MTV Bota Essa P#$* Pra Funcionar

MTV Bota Essa P#$* Pra Funcionar Zico Goes

Resenhas - MTV Bota Essa P#$* Pra Funcionar

Raphael Cavalcante 20/04/2014

A forma mtviana de se fazer TV
Confesso que nunca fui um espectador assíduo da MTV Brasil, tendo em vista que a minha formação musical sempre fora mais voltada para a MPB do que para pop/rock. Quando comecei a assistir o canal, lá no começo dos anos 2000, a emissora já havia meio deixado de lado a sua verve original, músico-alternativa, dando mais ênfase a programas voltados a pautas comportamentais, mirando em adolescentes e jovens adultos; anos depois, a minha decepção ao ver a quantidade de bandas a la Restart que assolavam o canal. Toda essa transiçao de fases da MTV, bem como o contexto que levou ao seu final, é narrada numa prosa gostosa de Zico Goes, diretor legendário da emissora, o qual traz detalhes desde os primórdios do canal, abordando curiosidades de VJs e causos históricos como o piti de Caetano no VMB de 2004, que dá título à publicação. Pena que a curta duração da obra não tenha permitido maior aprofundamento em vários temas interessantes, embora estejam todos lá. A sensação que se fica ao término do relato de Zico é que a MTV foi muito mais influente para a TV brasileira do que os números de audiência do canal fizeram acreditar. A forma mtviana de se fazer TV ainda se faz ecoar. E, não menos importante, a Panda Books brinda o leitor com um um projeto gráfico que beira a perfeição.

Fefa 14/02/2023

Caiu uma lágrima!
Eu como profissional do audiovisual não esperava muito deste livro. A cada página fui remetida à uma viagem no túnel do tempo! Quanta nostalgia! Quantas lembranças boas que tive na adolescência! Zico conta a história da MTV com muita paixão e empolgação! Delícia de ler! Recomendo!

caroline sn 28/05/2021

"MTV, VERGONHA NA CARA (...)"
De uns tempos pra cá tenho gostado de saber sobre a história da tv brasileira. A MTV fez parte da minha adolescência - assim como na de várias outras pessoas e de diferentes gerações - e foi muito legal conhecer mais essa "não-tv" jovem, pela perspectiva de alguém de dentro e que ficou praticamente do começo ao fim. Eu não fazia ideia do tamanho do pioneirismo da MTV, da importância da emissora com seu próprio jeito peculiar de fazer televisão. Tiveram trechos que foram pura nostalgia pra mim.

Si Flores 05/04/2014

MTV Bota Essa P#$* Pra Funcionar
Eu sou suspeita pra falar sobre qualquer coisa que envolva a (antiga) MTV Brasil. Não seria exagero dizer que a MTV foi uma das coisas mais importantes da minha vida (creio que até a mais importante). Mas, questões emocionais à parte, vamos falar sobre o livro do Zico Goes, ex-diretor de programação da emissora que ficou por lá durante longos 20 anos. Vou ser sincera, eu nunca gostei dele. E esse livro confirmou algumas coisas. Claro, sou grata por ele ter escrito um livro sobre a MTV, mas nunca ninguém irá me convencer de que ele não foi um dos responsáveis pelo fim dela. Em dezembro de 2006, quando o Disk MTV foi extinto, eu já pensava que o canal poderia estar começando a trilhar seu caminho rumo a algo sem volta. E infelizmente foi o que aconteceu.

Zico Goes conta, em primeira pessoa, tudo o que rolava nos bastidores, como funcionava a escolha dos VJ's (meu sonho que jamais será realizado) e até das birras e babados que por lá aconteciam. Conta também como era a relação da MTV Brasil com as outras afiliadas espalhadas pelo mundo.

O ex-diretor ressalta bastante no livro que a MTV, nos seus lindos 23 anos de vida, sempre prezou mais pela sua relação e ligação com o público do que com ibope e anunciantes. Em uma parte do livro ele conta que (nessa eu tive que parar de ler porque eu estava me segurando pra não morrer chorando, haha), ano passado quando o Chorão morreu, 200 a 300 fãs do Charlie Brown Jr. fizeram uma caminhada da Av. Paulista até a frente do prédio da MTV, e lá eles ficaram cantando as músicas e agradecendo a emissora por tudo o que ela fez pela banda do Chorão. Zico disse que ali ele notou que a relação MTV - Jovem não tinha se perdido, apesar do fim do canal estar mais próximo do que todos imaginavam na época.

Temos um capítulo que fala sobre os principais programas da emissora, e como foi a idealização deles. Também há um capítulo especial dedicado aos VJ's que Zico julgou mais importante para a história da MTV (minha parte preferida!).

Ótimo livro, muito bem escrito e muito bem diagramado.

"Foi uma noite emblemática: choramos, nos abraçamos, tiramos fotos. (...) Já passava da meia-noite quando liguei para a portaria. Minha ficha caiu quando o porteiro atendeu: 'TV Ideal, boa noite'."

site: www.folieabooks.com.br/2014/04/mtv-bota-essa-p-pra-funcionar.html

Matheus 18/11/2020

leitura obrigatória para quem acompanhou a MTV Brasil entre 90-2013. passei o livro inteiro com aquele sentimento de nostalgia ao mesmo tempo que adorava saber mais sobre os bastidores da emissora.

Caio Eduardo 20/03/2021

Music Television Brasil!
A anarquia da MTV levou uma geração inteira de jovens a se descobrir e a se conectar com a música através do canal.

Programas icônicos como: Piores Clipes, Beija Sapo, Hermes e Renato, RockGol, Lual entre outros marcaram a história da TV e da audiência na época.

Quem teve a oportunidade de assistir aquela grade de programa sabe, a MTV é única.

Por um anúncio que incentiva o telespectador a largar o controle remoto e ler um livro é justamente o que atraía a MTV ao seu público.

Quem viu, viu...

Talita Hanna Cabral 02/07/2020

De volta a adolescência
Ler este livro causa a sensação de estarmos de volta aos tempos áureos da MTV Brasil. Cada descrição me fez voltar ao tempo de diversas maneiras. Também é muito interessante saber sobre os bastidores daquela que influenciava bastante uma geração.

Juliana Alves 30/05/2016

Obrigada MTV >3
Terminei de ler o livro com os olhos marejados! Fui uma espectadora assídua da MTV e sinto uma saudade imensa do canal, dos VJs e do conteúdo em geral. Minha educação musical se iniciou nas telas da emissora, e graças a ela eu pude ter acesso a um conhecimento jamais proporcionado em outros espaços televisivos. A programação foi algo muito inovador pra uma época em que as coisas ainda caminhavam meio retrógradas e chatas. A MTV foi, com certeza, um dos maiores agentes responsáveis pela transformação de um jovem que buscava meios de se identificar com produtos diferentes e descolados, no bom sentido da palavra. A anarquia na linguagem, no fazer televisão, o deboche, o humor negro, a música...tudo se convergia e falava com a gente de uma maneira muito próxima. Tanto na questão musical como comportamental, o legado da MTV será lembrado por todos que tiveram a sorte de acompanhar os passos da emissora na televisão brasileira. Graças a ela, muitos (como eu) tiveram acesso a grandes nomes da cena musical nacional e internacional, além de ver discussões sobre assuntos do universo jovem, tão difíceis de serem discutidos por outras emissoras. Só nostalgia e carinho ❤ ❤

Isa 12/03/2017

Eu fui alfabetizada musicalmente pela MTV Brasil. Não tô falando dessa "MTV" de hj, com programas de reality show demais e programas sobre música de menos. Tô falando da MTV do Disk MTV, Video-Clash, Supernova, Lado B, Meninas Veneno, Fica Comigo.. Caramba, passei a gostar de música, passando do pop para o rock, através dos programas memoráveis desse canal. Ele tem um valor afetivo muito grande pra mim. Qndo soube que o canal estava sendo encerrado, fiquei bem triste..ao mesmo tempo, compreendia q era um fim já previsto, face o crescimento do youtube. Hoje graças ao Youtube, vc não precisa mais ligar a televisão p/ assistir videoclipes, aliás, não precisa mais ligar a televisão pra assistir quase nada, pois existe um conteúdo imenso à sua disposição na internet. A MTV Brasil marcou minha adolescência por seus programas semanais sobre música, informações, comportamento...Como esquecer o Disk MTV, a boa e velha parada musical? Ou o Lado B, aquele programa só de videoclipes diferentões e alternativos que passava de madrugada, com videos de Portishead, Garbage..?
O livro é um relato simples e direto sobre a história desse canal, contada por um kra que tinha uma função de alto escalão no canal, era como se fosse o responsável pela programação da grade..Ele vai contando como a MTV no começo estava sempre no vermelho, como era dificil fazer acontecer um canal emblemático q não queria se preocupar simplesmente c/ a audiência, mas c/ a formação dos jovens que a assistiam. Tem momentos do livro que ele conta sobre o episódio do programa Fica Comigo, em que aconteceu o primeiro beijo gay da hst da televisão, das campanhas contra a aids e promovendo o uso da camisinha, dos posicionamentos contrários da MTV Brasil qnto à guerra do Iraque e o alistamento nos Estados Unidos, mesmo c/ a MTV gringa sendo a favor. O livro relembra tb momentos memoráveis como o que dá título ao livro. VMB de um determinado ano, na apresentação musical de Caetano Veloso ocorre uma falha no equipamento de som, tudo ao vivo, e Caetano fala "MTV, vergonha viu? Bota essa porra pra funcionar!". E de como depois desse episódio, a MTV Brasil reconheceu o evento como algo emblemático, utilizando a frase para tirar sarro do próprio erro e ao mesmo tempo dar aquela chacoalhada naqueles q a assistiam. O "desliga a televisão e vá ler um livro" tb ficou muito marcante na minha memória, pois no fundo sempre soube que representava algo muito mais significativo e incisivo..Enfim, é um livro bem delicinha, agradável, q vc termina de ler em 1 dia. A MTV Brasil marcou toda uma geração, que passava horas acompanhando o canal torcendo p/ o videoclipe da sua banda preferida aparecer, que tinha de baixar o mp3 de suas músicas preferidas c/ muito custo, q recorria à esse canal que mais parecia a sua casa =)

Alex 26/03/2017

MUITO MAIS DO QUE A HISTÓRIA DA MTV
Como participante ativo de uma parte da geração MTV Abril (diria que fui telespectador fiel de 2005 a 2009), este livro tornou-se interessante simplesmente pela minha curiosidade em conhecer algumas histórias de bastidores do canal que acompanhei tanto, e que deixou de existir em outubro de 2013 (dando lugar, tecnicamente, à Ideal TV - que hoje abriga espaço para igrejas protestantes - e, espiritualmente, à MTV Viacom, que tem uma programação bem sofrível).
O que me alegrou ao seguir as páginas escritas pelo icônico diretor Zico Góes foi o fato de que, além das histórias, o autor ainda faz pequenas análises simbióticas entre a MTV e o seu público, formado integralmente por adolescentes e jovens adultos. A conversa torna-se interessante tanto para o fã do canal, quanto para o estudante de radio e tv, de marketing e até mesmo de psicologia, afinal, a expertise de 23 anos adquirida pela MTV Brasil não é de se jogar fora. Pelo contrário! Pode ser usada para mapear o presente e futuro da interação do jovem com os seus interesses musicais, culturais e comerciais.
Comprei o livro esperando uma leitura aleatória e acabei me surpreendendo muito, portanto, as 5 estrelas são mais do que merecidas!

Antonio Maluco 10/09/2017

Música
foi legal saber as histórias do canal musical brasileiro

Saulo Reis 28/09/2017

E botaram a p%#@! da MTV pra funcionar
Como a maioria das pessoas que descobriram a MTV Br nos anos 90 e 2000, eu estava zapeando uma tv que nem controle remoto tinha e, em 2004, vi um canal transmitindo futebol entre cantores e músicos em geral, onde cada um tinha sua barra de skills, tal qual num vídeo game. Diferente de tudo que eu via na TV até então, a MTV promovia numa tarde qualquer o seu saudoso rockgol. Resolvi deixar ali naquele canal para ver no que dava e acabei me apaixonando pela emissora.
Música boa que despertou uma sensibilidade que eu não sabia que tinha, vinhetas engraçadas durante os comerciais, gente falando palavrão, tatuagens, a quebra do politicamente correto e uma série de outros itens me prenderam na emissora paulistana de origem yankee ao longo de quase 10 anos. Tudo era novidade ali, moderninho, transcendente, descolado, cool, a cada dia que passava eu amava mais e mais estar ali na frente da TV admirando uma emissora segmentada na TV aberta.
Como não recordar dos lendários beavis& butt head, fudencio, mega liga, south park, celebrity deathmatch na ala das animações; gordo on ice, yo mtv, mochilão, the nadas, comedia mtv, 15 minutos, furo, hermes e renato, 5a categoria e por aí vai. Tudo isso e muito mais me educou musicalmente e me incentivou a pesquisar sobre causas sociais e assuntos no geral. Além de, de certa forma, me ensinaram a rir de nossa falhas e que apesar de tudo, temos que continuar botando essa porra pra funcionar.
Zico Góes, diretor, editor, tradutor e o que mais tenha sido, andou por todo o país da MTV e traduziu com muita lealdade o sentimento do que o canal significou para 3 gerações inteiras de gente apaixonada por arte e música. Impossível não se emocionar com algumas lembranças durante a leitura fácil e direta do carioca.
Valeu Zico, valeu João gordo, PC, Gastão, Thunder, André vasco, Mion, Serra, Cicarelli, Fernanda Lima, Adnet e tantos outros que marcaram minha infância, pré e adolescência. Me ensinaram o que é música, o que é arte, o que é comedia e o que é MTV de verdade. Valeu MTV!

Cláudia 09/08/2019

Saudades dessa época
Ler esse livro me trouxe uma tremenda nostalgia da minha adolescência. Não peguei a fase de ouro da MTV dos anos 90 afinal nasci em 96 hahaha mas, quando cheguei na adolescência lembro claramente de passar dias na frente da TV vendo programas como por exemplo o Gordo Visita, com o João Gordo, Descarga MTV com o Mion, O quinta categoria, Comédia MTV (a música "o lado bom de ser gay" é memorável), Scrap MTV, Acesso MTV com MariMoon e Titi Müller.
É um livro que facilmente se pode ler em um dia, como também perfeito pra se ter uma retrospectiva dos anos de ouro da MTV até o seu fim. Não é altamente detalhado, mas dá sentir a vibe de como era trabalhar na MTV.

Cibele 07/04/2020

MTV
Muito bom!! Conta a história da tv que fez parte da minha adolescência.

Johnny 14/01/2021

Leitura nostálgica
Super interessante acompanhar as histórias e bastidores de uma emissora icônica que deixou uma marca na adolescência e juventude de muita gente. Com a leitura, é possível voltar no tempo e reviver os melhores momentos da MTV.