Os Segredos de uma Encantadora de Bebês

Os Segredos de uma Encantadora de Bebês Tracy Hogg

Resenhas - Os Segredos de uma Encantadora de Bebês

Taina.Mozetic 07/02/2024

Entre uma mamada e uma fralda, uma boa leitura
Quem é mãe de primeira viagem sempre tem dúvidas, será que estou fazendo isso direito, será que aquilo é o melhor ao meu filho? E, como não todos tem um enxoval emocional, esse livro pode ser muito útil para tirar dúvidas ou até mesmo ajustar hábitos que farão bem ao novo integrante da família.
A leitura é fácil e pode realmente ser feita nas sonecas do bebê.

Isamar 04/04/2022

Trabalho com musicalização de bebês e quando vi o título do livro, meus olhos brilharam! Amo ler e estudar sobre esses seres incríveis: os bebês! A autora Tracy Hogg traz um verdadeiro manual para pais sobre todos os assuntos que envolvem os bebês. Ela apresenta o método EASY, sigla em inglês das ações comer, dormir,, movimento e você! Sim, ela defende e ensina passo a passo como ter uma rotina saudável com os cuidados diários dos bebês mas também mostrando a importância do bem estar dos pais. Leitura enriquecedora! Eu recomendo para todos que tem ou planejam ter ou cuidar de bebês.

Carol 01/02/2022

Transformador
Esse livro foi fundamental no meu pós-parto. Eu estava muito perdida com minha bebê e depois de lê-lo as coisas ficaram mais claras e mais fáceis.
Na verdade eu não apliquei o método dela à risca, pois não concordei com algumas coisas e não acho que todos os bebês respondem da mesma forma. A meu ver falta um pouco de reconhecimento de que os bebês podem fugir às respostas esperadas pelo método. Minha bebê, por exemplo, teve períodos de querer mamar a cada 1h30 ou 2h, o que para a autora do livro deve significar que a mamada anterior não foi efetiva. Eu discordo. Pode significar que alguns bebês fazem a digestão mais rápido, têm fome antes, têm sede no calor, além de vários outros motivos relacionados ao organismo do bebê. O método dela não é aplicável à amamentação em livre demanda, a qual ela critica.
Dito isso, mesmo não aplicando o método à risca, apliquei-o adaptado à realidade da minha bebê e foi ótimo. Os choros diminuíram consideravelmente e magicamente consegui interpretar muito melhor o que ela queria, por causa da rotina. As dicas que ela dá sobre o choro dos bebês, os sinais de fome, sono, tédio e superestimulação são ótimas. Também é super respeitosa e humana com os bebês, ao contrário dos que muito pensam.
Concluindo, recomendo muito a leitura! Espero que seja tão transformador pra você que lê esta resenha quanto foi para mim.

alinevianadp 17/01/2022

Livro respeitoso e com ótimas dicas práticas!
Livro cheio de dicas práticas acerca dos primeiros cuidados com o bebê. Gostei demais! Apesar de algumas pessoas terem preconceito em relação a ele (geralmente, sem tê-lo lido), não se trata de um método de "adestramento" de bebês. O livro é bastante respeitoso, foca muito na importância da comunicação entre pais e filhos; enfatiza que o bebê é um indivíduo que deve ser conhecido e ouvido; e não é a favor do "deixar chorando".

Para mais indicações, acompanhe meu perfil no Instagram: @alinevianadp :)

Camille.Dornelles 04/01/2022

Maravilhoso para mães estreantes
Este livro me ajudou a ver minha bebê como um ser humano. Bebês merecem respeito
e espaço, merecem que conversemos com eles, expliquemos o que está acontecendo, peçamos desculpas? Mesmo que você não queira aderir ao método EASY apresentado pela autora, o livro é um guia ótimo para melhorar o relacionamento com o seu bebê.

Cady 05/10/2019

Bem legal!
O livro é bem legal, com ótimas dicas para os pais de primeira viagem, apesar de que algumas coisas não é a mesma realidade aqui no Brasil, estamos mais condicionados a preceitos e julgamentos e não abre-se espaço para o novo. Mesmo assim, o conteúdo principal do livro é bem válido.

@Marverosa 30/08/2019

Pratico, toda mãe deve ler
Este livro mostra a técnica sugerida pela autora, de forma prática e dinâmica.

Acho que a escrita e estrutura está muito bem feita. Uma mãe pode reler os tópicos posteriormente depois sem se perder e ter acesso às informações importunardes.

Como é voltado para o método da autora, segue seus padrões, mas informa muito bem
Sobre quase tudo na prática de criar um bebê: desde alimentação, sono, fraldas.

Achei bem pratico. E mesmo que você não concorde com o método todo (acho difícil não empátizar com o que autora propõe), ele é um livro informativo (exemplo: como armazenar leite, duração do leite e mamadas, questão da chupeta, ciclo de sono do bebê, etc). Coisas teóricas que são muito boas de as mães saberem.

Taci 08/02/2019

Dicas muito úteis
Tracy Hogg nos oferece dicas maravilhosas para pôr uma prática uma rotina organizada que beneficiam mãe e bebê, ajudando os dois a se entenderem melhor. Infelizmente não consegui aplicar tudo com meu bebê, mas mesmo assim achei válida a leitura

Valério 01/03/2018

Impressionante
O livro desvenda detalhadamente a psicologia dos bebês.
Fatos sobre o comportamento e necessidades do bebê que nunca imaginei são abordados e explicados didaticamente.
Me parece que será um pouco difícil aplicar todo esse conhecimento na prática.
Mas o caminho foi bem delineado.
Achei que o livro ficou um pouco repetitivo em alguns trechos. Mas o conhecimento aqui contido deveria ser de leitura obrigatória para os pais. E não apenas os de primeira viagem.
Se bem aplicado, o ensinamento contido neste livro tem o condão de transformar a primeira fase de vida dos bebês e tornar este momento muito mais tranquilo e prazeroso para os pais.

Paulinha 17/07/2016

Livro muito bacana para as mães de primeira viagem. Ensina como entender o choro do Bebê e a programar uma rotina.

Renata 30/01/2016

Exatíssimo!!!
Do que me lembro do que é criar bem um bebê (afinal já fazem 13 anos..),
esse é o livro que mais se aproxima de um guia interessante.
Ainda no começo da leitura, fica para mim a certeza de que o respeito por esse ser por nós convidado a entrar em nossas vidas é primordial. Não criamos filho para nós, os auxiliamos para o mundo. Nosso dever social. E respeito é o primeiro requisito para o êxito de uma maravilhosa relação!!!

Kakau 19/02/2012

Para futuras mamães
Este livro tem muitas informações que podemos usar no dia a dia com os bebês e muitas delas até comprovei. Digo que é muito bom para as futuras mamães irem se preparando. Dicas boas e úteis.

Brenda675 10/04/2011

Um Guia
É exatamente isso!
Adorei esse livro! Esperava outras coisas mas me surpreendi demais com ele.
Tracy Hogg é uma mulher incrível que nos faz parar e pensar numa coisa: "Meu filho não é o bebê que eu quero/espero. Ele é um ser único. Tenho que olhar pra ele, respeitá-lo e identificar o que ele quer me dizer."

E não ir fazendo as coisas com pressa como se o bebê fosse um boneco!
Dá dicas incríveis em relação a sono, alimentação e rotina tanto para os pais, quanto para o bebê!!
Muito legal o apoio que ela dá as mães que optam a não amamentar seu filho mas preferem a mamadeira.

É um livro recheado de dicas que na pressa, você não precisa ler inteiro pra entender, é só você ir no índice e procurar algo que deseja, por exemplo: "Meu filho não quer dormir no berço!!!"

Você não precisa ler as 322 páginas pra saber isso, vá ao tópico certo e pronto, por isso que dei o título de guia. Apesar que quando você começa a ler, não quer mais parar de tão interessante e gostoso que é!!!

Super recomendado!! Será meu livro de cabeceira quando tiver os meus pimpolhos!

Adriana 10/11/2010

Quem diz que mãe não tem manual de instrução ou que um bebê não tem bula, está redondamente enganado. O livro da enfermeira britânica Tracy Hogg vem provar ambas afirmações são verdadeiras.

Se tem uma coisa que eu prezo muito, é a educação dada a um ser humano. Todos nós merecemos ser educados, é uma necessidade básica, inclusive, para se sobreviver no mundo de hoje. Uma pessoa bem educada transmite convicção, força de caráter e postura e acima de tudo, passa credibilidade em suas ações devido à disciplina imposta a ela, provavelmente em sua mais tenra idade. Sim, pois educar passa necessariamente, pela imposição de limites. Mas que culpa temos nós para os que não tiveram o privilégio de desfrutar da tal da educação? Muita culpa, pois vivemos em mundo repleto de injustiças e nos permitimos aceitar isso passivamente.

Antes que eu me enverede pelas questões sociais e políticas, vocês devem estar se perguntando o que o livro "Os segredos de uma encantadora de bebês" tem a ver com toda esta ladainha? Muito, eu diria, pois o que Tracy nos mostra, na verdade, nada mais é do que uma forma de disciplinar o "recém-chegado", no ambiente familiar.

Os papais e mamães de primeira viagem devem entender que são os pequenos que devem ter sua rotina ajustadas à dos pais e não o inverso, como acontece na maioria dos casos.
A técnica apresentada no livro, a EASY ("Eat" - comer; "Activity" - atividade; "Sleep" - dormir e "You" - você) propõe que os cuidados com o bebê devam começar pela alimentação, seguida de alguma atividade, onde Tracy revela que para cada mês de idade, as atividades e o tempo de execução das mesmas variam muito, em seguida, o bebê deve dormir para que finalmente a mãe tenha um tempo para si própria, ou seja, o "YOU" aconteça.

Particularmente confesso que sempre fui fã dos métodos de Tracy Hogg e como uma mãe desesperada de segunda viagem, isso mesmo, mas devo dizer este desespero se deve a uma distância de doze anos do meu primeiro filho para o segundo, ou seja, foi novamente um recomeço para mim, os conselhos de Tracy me foram muito úteis. Se seguidos corretamente tem um efeito certeiro.

Quanto mais cedo começar a técnica, mas rapidamente os bebês se habituarão a elas, afinal, vale a máxima: A educação começa no berço. Editora Manole. Média de preço: R$ 39,90.

Dani Rodrigues 09/06/2010

Assim que ganhei o meu primeiro filho, uma amiga minha me emprestou esse livro, dizendo-me que lhe foi bastante útil. E para mim também foi!

Dentre uma série de "segredos" que a autora conta para as mamães, está um muito interessante: o método EASY. Por esse método, a mãe consegue criar uma rotina para o bebê baseada nas primeira letras da palavra EASY (em inglês). Algo do tipo: o bebê come (eat), tem suas atividades (activity - aqui a autora apresenta tudo aquilo que assim pode ser considerado, como tomar banho, etc), dorme e chega a vez dos pais (you). Assim, ficava muito mais fácil entender um choro que ocorresse depois das atividades - provavelmente já era cansaço e sono, já que já tinha comido e feito as atividades.

Salvo engano, há um programa com a Tracy Hogg na programação de tv por assinatura. Bem interessante!