Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Noelle 24/03/2017

Só porque esta nublado não significa que o sol não exista além das nuvens!
O mais importante deste livro, foi a autora abordar o tema da violência doméstica. Ela conseguiu trazer a apreensão, opressão e violência de quem vive com isto no dia-a-dia, e que, embora escondido, está presente em muitos “lares”, se é possível chamar assim. O que me incomodou neste livro foi a falta de reação da protagonista, ela poderia ter apresentado formas da protagonista se defender e procurar ajuda, mostrando para pessoas na vida real que há uma forma de buscar uma saída, serem fortes para enfrentar a situação. Sempre existe o sol!
A parte mais respirável do livro (fazendo um alusão ao título), e isto é uma coisa boa para a protagonista, foi a escola, com as aulas, esportes, com a amiga inseparável, os romances...foi gostoso de ler! Há o colegial...Passando por um momento nostálgico, aqui! Rsrs
Francine.Teodoro 25/03/2017minha estante
Fiquei com vontade de ler...

Eliana.Gomes 27/01/2018minha estante
Amei este livro, tinha momentos q sentia vontade de entrar no livro é esbofetiar a Carol. Tbm acho q a autora poderia ter abordado algumas saídas pra q a Emma se livrasse da violência q sofria em casa.Chorei litros com este livro.

Larissa 30/10/2023

Viciante e estressante
Li esse livro muito rápido, a escrita da Rebecca Donovan é realmente muito gostosa e eu nunca li um livro que ficou tanto na corda bamba de Amor e Ódio em relação ao que achei. A protagonista parece que é burra, eu passava pano por ela ser traumatizada, mas kk, é burra mesmo.
Vale a pena a leitura mas não sei se vou continuar os outros dois livros para finalizar, romance não é pra mim mesmo, mas gostei de tudo que esse livro aborda.
Evan Mathews amo você, larga ela e vem pra mim??

Gy de Paula 28/12/2016

Uma história bem comum, mas gostosinha
Emma é apenas mais uma vítima. Vítima de tantos, inclusive da vida. E ainda assim, encontra nos seus objetivos razões para não desistir.
Essa história poderia ser real. Na verdade, ela existe em vários lugares, infelizmente.
Leitura fácil, tranquila. A autora escreve de forma bem fluida. A narração em primeira pessoa dá um toque de personificação na história, me senti dentro do livro.
Quando comecei a ler senti que fosse apenas mais uma história cheia de clichês. E pode até ser (quem disse que clichês têm que ser ruins?), mas me prendeu.
O único porém desse livro pra mim foram os erros grotescos de português. Meo deooooossss!!!!!! Parece que o livro nem foi revisado. Precisei me superar para abstrair e conseguir manter o foco na história.

Jacicleide 17/11/2016

até onde vc suportaria?
Emma é uma jovem linda e que mora com os tios, só que a vida dela não é o que aparenta. Na escola é a melhor em tudo no que faz, forcada,boa aluna, é com uma unica amiga. Mas depois dos portões da escola, coisas terríveis acontece.
Até onde vc suportaria ?

Camila B. Monteiro 25/04/2014

Surpresa interessante
Uma razão para respirar foi uma surpresa interessante. Quando li a sinopse fiquei maluca pela obra, mas esta rumou para um caminho diferente do que eu esperava e mesmo assim me agradou - coisa que costuma não acontecer.

Contando com uma mobilização imensa na internet com banners especiais e muita especulação já em torno da sua continuação, a obra aborda o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA e mostra muito drama em cima disso.

Bem, eu esperava mais dessa parte. Muito mais sobre essa opressão psicológica que o tema trás, mas na verdade o livro é mais sobre superação e descoberta. A escrita é tão agradável que fica difícil largar o livro um segundo sequer mesmo rumando para outro lado.

Emma Thomas mora com os tios, pois perdeu o pai quando criança e sua mãe é uma alcoólatra que mal consegue cuidar de si própria. Por conta disso essa única e pequena família que conta ainda com dois primos a abriga com relutância, principalmente sua tia que a odeia por sentir que ela atrapalhou tudo ao se mudar para lá.

A relação das duas é extremamente complicada com baixas o tempo todo e nada de cumplicidade. Emma é agredida diversas vezes sem um motivo sequer e o ódio que sua tia sente é algo revoltante. Algumas cenas são bem fortes, deixando o leitor meio louco! (rs)

Por isso, Emma é o tipo de garota que sabe se camuflar em todos os cantos. Em casa faz isso para não ser notada e despertar a fúria de sua tia com o menor dos movimentos e na escola por medo de que alguém descubra o inferno que ela vive.

Ela prefere ficar sozinha e sua personalidade destoa completamente de Sara, sua melhor e única amiga. Curiosamente, Sara é a garota mais popular da escola e também a pessoa que mais entende Emma e a ajuda como pode, mesmo sendo constantemente repelida para fora do problema.

O fato é que não ter muitos amigos à ajuda, pois entrar na faculdade é a única esperança de Emma para conseguir sua liberdade. Por esse motivo, a garota se dedica integralmente aos estudos e ao esporte sendo destaque em tudo. Isso também ocupa todo o seu dia o que ajuda a dissipar seus problemas mais e mais.

Dessa forma, se camuflar parece fácil. Emma fica fora de qualquer interação social possível e segue garantindo uma excelente bolsa de estudos para se livrar da vida que leva.

Esse plano seria perfeito se não fosse um pequeno e irresistível problema: Evan Mathews.

Uma pausa aqui. Eu custei a entender o motivo de Enma para não revidar diante das agressões, talvez por eu ser livre e viver em um lar onde o respeito é primordial, mas conforme a leitura foi passando, fui entrando no mundo dela e pude imaginar o que sentia.

Passei, então a entender também muitas vítimas de agressões que jamais tentam se livrar disso ou que se submetem aparentemente por vontade própria. No fundo elas não veem opção para seu martírio e se sentem desamparadas. Não tem nada de vontade própria aqui.

Mas voltando a leitura, Evan foi o personagem que mais me atraiu, obviamente por ser lindo e inteligente, com saídas brilhantes e muito senso de humor, mas principalmente pela sua força.

Emma relutava sempre em se abrir para outras pessoas a não ser Sara e Evan vai lentamente conquistando sua confiança e se mostra firme no que quer o tempo todo. Mesmo quando a garota o afasta ele fica lá, de longe, cuidando dela.

Essa foi a salvação e a ruína de Emma que se viu completamente entregue a esse rapaz sendo obrigada a lutar com as pessoas que mais a aterrorizava na vida. Como eu disse a história seguiu por um caminho que eu não esperava, mas que me agradou tanto quanto.

Apesar da profunda opressão, Emma é uma garota forte assim como Sara, que não tem nada de fútil como as garotas populares são descritas geralmente. Ela trás uma realidade incrível para Emma e cresce demais conforme vai se envolvendo com os problemas da amiga. Gostei demais de sua personalidade.

E Evan é extremamente forte e capaz de entender problemas bem maiores do que ele sem que lhe contem nada. Ele é o tipo de cara que age. O legal do livro é a amizade que eles constroem antes que a relação evolua para algo mais. Isso só fortaleceu ainda mais esses laços.

Esse trio junto torna o livro mais leve, com conversas descontraídas e muita fofura entre o casal que me fez suspirar um milhão de vezes. Uma Razão para Respirar me conquistou já no primeiro capítulo. A leitura é fácil e rápida, sem enrolação e mostra a que veio já no início. Recomendo muito esse livro.

Um detalhe que quero ressaltar: O final me deixou com taquicardia! Preciso da sequencia urgentemente e daí vocês já podem perceber o quanto me apaixonei pela obra.

site: http://www.vidacomplicadademais.blogspot.com.br/2014/04/livro-uma-razao-para-respirar.html

Viviane 09/11/2016

Não julgue pela capa!
Serei honesta, julguei o livro pela capa! Não sou fã de romances hot, pensei que esse fosse mais um!
Cataplot! Quebrei a cara!
É a história de uma adolescente que perdeu o Pai e foi abandonada pela mãe (será?) e vive com os tios e dois primos pequenos.
Vítima de todo tipo de violência por parte da esposa do tio, Emily tem como refúgio a amiga Sara e o apaixonante namorado Dan.
É sobretudo uma história de coragem, amor, amizade, superação, sofrimento, medo e o quanto fechamos os olhos para a violência que acomete lares.
Indo ler a sequência que fiquei ansiosa.
Recomendo!

Isabela.Martins 02/09/2016

Incrível e forte
Quando vi esse livro julguei pela capa, disse que não era muito bom, mas me surpreendi. Conforme fui lendo, fui me apaixonando por essa história cheia de emoções, medos, beijos e tudo mais. Emma é uma garota que perdeu o pai quando era pequena, a mãe abandonou-lhe, e mandaram a menina para morar com os tios. Sofreu de agressão verbal e física, chegou a beira da morte, mas não deixou nada te abalar, ela tinha uma vida a seguir, um sonho a conquistar e nada te deixaria parar.
Uma história cativante, que te prende desde o começo ao fim. Eu amei.

Annie 10/06/2016

Respire fundo! Mares calmos nunca fizeram bons marinheiros!
Orfã por parte de pai e abandonada por uma mãe alcoólatra nas mãos de seus tios, já que a mesma não é capaz de se responsabilizar pela filha, Emilly Thomas (Emma) é uma garota muito gentil, focada e estudiosa, porém introspectiva, reservada e de poucos amigos... Na verdade, apenas uma amiga: Sara. E é assim, mantendo-se camuflada e despercebida, que Emma esconde um de seus mais profundos segredos: ela sofre violência doméstica.

Sua tia, Carol, não suporta a ideia de ter que abrigar Emma e assim, passa a agredir e torturar a garota, permitindo que ela saia de casa apenas por motivos acadêmicos. Caso ela quebre alguma regra, a punição é dolorosamente física..
Mesmo em meio à toda a agressão e em um ambiente familar completamente desestruturado, ela suporta todo horror diário com apenas uma coisa em mente: em um ano, ela se formará no Ensino Médio e poderá, finalmente, sair de casa. Mas, em meio ao mergulho nos estudos e em seus campeonatos de futebol, aparece Evan Matthews e uma possível promessa de amor, trazendo romance à estória.

Como nem tudo é o como queremos, comecei o livro esperando que sua única amiga, Sara, não soubesse de todo terror que Emma sofre, mas fui surpreendida ao descobrir que ela sabe e isso foi o que mais me perturbou durante o livro todo! Porque diabos a garota não denuncia à polícia ou ao conselho tutelar que sua melhor amiga está sendo agredida????
A falta de atitude foi o que me fez não dar 5 estrelas ao livro.

Bom, frustrações à parte, a estória é maravilhosa! A leitura fluiu perfeitamente e há descrições na medida certa (o que me faz falta em certos livros)...

Emma é uma personagem extremamente bem construída, forte e responsável, cujo caráter não é volúvel, como a maioria das personagens principais recentes, e se mantém fiel ao que realmente acredita e quer. Isso foi a chave para que o livro não desmoronasse na trajetória até o final.
A mistura entre os ambientes bem descritos e a ótima construção de personagens torna tudo melhor!

Se você pensa que lerá um adorável romance, muita calma e respire! Você está prestes a mergulhar fundo no mundo da opressão e violência doméstica e será inundado por sentimentos diversos: raiva, angústia, amor e principalmente frustração. Nada aconteceu como eu esperava, tanto em relação à violência quanto ao romance, as coisas vão em direções opostas, e isso foi sensacional!!!

Nota: 4,5

site: instragram.com/estantevazada

- Mille 26/04/2014

Uma Razão para Respirar, de Rebecca Donovan
Quando recebi o livro, já havia feito pesquisas, lido outras resenhas e já imaginava como ele seria. Mas me surpreendi quando comecei a ler. O livro trata de um assunto muito delicado, a violência doméstica. Mas engana-se quem acha que ele só fala disso, que é pesado, triste. Claro, tem cenas que você se comove, fica com pena da protagonista, chora (sou muito chorona) e sofre com as cenas, com o coração na mão, a respiração ofegante de tanta raiva, mas a autora conseguiu mesclar com a delicadeza de um primeiro amor, a cumplicidade de uma amizade e a complexidade de ser um adolescente.

Emma é uma garota de 16 anos, tímida, inteligente, atleta e que conta os dias, literalmente, para entrar para a faculdade. O motivo de tal contagem é que Emma não vê a hora de sair de casa, ter seu cantinho para morar, com liberdade e longe de qualquer ameaça.

Aos 12 anos, seu pai faleceu e sua mãe se entregou ao alcoolismo, deixando Emma aos cuidados de seu tio paterno George e sua esposa Carol, que ficaram responsáveis por sua guarda. O que a menina não esperava era que, além de ter que conviver com a perda do pai e o abandono da mãe devido à doença, ela teria que conviver também com algo mais grave, a violência.

Carol é uma mulher dissimulada, que ama o marido e os filhos acima de tudo, mas somente eles. Ela deixa claro que Emma não é bem-vinda em sua casa, que não a suporta, culpa-a por qualquer coisa e a pune por qualquer motivo. Partindo para a agressão gratuita, tanto verbal, quanto física. Emma tem medo de revidar ou denunciá-la para alguém, pois sente pena das crianças e do tio, e do que pode acontecer no futuro. George sabe que há um atrito entre as duas, mas desconhece tal violência. Em momentos, cheguei a pensar que ele era conivente, mas, na verdade, é manipulado por Carol a achar que a culpa é de Emma, pois a esposa se faz de vítima quando está ao lado dele, o que leva Emma a ter mais raiva da situação.

Emma tenta se afastar o máximo possível de casa, envolvendo-se em todas as atividades extra-classe na escola, estudos na biblioteca e jogos esportivos. Contando sempre com a ajuda de sua melhor amiga e fiel escudeira, Sara. Em Sara, ela encontra cumplicidade e em Evan, um amor correspondido, o que a faz ter forças para superar toda a dificuldade em viver com quem ela detesta. Evan é fofo, carinhoso, completamente apaixonado por Emma, e faz de tudo para vê-la feliz. A história dos dois se inicia numa amizade e evolui para um namoro, o que deixa o livro mais delicado e fofo. Você se vê torcendo por eles, com o coração na mão de tanta emoção, e soltando uns, Own, que fofo!, de vez em quando.

Resenha continua no blog. ;)

site: http://blogeverythingbutthebooks.com/2014/04/21/resenha-uma-razao-para-respirar-de-rebecca-donovan-campanha-abrace-essa-causa-unidos-contra-a-violencia-domestica/

@livrosdavanemo 29/05/2014

Incorporar, como ar, para respirar.
Impossível você não se apaixonar pela narrativa. Mais impossível ainda é você não perceber o quanto isso reflete a realidade dos bastidores da vida de uma adolescente que teve sua vida revolucionada.

Não da para aceitar que alguém, tão obstinado para ser imaculado. Seja tão maltratada, fisica e psicologicamente.

Uma razão para respirar é o primeiro de três livros, da Série Breathing. É uma história que gira em torno de Emma, que é o apelido que seu falecido pai a chamava. Sim, ela é órfã de pai, e a mãe, sumiu (leia-se não tem condições de cuidar dela).
Ela vive com os tios, o babaca-George e a bruxa-se-eu-te-pego-na-rua-Carol, e os seus priminhos, pelos quais é perdidamente apaixonada.
Ela é a primeira aluna, mas não pense que é apenas uma menina inteligente, mas é também, atleta nata, pois joga em três modalidades diferentes! Além, é claro, de ser uma artista e redatora do jornal da escola.
Tenta passar desapercebida, porém, um novato, muito sonso, e ao mesmo tempo, apaixonante, a nota, e a faz querer ser notada, não de pronto, claro!
Emma me deixou frustrada nos capitulos finais, mas nada que Sara (sua melhor amiga, versão barbie-perfeita-companheira-de-todas-as-horas) não cure, com muita ousadia e perspicácia!

É um livro viciante, marcante.. E devastador! CADÊ O DOIS?

Everything but the books 25/06/2014

[Resenha] Uma Razão Para Respirar

Para continuar a leitura e conhecer a página oficial do livro qui no Brasil, acesse o blog.

site: http://wp.me/p38u52-177

Ariel Nunes 10/09/2014

Eletrizante
Rebecca Donovan mostra claramente como a vida de Emma é complicada, vivendo com sua tia Carol e tendo apenas Sara como amiga. Em sonha em ir para faculdade e deixar a casa dos tios, quando ao meu ver Evan aparece e apesar do que muitos dizem, acredito que ele salva Emma, porque ele é o motivo dela querer seguir em frente, ele da forças pra ela, junto com Sara claro, mas acredito que ele é o ápice de tudo para ela.

Angela333 05/11/2014

Emma Thomas e Evan Matheus
Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. O livro "Uma razão para respirar" é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança. Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina. Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.

Nadja 07/12/2014

Respirar para viver
Livro intenso, comovente...É incrível ver o que uma pessoa é capaz de sofrer para proteger outras. Fico sem palavras diante de tanta dor, angústia e força de vontade para sobreviver a tanta maldade. Esse livro mostra de forma contundente e avassaladora a capacidade que o ser humano tem de praticar o mal e ao mesmo tempo a resiliência dessa especial e incrível jovem chamada Emma Thomas!!!
Agora vou partir para o segundo livro!

Bia 10/12/2014

Emma Thomas perdeu o pai em um acidente e sua mãe não teve condições emocionais para continua a criá-la então ela é levada para a casa dos tios e é lá que começa o seu verdadeiro inferno. Do lado de fora eles podem até parecer um família fez mas do lado de dentro Emma sofre em silêncio, sua tia Carol a agride tanto física e psicologicamente, aparentemente sem motivos algum só pelo simples fato de odiá-la, mesmo assim Emma não tem coragem de denunciá-la, por que ela odiaria chamar atenção de toda a cidade para o que acontecia com ela e por que os seus tios tem dois filhos mais novos e ela não quer acabar com a infância deles mostrando a verdadeira mãe deles.

Ela vai levando a vida assim só com o apoio da única amiga, Sara, que apesar de saber de tudo e não aceitar isso não denuncia por pedido da amiga. Emma cria uma meta para si mesma para sair de lá, ser a melhor aluna e atleta da escola, conseguir uma bolsa de estudos e se livrar de tudo isso. Então ela segue dia apos dia assim, sendo invisível na escola para depois ir para o inferno para enfrentar o demônio, como a sua amiga colocou muito bem. O plano dela parece está seguindo o seu caminho até o dia em que ela conhece Evan, um garoto que tenta se aproximar dela mesmo ela o ignorando.

Peguei esse livro da estante da minha irmã, desde que ela comentou que ele abordava o violência domestica, minha vontade só aumentava para ler e quando surgiu o desafio coloquei ele na lista. O que eu posso dizer desse livro é que é bom mas eu esperava mais.

Quando conhecemos Emma logo a primeira pergunta que vem a cabeça é "Mas por que ela não denuncia isso logo", no decorrer do livro vamos descobrindo o por que e vamos aceitando a decisão dela. Ela é uma personagem forte, passar por tudo o que ela passa e ainda sim continuar com a cabeça erguida e segui como se nada tivesse acontecendo não é para qualquer uma. O Evan é um fofo, apóia a Emma, ele desconfia de que acontece alguma coisa com ela mas não insiste por pedido dela, ele também faz ela acreditar que pode se divertir, aproveitar essa fase adolescente. E temos Sara, uma melhor amiga que todos deveriam ter, eu adorei ela, sempre que a Emma ficava cabisbaixa ela estava ali para colocar a Emma para cima.

Gostei bastante do livro, fique esperando um algo mais, não sei o que, mas isso não tira os méritos dele. O livro não foca apenas na violência, temos algumas partes divertidas entre a Emma e a Sara e algumas românticas, e vamos falar que essa tia Carol é o verdadeiro demônio, ela é muito ruim, as partes entre a Emma e ela, eu ficava em agonia, queria que terminasse logo. O que eu não gostei foram os erros, foram muitos, a editora tem que revisar melhor esse livro.

Um coisa que eu tenho que comentar foi o final que, na minha opinião, não foi um final, como uma pessoa termina um livro assim e não quer que eu leia a continuação, preciso urgentemente dessa continuação. Quem quer ler alguma coisa diferente mas não tão diferente assim "Uma Razão para Respirar" é uma boa escolha.

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2014/08/resenha-uma-razao-para-respirar.html