Cem Gramas de Centeio

Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Michela Wakami 04/08/2022

Bom.
Que trama é essa, Agatha fez um emaranhado aqui, que chega deu um nó, no meu querido cérebro.
Miss Marple entra na história para ajudar a desvendar os mistérios.
Digamos que acertei alguns detalhes, mas o desfecho foi surpreendente para mim.
Nem passou pela minha cabeça, é incrível como a Agatha é genial.

Apesar de ter achado o livro bom, a escrita da autora aqui, deixou a leitura arrastada.
Isso é algo raro nos livros da Agatha Christie, pois eles costumam ser muito fluidos.

resenhasdajulia 23/03/2021

Maravilhoso!

O Sr. Fortescue começa todos os seus dias bebendo chá em seu escritório. Aquele seria mais um dia comum, o que ele mal poderia imaginar, é que seria seu último dia de vida.

A polícia afirma que a morte foi causada por envenenamento, mas quem teria interesse em assassiná-lo? Na verdade, toda a sua família. E quando mais duas vítimas são encontradas na propriedade dos Fortescue, seguindo um padrão, cabe à Miss Marple entrar em cena para resolver o caso.

Até imaginei quem era o assassino, mas eu não quis acreditar, porque gostei muito dele ?

Um dos meus favoritos da Agatha!
Madu 01/11/2021minha estante
Caramba, acabei de ler e estou em choque. Não quis acreditar naquele final, eu acabei me apegando tanto ao personagem...

Fabio Shiva 28/09/2021

gol de Miss Marple
Em minha opinião, uma das melhores aventuras da querida Miss Marple! “Cem Gramas de Centeio” tem tudo o que os fãs de Agatha Christie tanto amam, começando pelos assassinatos inspirados em versinhos infantis:

“Reparem que canção mais singela:
Com cem gramas de centeio
E vinte melros de recheio
Basta fechar a panela
E esperar que se ponham a cantar
Uma torta tão bonita não faria o rei vibrar?
Enquanto ele no escritório, o dia inteiro,
Pensa só em ganhar dinheiro,
A rainha na sala sozinha
Come o pão com mel que lhe trazem da cozinha.
A criada, no quintal, estende a roupa, feliz,
Até que um passarinho safado lhe morde o nariz.”

Achei que os versos se adequaram tão bem à trama, que cheguei a suspeitar que a própria Agatha os havia inventado. Mas uma rápida pesquisa na Internet mostrou que se trata de um dos famosos poemas da Mamãe Ganso, “Sing a song of sixpence” (https://www.poetryfoundation.org/poems/42900/sing-a-song-of-sixpence). Esse uso de cançonetas infantis é um tema recorrente em Agatha, rendendo algumas de suas melhores histórias, como “E Não Sobrou Nenhum” (antigo “O Caso dos Dez Negrinhos”), “A Casa Torta” e “Os Cinco Porquinhos”. A ideia é mesmo interessante, e me pergunto se algum escritor brasileiro já experimentou contar uma história de mistério a partir do mote de “Boi da Cara Preta” ou de “O Cravo Brigou com a Rosa”...

Mas “Cem Gramas de Centeio” tem muitos outros atrativos. Tem um bom número de mortes ocorridas em situações misteriosas, com um número razoável de personagens em posições suspeitas, enquanto outros (o que é melhor ainda) possuem supostos álibis que se mostrarão insuficientes, diante do aparecimento de novas pistas. Tem o carismático Inspetor Neele como coadjuvante de Miss Marple (acho que ele aparece novamente, anos mais tarde, já promovido a Inspetor Chefe, como amigo de Hercule Poirot em “A Terceira Moça”, que pretendo reler em seguida). Tem Miss Marple afiadíssima como “anjo vingador” e exercitando seu pessimismo inato a respeito da natureza humana:

“Sempre penso no pior. O mais triste é que em geral se acaba tendo razão.”

E tem, principalmente, Agatha Christie fazendo o que faz melhor: levando as regras do romance policial até o seu limite, com o objetivo de ludibriar (e encantar) o leitor. Aqui, como em suas melhores tramas, Agatha não chega propriamente a quebrar nenhuma regra, mas dá aquela forçadinha básica, que acaba trazendo brilhantismo à solução do enigma. Não é uma analogia perfeita, mas o que me ocorre é o famoso “gol de mão” feito por Maradona na copa do mundo de 1986... o resultado é que os fãs vão ao delírio!

Seja de mão, de pé ou de cabeça, em um mistério de Agatha Christie é quase certo que teremos gols de placa!

E de quebra, ainda recolhi essa bela citação:

“Nenhuma questão fica resolvida enquanto não for resolvida direito. Quem disse isso foi Kipling. Hoje em dia ninguém mais lê Kipling, mas ele foi um grande homem.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Rodriguinho @literario.rojo 06/05/2020

Mais um caso que eu sabia que seria levado por pistas que pensaria uma coisa e seriam outras e no fim fui surpreendido mais uma vez pela solução dos crimes.

Adriana1161 28/01/2022

Canção de criança
Uma delícia ler/reler a rainha do crime!
Por indicação da @maeliteratura resolvi ler este livro, parte do projeto #readchristie2022, @lpmeditores
Eu digo reler, pq sinceramente não sei se já havia lido! Na minha adolescência, li muitos livros da Agatha Christie, e não lembro exatamente quais. Mas também, isso foi há mais de 40 anos atrás, então tb não lembro das histórias!
Ótimo passatempo, escrita impecável! Vou tentar ler periodicamente, um livro da autora. A @dudabmenezes tb tem um projeto legal de leitura de Agatha Christie.
Personagens: Rex Fortescue, Inspetor Neele, Percival, Lancelot, Jennifer, Elaine, Pat, Jane Marple, Gladys, Vivian Dubois, Sra. Ramsbottom, Adele, Mary Dove
Local: Baydon Heath- Londres/ por volta de 1950
@driperini
Sáh 28/01/2022minha estante
Agatha é simplesmente incomparável ??

Amanda3913 28/01/2022minha estante
boa tarde! como é esse projeto?

Adriana1161 28/01/2022minha estante
@amndfrnc é só uma hashtag para colocar os livros da Agatha lidos nesse ano. Mas dá uma olhada no perfil da @maeliteratura que sempre tem uns projetos de leitura bem legais, e talvez esse ano ela faça algum da Agatha

annacsfraccaro 12/07/2022

Interessante!
Gostei bastante do livro, achei interessante a história, porém, achei que a história demorou bastante para desenvolver, então a minha leitura demorou bastante para engrenar.
O final achei interessante, porém, quando eu achava que o mistério ia ser resolvido, acontecia outra coisa.

AnaJu76 31/08/2021

"São todos muito desagradáveis"
Segundo livro que eu leio da Agatha Christie e como sempre ela não me decepcionou, achei o desenvolvimento muito bom, apesar de ser um pouco arrastado, desconfiei do assassino, assim como desconfiei de todo mundo do livro KAKAKA
Nessa 01/09/2021minha estante
Tô louca pra começar a saga dela?

AnaJu76 01/09/2021minha estante
Ela é a rainha do crime literalmente, amo os livros dela

Mariana 04/12/2022

Casos de família
Puts, eu gostei bastante desse livro. No começo fiquei meio perdida com tantos nomes, mas logo após todos os personagens serem apresentados comecei a suspeitar especialmente de um deles. É óbvio que fiquei muito feliz por ter acertado quem era o assassino e muito da lógica por trás de tudo.

O.Borges 30/01/2024

Nem sempre um rostinho bonito, mas sempre um rostinho bonito
É o primeiro livro da Agatha que eu fico triste por gostar de um personagem, basicamente gostei do vilão.
Engraçado que sempre se encaminhou pra ele, até porque ele sempre dava as deixas certas e coerentes.
A leitura é bem arrastada, o que foi um dos meus percalços pra ler, quatro capítulos para as mulheres Fortescue serem encontradas e treze até a Miss Marple entrar em cena, inclusive foi só a partir do décimo capítulo que comecei a gostar do livro.
Várias reviravoltas, e alguns pontos estavam até óbvios. Mas, todo meu carinho pela tola Gladys.

Bia 03/07/2021

Feita de palhaça
Eu fico me perguntando quantos livros da Agatha Christie eu vou ter que ler pra conseguir acertar pelo menos um final ?? ?
Que história envolvente, personagens muito bem desenvolvidos, que idéia sensacional da cantiga de criança, que genialidade esse livro, impossível não amar as histórias da Rainha do Crime!!!
yasliarte 03/07/2021minha estante
eu li 1 livro dela, acertei no 1 capítulo? foi bem triste, não consegui ler mais nada de tanta decepçãokkkkkkkkkk ?

Ana Paula FZ1 09/07/2021minha estante
Bia eu so queria deixar aqui registrado que me sinto solidária à voce kkkkkk.. EU leio Agatha Chistie desde os 14 anos e NUNCA consegui acertar quem é o criminoso, porque sempre penso no óbvio e enxergo a culpa do óbvio, mas sempre me surpreendo... E digo que esse é o encanto de ler os livros da Rainha do Crime rrss

Paula 10/08/2022

Como todos os livros da Ágatha Christie esse livro foi extremamente envolvente. Final nada óbvio. Ainda prefiro os do Hércules Poirot mas Miss Marple também é ótima.
L P 10/08/2022minha estante
Extremamente?

Paula 10/08/2022minha estante
Obrigada Larissa o corretor do celular me trolou nessa, mas já corrigi.

Ana 15/10/2022

Miss Marple sendo perfeita sempre
História muito bem escrita pela nossa rainha Agatha Christie. Fiquei curiosíssima pra chegar no final, pois sempre surto quando a história tem aspectos macabros como a canção dos melros. Insto inclusive me fez lembrar um pouco do cenário de "E não sobrou nenhum".
Ao meu ver absolutamente todos os pontos foram ligados sem deixar nada a desejar. Fiquei tão desesperada e surpresa no final como "E não sobrou nenhum" e "A casa torta"? Não. Talvez ficaria se eu conhecesse um pouco mais da pessoa culpada.
Mas não deixa de ser mais uma obra prima da nossa diva!

site: www.instagram.com/estantecomletras

Andre.S 27/03/2021

E no final... surpresa!
Mais uma trama absolutamente engenhosa da Rainha do Crime! Agil, inteligente e envolvente, este livro prende a atenção do começo ao fim! Li em poucas horas!