Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Daly 14/04/2014

Bom... mas monótono!
Minha primeira leitura da Agatha Christie e confesso que não foi grande coisa, com certeza ela tem melhores.
Não que o livro seja ruim, não é.
É até cativante, nos prende a atenção até descobrirmos afinal quem matou Mr. Fortescue.
Um final não tão previsível, embora, se analisarmos a maioria dos policiais ou suspenses, uma coisa é previsível: que o personagem que aparentemente não tem nada a ver é sempre o culpado.
Os autores encontram uns ganchos retirados lá do âmago de sua criatividade e implanta na história! se funciona? nem sempre. Mas nesse caso funcionou. Gostei desse final.
O que me desagradou foi a monotonia, tanto de cenário, quanto de diálogos, sei lá... achei monótono!

Mas ainda assim eu recomendo, vou ler outros da autora.
Raul Neris 09/07/2014minha estante
Olá, Daliane. Ainda não li esse. Sou fã da autora. Recomendo que leia O Caso dos Dez Negrinhos. Muito bom mesmo!

Ismael 26/12/2018minha estante
Tbm achei monótono. Esperava mais ação.

Anderson. 31/05/2023

Cem Gramas de quê?
Uma palavra pra definir esse livro: INCRÍVEL!
Agatha Christie como sempre, nunca decepciona. Esse em especial conseguiu me prender ainda mais do que os outros que li. Cada capítulo termina já te chamando pra outro e você cai numa armadilha de leitura.
Os personagens são ótimos também, muito bem descritos, com características únicas que você consegue diferenciar mesmo se perdendo por nomes. Aliás, quero dar crédito pra Miss Dove. Se tornou minha personagem favorita desse livro.
Quem for ler, guarde minhas palavras, ela vai te conquistar ???
NothingIsHere 31/05/2023minha estante
Agora eu fiquei animada para ler esse. Será uma das minhas próximas leituras.

Anderson. 01/06/2023minha estante
Se vc é como eu e gosta dos livros da Agatha, vai se amarrar nesse ?

Mizoca 06/03/2023

Cativante.
Sou muito suspeita pra falar sobre os livros da Agatha Christie, então releve minha resenha.
É um livro cativante. Desde o início, gostei e me interessei pelos personagens e adorei como a narrativa fora construída. Como sempre, o desfecho inesperado que o mundo da Agatha nos proporciona é sempre muito bem servido. É um daqueles livros que você tenta entender diversas partes e busca uma resposta de todo o acontecido que antecede ao ocorrido e tenta encaixar as peças e finalmente descobrir o que de fato aconteceu com aquele velho rabugento. Modéstia a parte, queria entender a fissura da autora em sempre colocar velhos ricos que são pessoas péssimas pra serem mortas porque isso nunca faz a gente criar uma certa "compaixão" do morto. Foi um final inesperado no limite, mas se você encaixa as peças e não se deixar levar pelos personagens, até que consegue encaixar. Não é um dos meus melhores livros já lido dela, mas com certeza pode estar entre em um dos bons.
ChristianoMB 06/03/2023minha estante
é a maioral

Mizoca 06/03/2023minha estante
Simm, eu amo ela demais. É muito mamãezinha dos livros policiais

Will 06/05/2020

Uauuuuu
Agatha Christie é Ágatha Christie

Ela não decepciona né? Caminha a história para uma pessoa, você pega ranço dela, e quando vai ver NADA.
Faz você se apaixonar pelo vilão, tira ele da reta! Com certeza me dedicarei a outros livros dela, porque ela arrebenta!
Leia, você vai gostar!
liliana 06/05/2020minha estante
já leu Cinco Porquinhos? é surpreendente, Poirot é magnífico

Will 06/05/2020minha estante
Ele ainda não, com certeza colocarei na minha lista
Obrigado ?

bruna 25/06/2021minha estante
KKKKKKK morrendo com o comentário sobre a Glandys. Fiquei morrendo de dó dela também..

isra 17/04/2020minha estante
HAUAHAHAH "amei, pode continuar"

Zumi 19/12/2017

Miss Marple deixa muito a desejar
Rex Fortescue é morto em pleno escritório, a luz do dia, pelo que seria inicialmente uma intoxicação alimentar acidental. O inspetor Neele, designado para o caso, não precisa de muito para descobrir que se trata de assassinato por envenenamento com taxina e passa a investigar e questionar todas as pessoas envolvidas com o velho, tanto em seu trabalho quanto em sua família. Outras duas mortes sucedem o episódio com intervalos curtos e o inspetor continua seu trabalho, contando com a ajuda da grande Miss Marple.

O livro entitulado equivocadamente (ao meu ver) como "Cem Gramas de Centeio" basicamente não revela quase nada sobre as tais gramas de centeio, mas apresenta uma leitura fácil e rápida. Não que isso signifique que a história prende o leitor, porque não o faz, mas de certa forma entretém e pode ser devorada tranquilamente em pouquíssimos dias.

Agatha optou por colocar a característica Jane Marple nesta trama, o que automaticamente já leva o leitor à dedução de que a senhorinha é quem desvenda todo o mistério. No entanto, Marple somente aparece perto da metade do livro e praticamente não é vista com frequência desde então, apenas em um capítulo ou outro. Nas últimas 30 páginas, Jane reaparece e todos os holofotes apontam para ela, enquanto explica ao inspetor tudo que não pode provar, mas que jura corresponder aos fatos, ao assassino e ao motivo dele em cometer tais crimes. Levando em consideração que Miss Marple não faz basicamente nada útil de fato para a investigação e apenas mete o nariz nas fofocas e em conversas chatas com a família Fortescue, a revelação que faz e que, conforme o esperado, está certa, não passa de uma teoria mirabolante cujos passos que levaram a ela não foram nem um pouco fundamentados ao longo do livro.
O único personagem que tem presença e que conduz verdadeiramente a investigação dos assassinatos, buscando pistas e detalhes importantes, é o inspetor Neele. Porém, a impressão que fica é que, para Agatha Christie, se Marple estiver por perto ninguém mais pode chegar a conclusão correta, mesmo que seja quem mereça realmente o destaque do livro.
Além disso, nenhum personagem é trabalhado com muito afinco e alguns não servem pra absolutamente nada, nem para ocupar espaço na história.
A revelação, por si só, é dada ao leitor quando a história está no clímax e se espera outras informações antes da principal descoberta, e é extremamente aleatória se comparada com o resto.

Não é um livro ruim, mas também nem de longe é um livro bom. Apenas deixa a desejar em tudo.
Poderia até recomendar, mas dentre outros livros da autora muito melhores, Cem Gramas de Centeio passaria despercebido facilmente.
Felipe 26/01/2018minha estante
"apresenta uma leitura fácil e rápida. Não que isso signifique que a história prende o leitor, porque não o faz", muito útil, não lembrava exatamente o porquê de eu ter dado apenas 3 estrelas, mas agora compreendendo. Obrigado.

Beatriz Fantasia 02/02/2023

Um ótimo livro, mas...
Um ótimo livro, contudo um dos mais previsíveis da Agatha.
Gostei bastante de como a trama se desenvolveu, as charadas e percepções de cada personagem, contudo, o final deixou um pouco a desejar.
Comparado a outros livros da autora, foi um dos menos surpreendentes.
Contudo, compensa pela tensão durante todos os capítulos!
Beatriz Fantasia 02/02/2023minha estante
Blog; livros leitura e chá

MãeLiteratura 03/02/2022

Delícia de livro!
Um das minhas metas para este ano é ler mais Agatha Christie. Por isso quando eu recebi o convite para participar do Desafio #ReadChristie2022, organizado pela LePM Editores, fiquei muito animada!⁣

Este foi o livro escolhido para janeiro e começamos muito bem o nosso Desafio. Que delícia de livro! ⁣

Publicado originalmente em 1953, mantem-se atual e interessante.⁣

Ler Agatha é como estar sempre de férias, são leituras relaxantes e que distraem muito, adoro. A escrita é sempre ótima e fluida.⁣

O empresário Rex Fortescue é encontrado morto, no começo da trama. Logo a polícia descobre que ele assassinado e que no seu bolso foi encontrado um punhado de centeio. Através de charadas e dicas vamos investigar o que aconteceu, junto com o inspetor Neele.⁣

Após esta morte, teremos outras, muita ação e emoções. Vamos conhecer também os filhos do Sr. Fortescue e parte da sua família.⁣

Este foi o primeiro livro que leio com a Miss Marple. A única coisa ruim é que ela demora muito para aparecer! Foi só na página 100 que conheci esta velhinha esperta e carismática e eu estava na maior expectativa para conferir a sua participação na trama. Miss Marple é discreta, sutil e certeira. Gostei muito dela. ⁣

Para variar não acertei quem era o assassino, aliás a descoberta da identidade do criminoso passou longe do meu palpite, mas a graça do livro está aí também.⁣

Recomendo muito se você procura um bom entretenimento!
graazifarias 03/02/2022minha estante
Como faço pra participar desse desafio? Gostaria muito!

Fê.Almeida 03/11/2022

Meu primeiro contato com a Agatha!
Nunca imaginei que o assassino seria quem realmente foi.
Uma surpresa, que leitura dinâmica!
Agora eu entendi o porque que ela é rainha, não tem como não ter outro título, ela é sensacional!
Que delícia de livro, e já quero outros dela para ler!
MoniQue 15/10/2023minha estante
Acabei de ler e tb me surpreendi. Agatha é foda, sempre me faz de besta kkkk o primeiro que li dela, foi Noite das Bruxas e adorei.

Beca 19/07/2021

Tapa na cara
Já contei aqui as inúmeras vezes que fui surpreendida por Agatha..e advinhem...Dessa vez não foi diferente! Tinha certeza que iria desvendar o mistério antes da Mrs. Marple..doce ilusão! Hahahaha

Simplesmente genial! O motivo, a cantiga, o desfecho. Tudo bem feito.
Ronny 20/07/2021minha estante
oohh!

Camila 14/05/2021

Mais uma vez feita de palhaça
Um livro muito bom. O começo apesar de já termos um assassinato achei um pouco lento, mas depois a história ficou fluída e várias coisas começaram acontecer. Fui mais uma vez enganada pela Agatha, dessa vez não descobri foi nada e até o final do livro tinha certeza que era uma pessoa, mas na verdade foi outra. Miss Marple mais uma vez maravilhosa.
Isis243 14/05/2021minha estante
Sempre sou enganada também ... ela é genial, não é?

Jaque - Achei o Livro 14/01/2015

Suspeitei desde o princípio :-)
Mais uma aventura de Miss Marple, uma das melhores na minha opinião.
O chefe da família Fortescue morre no trabalho após ingerir um veneno que seria facilmente encontrado em sua casa. Os funcionários são descartados como suspeitos enquanto toda sua família fica na mira da polícia. Filhos, esposa, cunhada e empregados são investigados até que mais duas pessoas são encontradas mortas. Quem poderia ter feito isso? As primeiras suspeitas da polícia caem por terra assim que a segunda pessoa é assassinada.
Muitas especulações, casos antigos que vêem à tona deixam a polícia mais confusa.
Miss Marple chega na casa da família e acaba ajudando o investigador em detalhes antes passados despercebidos. Lógico que mais tarde ela resolve todo o mistério e entrega o assassino de bandeja.
A trama é excelente! Apesar de ter adivinhado não fiquei decepcionada com a estória que foi muito envolvente e devorei o livro em pouco tempo.
Recomendo!
Cris Paiva 29/11/2017minha estante
Quando essa pessoa apareceu na história eu fiquei com o pé atras, e depois minha impressão foi ficando mais forte, e eu acabei acertando o culpado e como ele cometeu o assassinato. Fiquei impressionada com a minha astúcia!! Kkkkkk

Cris 16/02/2023minha estante
Pior que as vezes esquecia quem era quem, muita gente meu deus kkkkkkk

resenhasdajulia 23/03/2021

Maravilhoso!

O Sr. Fortescue começa todos os seus dias bebendo chá em seu escritório. Aquele seria mais um dia comum, o que ele mal poderia imaginar, é que seria seu último dia de vida.

A polícia afirma que a morte foi causada por envenenamento, mas quem teria interesse em assassiná-lo? Na verdade, toda a sua família. E quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um padrão, cabe à Miss Marple entrar em cena para resolver o caso.

Até imaginei quem era o assassino, mas eu não quis acreditar, porque gostei muito dele ?

Um dos meus favoritos da Agatha!
Madu 01/11/2021minha estante
Caramba, acabei de ler e estou em choque. Não quis acreditar naquele final, eu acabei me apegando tanto ao personagem...