O MÍSTICO SAGRADO

O MÍSTICO SAGRADO Raymundo Monteiro

Resenhas - O MÍSTICO SAGRADO

John 16/01/2016

O MÍSTICO SAGRADO
No primeiro capítulo, o livro fala sobre uma criança que está sendo ofertada a um deus pagão chamado Molok, o deus das serpentes, onde a mesma depois de sua maturidade irá gerar em seu ventre a filha prometida de Molok. A criança cresce e vira proprietária de uma casa de hospedagem junto a seu esposo, que sofre de problemas psiquiátricos. Para quem não sabe Moloch, Moloc ou Moloque é o nome do deus ao quais os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), sacrificavam seus recém-nascidos, jogando-os em uma fogueira. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística. Em sua história, Raymundo Monteiro usa este mesmo conceito básico com este deus ancestral para fazer esta incrível história.
O livro fala sobre uma hóspede chamada Melanie que aparentava ser uma hóspede qualquer, porém mal sabiam o real objetivo dela, dentro da casa de hospedagem, Melanie fez várias amizades, e uma delas é Renato. O que achei incrível nesta parte da trama é que o autor abordou o elemento do suspense de uma maneira atrativa e natural que soube convencer no capítulo quem de fato era a hóspede. Mas não posso soltar sobre quais são seus motivos na trama, creio que seja melhor você mesmo ler, caro leitor. Renato, é um dos hospedes da casa, se torna um admirador de Melanie, e entre uma conversa e outra, Melanie descobre algo surpreendente que irá ajudar e muito do delinear da trama. Um suspense de tirar o folego. Através desta descoberta que me impressionou, o livro trás a tona a real identidade de Melanie, e fala coisas que vai justificar isso, fazendo o leitor ficar ainda mais preso na história. Porém, Melanie precisa executar algo para não correr risco de vida.
No capítulo 5, estou frisando este capítulo, o livro revela algo bem inusitado sobre uma pessoa que se sente muita apaixonada Melanie, mas, Melanie após saber disso se afasta um pouco da pessoa, por quê? Este afastamento, em minha opinião foi algo imaturo da personagem por não saber lhe dar com a diferença entre as pessoas. Apesar disso ser um fato comum entre as pessoas, o autor descreveu uma cena bastante psicológica e com bagagem social. É um capítulo transitório e reflexivo. Para deixar ainda melhor, mostrarei uma frase de Nelson Mandela que diz assim:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” - Nelson Mandela

O capítulo seguinte mostra o que faz o ser humano bastante faz quando estiver ocioso. O autor usa e abusa de uma cena clássica de filmes de investigação para compor nesta trama instigante. Livros são, na maioria das vezes, um aperitivo ideal para os jovens, então neste capítulo isso foi usado de forma inteligente por um personagem pra descobrir certas coisas onde ninguém jamais poderia suspeitar do lugar. Principalmente de uma casa de hospedagem dos anos 90. Existe neste livro uma referência de um clássico filme de suspense dos anos 60 que no final irei mencioná-lo.
Existe uma mulher presente na história que faz parte de uma “ORDEM” que “protege” algo muito poderoso e esta localizada no lugar, mas isso não vem o caso agora, então esta pessoa tem uma breve reunião com dois membros desta “ORDEM”, os quais falam que receberam um comunicado, onde informa que dois espiões teriam sido enviados ao Brasil, para a casa de hospedagem, para poder capturar o tal objeto poderoso.
A “ORDEM” é um contexto muito amplo e foi muito bem trabalhado e abordado dentro desta incrível trama. Pois, comumente chamamos de Sociedade secreta que é uma associação de iniciados que têm acesso a certos mistérios e conhecimentos que, segundo os seus membros e líderes, não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por elas serem incapazes de compreendê-los e “levá-los a sério”, assim sendo, não mereceriam conhecer ou fazer parte de tais sociedades, grupos. No sentido antropológico e histórico, as sociedades secretas são profundamente ligadas ao conceito de Männerbund (do alemão, Homens + Liga, união) que seria próprio de culturas pré-modernas.
Seguindo com a história, Melanie numa certa cena cai em um sonho, que mais parecia um pesadelo, onde ela tinha escolher entre dois caminhos, ela se depara com uma encruzilhada, onde o caminho para esquerda tinha escrito:
“Poder?” E o caminho para a direita: “Vida?”. E vocês leitores, nesta situação o que escolheriam? Existe um personagem muito importante chamado de Josaphar e ele está internado, por ter sofrido seus problemas de perseguições espirituais, e Melanie vai até ele em sua cama Hospitalar, e ambos conversam algo revelador e muito marcante para os demais capítulos da trama.
No capítulo 10, livro nos mostra algo bem típico de novela brasileira, assim é o que eu acho, onde existe um problema para ser descoberto e tem alguém muito bem escondido para saber toda a verdade. Isso tem muito em novela de época da rede globo. Mais na frente, o livro conta a história do poderoso objeto místico, assim como o próprio título já diz, enfim, este artefato poderoso serve para fazer um ritual que irá gerar “alguém” ou alguma “coisa” dentro da casa de hospedagem. O que sabemos sobre ritual e sacrifício?
Bem, o ritual foi criado há muito tempo, desde que o mundo era mundo para beneficiar de uma forma pura ou impura os deuses ancestrais. Muitos de rituais eram feitos por sacrifícios de jovens do sexo feminino virgens, crianças e recém-nascidos. Existiam no passado sacrifícios extremos a favor dos deuses dentro de uma crença religiosa, cultural e política. O autor, apesar de não explicar isso de forma tão complexo, ele nos mostrar no livro de uma forma bastante consistente e crível de como eram feitos os rituais antigos a benefícios de deus pagão. Nisso, incorporado numa trama de suspense frenético com uma essência de livros de teoria de conspirações que adoro ler e leio até hoje, como por exemplo, anjos e demônios de Dan Brown.
O final do livro, não posso falar sobre o seu desfecho, pois darei muito spoiler, mas o que posso afirmar com precisão e equivalência é que o livro apesar de ser uma obra limitada por poucas páginas que isso me irritou muito, porque adoro livros assim deste tipo que me instiga muito a cada página e não sinto a sensação de fim, ele é notável por sua eficiência e primor literário. O autor escrever muito bem os diálogos, isso é um ponto muito positivo, é raro ter um autor que tenha esta qualidade textual. É um livro de leitura dinâmica e suave de compreensão. Eu disse no meio da resenha que esta obra me lembrou de um filme de suspense clássico, apesar de que o autor não de fato se influenciado por tal filme, mas eu consegui ver isso no contexto. É interessante que ao longo da história consegui visualizar, não somente um filme, mas dois filmes dos anos 60, que são: Psicose um filme norte-americano de suspense/horror de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock e o Bebê de Rosemary, um filme estadunidense de 1968, do gênero terror, dirigido por Roman Polanski.
O que de fato existe de influência nesta obra literária que possa contribuir para os nossos leitores modernos? Eu respondo o seguinte, a qualidade de um texto não é julgada apenas pela forma como um autor transmite a sua ideia não, embora isso seja importante para a sua compreensão, mas não podemos fugir do contexto histórico e social que o autor nos permite explorar com autenticidade e originalidade. Este livro, ainda que tenha poucas páginas e seja descrito por outros críticos como sutil e rápido de ler, muitos leem todo o livro e não sabe o quanto de conteúdo foram adquiridos dentro de cada página. Leitura não apenas conhecer texto. Leitura é compreensão contextual. Não teríamos conhecimento do passado de forma tão precisa sem os textos maus escritos e elaborados dos antigos. As pessoas leem e não sabem o que estão lendo isso um fato bastante proeminente entre os leitores, e principalmente os críticos analfabetos funcionais.

Quem interpreta normalmente atua como se estivesse a desvendar os sentidos contidos no texto. A crença de que o sentido é imanente ao objeto faz parte do exercício de quase toda atividade de interpretação. (COSTA, 2008, p. 11)

Achei esta obra incrível e muito atrativa. O autor fez uma excelente obra com muita referencia ao passado utilizando mecanismos novos de linguagem no texto. Eu recomendo esta obra porque sei o quanto será útil para os bons leitores que leem com cuidado e consegui apreciar cada detalhe para que ele mesmo possa sonhar e visualizar tanto as cenas do romance quanto reinterpretar um contexto antigo numa roupagem moderna e mercável.
John 16/01/2016minha estante
adquiram já o seu, imperdível!

Khrys Anjos 08/12/2015

Correndo contra o tempo
Melanie é uma protagonista totalmente diferente das que estamos acostumados a ver. Ela não anda pelo lado certinho da lei.

Ao se infiltrar na Casa Branca Hospedagem com o intuito de se apoderar do símbolo o Olho Místico acaba por descobrir que ali ninguém é o que aparenta ser realmente.

Ela se depara com os membros da Ordem uma organização criada para deixar o símbolo em segurança.

Sua ambição pela joia cresce assim como o perigo que passa a correr para o conseguir. Sua vida depende disso.

Esta é uma história para quem gosta de adrenalina pois tudo se desenrola rápido. Tem que prestar atenção na leitura para não perder o foco.

Temos uma demonstração do quanto o ser humano é capaz de ser monstruoso. Já no começo da história vemos um ritual e no final a quase realização de outro envolvendo crianças.

A ambição não tem limites. Quando alguém deseja algo e acredita ser merecer de o possuir não mede esforços para ter este objeto para si.

A Melanie encontra na dona da hospedagem uma pessoa perigosa que se deixou levar por esta ambição.

Outros personagens fazem a história ganhar ainda mais mistérios pois todos têm algo a esconder.

O final (que pode não ter sido um final) é surpreendente. Foi a primeira vez que vi algo assim acontecer com uma protagonista.

Acredito que isto é o que torna a história única. Fugir do habitual.

A história se passa em Minas Gerais e a descrição dos moradores ficou bem realista uai (meus parentes são mineiros então sei bem como é sô).

E o final nos deixa com o mistério de ser ou não um final. Podemos ter uma continuação e uma nova aventura.

Renato e sua filha Bianca conquistam os leitores com o jeitinho mineiro de ser.

A Melanie descobre de uma forma dolorosa que a ambição nos leva por um caminho perigoso e muitas vezes sem volta.

Este é o tipo de livro que classifico como sessão da tarde. Prepare a pipoca, se aconchegue no sofá e deixe a adrenalina correr.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-mistico-sagrado-raymundo.html

Felicio 11/07/2014

Muito loco
Caraca maluco o livro é muito loco comprei a versão digital na amazon e é msmo muito loco esse livro é misterio suspense do início ao fim. pra quem não é careta e gosta de história de suspense e segredos inteligente vale a pena ler. Recomendo!!!

site: http://loja.rmedicoes.com.br/o-mistico-sagrado.html

Juh 09/07/2014

Suspense e mistérios.
“Este é o Sagrado Olho Místico! Proteja-o como se fosse a sua vida, pois Dele depende o futuro dos homens. ”

Um romance policial cheio de suspense e mistérios.
“O Místico Sagrado”, é perfeito para quem quer uma leitura rápida e cheia de enigmas.
A história começa de forma dramática, no início temos um ritual muito macabro envolvendo o sacrifício de uma criança, recém-nascida, uma oferenda ao Deus pagão Molok.
O livro conta sobre um objeto muito antigo chamado de “Sagrado Olho Místico”, uma peça rara que há muito tempo é protegida por uma ordem secreta chamada de “Ordem Antiga e Fraterna Do Místico Sagrado”. Esse poderoso objeto está sendo cobiçado por dois caçadores de relíquias, Moser, um homem misterioso e ameaçador e sua parceira Melanie, a espiã mais desastrada e atrapalhada que já conheci (ela é daquelas personagens que você vive dizendo assim: "puts ela não fez isso"), eles procuram a peça com a intenção de vende-la ao mafioso internacional Mr. Black. Para conseguir informações sobre a peça, Melanie se instala na Casa Branca Hospedagens, um lugar que contem muitos segredos.
No decorrer da trama percebemos que mais alguém está tentando roubar o “Sagrado Olho Místico”, alguém que possui mais poderes e influencias que os caçadores, e que quer utilizar a peça em uma seita que pode libertar um grande mal.
E é aí que história fica muito interessante! Em uma luta contra o tempo, todos correm atrás da relíquia, alguns tentando proteger e outros tentando roubá-la.

"desde a antiguidade os Antigos Egípcios já tanto queriam... — Pausa, aumentando o mistério e continua: — Mas não conseguiram o Sagrado Olho Místico! ... Só ele tem o poder de dar a cura às mazelas do mundo."

O desencadear da história é surpreendente e emocionante.

"O choro alto e os gritos da vítima confundem-se com o som dos tiros que por várias vezes passam quase que a atingindo, o que por milagre não acontece, tornando aquela dramática situação ainda mais delicada."

E o final... pelo desfecho acredito que teremos continuação, só acho que acabou muito de repente (eu precisava de mais algumas páginas... rsrsr). O interessante é que nos deixa na maior curiosidade, e com muita, muita vontade de ler uma continuação!!

Pontos Fortes:
* O livro mostra a perspectiva de vários personagens. Com o desencadear dos eventos, começamos a perceber o que acontece e a importância de cada personagem. O autor soube colocar isso muito bem.
* O livro é pequeno, perfeito para quem gosta de uma leitura rápida.

Pontos Fracos:
* A narração é pouco detalhada, não temos muitas descrições, principalmente dos personagens.
* Os capítulos após o ritual são um pouco parados, isso pode fazer com que algumas pessoas desistam da leitura, ele começa a ficar realmente interessante após alguns capítulos.

Se recomendo "O Mistico Sagrado"? Claro que sim!

site: http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-mistico-sagrado.html

Arca Literária 16/04/2014

Mistico Sagrado
Quando eu li a sinopse eu fiquei intrigada com a possibilidade de ler um livro que falasse no Bem e no Mal, qual seria a abordagem do autor, como ele colocaria essas forças no livro?!?!?!
O livro começa muito emocionante. Um ritual macabro com direito a sacrifício de uma criança, recém-nascida, oferecida pelos pais ao Deus pagão Molok.
Um corte temporal logo na terceira página nos transporta para Belo Horizonte, mais precisamente no bairro da Pampulha, local de casas lindas. Neste ambiente lindo de casas imponentes e antigas se encontra a Casa Branca Hospedagens.
Ao ler o livro percebi que é preciso bastante atenção, pois o autor, em muitas vezes, não coloca os nomes dos personagens, colocando “a menina, a moça, a hospedeira, o rapaz” em alguns pontos, assim em alguns momentos me perdi, tendo que voltar a leitura no parágrafo anterior para saber de quem ou quem estava falando.
Nesta hospedaria conhecemos muitas pessoas com personalidades diferentes: os proprietários Aparecida e Josaphar, este com um problema físico depois de um acidente na lua de mel do casal e psicológico, pois acredita ser “assombrado” por forças obscuras.
Renato e Bianca, pai e filha, hospedes que a princípio nos passa por simples moradores do local, mas que ao longo do livro somos surpreendidos pelo papel fundamental de ambos.
Simone, uma mulher com trejeitos masculinizados, que também parece uma mulher sem importância que me surpreendeu ser uma das mais importantes, sendo o “Bem” que luta contra o “Mal” da história.
Chica é uma personagem espetacular, lembra muito minha avó, pessoa bondosa, mineirinha, de fala mansa e baixinha, junto com Adriano, outro funcionário, dão o ar comédia para o livro que tem em sua maioria um ar policial/mistério.
Outros personagens surgem no livro em determinados momentos para dar uma coerência a história. Isso não os torna menos importantes.
Melanie, a personagem principal do livro. Mulher misteriosa, ela chega a hospedaria a principio sem muito levantar suspeitas, mas aos poucos vamos vendo que ela é uma espiã, uma integrante de uma organização que pretende roubar uma relíquia, o Olho Místico.
Nossa! Fiquei completamente vidrada na personagem.
Em alguns momentos eu senti raiva dela, mas na maioria das vezes eu torci para que ela se desse bem, pelo menos que saísse viva de toda a história.
A corrida da personagem principal, sufocada pelos chefes da organização, para roubar o Olho Místico, é maravilhoso. Eu cheguei a ficar sem ar em certos momentos.
Pessoas que você menos espera são malvadas e outras que você pensa que tem o mal no coração são boazinhas. ESPETÁCULO!
O final é surpreendente, aliás, tem mesmo um final?
O autor me deixou muito intrigada, a ultima palavra do livro é juntamente “Fim?” deixando a gente com muita curiosidade, desesperados pela continuação.
Super recomendo para você que como eu adora uma história com muito mistério, perseguição policial e tudo que vem com isso.

site: http://estantedomanuel.blogspot.com.br/

Dani Cabral 15/04/2014

Nossa! Fiquei completamente vidrada na personagem.

O final é surpreendente, aliás, tem mesmo um final?

site: estantedomanuel.blogspot.com