Rumo Certo

Rumo Certo Chico Xavier

Resenhas - Rumo Certo

viihast 09/03/2024

Uma verdadeira busca para o aprimoramento espiritual
Fiquei curiosa sobre esse livro após ler "Palavras de Luz", livro no qual possui 366 trechos de livros de Francisco Cândido Xavier para se ler diariamente, e nesse livro encontramos inúmeros trechos extraídos do livro "Rumo Certo".

É um livro de beleza inexplicável, cheio de mensagens e reflexões que aquecem o coração. Cada capítulo conseguia sentir pura paz e tranquilidade na certeza que o Mestre sempre estará conosco, em qualquer momento e em qualquer condição.

Mais um incrível livro de reflexão por intermédio de Chico Xavier e Emmanuel.

"Seja onde seja, recorda que Deus está sempre em nós e agindo por nós. Para assegurar-nos, quanto a isso, bastar-nos-á a prática da oração, mesmo ligeira ou inarticulada, que desenvolverá em nós outros a convicção da presença divina em todas as faixas da existência."

"Recorda que Deus a ninguém desampara."

"Tudo na vida se harmoniza em recursos de confiança."

"Deus opera com tempo igual para todos. E a própria Sabedoria Divina nos auxilia a todos indistintamente, agindo, criando, renovando e sublimando com apoio nas horas; sempre que nos vejamos defrontados por dificuldades e incompreensões, saibamos servir com paciência e aprenderemos que, à frente dos problemas da vida, sejam eles quais forem, não existem razões para que venhamos a esmorecer ou desesperar."

"(...) saibamos amar sem o ônus do apego, servir sem cobrar impostos de reconhecimento, desculpar sem apresentar faturas de suposta superioridade, e agir para o bem sem qualquer taxa de irritabilidade ou excitação."

"(...) entreguemos as complicações do mundo à intervenção e ao critério da Sabedoria de Deus."

"Antes, porém, de procurarmos qualquer remédio, experimentemos sempre mais o esforço da caridade e estaremos no exato caminho da solução."

"Em casa, no grupo de trabalho, na vida social, na profissão, no ideal ou na via pública, experimentemos sentir, pensar, falar e agir um tanto mais com o Cristo, e observemos os resultados."

"Pouco a pouco, perceberemos que o Senhor não nos pede prodígios de transformação imediata ou espetáculos de grandeza e sim que nos apliquemos ao bem, de modo a caminhar com Ele, passo a passo, na edificação de nossa própria paz."

"Nunca te revoltes, nem desanimes."

"Todos somos filhos de Deus e Espíritos eternos, em burilamento incompleto."

"Nas dificuldades em andamento, considera as dificuldades que já venceste e compreenderás que Deus, cujo infinito amor te sustentou ontem, sustentar-te-á também hoje."

"A cruz do Cristo é a do exemplo e do sacrifício, induzindo-nos à subida espiritual, nos domínios da elevação.
A nossa, porém, será, sobretudo, nós em nós mesmos.
Aguentar-nos como temos sido nas múltiplas existências passadas.
Carregar-nos com as imperfeições e dívidas que inadvertidamente acumulamos; entretanto, agradecendo e abençoando a lixívia de suor e pranto no resgate ou na tribulação com que as extirparemos."

"(...) a dor, tanto quanto a alegria, são recursos da proteção de Deus, impulsionando-te o coração para a luz das bênçãos eternas."
J. Silva 12/03/2024minha estante
Ainda nesse ano irei estudar essa obra ?

viihast 12/03/2024minha estante
Muito bom, recomendo demais.

J. Silva 27/04/2024minha estante
Dei início hoje a essa obra. Ao abrir, logo na primeira página achei uma anotação feita há muito tempo:Em qualquer dificuldade ou impedimento, não te esqueças de usar um pouco mais de paciência, amor, renúncia e boa vontade, em favor de teu próprio bem-estar.

viihast 27/04/2024minha estante
Que lindo, essa frase serve muito pra todos nós ?

Ângela Bittencourt Cardoso 30/12/2023

Em muitos episódios difíceis da existência, consideramos demasiadamente amargo o
cálice da prova redentora que se nos destina, mas, de maneira geral, não é a medicação
providencial nele contida que nos aflige e sim a nossa própria debilidade em aceita-la.
Em numerosas crises do mundo, julgamos excessivamente pesada a carga dos
desenganos que nos fustigam o espírito; no entanto, não é o volume das desilusões
educativas, que nos são indispensáveis, aquilo que nos faz vergar os ombros da alma e
sim o nosso orgulho ferido a se nos esfoguear por dentro do coração.
* * *
Suportar a nossa cruz será tolerar as tendências inferiores que ainda nos caracterizam,
sem acalenta-las, mas igualmente sem condenar-nos, por isso, diligenciando esgotar em
serviço, em paciência, em serenidade e em abnegação a sucata de sombras que ainda
transportamos habitualmente no fundo das nossas atividades de auto-aprimoramento ou
reabilitação.
* * *
Reconhecer-nos no espelho da própria consciência, resignar-nos com as nódoas e
cicatrizes emocionais da culpa que ainda se nos estampam na face espiritual e acatar no
trabalho e no sofrimento a presença de cirurgiões divinos, cujo esforço nos regenerará os
tecidos sutis da alma, preparando-nos e instruindo-nos para o Mundo Melhor.
* * *
Suportar nossa cruz jamais será maldize-la ou lamenta-la e sim acolher-nos imperfeitos
como ainda somos, perante Deus, mas procurando, por todos os meios justos, melhorar-nos e burilar-nos, avançando sempre, mesmo que vagarosamente, milímetro por
milímetro, nos caminhos de ascensão para a Vida Eterna.

eduanton 25/02/2024

Lindo!
Um livro delicioso, repleto de mensagens profundas, que podem ser lidas ao acaso, ou conforme a necessidade.
mars 25/02/2024minha estante
Chico Xavier sempre incrível

viihast 25/02/2024minha estante
Estou lendo o livro "Palavras de Luz" e traz muitas mensagens desse livro, fiquei com um gostinho de quero mais, parece ser muito bom.

Heros Pena 25/01/2021

Pequenas doses de sabedoria
Pequenas doses de paz e sabedoria, um livro para ser lido e relido de tempos em tempos.

LaraF 20/01/2011

Os preceitos espiritas nos ajudam a retomar o nosso caminho, de pas e amor, com fé. Ler esse livro, me faz refletir sobre as situações da vida e sobre a minha responsabilidade em atuar de maneira lucida e consciente nesse mundo. Emmanuel por meio de Chico Xavier, nos rememora os conceitos mais simples da vida: amor, fé e trabalho.
Bom livro!