Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Menino do livro 29/12/2017

Uma razão para respirar
Não sei bem por onde começar mas esse livro eu gostei muito dele a pesa que a sua leitura mim fez dormi e também com a minha semana muito corrido é um livro fascinante uma razão para respirar é penas um motivo para que nós tenha que altura aquelas mesmas coisas barbaridades e até mesmo pessoas muito fútil vou dá um exemplo que fiquei pensando e fiz mim refletir muito ao ler esse livro com tanta violências transtorno falta de caratê pessoas que agem com má fé o nosso governo corrupto que era para dá exemplo para nós até os nossos Polícias que era para nós protege agem com covardia e violência e é isso que nós precisamos para nos levanta de nossas camas e ir para rua para os nos trabalho é só uma razão que nós precisamos para nos manter em pé....

Sandy 29/11/2015

Frustrante, apenas... mas MARAVILHOSO
Oi gente, só dizendo que li esse livro hoje, e comecei a ler ele principalmente por causa do tópico: violência doméstica. Em todo o livro a Emma, nossa personagem principal, é maltrada pelos seus tios, o que realmente me deixou frustrada e com vontade de matar aqueles dois!
É sério gente, juro que nunca fiquei com tanta raiva de uma personagem como quanto ru fiquei da tia da Emma, sempre que aquela mulher aparecia ou era sequer mencionada, eu queria matar ela! Nunca vi mulher mais falsiane na minha vida!
Enfim, tudo está do mesmo jeito na vida de Emma, até que ela conhece o Evan, um garoto que deixa sua cabeça de pernas pro ar. E vou logo dizendo que não dá para não se apaixonar pelo Evan. Ele é carinhoso, gentil, engraçado, e desde o começo fica bem na cara que ele estâ afim da Emma.
Mas como a maioria das mocinhas, a Emma só faz burrice, ou seja ela tenta afastar o Evan, mas ele não se dá por vencido e contuinua atrás dela.
E aí, eu não vou contar o resto porqie é spoiler e ai não vai ter a maior graça, mas vou logo dizendo que não gostei do final e que achei ele meio nada a ver.
Bom, beijos e até a próxima resenha! ?

Caverna 06/03/2016

Emma Thomas é invisível na escola onde estuda, e notada somente ao estar do lado de sua melhor amiga, Sara, uma das meninas mais populares. E porque exatamente ela é invisível? Bom, certamente não por escolha. Emma mora com os tios há quatro anos, após a morte de seu pai e de sua mãe adoecer (ou se embriagar, na verdade, e não ter como cuidar dela). George é o irmão do pai de Emma, e ela adora os dois priminhos que tem, mas Carol, a esposa de George, faz de tudo pra tornar a vida de Emma um pesadelo. Ela não aceita de bom grado a intrusão da menina na casa deles, e por isso a trata como uma empregada, dando-lhe tarefas ao mesmo tempo em que exigia notas altas na escola e era rígida, mantendo-a presa dentro de casa. Mas o grande terror era produzido pela violência doméstica que Emma sofria. Carol possuía uma raiva tão significante pela menina que só de vê-la era suficiente pra bater sua cabeça contra a parede e agredi-la das piores maneiras imagináveis. E Emma não podia se defender ou retrucar, e nem mesmo contar o que acontecia dentro de casa para alguém, inclusive para Sara. Ela não queria que seus priminhos ficassem sem mãe, já que a raiva de Carol parecia pessoal; ela era uma mãe incrivelmente carinhosa pros filhos. George fingia não ter consciência das agressões, e quando presenciava alguma das cenas, ele ficava do lado de Carol. E dessa forma seguia a vida de Emma, sem poder recorrer a ninguém, sofrendo em silêncio, tentando esconder os hematomas, e contando os dias para a faculdade finalmente chegar e ela se livrar daquele inferno.

Mas nem tudo era ruim. Não quando Evan Matthews entrou em sua vida. Na aula de jornalismo, ele soltou uma ideia pra um projeto que não agradou Emma nem um pouco (e que, aliás, eu imaginava que a autora fosse abordar com maior profundidade, mas infelizmente não), e então ela surtou despejando palavras pra cima dele, algo totalmente não característico seu e que deixou os alunos espantados. Mas aquela reação atraiu a atenção de Evan, e ele passou a se dedicar cada vez mais à Emma, querendo quebrar a barreira que ela tinha construído, e conhecê-la melhor. Emma não entende o porque da insistência, e foge o máximo que pode, até reconhecer o quanto amava Evan, e o valor que ele tinha em sua vida pacata. Mas aquilo não estava certo; E se Carol descobrisse? E se a punisse e não a deixasse vê-lo nunca mais? Pior ainda: E se Evan descobrisse que Emma era violentada? Ela não podia permitir tamanha humilhação.

Eu fiquei tão surpresa quanto Emma em relação à persistência de Evan. Ele era desejado pela maioria das garotas do colégio, mas logicamente resolveu que devia arriscar justamente com Emma. E esse não é o problema, apesar das conversas bem curtas e estranhas deles no início. O problema é que Emma é muito bruta, como se acumulasse todo o rancor que sentia pela tia e descontasse bem naqueles que só queriam o seu bem. De verdade, ela era tão grossa com Evan me deu uma raiva tremenda, por muitas vezes quase desisti de continuar lendo pelo seu jeito ignorante, mas eu entendia que era apenas para afastá-lo. E nem assim Evan desistia! Sério, isso foi a segunda coisa que me deixou com cara de interrogação. Como uma pessoa leva tanta patada e continua firme e forte correndo atrás da outra? Ok, quase todo mundo já fez isso um dia, mas alguém como Evan... Eu não sei se existe. Alguém extremamente disposto a não desistir, de não largar mão de alguém que, aliás, nem conhece direito. Achei bem estranho, mas no final, ainda bem que ele tem essa qualidade/defeito aí.

Sara é aquela personagem que mantêm a leitura estável. Ela é animada, inteligente, não tem mesmo como não simpatizar com ela. Também fiquei na dúvida de como a amizade delas cresceu tão forte, ainda mais ela sendo a típica popular, e basicamente foi a âncora de Emma durante esses quatro anos.

Agora, o assunto polêmico do livro... As cenas eram pesadas, sim, e chocantes principalmente por serem causadas por uma mulher, algo que acredito que eu nunca tenha visto em livros. Mas devo admitir que não teve o mesmo impacto em mim, que em outros leitores. Eu fiquei com raiva da Carol, logicamente, mas pelo fato de ela não ter motivo algum. De verdade, eu esperei o livro inteiro na esperança de encontrar a razão de tamanha raiva, mas não existia nenhuma! Absolutamente nenhuma! Ela só não gostava de Emma morando na casa dela, e acabou. Mas que marido aceita que a esposa faça isso com sua sobrinha? Que marido deixa que seus próprios filhos vejam aquelas cenas? Gente... Pra mim foi tudo muito sem noção. A única conclusão a que cheguei é que a mulher tem problemas psicológicos. Sem brincadeira, é a única explicação. Todas as suas atitudes evidenciavam claramente isso.

O final é de tirar o ar, mas durante quase 500 páginas você nada, nada pra não chegar a lugar algum. Tenho a impressão que 200 dessas páginas foram só encheção de linguiça, acaba se tornando uma leitura arrastada e sem grandes coisas a acrescentar. Só por curiosidade, fui ler resenhas do segundo volume, e pelo que vi a história só piora, no sentido de não evoluir. Então é um livro que realmente tinha potencial, mas muitos detalhes acabam sendo cansativos e fugindo do foco principal.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2016/03/uma-razao-para-respirar.html

Mel 28/04/2016

Frustrante, decepcionante!!!

A personagem principal é repugnante, simplesmente odiei o livro por me fazer desejar que a "mocinha" sofresse por ser tão lesada. Terminei o livro e me deu a sensação de ter perdido tempo. Ela, protagonista, não valoriza os amigos que tem. Ela é egoísta, maltrata quem a trata bem e quem a trata mal e agride ela simplesmente não faz nada, ela aceita e obedece. É frustrante saber q é uma trilogia e que tem mais dois livros para ler, odeio não terminar uma leitura mas dessa vez não vai ter jeito. A linguagem da autora é clara e a leitura se desenrola bem mas a protagonista acaba com o livro.

Juh 04/05/2016

Sem chão
Esse livro me surpreendeu de todas as formas possíveis. É tão gratificante ler algo tão incrivel e sincero. Chorei a cada capítulo e me envolvi tão facilmente com a história. Estou sem respirar com esse final! Não acredito que não li antes essa história.

Nota: 5

Isadora 08/06/2016

Quando é hora de ajudar?
Este livro é muito parecido com "Amor amargo - Jennifer Brown". A personagem principal se encontra numa determinada situação de violência e, por vários motivos, ela conclui que o melhor a se fazer é não procurar ajuda.

A história possui elementos comuns na vida de uma adolescente: casa, estudos, "crush", amizades e, neste caso, o medo. Dessa forma, teremos uma história aparentemente comum, mas que terá vários momentos de tensão e desespero.

É sabido que esta realidade é muito mais comum do que imaginamos, o que nos leva ao ponto principal da história: quando é hora de pedir ajuda? Os amigos podem se envolver, ainda que a vítima não queira?

Em minha opinião, o livro soube passar de forma natural como seria a vida de uma garota, quando ela é vítima de maus tratos. Ela chora, deseja se revoltar, se sente presa mas, no momento em que pode pedir ajuda, ela prefere negar e continuar resistindo mais um pouco.

Eu me senti incomodada com os amigos e namorado que, sabendo de sua situação, não tiveram coragem suficiente para contrariar a vítima e buscar ajuda. Eu sei que é um assunto extremamente delicado mas, melhor seria esperá-la morrer, para então dizer que sabia?

Annie 10/06/2016

Respire fundo! Mares calmos nunca fizeram bons marinheiros!
Orfã por parte de pai e abandonada por uma mãe alcoólatra nas mãos de seus tios, já que a mesma não é capaz de se responsabilizar pela filha, Emilly Thomas (Emma) é uma garota muito gentil, focada e estudiosa, porém introspectiva, reservada e de poucos amigos... Na verdade, apenas uma amiga: Sara. E é assim, mantendo-se camuflada e despercebida, que Emma esconde um de seus mais profundos segredos: ela sofre violência doméstica.

Sua tia, Carol, não suporta a ideia de ter que abrigar Emma e assim, passa a agredir e torturar a garota, permitindo que ela saia de casa apenas por motivos acadêmicos. Caso ela quebre alguma regra, a punição é dolorosamente física..
Mesmo em meio à toda a agressão e em um ambiente familar completamente desestruturado, ela suporta todo horror diário com apenas uma coisa em mente: em um ano, ela se formará no Ensino Médio e poderá, finalmente, sair de casa. Mas, em meio ao mergulho nos estudos e em seus campeonatos de futebol, aparece Evan Matthews e uma possível promessa de amor, trazendo romance à estória.

Como nem tudo é o como queremos, comecei o livro esperando que sua única amiga, Sara, não soubesse de todo terror que Emma sofre, mas fui surpreendida ao descobrir que ela sabe e isso foi o que mais me perturbou durante o livro todo! Porque diabos a garota não denuncia à polícia ou ao conselho tutelar que sua melhor amiga está sendo agredida????
A falta de atitude foi o que me fez não dar 5 estrelas ao livro.

Bom, frustrações à parte, a estória é maravilhosa! A leitura fluiu perfeitamente e há descrições na medida certa (o que me faz falta em certos livros)...

Emma é uma personagem extremamente bem construída, forte e responsável, cujo caráter não é volúvel, como a maioria das personagens principais recentes, e se mantém fiel ao que realmente acredita e quer. Isso foi a chave para que o livro não desmoronasse na trajetória até o final.
A mistura entre os ambientes bem descritos e a ótima construção de personagens torna tudo melhor!

Se você pensa que lerá um adorável romance, muita calma e respire! Você está prestes a mergulhar fundo no mundo da opressão e violência doméstica e será inundado por sentimentos diversos: raiva, angústia, amor e principalmente frustração. Nada aconteceu como eu esperava, tanto em relação à violência quanto ao romance, as coisas vão em direções opostas, e isso foi sensacional!!!

Nota: 4,5

site: instragram.com/estantevazada

Isabela.Martins 02/09/2016

Incrível e forte
Quando vi esse livro julguei pela capa, disse que não era muito bom, mas me surpreendi. Conforme fui lendo, fui me apaixonando por essa história cheia de emoções, medos, beijos e tudo mais. Emma é uma garota que perdeu o pai quando era pequena, a mãe abandonou-lhe, e mandaram a menina para morar com os tios. Sofreu de agressão verbal e física, chegou a beira da morte, mas não deixou nada te abalar, ela tinha uma vida a seguir, um sonho a conquistar e nada te deixaria parar.
Uma história cativante, que te prende desde o começo ao fim. Eu amei.

Viviane 09/11/2016

Não julgue pela capa!
Serei honesta, julguei o livro pela capa! Não sou fã de romances hot, pensei que esse fosse mais um!
Cataplot! Quebrei a cara!
É a história de uma adolescente que perdeu o Pai e foi abandonada pela mãe (será?) e vive com os tios e dois primos pequenos.
Vítima de todo tipo de violência por parte da esposa do tio, Emily tem como refúgio a amiga Sara e o apaixonante namorado Dan.
É sobretudo uma história de coragem, amor, amizade, superação, sofrimento, medo e o quanto fechamos os olhos para a violência que acomete lares.
Indo ler a sequência que fiquei ansiosa.
Recomendo!

Jacicleide 17/11/2016

até onde vc suportaria?
Emma é uma jovem linda e que mora com os tios, só que a vida dela não é o que aparenta. Na escola é a melhor em tudo no que faz, forcada,boa aluna, é com uma unica amiga. Mas depois dos portões da escola, coisas terríveis acontece.
Até onde vc suportaria ?

Gy de Paula 28/12/2016

Uma história bem comum, mas gostosinha
Emma é apenas mais uma vítima. Vítima de tantos, inclusive da vida. E ainda assim, encontra nos seus objetivos razões para não desistir.
Essa história poderia ser real. Na verdade, ela existe em vários lugares, infelizmente.
Leitura fácil, tranquila. A autora escreve de forma bem fluida. A narração em primeira pessoa dá um toque de personificação na história, me senti dentro do livro.
Quando comecei a ler senti que fosse apenas mais uma história cheia de clichês. E pode até ser (quem disse que clichês têm que ser ruins?), mas me prendeu.
O único porém desse livro pra mim foram os erros grotescos de português. Meo deooooossss!!!!!! Parece que o livro nem foi revisado. Precisei me superar para abstrair e conseguir manter o foco na história.

Noelle 24/03/2017

Só porque esta nublado não significa que o sol não exista além das nuvens!
O mais importante deste livro, foi a autora abordar o tema da violência doméstica. Ela conseguiu trazer a apreensão, opressão e violência de quem vive com isto no dia-a-dia, e que, embora escondido, está presente em muitos “lares”, se é possível chamar assim. O que me incomodou neste livro foi a falta de reação da protagonista, ela poderia ter apresentado formas da protagonista se defender e procurar ajuda, mostrando para pessoas na vida real que há uma forma de buscar uma saída, serem fortes para enfrentar a situação. Sempre existe o sol!
A parte mais respirável do livro (fazendo um alusão ao título), e isto é uma coisa boa para a protagonista, foi a escola, com as aulas, esportes, com a amiga inseparável, os romances...foi gostoso de ler! Há o colegial...Passando por um momento nostálgico, aqui! Rsrs
Francine.Teodoro 25/03/2017minha estante
Fiquei com vontade de ler...

Eliana.Gomes 27/01/2018minha estante
Amei este livro, tinha momentos q sentia vontade de entrar no livro é esbofetiar a Carol. Tbm acho q a autora poderia ter abordado algumas saídas pra q a Emma se livrasse da violência q sofria em casa.Chorei litros com este livro.

isabelanoivo 16/07/2017

Ótima leitura! Evan, te amo colega.
Leitura boa demais. Com ela eu aprendi realmente, de uma vez por todas a não julgar o livro pela capa. Porém vamos combinar caros colegas, capa mais feia que essa trilogia não existe. O livro é bem legal, gostei bastante de Evan, meu deus , quero um para mim já. Dei 4.5 por achei que a personagem principal, com esse cara que era literalmente perfeito, ficava fazendo c* doce com ele.

Desireé (@UpLiterario) 30/07/2017

"Quando a esperança é um fio frágil, o amor é um milagre."(@UpLiterario)
Esta é a história de uma menina segurando um frágil fio de esperança e de um amor que trouxe um raio de luz em seu mundo de crueldade. Foi doloroso e emocionante e eu absolutamente não poderia colocá-lo em nenhum outro lugar além da minha estante de livros preferidos!
A vida de Emma em casa era brutal. Após a morte de seus pais, ela passou a morar com a família de seu tio, que não a recebeu de braços abertos. Sua tia se mostrou puramente monstruosa e se tornou facilmente uma das personagens mais detestáveis que já li. Para complementar o tio de Emma observa tudo com total displicência, o que é igualmente ruim, prejudicial e cruel, porque ele possui o poder de parar a crueldade e acaba optando por não fazê-lo, o que o torna um cúmplice de tudo o que ocorreu com a garota.
Os dias se passam envoltos em crueldade e violência física e psicológica, narrados com uma maestria única. A dor, o medo e o desamparo são palpáveis e a angústia cresce a cada página virada.
Este foi meu primeiro contato com a escrita da Rebecca Donovan e foi mais do que satisfatório. Foi viciante. As descrições, o fluxo da história, tudo foi ordenado perfeitamente e no ritmo certo. Apesar do livro ser consideravelmente grosso, eu o devorei em dois dias e não fui capaz de soltá-lo após ler a última pagina, porque é o tipo de livro que desperta o seu amor, a sua dor, o seu ódio. Você se importa com cada personagem e essa sensação de intimidade é indescritível. Não é para estômagos fracos, mas no fim, foi uma experiência excepcional!
Se você gosta de um bom drama, mergulhe de cabeça nesse livro! Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario