The Silkworm

The Silkworm Robert Galbraith

Resenhas - The Silkworm

Amanda.Tavares 04/09/2022

Nossa! Gostei ainda mais do que do primeiro. As personagens são muito boas. O ritmo do livro é bom. Os fatos são passados pro leitor sem sobrecarregar. E o humor ácido inglês é maravilhoso.

@somegood.books 09/11/2021

Viciante!
Em uma leitura, duas importantes e novas ações exercidas: finalmente terminei a minha primeira leitura em inglês (yey! ?) e, também pela primeira vez, consegui separar a obra do autor e apreciei esse trabalho primoroso sem nem lembrar das atitudes detestáveis que a sua escritora insiste em ter.

Nesta segunda aventura com Cormoran Strike, um detetive britânico em todos os sentidos e extremamente sagaz, e Robin, sua assistente que segue se tornando cada vez mais essencial nas investigações, entramos em um caso que começa a partir de um desaparecimento de Owen Quine, um excêntrico autor literário, mas que acaba se revelando em um assassinato bem macabro e perturbador.

Para os fãs de suspenses policiais, gênero capitaneado pela brilhante Agatha Christie, essa é uma excelente dica. Os estilos são diferentes, mas o desenrolar completamente inesperado e bem delineado ao longo da trama é igualmente irresistível. Foi bem interessante ler em inglês, senti a linguagem carregada de expressões profundamente britânicas me fez compreender ainda melhor a personalidade do Strike e dos demais personagens, mas tenho certeza de que em português a leitura seja tão deliciosa quanto. Como quase sempre digo por aqui: indico, sim, super! ??

Kelly 25/10/2021

Terminei na base do ódio e ainda pulei um pedaço pq li li li e nada acontecia ? poderia ter sido escrito com umas 200 páginas a menos

VictAria109 12/10/2020

Horrendo
A história me prendeu, mesmo que pelos motivos errados.

Ler e imaginar, uma das cenas do livro em especial, foi algo perturbador (quem leu sabe do que eu estou falando).

No geral, foi uma leitura boa.
Aumentei meu vocabulário em inglês, logo, foi uma leitura proveitosa.

Mas...Estou cada vez mais mudando minha visão sobre a autora.
Vou fingir que foi o Robert Galbraith que escreveu.

Maitê 28/04/2019

Estou gostanto muito dessa série, conseguiu manter o padrão do primeiro livro, e ao mesmo tempo continua a desenvolver os personagens principais, sem tornar o caso policial algo secundário.
Até o fim não consegui prever o assassino, mas entendi completamente como a autora chegou até ele.

Juliana 18/06/2018

Uma ótima história de detetive
A rainha JKR escrevendo como Robert Galbraith é ótima! Sabe contar uma história perfeitamente bem, com tantos detalhes e tudo tão bem descrito, que parece q estamos lendo algo real, não ficção. Este livro é melhir que o primeiro, acho q até porque já conhecemos Robin e Strike. A trama é envolvente. O que adorei muito foi o título dos capítulos, que são citações de peças teatrais de séculos passados, mas que têm tudo a ver com aquele capítulo! Genial! É simplesmente uma ótima leitura!

Rox 02/12/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Neste segundo livro, o negócio de investigação do detetive particular Cormoran Strike está indo muito bem, graças à publicidade que ele conseguiu ao solucionar o assassinato de Lula Landry, só que em meio aos casos típicos de traição e fraude que são o seu ganha-pão, Strike recebe uma cliente bastante atípica: uma frágil senhora que está à procura de seu instável marido, um conturbado escritor que já possui um histórico de chiliques e fugas. Acredito que o ponto chave da trama esteja no fato de que, apesar de não ter certeza se receberá seu devido pagamento, Cormoran resolve se dedicar ao máximo para desvendar este sumiço pelo simples prazer de esmiuçar um grande mistério.
Ao decorrer da trama percebemos que o trabalho de Strike é muito mais do que um simples recurso para ganhar dinheiro. De fato, há inclusive uma certa tensão entre ele e sua assistente Robin Ellacot, que sonha em se tornar também uma detetive, continuou trabalhando para ele almejando se tornar efetivamente sua parceira, mas teme que ele não perceba que ela possui o mesmo pensamento com relação à vocação de detetive.

"She couldn’t understand a vocation. Some people can’t; at best, work’s about status and pay cheques for them, it hasn’t got value in itself."

Para saber mais, acesse:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/11/livro-silkworm-edicao-em-ingles.html

Daí <3 09/07/2015

Bem mais maduro que o primeiro. Robin cresce na história, e em deixou feliz por isso.
Posso dizer que gosto mais desse do que o primeiro livro.

Yurii 11/11/2014

The Silkworm consegue ser mais dinâmico que o anterior, The Cuckoo's Calling, sem cometer o mesmo erro de extrapolar nas entrevistas e dando dimensão a narrativa através de histórias paralelas, tanto sobre o caso que dá nome ao livro quanto pequenos outros que mostram o dia a dia normal de Cormoran Strike.

Robert Galbraith nos dá várias pistas falsas, desviando constantemente nossa atenção do que realmente importa, sem deixar que a surpresa no final fique inexplicavelmente sem sentido. A motivação (que Strike tanto despreza) junto com uma série de oportunidades permite ao assassino executar um crime que só não foi perfeito por ser perfeito demais. Como diz o próprio Strike, na vida real tudo deixa pontas soltas.

May 13/10/2014

Quase lá ... de novo
O segundo livro sobre o detetive Cormoran Strike, e o mesmo sentimento de frustração que me assolou quando li O Chamado do Cuco: o final.

A estória é muito bem desenvolvida, e a Rowling (vulgo Galbraith) nos mostra novamente que ela é uma exímia contadora de estórias, mas os motivos que norteiam seus assassinos não me convencem.

A Robin é um amor, a Dodo me conquistou e até a Leonora Quine, sem falar do personagem principal, Strike, que mesmo sendo um cara de quase dois metros de altura (não sei direito as conversões pra foot e inch, mas tendo como base os Skarsgard, chega perto dos dois metros), que é adorável, e rude quando necessário.
A leitura flui de forma fácil, um livro gostoso de se ler, mesmo com o assassinato sendo um tanto quanto grotesco,mas o motivo, toda a explicação do porquê do assassinato, de como foi feito, não me convenceu, novamente. Espero que no próximo a Rowling consiga achar um motivo melhor para um assassinato.

Tiago sem H - @brigadaparalela 27/07/2014

O detetive Cormoran Strike é contratado por Leonora Quine para encontrar o seu marido, o escritor Owen Quine que está desaparecido há dias. Contudo, Cormoran começa a desconfiar que o desaparecimento não é tão simples quanto parece, uma vez que, antes de sumir, Owen escreveu um livro no qual revela grandes segredos de quase todos que conhecia e que se fosse publicado arruinaria muitas pessoas. O caso fica mais complexo, quando o detetive encontra Owen assassinado de forma brutal e bizarra, e agora, de posse do manuscrito do livro, Cormoran Strike ao lado de sua parceira Robin Ellacott terão que desvendar a enorme lista de suspeitos e encontrar o culpado.

Quem já leu O Chamado do Cuco já sabe o que esperar desse livro, só acrescente a isso muito mais reviravoltas e um grau mais elevado de maturidade. Neste segundo volume da série, podemos perceber que a autora usou de toda sua "brutalidade" de palavras ao escrever. Palavrões e cenas fortes dão maior veracidade ao ambiente que ela cria para seus personagens, o que é muito bacana. Como aconteceu o livro anterior, neste, também iremos conhecer um pouco mais do passado de Cormoran e um destaque maior será dado à Robin e sua relação com Matthew, seu noivo. Essa construção de personagens que Rowling faz em um livro policial, não consegui observar em outros que eu tenha lido, talvez para algumas pessoas, isso possa incomodar, uma vez que, há capítulos inteiros apenas para retratar a convivência dos personagens com parentes e amigos.
Um destaque também para uma das grandes diferenças deste livro, é a enorme lista de suspeitos. Como o provável culpado é um dos personagens do livro, cabe a Strike tentar descobrir quem é qual personagem e a partir daí, começar a montar o enorme quebra-cabeças, que tem suas peças somadas a cada capítulo virado. Meu único erro, foi não ter feito uma lista de personagens para controle, ao mesmo tempo que isso aumenta o número de suspeitos, também aumenta o número de nomes para você se lembrar, então vale fazer uma colinha para não se perder e ter que voltar capítulos para lembrar quem é quem.
Com uma narrativa bem fluída e um enredo que prende o leitor, The Silkworm consegue manter o padrão J.K. Rowling de qualidade e até mesmo se superar, deixando poucos rastros (ou até mesmo nenhum) que entreguem o culpado, colocando à prova os amantes de livros policiais.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/07/bora-ler-04-silkworm-robert-galbraith.html
anabê @anabialeiroz 07/12/2016minha estante
Também senti a mesma coisa com esse monte de personagens com nomes que não são similares, mas com posições no círculo literário que se assemelham. Pra mim Silkworm é ainda melhor que O chamado do cuco!

Tiago sem H - @brigadaparalela 18/12/2016minha estante
Ana, eu nem lembrava que havia feito resenha pro Bicho da Seda, nessa época eu ainda falava pouco rsrs. Estou empolgado pra pegar Vocação do Mal (?), talvez ano que vem eu pegue ^^