As Meninas do Quarto 28

As Meninas do Quarto 28 Hannelore Brenner

Resenhas - As Meninas do Quarto 28

Kleice 15/03/2021

Acho que esse livro seria melhor se fosse um documentário. A leitura foi bem difícil... não só pelo tema, mas pelo excesso de detalhes artísticos, nomes, datas... Notei alguns erros nessa edição tbm, algumas datas não faziam o menor sentido.

Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Tayane! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.
Mande uma mensagem para o e-mail historias.reais.clube@gmail.com ou um direct no Instagram @historiasreaisclube

Lab of books 21/09/2020

Emocionante!
Que livro lindo!Em meio a tanto horror durante a 2ª G.M, as mulheres se uniram,criaram laços e se ajudaram.E quando enfim puderam se reunir,relembraram dos momentos que passaram e transformaram em livro.

Tem a resenha completa dele no meu IG: @laboratoryofbooks,me segue lá? :*)
Elem 09/07/2021minha estante
Olá! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

asteuwick 16/02/2021

As sobreviventes do Quarto 28
Para mim foi muito difícil ler esse livro. O tema Holocausto me fere de forma muito forte, derramei muitas lágrimas durante a leitura e segurei o choro muitas vezes também.
Os relatos aqui são reais e tristes, muito tristes.
O trabalho da autora foi incrível, livros assim são necessários, a história nunca deve ser esquecida.

Luiza.GonAalves 22/07/2021

Ótimo documento histórico
O livro é maravilhoso! Aprendi muito sobre a empatia, amizade, etc... As meninas formaram praticamente uma família no gueto.
É um livro que apresenta muita informação, então o ideal é sempre ir marcando tudo. Após terminar a leitura, estou sem fôlego.
Irei voltar em algumas partes para fazer anotações das informações mais importantes. Recomendo muito!

Priscila.Carrari 25/02/2018

O livro tinha tudo para ser ótimo, mas sabe aquele livro que você quer que acabe logo? Que não te prende? Gosto muito de ler e dificilmente não gosto de algum livro, mas este definitivamente não me prendeu. Há diversos erros de português e as histórias são extremamente confusas, pois o livro conta a história de diversas meninas que viviam no quarto 28, mas na maioria do tempo, eu não conseguia situar e conectar as histórias das personagens. Apesar de ser um documento histórico, o livro é chato de ler, infelizmente.

Ana 28/07/2020

Apesar de outros leitores darem um Feedback negativo do livro, e de até eu por vezes o achar muito repetitivo, no geral, eu gostei bastante.
Nos traz um ponto de vista realista do que essas meninas viveram nos anos em que tiveram que viver no Gueto.
E no fim, nos aquece o coração ver que as que conseguiram sobreviver ao holocausto, conseguiram se reerguer e viver bem o resto de suas vidas, a maioria se casou, teve filhos e netos e algumas estão vivas até hoje!

Suliane Araújo 21/07/2021

As meninas do quarto 28
O livro fala sobre o abrigo para meninas em theresinenstadt, como era a convivência com crianças de várias nacionalidades, seus sonhos, medos e o destino de cada uma durante o holocausto.

Manda 17/10/2020

lindo e emocionante
Há uns três anos peguei esse livro e não li muito. Talvez por no início é mais parado, porque explica dos encontros das sobreviventes e tudo o mais.
É um livro rico em todos os detalhes do gueto, que emociona, causa ansiedade e raiva. Um ótimo livro de história. Foi uma experiência incrível que agregou ainda mais ao meu conhecimento sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial.

Deise.Maria 25/06/2018

Rico em detalhes!
Este livro pra quem nao tem paciência de ler fatos históricos se torna cansativo porque ele é rico detalhes, confesso que tive que ler ele alternando com outro se nao cansaria fácil. O livro ele relata a história de varios sobreviventes e outras vitimas do holocausto, muitos deles nam tem conexao alguma,eu só conseguir entrnder que o campo em Terezinha era um disfarce para manobrar a sociedade ja no final no entanto achei bem impactante os realtos embora muitas partes foram amenozadas. E percebi que alguns trechos fazem paralelo com o livro A Bibliotecaria de Auschwitz quem nao leu leia que também é otimo.
Enfim um livro impactante e assim como tantos outros desse tema deve nos trazer sempre uma lição :nao importa as dificuldades que passamos sempre devemos ter fé e esperança que tudo possa ser superado!

Andressa 20/04/2020

Muita informação
Sempre gostei muito de livros que relatam o nazismo. Mas este, infelizmente não me prendeu. Acredito que o jeito com que as informações são apresentadas não são tão interessantes, o que deixa o livro muito fraco em relação ao conteúdo. Apesar de haver muita história envolvida, achei muito difícil de ler, e queria chegar logo ao fim, mas não por curiosidade, só para acabar mesmo.

Hadassa 25/08/2021

foi uma leitura díficil, demorei meses para ler esse livro quando normalmente me leva semanas para ler livros assim. ele é como um livro de história da escola. apresenta muitos fatos históricos detalhadíssimos. eu esperava ler sobre as histórias das meninas que viveram no quarto 28, e não os fatos apresentados, que foram basicamente a história da segunda guerra. se algo assim que está procurando pode ser tornar um livro bom mas isso não aconteceu comigo. e não me entenda mal eu amo história, mas não era bem isso que esperava ver nesse livro.

Simone 14/08/2014

Cinco Estrelas
De fato, a pesquisa desta incansável mulher merece cinco estrelas. Em meu julgamento, subtrai uma estrela por ter encontrado vários erros de ortografia, até mesmo de concordância, o que é, no mínimo, a base para uma boa leitura. Mas, de qualquer forma, acompanhar a história não só destas meninas, mas de tantas outras vítimas do Holocausto, muitas destas sem reconhecimento ou nomes estampados para o grande público, é uma viagem que requer paciência, compreensão e sobretudo, empatia. Histórias, mesmo as tristes, não podem se perder no tempo, e Hannelore, nesta obra, defendeu este pensamento com excelência.
Marcia 06/03/2017minha estante
Eu, particularmente, não gostei muito e dei 3 estrelas. Achei massivo e confuso, mal organizado. Além disso, o livro é raso ao tratar de um assunto tão denso, que poderia ser melhor explorado. Mas os erros ortográficos / gramaticais e problemas de concordância nominal / verbal são falhas da tradução / revisão, e não da autora, que sequer é brasileira.

MarioLuiz 10/03/2017minha estante
Erros na ortografia acredito que deve ser creditado à tradução e revisão, que alis parece ser um vicio na Editora Leya. Em minha opinião cinco estrela com louvor, por ter explorado um assunto já bem batido mas por uma perspectiva bem original e que exigiu mutia pesquisa, tempo e viagens. Coloco Hannelore Brenner, por este livro, no time da laureada com o Nobel Svetlana Alexievich.

Roberta 23/01/2015

Edição deixa a desejar
A história é fascinante, o trabalho de pesquisa minucioso, e a entrega das sobreviventes admirável, mantendo a história que tanta gente insiste em dizer que não aconteceu viva em todo o seu terror.
A duas estrelas que tirei foram principalmente por causa da edição. O livro apresenta erros de português e concordância; as notas estão todas agrupadas no final do livro, divididas por capítulo, dificultando a leitura dos adendos que enriquecem a história; não sei se pode ser um problema de tradução, mas a leitura por vezes fica confusa, pois muitas das sobreviventes tem nomes iguais e é difícil ter certeza sobre quem é exatamente a pessoa referida no momento, ou mesmo de quem é o diário citado. Já em se tratando do livro em si, algumas histórias ficam incompletas, na minha opinião, pois você vê a foto, vê a data de nascimento e morte, mas não sabe o que aconteceu com aquela pessoa. Isso acontece com muitas personagens. Eu, pelo menos, fiquei curiosa, pois como essa pessoa está citada no livro, ela foi importante para as meninas.

Di 06/06/2021

As meninas do quarto 28
O relato emocionante e sofrido de meninas que ficaram prisioneiras num dos guetos criados pelos nazistas. Uma história de união, amizade, sofrimento e superação.
Elem 09/07/2021minha estante
Olá, Di! Sou colaboradora do Histórias Reais - Clube de Leitura e neste mês estamos lendo "As meninas do quarto 28". No dia 02/08 às 19:30, teremos uma Roda de Conversa pelo Google Meet com a participação de: Rolande Fichberg (sobrevivente), Sofia Levy (especialista em Holocausto) e Juliane Liz (YouTuber). Vem conversar com a gente! Temos um grupo no WhatsApp para ir conversando ao longo da Leitura também.

Di 11/07/2021minha estante
Que joia....vou sim