As Meninas do Quarto 28

As Meninas do Quarto 28 Hannelore Brenner

Resenhas - As Meninas do Quarto 28

asteuwick 16/02/2021

As sobreviventes do Quarto 28
Para mim foi muito difícil ler esse livro. O tema Holocausto me fere de forma muito forte, derramei muitas lágrimas durante a leitura e segurei o choro muitas vezes também.
Os relatos aqui são reais e tristes, muito tristes.
O trabalho da autora foi incrível, livros assim são necessários, a história nunca deve ser esquecida.

Manda 17/10/2020

lindo e emocionante
Há uns três anos peguei esse livro e não li muito. Talvez por no início é mais parado, porque explica dos encontros das sobreviventes e tudo o mais.
É um livro rico em todos os detalhes do gueto, que emociona, causa ansiedade e raiva. Um ótimo livro de história. Foi uma experiência incrível que agregou ainda mais ao meu conhecimento sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.
Mande uma mensagem para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com ou um direct no Instagram @historiasreaisclube

Lab of books 21/09/2020

Emocionante!
Que livro lindo!Em meio a tanto horror durante a 2ª G.M, as mulheres se uniram,criaram laços e se ajudaram.E quando enfim puderam se reunir,relembraram dos momentos que passaram e transformaram em livro.

Tem a resenha completa dele no meu IG: @laboratoryofbooks,me segue lá? :*)
Elem 09/07/2021minha estante

Ana 28/07/2020

Apesar de outros leitores darem um Feedback negativo do livro, e de até eu por vezes o achar muito repetitivo, no geral, eu gostei bastante.
Nos traz um ponto de vista realista do que essas meninas viveram nos anos em que tiveram que viver no Gueto.
E no fim, nos aquece o coração ver que as que conseguiram sobreviver ao holocausto, conseguiram se reerguer e viver bem o resto de suas vidas, a maioria se casou, teve filhos e netos e algumas estão vivas até hoje!

Andressa 20/04/2020

Muita informação
Sempre gostei muito de livros que relatam o nazismo. Mas este, infelizmente não me prendeu. Acredito que o jeito com que as informações são apresentadas não são tão interessantes, o que deixa o livro muito fraco em relação ao conteúdo. Apesar de haver muita história envolvida, achei muito difícil de ler, e queria chegar logo ao fim, mas não por curiosidade, só para acabar mesmo.

Marilia.Ribeiro 04/02/2020

leitura cansativa
A leitura dele é bem cansativa, mas para quem busca por mais relatos sobre o holocausto, ele é bom.

Pâmela Sampaio 10/04/2019

EXCELENTE EM CONCEITO. APENAS BOM NA PRÁTICA.
NOTA | 3.5

É sempre bom ver que continuamos empenhados em não esquecer, jamais, as atrocidades cometidas ao longo da Segunda Guerra Mundial. É importantíssimo que livros como este sejam escritos, dando voz á aqueles que tiveram que se manter calados por tanto tempo, e relembrando a minha geração o quê foi o genocídio sistemático de toda uma população.

O livro nos conta as histórias das meninas do quarto 28, do Abrigo para Meninas, do gueto de Theresienstadt. A narrativa salta entre anotações dos diários destas meninas, entrevistas com a sobreviventes, e notas da propria autora. O conceito do livro é excelente -, dar voz a outras vivencias e experiências, manter a memoria viva, e o lembrete de que não devemos permitir que isso ocorra novamente. Entretanto, na prática, é apenas bom. O livro, com suas 416 páginas, é maçante. E a edição não ajudou muito... Há muita repetição de informações e erros ortográficos gritantes.

A autora foca DEMAIS nas peças e óperas apresentadas pelas meninas. Agora, não levem a mal. É incrível como a arte sempre nos acode em momentos de desespero, e é interessante saber que mesmo naquelas situações, as pessoas nunca esqueceram do seu lado artístico. Entretanto, é cansativo ler tanto sobre a mesma coisa; ensaios de peça, poemas, mudança de personagem, mais ensaios, apresentações, poemas, mais ensaio, entrevista com as sobreviventes sobre as apresentações, mais ensaios, e etc. Muito do que foi dito sobre tais apresentações culturais poderia ter sido condensado em apenas um capitulo ou dois. Como eu disse, informações repetidas.

As Meninas do Quarto 28 tinha tudo para ser um livro excelente, mas não foi. Ainda assim, vale a leitura, pois nos conta experiências nunca antes ouvidas de mais vitimas do Holocausto.

Ademir.Tolentino 10/01/2019

As Meninas do Quarto 28
Ler sobre o holocausto as vezes até parace repetitivo, mas sempre quando me apego a esse tema mas vejo como o ser humano precisa evoluir.
Neste livro como em outros que aborda o mesmo tema, notamos o quanto a vida é importante e quanto vale a pena valoriza-lá. Os personagens centrais sempre unidos em um mesmo objetivo, a esperança de sair desse inferno pessoal vivos.
Para isso o compartilhar angústias e esperança é o que resta, até porque não são eles responsáveis por esse estado, e sim um ser humano insano que achava que poderia ser um deus.

Deise.Maria 25/06/2018

Rico em detalhes!
Este livro pra quem nao tem paciência de ler fatos históricos se torna cansativo porque ele é rico detalhes, confesso que tive que ler ele alternando com outro se nao cansaria fácil. O livro ele relata a história de varios sobreviventes e outras vitimas do holocausto, muitos deles nam tem conexao alguma,eu só conseguir entrnder que o campo em Terezin era um disfarce para manobrar a sociedade e a cruz vermelha , a cerca do que os nazistas faziam com seus prisioneiros ,ja no final no entanto achei bem impactante os realtos. Embora muitas partes foram amenizadas. E percebi que alguns trechos fazem paralelo com o livro A Bibliotecaria de Auschwitz quem nao leu leia que também é otimo.
Enfim um livro impactante e assim como tantos outros desse tema deve nos trazer sempre uma lição :nao importa as dificuldades que passamos sempre devemos ter fé e esperança que tudo possa ser superado!
"O seu caminho , as vezes , te levará montanha acima e montanha abaixo,passando por pedras , poças de agua, e montes de neve.Nao importa como será o seu caminho , percorra-o com coragem . Espinha ereta e alegria .assobie .não seja mal humorada, não se lamente ."
Eva Landová

Amanda.Andrade 11/06/2018

Sensível, arrebatador, profundo, fascinante...
As Meninas do Quarto 28 conta a trajetória de meninas que viveram em um abrigo no gueto deTheresienstadt, uma cidade de faz de conta que na verdade era um campo de concentração. Das 60 meninas que viveram no quarto 28, apenas 15 sobreviveram para contar sua história.
Esse livro trás um incrível relato de como vivam os judeus durante a II Guerra Mundial, um tema delicado, mas tratado de uma forma humana. Relatos fortes que por vezes o leitor precisa parar pra respirar um pouco antes que continuar com a leitura.
Alguns pontos negativos do livro é que por serem muitos personagens e nomes parecidos pode causar certa confusão no leitor e até metade do livro a leitura é um pouco arrastada e chata.
Pra quem gosta do tema o livro é uma ótima leitura.
“O seu caminho, às vezes, te levará montanha acima e montanha abaixo, passando por pedras, poças de água e montes de neve. Não importa como será o seu caminho, percorra-o com coaragem, espinha ereta e alegria. Assobie. Não seja mal humorada, não se lamente, aguente! Uma lembrança de Eva Landová”
“Não comece você também a exagerar. È impossível que tudo tenha sido tão ruim. Durante muitos anos , Judith deixou de falar sobre esse tempo.”

Priscila.Carron 25/02/2018

O livro tinha tudo para ser ótimo, mas sabe aquele livro que você quer que acabe logo? Que não te prende? Gosto muito de ler e dificilmente não gosto de algum livro, mas este definitivamente não me prendeu. Há diversos erros de português e as histórias são extremamente confusas, pois o livro conta a história de diversas meninas que viviam no quarto 28, mas na maioria do tempo, eu não conseguia situar e conectar as histórias das personagens. Apesar de ser um documento histórico, o livro é chato de ler, infelizmente.

Linconnc 29/12/2016

Para quem busca mais relatos sobre o Holocausto é ótimo.
Para quem busca mais relatos sobre o Holocausto é ótimo, pois a autora fez muitas pesquisas e o livro é RIQUÍSSIMO em informações e referências.. Porém com o excesso de informações a leitura não é tão centralizada e focada como eu esperava. Acho que principalmente para brasileiros a leitura se torna bem confusa durante as transições de personagens por causa dos nomes nada familiares para nós. Acabei tendo que abstrair os nomes e encarar os relatos como um todo. O livro tem muito conteúdo que ao mesmo tempo é aleatório e complementar. Recomendo!

Cati 28/12/2016

As Meninas do quarto 28
É um livro histórico, então você precisa estar realmente interessado no assunto para pegar o ritmo da leitura.
Dessa forma, historicamente é incrível e eu amei.
Filosoficamente, a mensagem que as meninas passam que mais me marcou foi a de que damos valores altos a coisas que nem são tão importantes para as nossas vidas, pois é preciso muito pouco para viver, porém, os próprios homens impõem que ser "rico" é necessário. Além de que não damos valor ao que temos, até não termos mais.

Marianna 07/08/2016

Um livro emocionante
Uma história emocionante, um dos relatos mais incríveis sobre os judeus durante a II Guerra Mundial, um dos livros mais lindos e humanos que eu já li e recomendo ele a todos.
As meninas do quarto 28 reúne relatos das sobreviventes do Campo de Concentração de Theresienstadt, meninas que viveram juntas no Quarto 28 no Abrigo para Meninas do Gueto. Lá elas praticavam atividades cotidianas, brincavam, escreviam, compartilhavam segredos, sentimentos e tristes despedidas.
O livro foi feito através da pesquisa da autora Hannelore Brenner, ela se reuniu com essas meninas, hoje senhoras, e através de coversas descontraídas e pesquisas detalhadas ela conseguiu um material muito rico.
O protagonista desse livro é o Diário de Helga, nele a menina da época relatou cada momento que viveu no quarto, ela também fala muito sobre as meninas que conheceu, suas amigas e família.
O livro trata de um tema muito delicado de uma forma bonita, além das meninas também conhecemos seus cuidadores, professores e alguns familiares, mergulhamos com elas de forma íntima nessa realidade passada, passamos a torcer pela vida dos personagens reais do livro.
De longe é um dos melhores livros que eu já li sobre o tema, ele é ilustrado com fotos e alguns documentos importantes da época.

Ponto forte: A narrativa é simples e esclarecedora, você se envolve com cada um dos personagens a medida que eles vão aparecendo e que sua história vai sendo contada. As fotos e documentos que compõe o livro são de grande ajuda para podermos imaginar a realidade das pessoas, a todo momento são feitas referências que fizeram parte da história.

Ponto fraco: O livro tem um probleminha de organização dos fatos, confundindo o leitor algumas vezes, mas nada que comprometa totalmente a leitura do mesmo.
Eu com certeza indico ‘As meninas do quarto 28’ para àqueles que gostam do tema, além de ser uma obra muito bonita e verídica vai enriquecer seu conhecimento sobre a perseguição nazista durante a II Guerra Mundial.

site: www.mariollla.com

Fabiana 26/03/2016

Outras visões
O livro cumpre o papel de trazer novas histórias sobre a tragédia do Holocausto. Porém achei um pouco "amenizado".