End of Days

End of Days Susan Ee

Resenhas - Untitled

Mariana 18/11/2015

Eletrizante. Violento
Eu confesso que quando comecei a ler "Angelfall", o livro 1 da trilogia, eu não dava nada para o livro. Expectativa realmente zero. Mas, Susan Ee conseguiu uma mistura que poucos autores conseguem: juntar algo duvidoso, colocar com muita violência e um romance ao estilo Romeu e Julieta. Duvidoso porque livros sobre anjos, em sua maioria, eu não consigo nem terminar e quando termino acabo não gostando. Porém, a escrita dela é rápida, o livro está cheio de cenas violentas - porque, veja bem, estamos sendo atacados por criaturas que não fazem parte do nosso cotidiano - e o romance... Torci por eles até a última página. Resultado: amei toda a trilogia Penryn & the End of Days.

Conseguimos ver a evolução da Penryn, que no início da trilogia só conseguia falar da irmã, ela cresceu e evoluiu ao longo do livro e com tantas atrocidades que ela viu, não era para menos né? Ela passou por muita coisa ao longo dos três livros. E o que falar do Raffe? Sempre sarcástico, que é sua melhor característica por sinal. Por falar em Raffe, sua influência com os anjos é bem explorada no livro. O lado político também é muito mencionado no livro e as tais criaturas criadas pelos anjos estão muito piores nesse livro, ou seja: espere um livro bem violento.

A conclusão de Angelfall é épica e a notícia mais feliz desse mês para quem gosta (ou quem pretende ler a trilogia) é que a Verus editora vai publicar os livros aqui no Brasil!

site: http://vivacafeina.blogspot.com.br/2015/11/end-of-days-susan-ee.html
Sara 27/11/2015minha estante
Vão publicar no Brasil? meu deus! meu deus! MEU DEUS!!! to morrendo, de verdade..... Literalmente, acabei de terminar o segundo, e não tenho como ler o terceiro, estou falecendo.... Você melhorou meu dia, obrigada!!!

Carol 03/04/2016minha estante
eu li o primeiro achei muito bom de fato é tão dificil ter uma protagonista legal assim, rápida nas coisas, sem ser mimizenta.

tori 10/04/2021

Achei um final bom e à altura da história, mas realmente esperava um pouco mais da conclusão da trilogia.

nadi.bortoluzzi 04/11/2022

Cade meu final épico? ?
Esta é uma review para a conclusão da trilogia Penryn e The End of Days. Ainda estou esperando por essa conclusão porque me recuso a acreditar que o que acabei de ler foi isso. Não é que End of Days tenha sido necessariamente ruim ou mal escrito. Não é isso não. A escrita é consistente com seus os dois livros anteriores e o romance em si foi satisfatório.

Começa exatamente onde World After parou - Raffe com Penryn em seus braços, voando, e Paige sentada no corpo de Beliel, que está sendo carregado por locusts. Por favor, presta atenção que se você está lendo este livro, o reencontro de Penryn e Raffe aconteceu na noite anterior. O primeiro encontro deles em Angelfall aconteceu cerca de duas semanas atrás, porque Angelfall e World After cobrem cerca de dez dias de sua jornada. Isso é o quão cheio de acontecimentos e enorme esta série é.

Penryn, apesar de ser inconscientemente fofa e adorável, sempre foi uma personagem feminina forte e autoconfiante, mas nesta parte final, Susan Ee leva sua qualidade de durona a um nível totalmente novo. Ela não é apenas uma garota humana corajosa; ela é uma lutadora. Ela representa a humanidade. A Daughter of Man.

Raffe, por outro lado, sempre foi um crente feroz e seguidor das regras angelicais, mas neste livro, a batalha entre suas responsabilidades e seu coração fica mais difícil. Ele não é apenas um arcanjo; ele é um guerreiro. Ele representa os anjos. An enemy soldier.

Ele não pode ser distraído por uma Filha do Homem, mas o fogo pode ser tentador.

?Just this once,? he says almost more to himself than to me. ?Just one moment.?

Estou loucamente apaixonada pelo relacionamento de Raffe e Penryn não apenas por causa de sua química intensa, mas também por causa de sua grande camaradagem. Ele não é apenas um anjo para ela, ela não é apenas uma humana para ele; são parceiros. Eles representam sua própria raça, mas são leais um ao outro. Um time.

E por causa disso:

Eu não queria um final satisfatório para a jornada de Penryn e Raffe. Isso era para ter sido épico. Terra se estilhaçando. As emoções deveriam estar voando fora de controle em um animal sem senso de direção, exceto para cima! E não foi, foi simples e calmo.

De qualquer forma, é uma ótima trilogia e eu recomendo 100%.

Ananda.anandareads 30/05/2016

Vou sentir tanta saudade!
Nossa, não sei se tenho estruturas para fazer um resenha desse livro. Posso parecer dramática, mas quem me conhece sabe, o quanto eu sou apaixonada por esses livros e adiei ler esse último livro até o último minuto só para não ter que me despedir.

Nessa conclusão maravilhosa, sofremos (e muito) junto com Penryn e Raffe e os demais personagens. O livro começa aonde tinha parado em World After. Com Raffe levando Penryn para um local seguro provisório, junto com Paige e os escorpiões-gafanhotos dela.
Vemos uma evolução no 'relacionamento' de Penryn e Raffe, os sentimentos que surgiram timidamente nos livros anteriores, tem um crescimento considerável nesse livro. Mas isso não é o mais importante. Vemos a briga na política dos anjos, como Uriel conseguiu subir ao poder e o que Raffe, com a ajuda de Penryn, precisará fazer para não deixar que o terrível anjo ganhe o título de mensageiro.
A batalha final acontece aqui nesse livro. Me senti aflita tantas vezes que nem sei explicar. E quando você acha que está tudo perdido, a Susan vai lá e te mostra uma saída.

Esse livro foi sofrido viu? rs, diziam que estava para nascer alguém que sofreu mais do que a Katniss nas arenas dos jogos vorazes, mas a Penryn está aqui para provar que ela superou rs. Penryn sofre muito, passa por situações mega difíceis, mas se mantém firme até o fim, ela me inspira. Ela é humana, sente medo, dor, receios, mas se mantém firme pela sua família, pelo seu povo, pelo seu amor. Penryn já era madura desde o primeiro livro, mas nesse, pude comprovar o quanto ela é foda, e eu amo amo amo essa personagem.

Paige também foi uma personagem que evoluiu bastante, teve um grande destaque no livro e uma grande importância na batalha final. A mãe de Penryn continua a mesma doidinha rs, mas ela se mostrou muito mais útil do que imaginávamos, nesse livro.

Pude também, conhecer e aprofundar um pouco mais na história de Beliel e entender do porquê que ele se virou contra Raffe. Assim como, somos apresentadora aos vigilantes de Raffe que caíram por ter tido um relacionamento com as "filhas dos homens".

E o que dizer de Raffe? Nossa, sou apaixonada por ele, ele é um personagem tão incrível, completo, engraçado e enigmático, ele é maravilhoso, senti um pouco de falta de ser introduzida um pouco mais na história dele, coisa que a Susan deixou passar, mas amei ele do mesmo jeito.

O livro é lindo, chorei porque esse é o último livro dessa trilogia que me ganhou de cara e que relutei em dizer adeus. Algumas partes senti uma certa enrolação da autora, o que tornou esse último livro um pouco arrastado, mas não deixou de ser bom. Amei como Raffe e Penryn não são apenas o casal "imperfeito" kk, mas uma ótima equipe. Vou sentir tanta falta dessa galerinha. Mal terminei e já quero reler.

Enfim, valeu super a pena ler essa trilogia, estou encantada e morrendo de saudades já. Susan bem que podia fazer mais livros deles, né?!
Franciele 30/12/2016minha estante
Terminei hoje! ?? Sentindo saudades já! ??

Franciele.Ferreira 30/04/2017minha estante
Eu tbm enrolei mt pra não acabar rápido. Vou sentir falta do sarcasmo do Raffe...

Pâm 18/09/2020

Releitura maravilhosa
A trilogia perfeita. Se não leu leia. Como amo finais fofinhos, e tb batalhas épicas. Esse livro tem um final maravilhoso parece cena de filme. Vou ser bem breve, como é um releitura já falei sobre ele. Mas como não amar os personagens, são tão bem construídos, queria mais um livro dessa série.

Franciele.Ferreira 30/04/2017minha estante
Eu suspirei com a declaração dele... hahahaha afinal, é o Raffe! Não esperava nada diferente daquilo. Vou sentir saudades desses personagens, essa trilogia se tornou uma das favoritas

Ana.Paccola 30/04/2017minha estante
Pois é kkkkk, Raffe sendo Raffe...
Tb amei a série. Com certeza se tornou uma das minhas preferidas!

Boyhood 21/09/2017minha estante
Eu amei o final, mas achei ele meio corrido... Tipo, quantas pessoas sobreviveram? O mensageiro realmente será Miguel?Penryn vai envelhecer e morrer e o Raffe continuar imortal? A Penryn vai continuar sendo líder? Tô desesperada!!!!

Lauraa Machado 06/11/2017

Forçado, arrastado e chato
Nota verdadeira: 2,5

Acho bom começar dizendo que eu amei o primeiro livro. Ele é completamente cheio de ação e revelações, tem poucas explicações, mas as cenas parecem encaixar tão bem, que nem dá tempo de questionar. O final dele, em compensação, teve alguns detalhes um pouco mais deslocados, mas nada que estragasse o livro. O segundo não foi tão bom. Ele também teve bastante ação, como a trilogia toda, mas começou a ficar bizarro demais. Além de que ele me deixou o tempo todo com uma sensação ruim.

Mas não tem como negar que os dois primeiros livros são muito bons. Eles são lógicos, têm um ritmo realista e situações terríveis, sim, mas bem construídas. Desse terceiro, infelizmente, não posso dizer o mesmo.

O fato é que existe um limite. Existe uma certa quantidade de cenas de ação em que tudo dá errado antes de começar a ficar forçado. Existe um limite na bizarrice das criaturas antes de ficar ridículo. Simplesmente existe um limite que, quando se passa, faz a história perder toda a credibilidade e o que antes era assustador se torna bobo e entediante. E foi exatamente esse o problema desse último livro.

É até engraçado pensar no quanto eu fiquei impressionada com o primeiro livro e o quanto eu detestei esse. Sério, a leitura foi arrastada, quis largar umas mil vezes e tive que me segurar para não começar a ler por cima. Tem tanta cena que parece que eu já vi antes - não em outras trilogias, mas nessa mesmo, - tanta descrição de céu, de monstros, de roupas etc, que eu definitivamente não estava nem um pouco afim de fingir que estava interessada em ler. Precisei mesmo me forçar a não pular parágrafos.

Na verdade, considero a minha nota até um pouco generosa demais. Dava para ver que a autora estava tentando fazer mais. Mais ação, mais problema, mais tudo, e passou do limite. Passou, aliás, logo no começo. Quando estava chegando mais perto da batalha final, as coisas pareceram melhorar (não a situação da humanidade, isso só piorou). Eu realmente tive a esperança de que o final fosse ser bom, no mesmo nível do primeiro livro. E quase foi. Quando a batalha começa, até eu fiquei orgulhosa dos humanos. Mas aí começa "a piorar" de um jeito muito, mas muito ridículo. Minha vontade era de rir. Sério, se o leitor está revirando os olhos na parte que é para ter mais tensão, tem alguma coisa errada aí.

Um final mal feito, exagerado e forçado desses é complicado. Me faz querer ir até minhas resenhas dos primeiros livros e tirar minha recomendação, porque, para ser bem honesta, não sei se vale a pena ler os outros dois para chegar nisso daqui. A única parte boa talvez seja que os três livros são pequenos. Se você tiver muita força de vontade, talvez consiga acabar super rápido.
E, se eu posso dar um conselho a quem já decidiu ler, dê bastante tempo entre o segundo livro e esse. Eu li os três direto e só posso pensar que isso não ajudou (apesar de que aposto que nunca leria esse se tivesse feito uma pausa na trilogia).

Honestamente, meu grande amor pela Penryn, o Raffe, a Paige e outros personagens está um pouco morno agora. Lembro de adorá-los, mas, exatamente agora, quero me manter longe de todo esse universo. Sim, meu sofrimento para ler foi desse tanto mesmo. Mas tenho certeza de que daqui a alguns dias vou voltar a me lembrar das partes boas da história e voltar a me importar com os personagens. Isso acontece às vezes.

Só uma última crítica. O romance, que sempre foi mega pano de fundo, foi bem feito aqui até quase o final. Na última cena, na que deveria ser mais importante, fiquei com a impressão de que a própria autora estava desconfortável e não soube fazer uma cena bonita. Ficou quase mais forçado do que as milhares - leia-se, milhares - de cenas de lutas de antes. Foi impossível não comparar à trilogia Feita de Fumaça e Osso, que é muito melhor que essa e que eu li mais rápido, mesmo tendo o dobro de páginas dessa.

Se você ainda quer ler a trilogia, boa sorte. Espero que goste mil vezes mais do que eu, porque ninguém merece ficar sofrendo com leitura arrastada e chata. Minha nota 2,5 é só pela escrita mesmo e pelos personagens, que nunca chegaram a serem mal construídos ou mal desenvolvidos. E pela esperança de que, se algum dia nós chegarmos ao "apocalipse", teremos pelo menos um pouco de humanidade sobrando para nos levantarmos depois.
Andréa Araújo 06/11/2017minha estante
Super achei que não estava aguentando ler pelo terror, não porque esse foi o pior livro! Tadinha haha e realmente, tudo tem sim um limite antes de ficar ridículo. Mas confesso que essa última frase me deu medinho

Kelly 12/08/2018

Esperava mais
E chegamos a conclusão da trilogia, numa leitura direta e sem pausas, há muito tempo eu não conseguia me dedicar a uma série com tanta paz de espírito e confesso que estou bem feliz.

Se você chegou até aqui, espero sinceramente que tenha lido os livros anteriores e que entenda tudo o que vou dizer, vou me esforçar para não liberar spoiler, mas a essa altura, não dá para prometer.

"Ser humano não é sobre se encaixar ou parecer como o resto de nós. É sobre quem você é e o que você está disposto a fazer ou não (...)"

Depois de toda a pancadaria e morte no segundo volume, eu realmente estava esperando mais calmaria nesse, mas acredito que minha ideia não era a mesma da autora, a carnificina só aumenta, os humanos estão enlouquecidos e os Anjos estão em guerra entre eles mesmos. Uriel deseja se tornar o mensageiro de Deus e está fazendo de tudo para ludibriar os anjos, com Miguel afastado e Raphael desaparecido tudo está a seu favor, mas Raffe não está disposto a abrir espaço para essa loucura.

Quando Peryn finalmente consegue salvar e entender Paige, parece que as coisas vão melhorar, mas é nesse momento que chegamos ao ápice da guerra. Os anjos vão batalhar, mas seu duelo é uma caça aos humanos, depois de ajudar Raffe a salvar seus vigilantes ela acredita que tudo ficará bem, mas é nessa hora que as coisas pioram e ela precisa enfim assumir que é uma heroína.

A narrativa da autora continua empolgante, tanto que emendei um livro no outro e fui embora, não dava para esperar o lançamento da Record Santa Amazon que nos abençoa com os e-books originais!! Minha torcida para Raffe e Peryn ficarem juntos estava a toda no final do segundo volume, mas Raffe com toda sua baboseira de regras acabou me desanimando no decorrer, aí comecei a torcer para que ela achasse um humano tão foda quanto ela, mas no final não sou eu que mando kkkkk.

"Torce minhas entranhas tê-las sendo parte da luta, mas por outro lado, descobri que quando você esta separado das pessoas que ama, não existe garantia de que as verá novamente."

Esse livro está repleto de sangue, carnificina e morte, é anjo matando gente, gente matando gente, atrocidades para todos os lados. A essa altura já me acostumei com a nova condição de Paige, e confesso que não esperava que ela fosse tão importante na hora do apocalipse e isso me surpreendeu, a autora não deixou que ela fosse um peso morto!

O desenrolar da história ficou bacana, mas confesso que um pouco arrastado, quando eu acreditava que ia pra frente, algo dava errado, e mesmo nos fins do tempo acredito que exista um limite para coisas dando errado.

Mas ainda sim minha nota 3 não é nem por isso, mas sim porque o final me pareceu mau elaborado, fiquei sem entender onde ela queria chegar tanto com a armadilha improvisada quanto com o final do casal, eu realmente esperava bem mais depois de toda essa overdose de sangue nas páginas anteriores.

Fiquei bastante decepcionada, mas acredito que no fina ou ela se perdeu ou o que eu esperava não era o que ela queria mostrar, e acho que isso nunca vou saber. Esse livro ainda não foi publicado no Brasil, mas levando em consideração o cronograma de publicação dos anteriores, pode ser que a editora Verus ainda traga ela para o Brasil.

site: http://www.paraisodasideias.com

chris 22/03/2021

Releitura
Esse é o melhor livro que li de Fantasia e Romance.

Estou com dificuldade de achar livros que me prendam. Tenho achado uns romances bem bobos, pobres em diálogos e desenvolvimento. Quando isso acontece, pego pra reler livros que me encantaram e essa foi um deles.

Ainda não encontrei um livro tão bom quanto esse envolvendo fantasia e romance. É lindo, é maravilhoso e queria muito ler mais livros dessa autora.
Regiana Neves 10/08/2021minha estante
Tem uma série da Sherrylin Keynon que é ótima, tem mitologia, vampiros, lobisomens, bruxas e muito romance. Cada livro é sobre um casal, é uma das minha fantasias de romance favoritas. Tem um site Dark hunter Brasil lá você encontra várias coisas sobre a série. Infelizmente só tem 2 livros traduzidos no BR (1. Amante da fantasia e 2. Beijo da noite -acho que é esse o nome-) . Tem outra série que amei demais é super conhecida aquo no BR, Irmandade da adaga negra, essa série tem todos os livros aqui no BR.

Leituracriativa8786 25/05/2021

Final da trilogia
A batalha final foi épica, muito violenta e cheia de reviravoltas. Gostei da construção dos personagens, da força dos laços familiares e do romance que apesar de ser plano de fundo achei muito bem construído.

Andressa 22/06/2021

E está série maravilhosa chega ao fim neste volume.

Raffe e Peryn tem uma decisão difícil a tomar, eles devem escolher um lado da guerra.

Eliel foi um babaca a série inteira sim, mas vou passar pano com o passado dele!

O final foi bem fofo e acabei chorando nesse livro.

(Lindo sim, mas sempre fico pensando no que vem depois. Raffe é imortal, ele vai ver ela morrer um dia... não deve ser nada fácil, mas viva o amor!?)

Sarah.Kerollyn 11/10/2021

De partir o coração ter acabado?
Esse último livro conseguiu ser ainda melhor, teve partes engraçadas, tristes e lindas, consegui ver uma Penryn mais forte e determinada, finalmente se enxergando como uma líder, um Rafe mais aberto a se deixar levar pelos sentimentos. Essa trilogia foi gostosa do início ao fim de ler, eu amei, e realmente estou triste que acabou. O que vou fazer agora?

luisa951 28/02/2024

Tô triste buaaaaaa
PRIMEIRAMENTE imagina o quão chato deve ser a vida de quem não leu angelfall e não sabe quem é Penryn ?daughter of men, killer of angels? Young ?????

penryn você é de longe uma das minha protagonistas favoritas. Não cansarei de falar sobre isso, você é demais.

segundo, um esclarecimento: estou triste mas não porque não gostei do último livro e sim porque sentirei saudades da penryn e do raffe ???? os amo muito. Terminar esse daqui durante uma segunda vez eh doloroso da mesma forma que foi da primeira.

gostei muito do desfecho achei tudo encaixadinho um no outro. E, apesar do romance e dos laços familiares ficarem meio que em segundo plano no meio de toda essa confusão entre anjos&humanos foram de longe minhas partes preferidas. Sentirei saudades ????????

Kelly 24/06/2019

Esperava mais do final.
Mas foi uma ótima leitura, amei essa trilogia. A Susan tem uma escrita muito gostosa.