As Meninas do Quarto 28

As Meninas do Quarto 28 Hannelore Brenner

Resenhas - As Meninas do Quarto 28

Micaela 04/06/2023

Uma história rica em detalhes, sobre um período extremamente terrível para a humanidade. Um livro escrito com muito cuidado e que parece representar muito bem as histórias dos sobreviventes .

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de judeus perderam a pátria, a dignidade e a vida. Suas histórias são muito semelhantes àquelas que já lemos e, ao mesmo tempo, são tão diferentes e únicas quanto seus nomes e o pertences que ficaram para trás.
No livro a autora reúne depoimentos e documentos e conta essa história que viveu.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580449815

Denny Messoliver 18/01/2023

Um soco no estômago
É um livro que emociona e por muitos momentos me peguei pensando,qual teria sido a minha reação diante da situação vivida por cada uma dessas meninas?
Terminei a leitura com uma sensação de peso no coração, me bateu uma sensação de desamparo....
É um livro para refletir.

Maitê Kp 17/01/2023

Ruim
O pior livro de que já li da segunda guerra. Confuso. Chato demais. Narrativa confusa e repetitiva.

Jeh 28/10/2022

Theresienstandt: A cidade modelo!
Um livro incrívelmente rico em detalhes.
Com datas, nomes, cidades, parestes etc... Nos dá detalhes de muitas vidas que se quer poderemos conhecer, mas que seria incrivel se pudessemos e no twrmini twmos a sensação de sermos íntimas de cada uma das mulheres citadas.
O foco do livro é das meninas do quarto 28; então muito conta-se sobre a origem e familias de muitas delas.
Traz tbm muitos editos e relatórios que iam acontecendo em tempo real.
Theresienstandt era a cidade farsa de Hitler e alcançou seu objetivo qndo uma comitiva da cruz vermelha foi visitar o local e fez um relatório lindo do que se passava por lá... É inacreditável de se ler.
Aparentemente, Theresienstandt, era melhor que muito campo de concentração, mas obviamente não estava isento de dor, fome, donça, medo e morte.

O final do livro é incrível, traz o relato das sobreviventes e fotos delas todas velinhas. Após tanto sofrimento elas venceram e eu as admiro de mais, apesar de nunca poder conhece-las, como já disseb é como se ficasse intima de cada uma atraves de suas histórias contadas.
Pode ser um livro um pouco cansativo, mas vale super a pena encara-lo!!

Ana 09/12/2021

Leitura difícil, porém, necessária...
Esse livro foi publicado originalmente em 2004. A autora, Hannelore Brenner, entrevistou e pesquisou sobre as vítimas e sobreviventes de Theresienstadr. Um forte que se transformou num lugar onde os alemães colocaram os judeus ricos para morar, porém, esse lugar era um campo de concentração. Esse lugar Foi usado para disfarçar a crueldade e o antisemitismo, desviando a atenção da imprensa e da cruz vermelha internacional. Na verdade, era usado como exemplo de como eles estavam sendo tratados bem. Porque parecia um lugar ótimo para eles viverem, no entanto, esta não era a realidade.
Ficamos sabendo disso por meio de relatos de algumas sobreviventes que moraram durante dois anos, entre 1942 e 1944 em um quarto de 30 metros quadrados, já que eram separadas de seu pais. O quarto 28.
Nesses relatos emocionantes das garotas de tinham pouco mais de 10 anos de idade quando foram pra lá Sabemos sobre o dia a dia e as péssimas Condições que tiveram que suportar. Helga, Flaska, Zajicek, Marta, Judith, Eva, Handa entre outras. Muitos dos judeus que foram para Theresienstadr, milhares, acabaram sendo depois transferidos para Aushiwitz, onde eram dizimados.
A narrativa se baseia em documentos e em diários das meninas, tbm tem poemas e desenhos delas.
Um detalhe interessante que descobri lendo este livro é que o termo holocausto é considerado pelos judeus errado e preconceituoso. Já que significa a purificação dos pecados por meio da incineração.
O termo correto é Shoah, que na língua judaica significa destruição, catástrofe, ruína.
Sendo assim, é mais correto utilizar a palavra Shoah, já que os judeus não são pecadores e não fizeram nada para merecer o que lhes aconteceu.
É uma leitura difícil de fazer, mas muito necessária. É imprescindível que jamais nos esqueçamos desses tipos de monstruosidades, exatamente para não voltar a acontecer. Ainda mais em tempos tão sombrios como o que estamos vivendo atualmente com a volta de uma extrema direita que propaga absurdos!!!!

Rê_2021 03/11/2021

Impactante
A leitura me tocou bastante. A vida sem valor algum, pessoas tratadas piores que escória. Em muitos trechos me emocionei na tentativa de imaginar o horror que essas pessoas passaram. Crianças que tiveram sua infância e sonhos roubados e todo seu futuro interrompido, mães e pais tentando proteger seus filhos da cruel realidade vivida nos campos de concentração, crianças em sua pureza tentando ser crianças. Triste demais.

Marcia 30/10/2021

Ler sobre o holocausto é sempre difícil, pesado, extenuante espiritualmente. Eu termino de ler e sempre me pego com a mesma pergunta: como o ser humano é capaz de tanta atrocidade?
Este livro reúne relatos de sobreviventes e alguns diários das que não estão mais entre nós que, enquanto crianças, durante a Segunda Guerra, viveram no quarto 28 do Campo de Concentração de Theresienstadt, que abrigava os judeus da República Tcheca.
Nesse Campo, consideradobo "gueto-modelo de Hitler", para enganar a sociedade (com as filmagens) e as visitas da Cruz Vermelha, passaram por lá cerca de 140 mil judeus.
Teresin (nome em tcheco) era uma fortaleza construída no séc 18 e oferecia as condições ideais para abrigar o gueto judeu. Lá aconteceu o extermínio de uma cultura, pois era para lá que a elite da época (professores, pensadores e artistas) eram mandados.
Não é um livro fácil, como tudo relacionado ao assunto, mas é um livro necessário para que a história jamais seja esquecida.
@pedacosdeu

Hadassa 25/08/2021

foi uma leitura díficil, demorei meses para ler esse livro quando normalmente me leva semanas para ler livros assim. ele é como um livro de história da escola. apresenta muitos fatos históricos detalhadíssimos. eu esperava ler sobre as histórias das meninas que viveram no quarto 28, e não os fatos apresentados, que foram basicamente a história da segunda guerra. se algo assim que está procurando pode ser tornar um livro bom mas isso não aconteceu comigo. e não me entenda mal eu amo história, mas não era bem isso que esperava ver nesse livro.

Luiza2381 22/07/2021

Ótimo documento histórico
O livro é maravilhoso! Aprendi muito sobre a empatia, amizade, etc... As meninas formaram praticamente uma família no gueto.
É um livro que apresenta muita informação, então o ideal é sempre ir marcando tudo. Após terminar a leitura, estou sem fôlego.
Irei voltar em algumas partes para fazer anotações das informações mais importantes. Recomendo muito!

Suliane Araújo 21/07/2021

As meninas do quarto 28
O livro fala sobre o abrigo para meninas em theresinenstadt, como era a convivência com crianças de várias nacionalidades, seus sonhos, medos e o destino de cada uma durante o holocausto.

Bia Cattaneo 26/06/2021

As meninas do quarto 28
Profundo e inspirador. É quase inacreditável que algo tão desumano tenha realmente acontecido. Mas ver como em meio a todo caos, o amor, a amizade e a fé permaneciam é algo que nos faz pensar em como somos ingratos e pelas coisas que temos hoje! Apesar da morte de milhares, o alívio da salvação de alguns e como viveram felizes após a guerra é simplesmente reconfortante.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Bia! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.
Mande uma mensagem para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com ou um direct no Instagram @historiasreaisclube

Bia Cattaneo 13/07/2021minha estante
Bom dia Elem! Muito obrigada pelo convite, eu e um amigo gostaríamos muito de participar, estarei enviando um email logo mais! Tenha um ótimo dia ??

Di Morais 06/06/2021

As meninas do quarto 28
O relato emocionante e sofrido de meninas que ficaram prisioneiras num dos guetos criados pelos nazistas. Uma história de união, amizade, sofrimento e superação.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Di! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Di Morais 11/07/2021minha estante
Que joia....vou sim

Elem 11/07/2021minha estante
Maravilha! Aguardamos você!

Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Tayane! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Kleice1 15/03/2021

Acho que esse livro seria melhor se fosse um documentário. A leitura foi bem difícil... não só pelo tema, mas pelo excesso de detalhes artísticos, nomes, datas... Notei alguns erros nessa edição tbm, algumas datas não faziam o menor sentido.