o ideal é sempre ir marcando tudo. Após terminar a leitura, estou sem fôlego.
Irei voltar em algumas partes para fazer anotações das informações mais importantes. Recomendo muito!

Suliane Araújo 21/07/2021

As meninas do quarto 28
O livro fala sobre o abrigo para meninas em theresinenstadt, como era a convivência com crianças de várias nacionalidades, seus sonhos, medos e o destino de cada uma durante o holocausto.

Bia Cattaneo 26/06/2021

As meninas do quarto 28
Profundo e inspirador. É quase inacreditável que algo tão desumano tenha realmente acontecido. Mas ver como em meio a todo caos, o amor, a amizade e a fé permaneciam é algo que nos faz pensar em como somos ingratos e pelas coisas que temos hoje! Apesar da morte de milhares, o alívio da salvação de alguns e como viveram felizes após a guerra é simplesmente reconfortante.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Bia! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.
Mande uma mensagem para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com ou um direct no Instagram @historiasreaisclube

Bia Cattaneo 13/07/2021minha estante
Bom dia Elem! Muito obrigada pelo convite, eu e um amigo gostaríamos muito de participar, estarei enviando um email logo mais! Tenha um ótimo dia ??

Di 06/06/2021

As meninas do quarto 28
O relato emocionante e sofrido de meninas que ficaram prisioneiras num dos guetos criados pelos nazistas. Uma história de união, amizade, sofrimento e superação.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Di! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Di 11/07/2021minha estante
Que joia....vou sim

Elem 11/07/2021minha estante
Maravilha! Aguardamos você!

Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Tayane! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Kleice 15/03/2021

Acho que esse livro seria melhor se fosse um documentário. A leitura foi bem difícil... não só pelo tema, mas pelo excesso de detalhes artísticos, nomes, datas... Notei alguns erros nessa edição tbm, algumas datas não faziam o menor sentido.

asteuwick 16/02/2021

As sobreviventes do Quarto 28
Para mim foi muito difícil ler esse livro. O tema Holocausto me fere de forma muito forte, derramei muitas lágrimas durante a leitura e segurei o choro muitas vezes também.
Os relatos aqui são reais e tristes, muito tristes.
O trabalho da autora foi incrível, livros assim são necessários, a história nunca deve ser esquecida.

Manda 17/10/2020

lindo e emocionante
Há uns três anos peguei esse livro e não li muito. Talvez por no início é mais parado, porque explica dos encontros das sobreviventes e tudo o mais.
É um livro rico em todos os detalhes do gueto, que emociona, causa ansiedade e raiva. Um ótimo livro de história. Foi uma experiência incrível que agregou ainda mais ao meu conhecimento sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Lab of books 21/09/2020

Emocionante!
Que livro lindo!Em meio a tanto horror durante a 2ª G.M, as mulheres se uniram,criaram laços e se ajudaram.E quando enfim puderam se reunir,relembraram dos momentos que passaram e transformaram em livro.

Tem a resenha completa dele no meu IG: @laboratoryofbooks,me segue lá? :*)

Ana 28/07/2020

Apesar de outros leitores darem um Feedback negativo do livro, e de até eu por vezes o achar muito repetitivo, no geral, eu gostei bastante.
Nos traz um ponto de vista realista do que essas meninas viveram nos anos em que tiveram que viver no Gueto.
E no fim, nos aquece o coração ver que as que conseguiram sobreviver ao holocausto, conseguiram se reerguer e viver bem o resto de suas vidas, a maioria se casou, teve filhos e netos e algumas estão vivas até hoje!

Andressa 20/04/2020

Muita informação
Sempre gostei muito de livros que relatam o nazismo. Mas este, infelizmente não me prendeu. Acredito que o jeito com que as informações são apresentadas não são tão interessantes, o que deixa o livro muito fraco em relação ao conteúdo. Apesar de haver muita história envolvida, achei muito difícil de ler, e queria chegar logo ao fim, mas não por curiosidade, só para acabar mesmo.

Marilia.Ribeiro 04/02/2020

leitura cansativa
A leitura dele é bem cansativa, mas para quem busca por mais relatos sobre o holocausto, ele é bom.