A Fazenda

A Fazenda Tom Rob Smith

Resenhas - A Fazena

Fernando.Francisco 24/07/2022

Você pode confiar?
Antes de mais nada, é um excelente livro, recomendo, e VOCÊ TEM QUE LER...
Agora saindo do emocional, vamos ao racional, pois sim ele tem excelentes premissas em sua sinopse, uma narrativa com proposta inteligente, nos colocando sob os pontos de vistas de personagens que nos fazem duvidar até de nossa própria sombra. Parece um pouco moroso em certas passagens, penso eu justificadas, todavia mais a frente te amarra muito! O que me ganhou, na verdade, nem mesmo foram esses argumentos, porém a constante sugestão e rima temática: Você confia em quem ama? Está disposto a CRER em algo baseado somente nisso? Família é sinônimo de confiança? Segurança? Para além disso a obra é uma metralhadora de crítica social, ao machismo, ao racismo, intolerâncias, etc. Sem ser panfletário, e sim orgânico. Aqui já deves ter se perguntado: não é o livro errado? Acho que te entendo, é assim mesmo, só consiguiras ver com meus olhos no final, e que algo realmente muito sério aconteceu aqui, e temos que falar sobre isso, o quanto antes...
Geovana Rodrigues 24/07/2022minha estante
É, eu tentei abaixar minhas expectativas, como comentei com você aquela vez, mas aí você pega e solta uma resenha assim...

Fernando.Francisco 25/07/2022minha estante
Modéstia a parte, o textin ficou bom mesmo heheheh

Geovana Rodrigues 25/07/2022minha estante
Bixo convencido kkkkkklkkkk mas ficou bom mesmo ^_^

Jaque - Achei o Livro 06/04/2016

Esse é o primeiro livro que leio desse autor, mas já havia assistido o filme Criança 44, baseado no livro com o mesmo nome e gostei muito.
No início não botava muita fé na estória, o começo não teve aquela intensidade que te prende, mas o autor estava apenas preparando para uma narrativa intensa e objetiva.

Daniel vive sozinho em Londres e seus pais na Suécia. Ele tem um relacionamento homoafetivo mas nunca contou aos pais e por esse motivo nunca os visitou na fazenda. Achava que quando eles soubessem do seu relacionamento iria decepcioná-los.
Seus pais sempre tiveram uma relação bacana. Nunca discutiam em sua presença, em hipótese alguma e o pouparam de todo aborrecimento. Por isso o que Daniel vem a descobrir deixa-o chocado.

Um dia ele recebe uma ligação de seu pai dizendo que sua mãe não está nada bem e que precisou ser internada num hospital psiquiátrico.
Ele logo se apressa e marca um voo para a Suécia mas antes mesmo de sair recebe um telefonema de sua mãe pedindo que não acredite em nada que seu pai disser, que a espere no aeroporto pois ela está vindo até ele.
Assim que ela chega ele confirma suas suspeitas de algo está muito errado. Sua mãe, uma mulher antes bonita e vaidosa, está visivelmente mais magra e muito abatida.
Daniel a leva para seu apartamento para que ela possa contar toda estória desde o começo, desde o dia que eles se mudaram para a fazenda.
Enquanto ela relata, seu pai liga algumas vezes mas ela pede que Daniel ouça toda estória antes, pois o pai dele vai vir atrás dela e ele está envolvido no que ela precisa contar.

Daniel fica entre a cruz e a espada. Acreditar na mãe e ter um pai criminoso ou ter um pai que apenas quer zelar pela esposa que está tendo um surto psicótico?
Com medo de assustar a mãe e ela fugir novamente, Daniel ouve toda a estória enquanto a mãe mostra alguns itens que para ela, fazem parte do conteúdo.

A narrativa é rápida, sem se estender em detalhes desnecessários.
Assim que ela começou a contar a estória eu me envolvi tanto no livro que não conseguia parar de ler.
Entre fatos ocorridos na sua juventude e esses últimos vividos na fazenda, você se pega curiosa para terminar logo pra saber se ela imaginou tudo aquilo que ela conta ou se realmente o marido faz parte de um crime.

Eu gostei, é bem curioso na verdade, por que você imagina mil coisas.
Também gostei do desfecho (se ela é louca ou não), apesar do final ser bem direto. Quando li a última linha até me admirei que tivesse acabado... confesso que meu uma decepção mas pensando nos últimos acontecimentos narrados, achei normal. Talvez se se estendesse mais, acabaria estragando.
Enfim, algumas pessoas não gostaram do final. Eu achei ok.
Eu recomendo o livro, gostei da maneira como o autor conduziu e apesar de não ter dado ênfase à um ou outro personagem, no geral achei muito bom!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2016/04/a-fazenda-tom-rob-smith.html
Eder Ribeiro 17/10/2017minha estante
Vi várias resenhas negativas sobre o livro e ia desistir de adquirí-lo, contudo vou seguir sua dica.

Jaque - Achei o Livro 17/10/2017minha estante
Eu gostei Eder, é bem curioso! Muita gente não gostou por causa do final, mas eu não tive problemas com isso.
Espero que vc goste, que responsabilidade kkk

Eder Ribeiro 17/10/2017minha estante
Jaque, já na tá minha lista interminável de livros para ler, como tá no fim da lista, só para o ano que vem a leitura.

Denilson Diniz 30/03/2019

Uma bosta.
Perdi meu tempo lendo essa porcaria, começou bem, quando chegou no meio só era pra "enche linguiça" e o final é uma merda.
Di Azevedo 19/04/2019minha estante
Eu comecei ontem. To nas primeiras paginas e ja achando um saco. Ela diz que tem uma revelaçao importante, mas ja se passaram varios capitulos e essa revelaçao nao acontece.

Denilson Diniz 20/04/2019minha estante
Olha me decepcionei com esse livro, o autor tenta entrega os fatos muito soltos e sem noção, se tivesse ele em formato físico tocava fogo kkkk.

Denilson Diniz 20/04/2019minha estante
Olha, me decepcionei com esse livro.
O autor te prender no início mas ao revelar o ministério ele acaba com a trama rsrs..
Se eu tivesse esse livro no formato físico, eu jogava no fogo kkkk.

Carla Maria 15/03/2015

Sensacional!
Acabei de finalizar a minha décima quarta leitura desse ano, e estou inebriada por este suspense espetacular... Se fosse um filme, eu diria sem dúvida alguma: FILMAÇO! Mas como não foi uma obra cinematográfica, só posso desejar que seja vendida os direitos para a produção nas telonas.
Para quem gosta de suspense, já vai se sentir completamente envolvido nas primeira páginas. Olha que eu apenas li as primeiras frases para ver qual era a do livro e simplesmente não consegui largar até desvendar todo o mistério que envolvia a pequena cidade situada na Suécia e seus mais novos moradores Tilde e seu marido Chris. Quando penso no desenrolar da história, percebo a imensidão de possibilidades que me vi "cercada", e sempre com a velha indagação no ar: Tomara que o autor não estrague o final!... E quer saber? Que final!!! Que história!!!! Caso se interesse por enredos envolventes, não perca mais esse lançamento da editora record... Leiam! 5 estrelas e rezando por um adaptação cinematográfica.... Sensacional!
Um Pequeno trecho:
"...Em nossa casa, não havia discussões furiosas ou brigas chorosas. Falei:
— Pai?
— Sua mãe... Ela não está bem.
— A mamãe está doente?
— É tão triste.
— Triste porque ela está doente? Doente como? O que ela tem?
Meu pai continuava chorando. Tudo o que eu pude fazer foi esperar em silêncio, até que ele falou:
— Ela anda imaginando coisas — coisas terríveis."
Renato 14/06/2015minha estante
Gostei muito da premissa deste livro, parece ser dos que eu gosto, tive que colocar na lista dos desejados, rsrs.

Marcus.Vinicius 22/07/2017minha estante
Ao contrário de alguns dos colegas leitores, também achei a história maravilhosa. Em nenhum momento achei o enredo entediante nem arrastado. Durante a leitura imaginei em vários momentos a adaptação para o cinema, espero que role. E sobre o final, em princípio achei repentino mas depois entendi que alguns pontos são "auto-conclusivos" digamos assim.

Manoela138 10/06/2020

Chato demais!
Li esse livro em 2016 e dei 5 estrelas na época. Aí, resolvi fazer uma releitura pra ver o porquê de eu ter dado uma nota alta pra um livro que não conseguia me lembrar de nada.
Resultado: li 70 páginas e já desisti. Não sei se eu estava sã quando dei a nota máxima em 2016. É realmente o caso de a sinopse ser melhor que o livro. A ideia é ótima, mas nada de excitante acontece, o que é o esperado quando um livro é classificado como suspense.
Eu não lembro do final e não me importo, porque esse livro é extremamente parado. Não perca seu tempo.
Thariny @tharinylinno 10/06/2020minha estante
Tô é morta com sua resenha kkkkk

Sabri 14/08/2020minha estante
Hahahahs ri mto

EmiM. 13/01/2023

o próximo a ir pra clínica seria eu
mano???? que roda gigante foi essa?
numa hora eu acreditava em um noutra eu não acreditava era em ninguém. tinha expectativas para o final mas ok, é o que temos para hoje.
Franciele 14/02/2023minha estante
????

Mimi Macedo 19/05/2023minha estante
Vivi isso.

Lilian 08/02/2022

Interessante
Senti falta de um epílogo. Não gosto de ter que ficar imaginando os possíveis finais de casa personagem. Quero saber o que aconteceu com cada um e o livro deixa isso solto. Fico me perguntando se tem uma sequência que justifique o final do livro.
Thaís Almeida 06/03/2022minha estante
Estava na minha lista para ler... Agora não sei tanto

Nanna 15/05/2022minha estante
Exatamente! Cheguei a pesquisar pra saber se tem continuação, a gente merecia aí menos um epílogo

Adinha.Cris 30/06/2021

Um livro digno de leitura
Posso correr o risco de dar spoiler (o que não desejo, obviamente), mas é preciso dizer: esse livro precisa ser lido por todos, pai, mãe e seus filhos.
O enredo principal é de embrulhar o estômago, embora uma realidade.

Se eu recomendo: óbvio!!!
Ghost Reader 30/06/2021minha estante
Parece um leitura bem instigante, gostei da sinopse do livro??

Adinha.Cris 01/07/2021minha estante
Surreaaaaal

Carla 29/12/2019

Você conhece bem a sua família?
A sinopse da história é bastante interessante: Dan recebe uma ligação do pai contando que sua mãe está louca, que tem feitas sérias acusações sobre membros influentes da nova cidade em que foram morar. Sua mãe, por outro lado, procura o filho para contar todos os detalhes de uma trama de conspiração e abuso.
Em quem Dan deve acreditar? De que lado deve ficar?
Acompanhamos a história contada pela voz do protagonista que cede, de tempos em tempos, a narrativa para a mãe que, acompanhada de provas, mostra ao filho tudo que descobriu.

O excesso de detalhes na narrativa da mãe, por preencher uns 80% da obra, acaba se tornando monótona e desestimulando a continuação da leitura, mas se você persistir vai desvendar muitos segredos e conseguir decidir de que lado ficar.

A medida que o texto avança, vamos nos aproximando mais de uma história sobre dramas familiares e menos sobre crime, o que pode agradar alguns leitores.

Valeu a pena ter lido, mas é um livro regular. Para conhecer a escrita do autor é interessante, mas apenas por isso.
Carol Nery 29/12/2019minha estante
Nossa, li esse livro acho que 2016 ou 2017. Foi um pedido do meu marido, que gosta muito do autor. Gostei de fato da história, mas achei tão cansativo, tão enrolado, que foi indo eu já não sabia se tava curtindo mais o livro. Agora tô me forçando a ler Criança 44, que é o que meu marido gostou realmente.

Carla 30/12/2019minha estante
Pois é...o livro é bem cansativo e...sei lá...o final foi tão assim...sem graça.
Eu li só porque era do autor desse que todo mundo elogia... Quero ler, mas ainda não tenho.

@aangeladani 19/07/2015

Um suspense diferente...
Para Daniel, seus pais aposentados levavam uma vida tranquila e viviam bem numa fazenda na Suécia. Por nunca ter presenciado brigas ou discussões entre seus pais, ele fica bastante confuso quando recebe a estranha ligação do pai, informando que sua mãe está tendo alucinações e imaginando coisas. Assim que conversa com seu pai, Daniel decide dar um jeito e providenciar uma passagem para a Suécia já para a próxima manhã. Porém, quando ele já está no aeroporto, prestes a embarcar, seu telefone toca novamente, mas agora é sua mãe, que parece bastante enfática ao afirmar que não precisa de médico nenhum, mas sim da polícia. A partir daí, Tilde chega e começa a relatar tudo o que ela afirma ser verdade. Em sua bolsa, ela trás diversos objetos que fazem parte do que ela chama de "provas", inclusive que podem incriminar Chris - pai de Daniel -, aos quais ela vai recorrendo em ordem cronológica, conforme os fatos aconteceram, de acordo com seu relato.

Esse foi um suspense diferente de tudo o que eu já tinha lido. Um "diferente" bom, porque mostrou uma história bem concisa e, ao mesmo tempo, cheia de lacunas que foram sendo abertas (e só depois preenchidas) ao longo da narrativa. Eu me senti como se estivesse ouvindo toda a história contada por Tilde, junto com Daniel. E acho que o propósito era realmente esse: fazer com que o leitor se sentisse meio que "jurado" diante das revelações contadas pela personagem, como um banco de juri mesmo, que escuta atentamente as versões dos réus. Durante boa parte da trama eu fiquei com o pensamento fixo em cada fato que a mãe do personagem contava e já estava, de fato, acreditando em tudo. Tentei imaginar como seria estar na pele dela, vivendo tudo aquilo que relatava com tanta certeza. E também tentei me colocar na posição de Daniel, que estava ali, sentado como se fosse um juiz, tentando organizar os pensamentos e assimilar as coisas que sua mãe dizia e, ao mesmo tempo, recebendo constantes indícios de seu pai, de que nada daquilo era real ou verdadeiro. Era como estar no meio de um fogo cruzado. Ter que decidir entre o pai e a mãe não parece ser tarefa fácil. Ainda mais diante da situação pessoal do próprio Daniel, que ainda não havia se sentido seguro para assumir para os pais a sua homossexualidade e o seu relacionamento fixo de três anos com seu companheiro, Mark. Não tenho como dar maiores detalhes nesta resenha, pois corro o risco de soltar algum spoiler, já que essa é uma trama que vai se desenvolvendo por si só, a cada novo capítulo, a cada nova revelação. Só posso dizer que lá pela metade ou mais, eu, como "leitora-juri" rs, já tinha até "tomado o meu partido" da situação, e já tinha me convencido do que, pra mim, era a verdade. E aí (eu adoro livros assim!) tudo simplesmente mudou e eu fiquei boquiaberta, não querendo acreditar. Só que ainda não tinha sido o "veredicto" final não, senhores, rs. Houve uma explicação para tudo da trama (e eu adoro mais ainda quando as histórias terminam assim, bem "amarradinhas", sem nenhuma ponta solta); e o desfecho conseguiu ser bem satisfatório e até inesperado.

Nota: 3/5 (bom)
Le 17/01/2017minha estante
Olá! Obrigada pela dica. Acabei de ler "As gêmeas do gelo" e ainda estou respirando o livro. Foi o melhor thriller que li nos últimos anos. Vou começar a leitura de "A fazenda" hoje. Fico um pouco insegura, porque imagino que não chegará aos pés das gêmeas. Por favor, leia. Acho que você vai adorar!

@aangeladani 19/05/2017minha estante
Oi Le! Também já li "As gêmeas do gelo" e gostei muito.
Esse "A fazenda" é diferente, mas teve uma premissa muito boa também. Seu comentário foi em janeiro, você já deve ter lido... depois me conta o que achou desse também. ;)

Suellen.Nobre 01/07/2017

Não foi lá essas coisas...
A estória se desenvolveu até que bem. A narativa é fluida, a linguagem simples e direta (tanto que eu li o livro em menos de 2 dias), mas quando finalmente chegou ao ápice e o autor resolveu explicar o porquê das coisas, foi meio decepcionante.
Aquelas típicas estórias de suspense que parece que o autor meio que se perdeu, sabe?!
Não foi de todo ruim, mas não é um livro que eu indicaria para alguém.
Adriana 04/07/2017minha estante
Estou tentando compreender o final até agora... Fiquei perdida e sem saber o que realmente aconteceu, o que foi real e o que não foi.

Suellen.Nobre 04/07/2017minha estante
Pelo que eu entendi *SPOILER*, o pai dela a trancava e fingia que ela era esposa dele com o nome de Freja. Ela cresceu com isso na cabeça e quando leu o livro sobre os trolls, imaginou uma realidade alternativa onde Freja era uma amiga que viu um troll na floresta ( o pai com a roupa de apicultor) e que ela havia se afogado no rio. Fugiu com medo de ser assassina (sendo que ela era a Freja).
Quando ela vê o jeito como o pai da Mia a trata e como os homens a olham, ela fica com medo de que Mia sofra abusos.
Ela via as coisas acontecerem e imaginava toda uma teoria da conspiração. Era tudo imaginação. Pode-se dizer que ela era louca mesmo.

Monsanto 18/08/2015

Como não escreveu um livro....
Péssimo, não merece comentários...

O autor conseguiu manchar a sua biografia a qual possui obras como Criança 44 e Agente 6, enfim foi uma tremenda decepção.

Não perca tempo com tal livro.

Lamentável mesmo...:-´(

[ ]´
Claudia Cordeiro 19/08/2015minha estante
Tb achei.

Denilson Diniz 08/06/2021minha estante
oh livro seboso kkk

Gabi 06/08/2015

Não me cativou - bucólico demais, arrastado demais, final sem graça
Qd li a sinopse, pensei que fosse uma estória e tanto, me instigou a ler e fui atrás disso. Mas conforme avancei nas primeiras páginas, qd mãe e filho começam a expor os motivos que levaram a Tilde ir até a Inglaterra em busca do conforto do filho e da resolução de suas dúvidas, vi que a trama se arrastaria em uma narrativa cansativa, demorada e mt especulativa, e assim foi o tempo todo.

Não parei de ler pq eu estava mt curiosa com o final e o desenrolar da estória, mas achei meio maçante, sendo minha segunda leitura do Tom Rob Smith - e percebi que essa maneira lenta de escrita é dele mesmo, como senti em Criança 44 até a metade do livro - porém, esse último, o enredo era bem melhor e o final foi mt bom, surpreendente, o que foi estragado no filme Crimes Ocultos lançado agora em 2015.

Esse autor não me cativou tanto na sua forma emblemática de expor suas ideias. O enredo era bom, mas não teve ação, e sim, só um cenário bucólico de uma Suécia rural, fria e distante, de mentes perseguidas e perturbadas demais para nos passar calor humano.

Enfim, terminei a leitura com cara de "cadê o final? Cadê a resposta na cara dura? Mas só?!". Mais sobrou dúvida sobre os conspiradores e tal do que outra coisa, o final não me esclareceu mt. Não curti.
Kau 06/08/2015minha estante
A primeira que eu vejo que não curtiu, eu to lendo e por enquanto to gostando

Gabi 06/08/2015minha estante
Na verdade achei a sinopse magnífica, mas a forma da escrita, da narrativa da Tilde achei mt cansativo. Eles ficam parados num mesmo lugar, relatando acontecimentos do passado e só. Não curti mt rsrs.

AlémContracapa 06/04/2015

Resenha
Minhas experiências com “Criança 44” e “O Discurso Secreto” foram boas o suficiente para eu ter certeza que leria qualquer livro de Tom Rob Smith, independente da sinopse. “A Fazenda” não foi tudo o que eu esperava do autor, mas foi um bom entretenimento.

Durante toda a sua vida, Daniel testemunhou o relacionamento perfeito de seus pais e quando eles decidiram encerrar o negócio que mantiveram por anos e se mudar para uma fazenda na Suécia, esse devia ser o início de uma nova etapa nas suas vidas. Daniel, porém, quase não manteve contato já que a distância dos pais era uma desculpa para ele continuar a manter sua vida particular em segredo. Ele achava que estava tudo bem, até o dia em que seu pai lhe telefona, dizendo que sua mãe está internada em um hospital e que foi diagnosticada como psicótica. Preocupado, Daniel compra uma passagem para a Suécia, mas antes que embarque, a mãe lhe telefona. Seu pedido é que não acredite em uma palavra do que o pai disse. Ele é um mentiroso e um criminoso. Ela não é louca e não precisa de médicos. O que precisa é da polícia. A partir disso, Daniel fica entre duas versões perturbadoras da mesma história.

Eu lembrava de Tom Rob Smith como um autor de narrativa detalhada e bem escrita, mas o que encontrei em “A Fazenda” foi muito mais fluidez do que as características que minha lembrança guardava. O autor consegue impulsionar o leitor de forma que se torna impossível largar o livro, tanto que eu mal havia começado a leitura e quando vi já estava na página 100.

O livro é construído com trechos curtos, intercalando duas narrativas em primeira pessoa: o relato da mãe de Daniel sobre o que aconteceu no verão, e do próprio Daniel diante de tal relato.

Como já sabemos desde o início que o relato de Tilde – a mãe de Daniel - pode ser um delírio, a personagem se configura como uma narradora não-confiável, já que não importa o quanto ela acredite na história que conta, só temos a palavra dela de que as coisas aconteceram daquela maneira. Mas acreditamos? Embora faça sentido em alguns momentos, em outros o relato parece fruto de alguém que tem mania de perseguição e é isso que mantém o interesse do leitor na história. Para mim, o que aconteceu durante o verão na tal fazenda sueca não era nem de longe tão interessante quanto a consequência desses eventos na dinâmica dessa família. Ao contar uma história em que o marido diz que a esposa está louca e a esposa o acusa de ser um criminoso, estando seu filho no meio das duas versões, Smith cria uma série de perguntas a partir de uma inicial: a história de Tilde é verdadeira ou ela está delirando? Ou seja, quem fala a verdade: ela ou Chris (seu marido)? Se é Tilde, como as lacunas se preenchem e por que o antes sempre dedicado marido se voltou contra ela e se envolveu em um crime? Se é Chris, o que de fato aconteceu que levou Tilde a ter uma interpretação tão errônea e como essa mulher que sempre foi centrada e racional teve um surto psicótico em poucos meses? Por fim, independente de quem fala a verdade, nenhum dos cenários é bom para Daniel já que ou sua mãe está louca ou seu pai é um criminoso. Diante disso, qual será sua reação ao descobrir a verdade? Independente das respostas, a dinâmica dessa família nunca mais será a mesma e, a meu ver, essas consequências são muito mais interessantes do que o mistério da fazenda.

Essa é a razão que me impede de dizer que “A Fazenda” é um ótimo livro. Embora tenha devorado suas páginas, eu não consegui me interessar pela história que Tilde contava. Talvez a intenção do autor tenha sido mesmo fazer com que a história fosse sobre a família e não sobre os eventos do verão, mas para mim ficou faltando um algo a mais.

Além disso, em uma história que se configura desde o início por ser uma coisa ou outra (ou Tilde é louca, ou Chris é criminoso), optar por uma resposta extrema seria simplório e pouco surpreendente, mas Smith consegue criar um desfecho adequado que não faz com que o leitor se sinta enganado. Embora eu não tenha gostado de algumas respostas, considero aceitável o final proposto pelo autor.

Entre erros e certos, acredito que Smith entrega um bom livro de maneira geral. “A Fazenda” não tem o capricho de desenvolvimento de personagens e intrigas de seus primeiros livros, mas mantém o leitor envolvido da primeira à última página.

site: http://www.alemdacontracapa.blogspot.com.br/2015/03/a-fazenda-tom-rob-smith-resenha.html
Carolina.Vilella 25/10/2017minha estante
Olá! Já faz certo tempo que mandou seu comentário, mas eu queria indicar o livro "O agente 6", que é o último livro da trilogia Liev Demidov.

Jennefer 12/01/2018

Gostei mas...
Então, eu gostei do livro, mas tive problemas com toda a enrolação na história. A leitura é bem fluída, mas as vezes ficava irritada com a Tilde. Dava pra cortar muita coisa sem sem que nos fizesse perder o interesse. O desfecho é ok, mas não gostei que tenha acabado assim do nada! Fiquei com cara de Oi? Isso não aconteceu...aconteceu?
Mas vale a leitura a curiosidade em descobrir o que aconteceu tá sempre ali capítulo após capítulo!
Jucaliana 10/05/2019minha estante
Achei que faltou algo e realmente, a enrolação é enorme.