O advogado do Diabo

Resenhas - O advogado do Diabo

1 | 2 | 3 | 4

Marlon Teske 03/01/2011

Profissão Católico
O livro narra as desventuras de Blaise Meredith, um sacerdote a serviço do Vaticano que descobre estar as portas da morte devido a um cancêr já avançado no intestino. Restando-lhe poucos meses de vida, e temeroso quanto a chegada de sua morte, Meredith é confrontado com dois problemas no minimo singulares: o primeiro é a constatação óbvia de que nunca amara ninguém em sua vida celibatária, nem mesmo a si próprio, os irmãos de fé ou a própria igreja. Apenas seguiu as normas impostas pelo catolicismo, tornando-se um dos maiores promotores da fé daquele tempo.

E isto levou a seu segundo problema. Como promotor de fé, caberia ele julgar se os candidatos a beatificação diante da Igreja Católica se tratavam mesmo de santos ou não eram apenas homens de boa índole, que inspiravam o povo. Julgar se um homem é santo ou não, era este o seu papel como Advogado do Diabo.

E agora, as portas da morte, confrontado com o caso do servo de Deus Giacomo Nerone, Meredith deve acompanhar a obscura morte de um homem há pouco mais de quinze anos, e reunir as provas que serão vitais no julgamento canônico que provavelmente não irá ocorrer nem nas próximas decadas.

A palpável miséria humana, o medo do desconhecido e os mistérios da vida após a morte são tratados no decorrer da trama, e Meredith descobre que até mesmo um velho padre morimbundo é capaz do bem e do mal, apenas pela força daquilo que ele crê, ou julga crer.

O livro é muito bom, tem um texto fluente apesar dos temas difíceis, e leva vantagem por tratar de um assunto que o autor, como ex-interno de um convento australiano (seu país natal) domina muito bem. O filme também é bastante interessante (não a versão mais recente com o Keanu, que só tem o mesmo nome =)

Lido em Janeiro de 2007
Naty Fênix 19/08/2009minha estante
Muito legal

Mary 04/07/2019minha estante
Ótimo!!

Rosendo 30/10/2020minha estante
Eu amei a leitura deste livro, já faz alguns anos que o li, leitura recomendada para quem gosta de temas abrangendo religião mistério milhares e cenário similares

Daiana 23/12/2023

Advogado do diabo
O livro trata de assuntos relacionados à religião, onde um padre é enviado a uma pequena vila para investigar a possível santidade de um homem, já falecido, que lá viveu por algum tempo. A missão desse padre é ouvir os moradores do local, que até então não quiseram conversar sobre este assunto com nenhuma outra pessoa que esteve no local, e agir como um advogado do diabo. Levantando os prós e os contras referente a vida e santidade do homem em questão.
Porém, o padre que foi enviado ao caso, está gravemente doente e possui pouco tempo de vida para cumprir sua missão.
O livro é muito, gostei e recomendo.
maltchik/ 23/12/2023minha estante
Li um da Darkside com esse nome, pensei q fosse o mesmo. Pela sinopse esse é bem melhor ?

Daiana 24/12/2023minha estante
Eu achava que esse era o livro do filme que assisti a muito tempo atrás, mas passei bem longe.
Porém gostei bastante, é bem interessante.

PITUCALELE 12/02/2023

O advogado do diabo
Já havia tido contato com o modo de escrita de Morris West, sempre comecinhos mornos e depois a história engrena, aconteceu o mesmo com esse livro.
Eu achei mediano, não gostei do final, foi corrido a meu ver
Pâmela Lima 31/07/2023minha estante
Eu achei o oposto haha
Achei super interessante o início da história, e depois foi ficando morno, quase desinteressante... O final também não me surpreendeu.

Ladyce 09/11/2013

A natureza humana em O advogado do Diabo
Eu já havia lido “O advogado do Diabo” de Morris West na minha adolescência. Tinha gostado. Mas, por causa do novo papa, Francisco I, a conversa no grupo de leitura caiu sobre a Igreja Católica e resolvemos voltar a este livro. Os dezessete membros do grupo já haviam lido esse romance na adolescência, o que atesta para sua popularidade. Este e “As Sandálias do Pescador” do mesmo autor. Qual não foi então a minha surpresa, ao descobrir enquanto lia o romance, que eu não me lembrava de quase nada da história! Foi como ler um novo livro. E que livro! Prazer do início ao fim.

Morris West não foi um autor popular por demagogia ou marketing. É um ótimo escritor. Cuida dos personagens. Introduz nuances psicológicas, problemas sociais, e, além disso, é um excelente observador da natureza humana, de suas frustrações e insatisfações. Conhece e retrata os valores de cada personagem com abundância de detalhes e economia de palavras que fazem um texto enxuto, preciso e ponderado. Encantador.

O título “O advogado do Diabo” – por favor, não confundir com o filme mais recente com o mesmo nome que não tem nada a ver com este livro – se refere ao processo dentro da Igreja Católica pelo qual todos aqueles que estão sendo considerados para beatificação precisam passar. Entendo que esse processo sofreu mudanças depois das reformas trazidas à Igreja pelo Papa João XXIII, mas o romance de Morris West é anterior a 1963 e nele vemos a Igreja Católica como ainda operava depois da Segunda Guerra Mundial. Mas então, qual a razão do título? A Igreja não pode confiar só no que seus fiéis lhe dizem. Precisa ter certeza de que os milagres aconteceram, de que os candidatos eram dignos. Chamavam de advogado do Diabo, aquele membro da própria igreja, que é designado para descobrir as falhas de caráter, de ações, de intenções de quem é considerado para beatificação. O advogado do Diabo é o religioso que tem como dever provar que o candidato à santificação não deveria ser santificado. É o promotor digamos assim e não o advogado de defesa do candidato à santificação.

Este é o enredo. Aparente. Mas o texto pode e deve ser lido em diferentes níveis. Além da perseguição à verdadeira vida do possível santo, processo que corre como em um livro policial, vemos o mundo pelos olhos de um homem submerso em uma crise emocional e de identidade: o Monsenhor Maredith Blaise, católico de nacionalidade inglesa, que há muito mora na Itália, está distante do mundo e de si. Encarregado da investigação e diagnosticado com câncer terminal, encontra-se contabalançando duas empreitadas distintas — viver com dignidade e julgar a santidade de outrem — certo ele só tem a certeza de que o futuro é de dias contados. Portanto, aproxima-se dessa investigação de maneira distante e duvida do acerto de sua escolha. Temos uma visão do que lhe aflige pelas palavras do Cardeal Eugenio Marotta que, ao lhe dar a missão de advogado do diabo, o descreve assim: “Não há paixão na sua vida, meu filho. O senhor nunca amou uma mulher, nem odiou um homem, nem sentiu piedade por uma criança. Apartou-se demasiado tempo e é, agora, um estranho no seio da família humana. Jamais pediu nada nem deu nada. Jamais conheceu a dignidade da privação nem a gratidão de um sofrimento compartilhado com outrem. Eis aí a sua enfermidade. Eis aí a cruz que o senhor talhou para os próprios ombros. Aí é que começam não só as suas dúvidas, como também os seus temores…pois um homem que não pode amar o seu semelhante tampouco pode amar a Deus”.

Confrontado, mais tarde, com a vida do milagroso Giàcomo Nerone, enquanto julga a possibilidade de beatificação, o monsenhor tem a oportunidade de fazer amigos e desfrutar do calor de suas companhias: Aurélio, o Bispo de Valenta se mostra uma pessoa interessante e genuinamente solícito; enquanto a seriedade e determinação do judeu e médico da aldeia Aldo Meyer movem sua admiração. Tecidos nessas amizades estão os verdadeiros sentimentos de Meredith Blaise que reaparecem e tomam vigor, na mesma proporção em que seu corpo se deteriora. Mas a meio caminho floresce a compaixão, o amor ao próximo e o entendimento de que as pessoas são o que são e tudo o que se pode fazer é mostrar a elas as escolhas que têm. Cada qual tomará o seu caminho e será responsável por ele.

Publicado em 1959, nem a Igreja nem o mundo são mais os mesmos que aparecem no romance. Mas isso não afeta o seu entendimento, o prazer da leitura e, sobretudo os princípios humanistas expostos tão sucinta e claramente pelo autor. Tudo embalado em uma das mais interessantes narrativas que encontrei nos últimos tempos: Morris West consegue fazer dos vários e muitos habitantes da pequena Gemello Minore— do candidato a santo ao padre local e sua empregada; do médico à amante do “santo” e seu filho bastardo; da já-nem-tão-jovem condessa ao seu companheiro homossexual e pintor medíocre — , faz de todos, verdadeiros personagens, tridimensionais, com dilemas morais e de sobrevivência que os leva a ações nem sempre lógicas; mas mesmo que não simpatizemos com eles ou seus problemas, conseguimos entendê-los graças à habilíssima narrativa com que nos são apresentados. A prosa refinada, com alguns parágrafos que nos fazem querer recortar o livro, separá-los e meditar sobre suas implicações, é a cereja do bolo. Este é um romance policial, histórico, psicológico; rico em questões de ética, pronto para o debate moral. Como um bom livro acaba mais ou menos em aberto, deixando que o leitor defina por si e para si o verdadeiro significado do que lhe é apresentado. Um romance que entrega muito mais do que se espera. E como tal, prova o grande escritor que o produziu. Segue então, muito recomendado. Vou reler outros do autor.
Nanci 09/11/2013minha estante
Ladyce:

Também li e gostei muito de Morris West no início da vida adulta - As sandálias do pescador, por exemplo, li em inglês, com alguma dificuldade, mas muito interesse.

Sua resenha me fez sentir saudade de West - vou ler o advogado do diabo na primeira oportunidade.

Beijo, da Nanci.

Ladyce 14/11/2013minha estante
Nanci, enquanto lia esse livro estive consciente de que sinto falta de um bom narrador. Agora que já li muitos, centenas de outros livros, pude dar melhor valor ao autor, à maneira como consegue manter o interesse e simultaneamente trazer à tona considerações para um debate interno nosso. sim, me impressionou. Beijo, Ladyce

Gláucia 04/02/2013

O Advogado do Diabo - Morris West
A premissa é muito interessante, lendo a sinopse você imagina que encontrará pela frente um grande livro. Narra a história de um homem condenado à morte por um câncer que resolve encarar seu último trabalho: investigar, a mando do Vaticano para quem trabalha, a vida de um candidato a santo, assim como a veracidade dos milagres atribuídos a ele. O problema foi o desenvolvimento da história e dos personagens: extremamente superficial, clichets absurdos, personagens quase caricatos, acontecimentos previsíveis e frases pseudo filosóficas. Em resumo, um livro vazio.

Katarine Alencar 19/03/2023

Tirando a última página do livro, ELE É PERFEITO! A construção das personagens, a evolução de cada uma delas, a forma que a história é contada, a fluidez da leitura, OS DIÁLOGOS!!!!! Pqp... Os diálogos...
Sem sombra de dúvidas é um livro que vou ler de novo.

Trícia 05/06/2020

A busca da santidade
Uma narrativa impressionante sobre os pormenores da Igreja Católica, suas congregações e a tarefa de comprovar ou não a santidade de um homem. Transformar se em uma busca maior ainda pelo propósito na vida de um moribundo e a salvação das almas dos envolvidos no julgamento do suposto santo.

Mara Reinaldo 25/12/2020

Surpreendente
Uma história que me cativou desde o início e que faz a gente querer saber: ele é mesmo santo ou não?
Fácil leitura, narrativa bem escrita...
E não! Não é a história do famoso filme... É outra bem diferente e, até, melhor!

Ana 14/07/2022

É preciso uma vida inteira para aprender as lições simples.
Esse livro publicado em 1959 pelo Australiano Morris West se tornou um clássico e consagrou o escritor ganhando dois prêmios importantes. West escreveu mais de 20 livros.
Ele nos conta a história de Blaise Meredith. Um sacerdote com câncer em estado terminal que foi designado para investigar um caso de canonização no sul da Itália, na época um lugar muito pobre e cheio de misticismos. Por isso o título Advogado do diabo, que é um sacerdote que tem a função de escrutinar a vida e as relações de alguém que supostamente fez milagres para beatificá-lo ou não.
A vida de Quem Meredith investiga para ser canonizado é um desertor inglês chamado Giacomo Nerone.
O livro é muito bem escrito e a narrativa tem um ar de investigação policial.
O escritor consegue dar profundidade aos seus personagens e percebe se que tem conhecimentos sobre a contradição da natureza humana e os mecanismos da burocracia da igreja católica. Vale ressaltar que West viveu durante alguns anos num monastério e seus conhecimentos eclesiásticos ficam evidentes durante toda a narrativa.
Temos aqui críticas a igreja católica que muitas vezes demonstra muito mais interesses políticos e econômicos do que divinos e humanitários.
É uma história sobre reconexão consigo mesmo, com a fé em Deus e na crença pela humanidade. Além de ter reflexões profundas sobre a vida e as limitações e contradições humanas.
Uma coisa que me incomodou durante a leitura foi a demonização do comunismo. Mas parece que isso era comum na época (na verdade, até hoje). A história se passa após a segunda guerra mundial. Gostei bastante da leitura.

Claudio.Berlin 15/12/2022

Muito interessante
Um clérigo é enviado à uma localidade na Calábria, no sul da Itália, lugar pobre e atrasado com o intuito de investigar a possível beatificação de um " homem santo".
O enviado , Blaise Meredith, clérigo inglês , viveu os últimos 20 anos no Vaticano, sem contato com a realidade das pessoas .
Restam poucos meses de vida .
Seu papel é bancar o advogado do diabo , com o intuito de investigar a fundo e caso necessário, impedir a beatificação.
Diversos temas são abordados .
A pobreza , o homossexualismo, casamento, o eterno jogo de interesses das pessoas, política , o pós guerra ( segunda guerra mundial ) , o pacifismo, sexo etc.
O livro me prendeu muito .
Os conflitos religiosos, as contradições da igreja são bem demonstrados aqui .
Foi uma grata surpresa.
O ponto que não gostei :
Um dos personagens envereda por um caminho de devoção extrema , uma religiosidade absurda , transformando tudo em uma situação quase irreal .
Não desmerece o livro , mas foi o ponto em que pulei páginas .
A observação é que eu não tenho religião, fé, etc .
Para aqueles que tem fé e religião, o assunto que mencionei pode ser interessante.
Avaliei como 4.5 estrelas.

Ivana 25/09/2022

O catolicismo julgador
Esse livro começou com um engano para mim. Fui só pelo título e achei que tinha relação com o filme, ler a sinopse me mostrou o equívoco, mas me animou. Adorei o trocadilho do título, advogar pelo diabo é provar que o santo não é santo.

Bleise Meredith é um sacerdote moribundo. Ele descobre um câncer terminal e é enviado para um pequeno povoado para realizar um último trabalho, verificar se um suposto caso de santidade tem fundamento.

A partir daí, o livro começa a abordar temas essenciais e atuais: as pessoas que colocam a religião acima da ciência, a ponto de negar tratamento médico, o julgamento diferente que a sociedade aplica em mulheres e homens, a forma com que a igreja vê as relações homossexuais, entre outras questões.

Porém, o dedo na ferida maior é sobre o sacerdócio. É sobre a igreja que, no lugar de acolher, está ali para julgar. É sobre o amontoado de frases feitas em homilias que não chegam aos pobres e aos que sofrem.

Tudo isso abre os olhos de Meredith e ele tenta, em seu fim, exercer um sacerdócio melhor, mas as amarras da igreja são fortes demais e percebemos que mesmo ele, depois de sua "conversão", ainda não consegue por tudo em prática. É cruel. É necessário.
Pâmela Lima 31/07/2023minha estante
Perfeita a sua análise!
Eu dei 3 estrelas para o livro e todas elas são para a maneira brilhante que o livro aborda essas questões...

Paty 21/03/2020

Entre Deus e o Diabo
Na minha cabeça era a história do filme, de um advogado. Na verdade, narra a história de um padre a beira da morte encarregado de investigar o pedido de beatificação de um santo, verificando até que ponto as ações alegadamente santificadas são verdadeiras, daí a alcunha de advogado do diabo. Não é um livro necessariamente investigativo, mas de aceite e descoberta pessoal.

Gladis 14/02/2021

O mundo dos amantes perdidos é uma selva onde todo o tempo é uma estação de cio. Não existe misericórdia na fuga desesperada, completa, da solidão.

Daniele522 16/10/2021

O Advogado do Diabo
Um culto na região da Calábria, leva o Vaticano a instaurar um processo de beatificação. Blase Meredith é escolhido para esta tarefa, como promotor da fé, o advogado do Diabo. Conforme Meredith investiga ele começa a questionar sua própria fé e seu papel como sacerdote.

Deymos 30/08/2018

O reencontro do homem do homem com a fé.
Livro muito bom, mostra a caminhada de um homem em busca de Deus.
O livro subliminarmente aborda a trajetória de cristo, Il Lupo é Pilatos, o homem que admirava Cristo e não o queria morto, porém foi o responsável por sua morte. Blaise Meredith é Lucas o homem que foi atrás de vestígios do Cristo.
Em um primeiro momento A condessa de Santics parecia ser Judas, porém o fim dela foi alterado, ficando para outro personagem o triste fim.
O Livro é muito bom e te leva por um caminho em busca da compreensão e resolução de problemas além do próprio alcance.
A melhor parte do Livro é a carta que Giacomo Nerone deixou.

1 | 2 | 3 | 4