Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

@vaisetratarleitora 26/03/2024

Errei o assassino de novo (grande novidade hsauhauhs)
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 59º livro, publicado em 1953.

Essa é mais uma aventura da Miss Marple.

Em geral, não curto tanto os livros dela quanto os do Poirot, mas achei esse meio na mesma pegada do anterior que li (Depois do Funeral), e me surpreendi ao gostar bastante. Tivemos menos paralelos da Miss Marple entre o caso e a sua cidade, e acho que dessa vez a Agatha focou bastante nas pistas. O investigador era muito legal e isso nos deixou por dentro da história, dos fatos e das provas. Me senti menos por fora do que normalmente acontece nos livros da Miss Marple.

Achei muito interessante o final, pois temos uma resolução muito antes do efetivo fim do livro. E ao ler, fica a sensação de que o assassino vai sair impune (nem preciso dizer que errei completamente quem ele era né? Mas como sempre, a Agatha faz ser a pessoa mais improvável, não de suspeitas mas de possibilidade de ter cometido o crime. Apesar de saber disso, ela quase sempre consegue me enrolar e me levar na direção errada, o que sem dúvida é parte da experiência de ler os livros dela), até você chegar ao último capítulo e ter um belo plot twist que eu definitivamente nunca imaginei. Gostei bastante do final (embora minha curiosidade me faz querer saber o que aconteceu depois, queria muito ver a cara do assassino ao ser preso).

Sem dúvida é uma história que vale a pena ser lida, recomendo demais.
_______________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 4ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Meu Deus, que adaptação excelente (apesar de alguns detalhes horríveis)!

Houveram mudanças? Sim, senti falta de do personagem de Miss Ramsbottom e também de algumas cenas.

ODIEI aquelas cenas de sexo absolutamente desnecessárias e inexistentes em absolutamente todos os livros da Agatha Christie. Vergonhosa a necessidade de colocar essas coisas do absoluto nada só pra dar audiência. Simplesmente ridículo.

Voltando pra história em si, todo o resto foi belamente adaptado, seguindo o livro, mantendo-se fiel a ordem dos acontecimentos e principalmente o final, com a peça chave da condenação do criminoso. O livro termina exatamente da mesma forma e gostei deles terem mantido isso.

Foi uma bela surpresa ver o maravilhoso Matthew Macfadyen na pele do inspetor. Acho que não vi nenhuma outra atuação dele (talvez uma só, mas não lembro onde) em outro filme/série que não fosse Orgulho e Preconceito (filme de 2005, onde ele está maravilhoso no papel do gatissimo do Mr. Darcy).

Enfim, tirando as cenas DESNECESSÁRIAS de sexo do nada, a adaptação foi muito bem feita.

Pra mim, a nota é 4/5 (só por causa das cenas desnecessárias, senão seria 5/5).

Natalia.Sorroche 21/03/2024

Eu adoro a Miss Marple!!!
Um livro muuuito divertido e muito bom!

A história é bem legal, o mistério sobre a morte do Rex é bem construído. Um verdadeiro livro da rainha do crime!

Achei a narrativa bem boa, eu ouvi o audiobook na Audible e a narração foi sensacional de boa, deu um brilho a mais pra história. Um livro bom pra quem quer passar tempo com um mistério que dá uma pulga atrás da orelha!

Jaque 15/03/2024

"A senhora pode ver como ele é simpático."
Amei esse livro.
Ok. Não odeio a Miss Marple. rsrsrs
Fiquei surpresa com a entrada dela no meio da história, mas acho que ela só entrou pra "chamar" público, já que ela já era uma personagem conhecida. Mas a participação dela foi boa.

Eu sempre suspeito de todo mundo, depois, de ninguém... Mas eu não cheguei ao final correto... como quase sempre, infelizmente.

Amanda3913 14/03/2024

1/2 ? Verossimilhança

1/2 ? Fluidez de leitura

1/2 ? Elementos de gênero

1 ? Desfecho e Epílogo

Sério, não fede nem cheira... N vi graça no plot nem nos personagem. Enfim

Ed.Costa 14/03/2024

Muito bom!!
"Uma Porção de Centeio" é mais uma obra-prima do gênero de mistério e suspense criada pela incomparável Agatha Christie.

A trama se desenrola de maneira brilhante, com reviravoltas meticulosamente planejadas que mantêm o leitor constantemente intrigado e ávido por descobrir a verdade por trás do crime.

A famosa Miss Marple, mais uma vez se mostra como uma personagem extraordinariamente perspicaz e astuta.

Sua abordagem aparentemente despretensiosa esconde uma mente afiada e observadora, capaz de conectar os pontos mais sutis e desvendar os segredos mais bem guardados.

Agatha Christie mais uma vez demonstra sua maestria na construção de personagens complexos e na elaboração de enredos intricados.

Cada personagem é habilmente desenvolvido, com motivos e segredos próprios, o que torna a tarefa de identificar o verdadeiro culpado ainda mais desafiadora.

O desfecho é satisfatório e inteligente, amarrando todos os fios soltos de forma brilhante e revelando a verdade de maneira impactante.

Em suma, "Uma Porção de Centeio" é mais uma obra-prima de Agatha Christie, que encanta e fascina os fãs do gênero de mistério e suspense.

Com uma trama inteligente, personagens memoráveis e reviravoltas surpreendentes, este livro é leitura obrigatória para quem aprecia uma boa história policial.

Agatha Christie continua a reinar como a rainha do crime, e este livro é mais uma prova do seu talento e genialidade incomparáveis.

laurasdiary 14/03/2024

Uma porção de centeio
Não consegui criar teorias até muito perto do fim do livro kkkkk pra isso mostra a excelente qualidade dessa investigação policial escrita pela maravilhosa Agatha Christie.
esse foi o primeiro livro que li da diva, apesar de ja querer lê-la há muito tempo, e acredito ter sido uma ótima escolha (tava na promoção), além de ser muito lindo e de capa dura

wsx.lipe 13/03/2024

Mds como eu sou burro.
Primeiramente, eu nunca imaginei que me dedicaria tanto suspeitando de um personagem, elaborando teorias imensas e obsessivas contra ele pra no final estar tudo errado. ?

me sinto genuinamente traído e tolo, não sei se o plot tava na minha cara o tempo todo, mas nunca perceberia toda a situação verdadeira rolando por trás dos meus olhos. Vou enfatizar o traído pq é como eu realmente tô me sentindo agora. Traído, enganado, burro, zero QI e entre outos. ?

essa obra é um mergulho super recomendado para dar em 24 horas (ou mais do que isso ou menos, vai depender do seu ritmo), um verdadeiro deleite de suspense que vai te enganar até a última palavra.
laurasdiary 14/03/2024minha estante
vc tava achando que era quem????

wsx.lipe 14/03/2024minha estante
A Miss Ramsbottom aquela velha religiosa maluca. Errei na certa ?

Luvale 10/03/2024

Mais um livro da Agatha Christie, sendo meu primeiro contato com um mistério da Ms. Marple. Achei esse mistério muito bem construído e não consegui adivinhar novamente o culpado.

Um envenenamento acontece, através de frutinhas de teixo. Um homem trapaceiro e rico morre no escritório com uma xícara de chá e com uma porção de centeio no bolso. Todos de sua família são suspeitos, principalmente sua esposa, vários anos mais nova e aparentemente interesseira. O investigador já tem um caso montado, até que outras pessoas começam a morrer e um padrão surge e tem relação com uma cantiga infantil.

Gostei de como essa história foi prosseguindo, vários caminhos são possíveis e muita gente realmente pode ser considerada suspeita. Eu criei várias teorias ao longo do livro e todas pareciam ser plausíveis. A resolução do mistério foi um pouco mirabolante em alguns pontos e óbvia em outros, mas foi bem amarrada e trouxe reviravoltas interessantes.

Tem a vibe dos outros livros da Agatha, com alguém investigando e no final um monólogo explicando o acontecido e juntando as pistas. Gostei de como a Ms Marple entrou na história e achei ela mais interessante que o Poirot, uma vez que é só uma velhinha fofoqueira e inteligente, que consegue ser bem perspicaz e direta. Desgostei um pouco das obviedades e do final muito abrupto, mas é um mistério impossível de largar. Quero conhecer mais da Ms Marple.

manuzickuhr 09/03/2024

Cem Gramas De Centeio
Muito bom, cum uma pegada um pouco diferente dos outros livros da Agatha que eu li.
Achei a história bem desenvolvida e interessante.
Primeiro livro que terminei em março, apesar de ter lido quase tudo em fevereiro

Virpry 07/03/2024

Mundo diferente da Agatha
Ok, esse é meu segundo título dessa autora e vejo aquele padrão de música/poema infantil usado de modo completamente psicotico.
Adoro essas sacadas dela e o modo como ela trabalha isso.
Mais um mistério maravilhoso e surpreendente.
Ok, esse vc consegue adivinhar quem é o responsável por tudo, mas a motivação é o verdadeiro mistério!
Boa leitura!!

Thais645 07/03/2024

Nessa fórmula da Ágatha, surpreendentemente um dos melhores que li, prendeu minha atenção e apesar de ter matado algumas coisas ao longo do caminho, foi muito divertido acompanhar!

Alice397 07/03/2024

Amei! Por mais que vi algumas pessoas falando mau,eu gostei bastante,muito bom! Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li,e já quero ler os outros

Kah Silva 29/02/2024

Achei bom!
Mais um dia normal de trabalho, quando o Sr. Fortescue, ao tomar seu chá acaba falecendo. Logo sua morte passa a ser investigada pelo inspetor Neele. Já no começo da investigação descobrimos que Sr Fortescue foi envenenado, e que seu bolso tinha uma porção de centeio. Quem se beneficiará pela sua morte? Seria vingança? Ao longo da investigação os principais suspeitos do crime são encontrados mortos. Uma das vítimas tinha uma ligação com Mis Marple, fazendo-a participar na busca do assassino.

Diferente dos demais livros da Agatha, nossa querida Mis Marple demora um pouco para aparecer. Achei a investigação meio arrastada e sem emoção, apesar das duas outras mortes. Muita coisa descrita nesse livro não ajuda muito na trama. Dessa vez desvendei o assassino, achei a carta no final uma idéia fantástica. É um livro bom para passar o tempo.

MArian.Thalia 27/02/2024

Legalzinho
Eu adoro a ambientação dos livros da Agatha, e nesse não foi diferente. A história é legal, não consegui descobrir quem é o assassino, mas consegui não desconfiar de alguns personagens que pareciam ser suspeitos. Não é um dos melhores livros dela, mas vale a pena a leitura.