Ressurreição Jason Mott

Resenhas - Ressurreição

PITUCALELE 26/04/2023

Ressurreição
Uma distopia que tinha tudo p ser uma,excelente história, a premissa é muito boa, os mortos um belo dia, começam a voltar para sua famílias virando um problema mundial de superpopulação, protestos e há os familiares que não aceitam esses Ressurgidos como humanos. Me parece que é uma trilogia, aqui no Brasil só lançaram o primeiro, talvez a história engrenasse p frente, mas, valeu a experiência.

Lulukabooks 31/03/2023

Um bom livro, trás várias reflexões sobre o nosso posicionamento quanto aos acontecimentos que nos rodeiam.
Muita conotação religiosa.
Foi um pouco difícil de ler, bastante lento.

09/12/2021

Pensando até agora
Comecei a leitura com baixa expectativa devido à nota aqui do skoob. E que bela surpresa. Um livro com a escrita dinâmica, personagens interessantes e o ponto principal da história totalmente intrigante. Uma ficção que se viesse à realidade seria algo louco, como foi para as pessoas do livro. E que reflexão apresentou, o que pensar, os sentimentos, a vida não vivida. Recomendo!

Dani 10/03/2020

Leitura fácil
Um dos livros que eu engato na leitura e nem percebo o tempo passar. Meu primeiro contato com esse escritor talentosíssimo que descreve situações com maestria.
O rumo da história em si não teve muitas surpresas e emoções. E nem muita explicação, na minha opinião poderia ter tido muito mais recheio nesse sanduíche apocalíptico.
Interessante, mas mais para passar o tempo. Não foi muito marcante.

Pandora 12/10/2017

Jacob Hargrave morreu afogado no dia em que completava oito anos, em 1966. Quase 50 anos depois, ele reaparece na porta da casa de seus pais, ainda com oito anos, lembrando-se perfeitamente dos pais, da casa, de sua vida com eles. Ele não é único; em todo o mundo pessoas estão voltando à vida inexplicavelmente.

É comum dizermos que gostaríamos de ver mais uma vez alguém que amamos e que morreu, seja para nos despedirmos apropriadamente, seja para pedirmos desculpas, para passarmos um tempo juntos, para dizermos o que não foi dito, para nos abraçarmos. E se isto fosse possível?

Quando Jacob volta à vida, sua mãe o acolhe sem questionamentos, enquanto o pai permanece reticente. Há os que querem ver e conviver com os seus parentes e os que preferem que as coisas continuem como estão. Movimentos pró e anti ressurgidos (como são chamados os renascidos) se instalam em todo o mundo, gerando brigas e confrontos. Há até mesmo pessoas que querem que os novos vivos sejam eliminados.

A premissa do livro é muito boa. Mas a narrativa de Jason Mott é confusa e arrastada, fazendo com que várias questões importantes fiquem esmorecidas e, em contrapartida, cenas e diálogos um tanto supérfluos tenham destaque. É como se o autor tivesse várias boas ideias, mas não conseguisse colocá-las propriamente em ordem, definindo sua relevância. Alguns acontecimentos narrados poderiam ser muito impactantes se tivessem sido melhor explorados. Acho que faltou também abarcar outras teorias que não a religiosa; Lucille, a mãe de Jacob é batista fervorosa e um dos personagens é um pastor, mas não há no livro nenhum cientista, por exemplo.

De todo modo, é um livro sobre vida e morte e sobre seres humano... e seres humanos, meus amigos, quando se sentem acuados são capazes das piores coisas. Neste sentido, as reflexões sugeridas neste Ressurreição são super válidas.

MariFontes 06/06/2017

Tem que ler até o fim
Sou daquelas que mesmo que não me encante com o livro, se começei vou até o fim! Mais uma vez essa prática me vale! Ressureição tem um enredo lento que me fez penar durante meses, mas no final pega ritmo e tem um desfecho que compensa, que te leva a refletir. Por que as pessoas estão voltando? Como isso pode acontecer? Perguntas que você se faz no início, mas já não importam tanto no fim.
Pandora 11/10/2017minha estante
Ah, que bom que li sua resenha! Aliás, só o título já me deu forças. Obrigada!

MariFontes 11/10/2017minha estante
É daqueles livros que você tem que persistir, mas pra mim valeu a pena. Boa leitura, espero que você também goste!

Matheus 03/09/2016

Ressurreição
Conheci o livro por causa da série da ABC intitulada com o mesmo nome. Adorei a série e resolvi dar um oportunidade ao livro. Confesso que me decepcionei um pouco, pois a narrativa foi bastante lenta e repetitiva. O final foi bastante confuso e deixou perguntas em aberto. No fim, valeu a pena ter lido, porque a história trata da reação das pessoas àquela situação tão inusitada. O livro conseguiu se expressar muito bem emocionalmente, mas a história em si, principalmente o final, foi um, tanto quanto "forçado", na minha opinião.

Hedlen 08/04/2016

Sobre "Ressurreição"
"Ressurreição" vai muito além da história de mortos ressurgindo, trata-se do renascimento daqueles que, junto com a morte de seus entes queridos, morreram emocionalmente.

Dani 10/03/2016

Ressurreição - Ressurreição # 01
O que você faria se pudesse dizer algo para uma pessoa que partira há muito tempo? Esta já é uma pergunta difícil de responder o suficiente, mas tem mais: e se você pudesse ter essa pessoa de volta?
Harold e Lucille Hargrave, em 1966, perderam o filho único, Jacob, no dia em que ele completava apenas oito anos. A dor do casal foi imensa mas, com o tempo, se tornando menor até que hoje, tantos anos depois, eles vivem confortavelmente, aceitando o que aconteceu.
Até que um dia, agora que o casal de idosos já está em paz, Jacob simplesmente apareceu na porta de sua casa, ainda um garotinho como se nada tivesse acontecido e eles ainda estivessem em 1966.
O casal não sabe se fica chocado ou feliz. Este estranho fenômeno não está acontecendo somente naquela pequena e pacata cidade, como em todo o mundo.
Pessoas que estavam mortas há anos simplesmente reaparecem, em qualquer país e a qualquer momento. Há pessoas do governo responsáveis por levar às suas casas e famílias, se estas possuírem, os ressurgidos, mas há muita revolta da população, que não tem certeza se deve ver isto com bons olhos.
Quem são eles? Seriam realmente seus familiares ou demônios? Por que estão ressurgindo?
Este livro veio parar na minha estante por acaso, então comecei sem grandes expectativas. Havia lido poucas resenhas e me surpreendi com o quanto me envolvi. O enredo, para mim, foi bem diferente e original, e ficava curiosa para saber se seria explicado o que estava ocasionando aquele fenômeno e como isso afetaria o mundo.
A narrativa em terceira pessoa foca, principalmente, em Harold e Lucille, um casal idoso típico de cidades pequenas, ele mal humorado, ela uma senhora doce, e os dois brigam muito mas são incapazes de viver sozinhos. Mas há outros personagens de grande importância, como um agente do governo e outros civis.
Uma coisa que gostei muito foi o fato de, a cada capítulo, ser mostrado um novo ressurgido e um pouco de sua história, em qualquer canto do mundo. Algumas foram realmente simpatizantes.
Além da estória, do caos provocado à população, o mistério sobre os ressurgidos, Jason Mott cria muitas reflexões com os acontecimentos. É impossível não refletir sobre a morte, sobre a perda de entes queridos, como isso afeta nossa vida, como, ás vezes, não temos a chance de dizer tudo que precisamos a alguém antes que essa pessoa parta, as dores que apenas o tempo cura.
É também abordado muita religião, como as coisas podem ser milagres dependendo da forma como se enxerga.
Ressurreição é um livro carregado de reflexões, além do enredo instigante e personagens bem construídos, todos com suas histórias. O final toma rumos que não me agradaram, sinceramente, e alguns bem tristes, além de não haver uma explicação concreta, que exige interpretação.
Mesmo assim, é uma obra que, acredito, todos devem ler pela quantidade de reflexões e mensagens importantes.

Sobre a adaptação~
Este livro inspirou uma série de mesmo nome, da emissora ABC. Sinopse: Baseada na obra homónima de Jason Mott, a trama questiona o que acontece quando entes queridos, que estão mortos, de repente aparecem à sua porta como se nada tivesse acontecido. Este é justamente o evento que começa a acontecer em Arcadia, abalando a rotina dos moradores da pequena cidade.
No episódio piloto o agente de imigração Martin Bellamy, estará na cidade para descobrir a identidade de um garoto misterioso que alega ser o filho, há muito tempo morto, do casal Harold (Kurtwood Smith) e Lucille (Frances Fisher). Fonte: Filmow.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/03/resenha-ressurreicao-ressurreicao-01.html

Marselle Urman 18/02/2016

Mais uma idéia original sub aproveitada pela falta de criatividade
Alguns mortos voltaram à vida.
Por quê? E só alguns?!?
R: Porque sim, Zequinha, e só parte deles - não sei porque e não me pergunte.

E é isso...O resto do livro é só um passeio focado nas emoções das pessoas ( os "vivos vivos", que fique claro, temos muito pouco conhecimento dos sentimentos dos Retornados e porque eles ficaram tão apáticos ) e até praticamente o final, é chato pra danar.

Nada mais a dizer. Nada aqui me faria ler continuações.

SP, 18/02/2016
humberto.carlosb.jj 27/07/2016minha estante
Eu também achei isso, uma ideia original, muito mal aproveitada. Tantos caminhos podiam ser seguidos, mas o autor preferiu margear apenas o simples, sem dar explicações ou chocar mais.

Dani 10/03/2020minha estante
Exatamente!!!!!!

Jhosy 18/03/2015

Diferente do seriado? Sim! Ruim por isso? Não!
Termino de ler Ressurreição com um sentimento agridoce.
Meu primeiro contato foi com o seriado que foi baseado no livro e, minhas expectativas estavam já induzidas a algo por isso.
O livro é bem diferente. Tem personagens que nem se assomam no seriado e vice-versa, mas ambos me agradaram.
A escrita de Jason Mott é muito fluida e de fácil compreensão. Tem um humor seco implícito, que me agradou muito.
As características de seus personagens são peculiares e agradáveis e as reflexões deles são incríveis.
Eu gostei e muito!
Avaliei com uma nota 4 porque o final, além de me pegar desprevenida, me deixou com a sensação de algumas coisas ficaram inexplicadas.

Vitor850 10/03/2015

Ressurreição
Antes de começar quero avisar que ainda não assisti à série por n motivos, e não sei quando assistirei por também n motivos. Começo falando que o livro não é lá grandes coisas, faltaram algumas coisas, mas o tema é muito interessante, e Mott soube usá-lo muito bem. A história tem uma premissa muito boa, mas faltou um pouco de desenvolvimento da mesma. Dentre os livros que li com esses temas foi Sob a redoma (link abaixo) que eu mais gostei.
O livro já começa com Martin Bellamy, um homem que trabalha para a Agência Internacional para os Ressurgidos, ou como o chama Harold: "o homem da Agência", batendo em sua porta com seu filho Jacob, morto em 1966 no dia de seu aniversário. Mas um pouco antes disso, Harold e Lucille conversavam sobre os ressurgidos, onde Harold acredita que os ressurgidos não são pessoas de verdade e Lucille que eles são "os mortos que caminharão sobre a terra." de acordo com a Bíblia, ou seja, Lucille acha que os ressurgidos são demônios. Mas isso muda quando seu filho de oito anos aparece na sua porta tantos anos depois de sua morte.
Os capítulos são intercalados por passagens, se assim podemos chamar, de pessoas que retornam do mundo dos mortos. Algumas dessas pessoas são "avulsas", estão ali, ao meu ver, para preencher alguns espaços e explicar algumas coisas sobre os ressurgidos, mas alguns são parentes dos vivos que rodeiam os Hargrave. E também há muitos flash-back do personagens principais, por exemplo como Jacob morreu. Vale ressaltar também que o centro da história se passa na pequena cidade estadunidense de Arcadia, onde todos se conhecem e sabem tudo o que acontece na mesma. O problema se torna maior quando o exército resolve criar uma área onde os ressurgidos indesejados, no princípio, e depois todos os outros, ficam em uma prisão, sem poderem sair das grades que os cercam. O problema é que essa "prisão" de ressurgidos acaba desagradando alguns, como Fred Green e sua turma, que acreditam que os ressurgidos não deveriam voltar à vida, e acabam arrumando confusão, chegando até a matar sem querer.
Voltando ao Harold, no começo ele é seco com seu filho ressurgido, mas com intervenções de Lucille ele acaba se abrindo e permitindo-se ser pai mais uma vez depois de tantos anos. Já Lucille logo após que vê seu filho vivo o aceita em sua vida novamente e esquece que os ressurgidos são demônios. A construção de ambos os personagens são bem feitas, com as brigas entre marido e mulher depois de vários anos de casamento. E depois de quarenta anos, mais ou menos, sem o filho, eles aprenderam a curar suas cicatrizes e fortalecer o relacionamento.
Martin Bellamy é um personagem muito interessante e não esperava algo dele lá no meio do livro. Ele é um cara muito simpático e que sabe controlar muito bem as conversas que tem com as pessoas que ele entrevista sobre os ressurgidos familiares. Ao longo do livro conhecemos mais ele devido às conversas que ele tem com Harold quando o mesmo está preso junto com o filho (será que isso é considerado spoiler? Se considerarem como, desculpem-me).
Acho que é só isso que tenho a falar sobre Ressurreição. Não quero falar mais porque pode ser spoiler o que for dito daqui em diante. E também porque o livro não me prendeu tanto assim para poder absorver tudo o que ele estava me passando, mas as questões de fé, amor, moral e responsabilidade eu consegui captar, e muito bem. Teve momentos em que eu sentia-me na pele do personagem, sentia sua dor ou alegria. Não chorei, mas ri um bocado em raras passagens. Enfim, considero que você deva ler Ressurreição devido aos temas que Mott explora muito bem.

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/2015/03/ressurreicao-de-jason-mott.html

Álisson Ferreira 16/01/2015

Instigador
Livro trata da um acontecimento mundial, fictício, que ocorre com as pessoas que já faleceram.
Aparentemente parece ser o foco do drama, mas com o desenrolar percebemos o quanto somos instigados a rever nossos valores e comportamento frente a situações adversas.

Entretenimento leve e fácil entendimento.

Livro é bem distante da série da TV que passa na AXN com o mesmo nome.
Eduardo.Augusto 06/08/2016minha estante
Muito chato. Não recomendo. Texto cansativo, história sem movimento. Seria interessante se houvesse suspense, narrativa fluida... Mas ao longo do história, os personagens se tornam cada vez mais apáticos e a história vai ficando cada vez mais sonífera. A série de TV Resurrection, baseada nesse livro, é incomparavelmente melhor.
Houve uma determinada parte, em que achei que fosse acontecer um "up" na história, mas nada aconteceu. Os ressurgidos vão aparecendo e lotando um pequenina cidade e nada flui.
Decepcionante. Assisti a série antes e foi inevitável uma comparação. Mas mesmo se eu tivesse lido o livro antes, com certeza não teria gostado.