O advogado do Diabo

Resenhas - O advogado do Diabo

1 | 2 | 3 | 4

Rafael Siqueira 03/03/2024

O ADVOGADO DO DIABO
"O Advogado do Diabo" é uma jornada emocionante pelas complexidades da fé, da política e da natureza humana. Este romance me fascinou e tornou-se, para mim, uma espécie de refúgio intelectual e emocional, onde pude refletir profundamente sobre alguns dilemas morais, como o papel da religião na busca pelo propósito da existência humana e na busca pessoal do sentido da vida.

A trama se desenrola em um cenário bastante peculiar: um vilarejo do sul da Itália nos conturbados anos após a Segunda Guerra Mundial. A chegada de uma espécie de investigador sacerdotal do Vaticano, em busca da história de um suposto santo chamado Giacomo Nerone, traz consigo uma série de transformações que impactam profundamente a tranquila vida local.

O centro da narrativa é um sacerdote chamado Blaise Meredith, cujo próprio diagnóstico de doença terminal (carcinoma) adiciona uma camada adicional de complexidade à sua missão. Como o "advogado do diabo", ele é encarregado de investigar os detalhes da vida de Nerone que poderiam afetar sua canonização. Ao mergulhar nas vidas e relações dos habitantes locais, Meredith se vê confrontado com obstáculos morais e éticos que desafiam suas convicções religiosas mais profundas.

Me impressionei com a habilidade de Morris West em tecer uma narrativa policialesca que revela os interesses políticos por trás da santificação, mostrando como a Igreja Católica muitas vezes busca preservar sua imagem e influência, mesmo que isso envolva manipulação dos fatos históricos. Além disso, um aspecto bem marcante para mim foi a crítica sutil, mas poderosa, à tendência desta instituição religiosa em julgar e marginalizar aqueles com ideologias divergentes. A figura de Nerone, um líder comunista, desafia os padrões tradicionais da santidade e nos faz questionar nossos próprios preconceitos e julgamentos.

A leitura deste romance foi uma experiência intensamente pessoal e reveladora. Através de uma narrativa envolvente e personagens moralmente complexos, West proporciona, aqui, uma jornada fascinante, repleta de reviravoltas e questionamentos éticos. O livro levanta reflexões profundas sobre fé, poder e moralidade, desafiando as noções convencionais de santidade e justiça.

"Advogado do Diabo" é uma obra que incita à reflexão e nos convida a examinar criticamente as estruturas de poder e autoridade, tanto na religião quanto na sociedade em geral. É um mergulho profundo nos abismos da consciência humana, ondes as fronteiras entre o bem e o mal são bem tênues, e a verdade muitas vezes se perde nas sombras da política e da religião. Para mim, foi uma jornada intelectual e emocional que deixou uma marca profunda em minha história como leitor. Morris West, com sua maestria em explorar os complexos dilemas morais que moldam nossa existência, conquistou um lugar especial em meu coração como um autor visionário e provocativo.

Daiana 23/12/2023

Advogado do diabo
O livro trata de assuntos relacionados à religião, onde um padre é enviado a uma pequena vila para investigar a possível santidade de um homem, já falecido, que lá viveu por algum tempo. A missão desse padre é ouvir os moradores do local, que até então não quiseram conversar sobre este assunto com nenhuma outra pessoa que esteve no local, e agir como um advogado do diabo. Levantando os prós e os contras referente a vida e santidade do homem em questão.
Porém, o padre que foi enviado ao caso, está gravemente doente e possui pouco tempo de vida para cumprir sua missão.
O livro é muito, gostei e recomendo.
maltchik/ 23/12/2023minha estante
Li um da Darkside com esse nome, pensei q fosse o mesmo. Pela sinopse esse é bem melhor ?

Daiana 24/12/2023minha estante
Eu achava que esse era o livro do filme que assisti a muito tempo atrás, mas passei bem longe.
Porém gostei bastante, é bem interessante.

JJFelix 30/09/2023

"O sacerdote inglês Blaise Meredith recebe do Vaticano uma das maiores missões de sua vida: investigar a fundo a história de Giacomo Nerone, legendário eremita venerado pela população de um miserável lugarejo da Calábria. Na busca de elementos que impecam a canonização de Nerone, o padre depara com estranhas personagens: a amante e o filho do eremita, um médico ateu, um pintor homossexual, uma condessa rica
e entediada. Todos fazem parte de um
passado que não desejam revelar - cabe
a Meredith desvendar o mistério que cerca o silêncio daquela gente."

Augusto Bogo 30/09/2023

Uma leitura fluida de um livro muito bem escrito. Se aprofunda nos medos, pobreza e egoísmo do ser humano. Comecei essa leitura de forma despretenciosa e o finalizo com uma sensação de vazio e ao mesmo tempo de reflexão.

Pâmela Lima 22/07/2023

Não supriu minhas expectativas!
Comecei o livro com sede de continuar e saber os próximos acontecimentos, no entanto, ao decorrer da leitura, o interesse se perde um pouco, pois, acredito haver detalhes um pouco desnecessários para a história, tornando a leitura pouco convidativa. Logo percebi que não haveria uma grande reviravolta na história (provavelmente não seja estilo do autor), contudo, no fim, a mensagem e os questionamentos deixados sobre o que é ser igreja são muito relevantes!
Mas acredito que tais questionamentos poderiam ter sido abordados e finalizados em menos páginas...
A quem tiver interesse, se prepare para uma leitura arrastada. ?
Flavoca 23/07/2023minha estante
Tive a mesma sensação... Foi bem arrastada a leitura.

Katarine Alencar 19/03/2023

Tirando a última página do livro, ELE É PERFEITO! A construção das personagens, a evolução de cada uma delas, a forma que a história é contada, a fluidez da leitura, OS DIÁLOGOS!!!!! Pqp... Os diálogos...
Sem sombra de dúvidas é um livro que vou ler de novo.

PITUCALELE 12/02/2023

O advogado do diabo
Já havia tido contato com o modo de escrita de Morris West, sempre comecinhos mornos e depois a história engrena, aconteceu o mesmo com esse livro.
Eu achei mediano, não gostei do final, foi corrido a meu ver
Pâmela Lima 31/07/2023minha estante
Eu achei o oposto haha
Achei super interessante o início da história, e depois foi ficando morno, quase desinteressante... O final também não me surpreendeu.

Claudio.Berlin 15/12/2022

Muito interessante
Um clérigo é enviado à uma localidade na Calábria, no sul da Itália, lugar pobre e atrasado com o intuito de investigar a possível beatificação de um " homem santo".
O enviado , Blaise Meredith, clérigo inglês , viveu os últimos 20 anos no Vaticano, sem contato com a realidade das pessoas .
Restam poucos meses de vida .
Seu papel é bancar o advogado do diabo , com o intuito de investigar a fundo e caso necessário, impedir a beatificação.
Diversos temas são abordados .
A pobreza , o homossexualismo, casamento, o eterno jogo de interesses das pessoas, política , o pós guerra ( segunda guerra mundial ) , o pacifismo, sexo etc.
O livro me prendeu muito .
Os conflitos religiosos, as contradições da igreja são bem demonstrados aqui .
Foi uma grata surpresa.
O ponto que não gostei :
Um dos personagens envereda por um caminho de devoção extrema , uma religiosidade absurda , transformando tudo em uma situação quase irreal .
Não desmerece o livro , mas foi o ponto em que pulei páginas .
A observação é que eu não tenho religião, fé, etc .
Para aqueles que tem fé e religião, o assunto que mencionei pode ser interessante.
Avaliei como 4.5 estrelas.

@buenos_livros 05/12/2022

O Advogado do Diabo - Morris West ??
?Não há paixão em sua vida, meu filho. O senhor nunca amou uma mulher, nem odiou um homem, nem sentiu piedade por uma criança. Apartou-se demasiado tempo e é, agora, um estranho no seio da família humana. Jamais pediu nada nem deu nada. Jamais conheceu a dignidade da privação nem a gratidão de um sofrimento compartilhado com outrem. Eis aí a sua enfermidade. Eis aí a cruz que o senhor talhou para os próprios ombros. Aí é que começam não só as suas dúvidas, como também os seus temores... pois um homem que não pode amar o seu semelhante tampouco pode amar a Deus.?
. 91/2022
. O Advogado do Diabo (1959)
. Morris West ??
. Tradução: Brenno Silveira
. Romance | 336p. | e-Book
. @grupoeditorialrecord ?Best Bolso?
. Um padre inglês à beira da morte é designado para investigar supostos milagres e condutas de um candidato a beatificação em um vilarejo no interior da Itália. À partir dessa premissa intrigante a história se desenvolve em vários níveis, primeiro como romance que prende e depois como uma discussão sobre dogmas e tradições da igreja católica. Publicado no final dos anos 50, o autor australiano Morris West traz temas atuais e discussões sobre sexualidade, culpa é política local com um viés das contradições da igreja católica, mas com uma visão empática, porém em baseada, de quem passou 12 anos em um monastério estudando a igreja de Pedro por dentro. Leitura interessantíssima, uma bela surpresa!
. ????????,5??

Myka 19/10/2022

O advogado do diabo
Ler este livro foi um desafio para mim. Sua linguagem, até você se acostumar, é difícil. Mas foi um desafio bom no final. Ele deixa em nós uma grande reflexão, e daqui a alguns anos lerei novamente para um conpreendemento maior.

Letícia 25/09/2022

Sofrido do início ao fim
A história não é lá triste, mas o ato de ler esse livro foi sofrido.

O livro desenvolve-se lentamente e em seus 60%, na verdade, ele paira sobre a história principalmente mas desenvolve tramas pequenas fora do principal.

Foi realmente chato e no final as informações caíram de bandeja no colo do personagem principal, não senti que houve um preparo de merecimento das informações.

Ivana 25/09/2022

O catolicismo julgador
Esse livro começou com um engano para mim. Fui só pelo título e achei que tinha relação com o filme, ler a sinopse me mostrou o equívoco, mas me animou. Adorei o trocadilho do título, advogar pelo diabo é provar que o santo não é santo.

Bleise Meredith é um sacerdote moribundo. Ele descobre um câncer terminal e é enviado para um pequeno povoado para realizar um último trabalho, verificar se um suposto caso de santidade tem fundamento.

A partir daí, o livro começa a abordar temas essenciais e atuais: as pessoas que colocam a religião acima da ciência, a ponto de negar tratamento médico, o julgamento diferente que a sociedade aplica em mulheres e homens, a forma com que a igreja vê as relações homossexuais, entre outras questões.

Porém, o dedo na ferida maior é sobre o sacerdócio. É sobre a igreja que, no lugar de acolher, está ali para julgar. É sobre o amontoado de frases feitas em homilias que não chegam aos pobres e aos que sofrem.

Tudo isso abre os olhos de Meredith e ele tenta, em seu fim, exercer um sacerdócio melhor, mas as amarras da igreja são fortes demais e percebemos que mesmo ele, depois de sua "conversão", ainda não consegue por tudo em prática. É cruel. É necessário.
Pâmela Lima 31/07/2023minha estante
Perfeita a sua análise!
Eu dei 3 estrelas para o livro e todas elas são para a maneira brilhante que o livro aborda essas questões...

Joyce Chies 15/09/2022

O advogado do diabo
Gostei bastante do enredo e dos personagens... É um livro curto, mas que retrata uma lição importante que um sacerdote já "antigo na profissão" deveria levar em conta, mas nem sempre leva... A escuta e a convivência com gente simples é uma experiência transformadora para quem vive no meio de formalismos, regras, leis...

Pretendo ler outros livros desse autor. Gostei até do final, que foi "brusco", mas acho que tinha mesmo que ser assim.

Recomendo a leitura!

Ana 14/07/2022

É preciso uma vida inteira para aprender as lições simples.
Esse livro publicado em 1959 pelo Australiano Morris West se tornou um clássico e consagrou o escritor ganhando dois prêmios importantes. West escreveu mais de 20 livros.
Ele nos conta a história de Blaise Meredith. Um sacerdote com câncer em estado terminal que foi designado para investigar um caso de canonização no sul da Itália, na época um lugar muito pobre e cheio de misticismos. Por isso o título Advogado do diabo, que é um sacerdote que tem a função de escrutinar a vida e as relações de alguém que supostamente fez milagres para beatificá-lo ou não.
A vida de Quem Meredith investiga para ser canonizado é um desertor inglês chamado Giacomo Nerone.
O livro é muito bem escrito e a narrativa tem um ar de investigação policial.
O escritor consegue dar profundidade aos seus personagens e percebe se que tem conhecimentos sobre a contradição da natureza humana e os mecanismos da burocracia da igreja católica. Vale ressaltar que West viveu durante alguns anos num monastério e seus conhecimentos eclesiásticos ficam evidentes durante toda a narrativa.
Temos aqui críticas a igreja católica que muitas vezes demonstra muito mais interesses políticos e econômicos do que divinos e humanitários.
É uma história sobre reconexão consigo mesmo, com a fé em Deus e na crença pela humanidade. Além de ter reflexões profundas sobre a vida e as limitações e contradições humanas.
Uma coisa que me incomodou durante a leitura foi a demonização do comunismo. Mas parece que isso era comum na época (na verdade, até hoje). A história se passa após a segunda guerra mundial. Gostei bastante da leitura.

Caroline 13/07/2022

Me impressionou
Não li por causa do filme o qual nem sabia que existia, como muita gente chegou. Vim pelo título que me intrigou bastante. Basicamente é sobre um padre que está morrendo e passa a ser encarregado de investigar para a beatificação de um homem que a própria comunidade acredita ser santo. Ele é quem deve por a prova todos os depoimentos, daí vem a denominação de advogado do diabo. Me fez refletir muito sobre a é, mesmo eu me considerando agnóstica gosto demais desse assunto. Pretendo ler mais sobre o autor porque esse livro me prendeu desde o início com as dúvidas do diácono.

1 | 2 | 3 | 4