Mary Poppins e Sua Criadora

Mary Poppins e Sua Criadora Valerie Lawson

Resenhas - Mary Poppins e Sua Criadora

Nat 07/02/2019

Pamela Lyndon Travers foi uma australiana que foi para Londres em 1924 para trabalhar como jornalista, que travou contato com alguns dos nomes mais marcantes no circuito literário da época, e que se tornou discípula do guru espiritual Gurdjjedd. Ao lançar seu livro sobre Mary Poppins, uma babá rígida e vaidosa, experimentou muito sucesso, encantou a filha de Walt Disney e chamou sua atenção, que se interessou em uma adaptação. As negociações não foram fáceis e levaram 10 anos até o resultado que vemos em dvd hoje em dia e que resultou em um Oscar para Julie Andrews, a babá (cativante, mudança feita para a adaptação) cujo talento com as crianças virou um clássico e exemplo.

"Ela chamava aquilo de “casamento desconfortável”. Walt Disney e Pamela Travers dançaram juntos – ele o grande sedutor, ela a noiva relutante – então, depois de um longo namoro, aconteceu a rápida consumação e o arrefecimento duradouro da relação. O resultado destes cinco anos de estranha união foi o maior filme da Disney da década de 1960 [...]"

Desde que me entendo por gente, conhecia Mary Poppins, não pelos livros, mas pelo filme que passava todo fim de ano, durante a ceia de Natal. Nunca tive curiosidade em ler nada, eu nem sabia quantos livros tinham sobre ela. Só fui descobrir com a leitura desse livro, que eu indico por vários motivos, o principal dele: mostra o relacionamento conturbado entre a Disney e a escritora, e a posição dela sobre adaptações de sua história. Nós vemos a Disney adaptar tantas histórias, de autores variados, que sempre achamos que é uma negociação fácil. Esse livro vem mostrar que nem sempre é assim. Foi interessante ver como esse relacionamento se desenvolveu, o tempo que levou para sair o filme, as modificações feitas. Mais interessante ainda foi ver a vida de Pamela, no que ela acredita e como ela deixou tais crenças definirem sua vida. Uma biografia excelente, que mostra muito além das variadas nuances da vida de uma das escritoras mais famosas dos últimos tempos.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/01/mary-poppins-e-sua-criadora-valerie.html