A Fenda Branca

A Fenda Branca Jaclyn Moriarty

Resenhas - A Fenda Branca

LuHilst 16/04/2024

Demora pra começar... mas eu gostei
Tem uma historia interessante, mas demora pra engatar. Confesso que no começo eu usei para dormir: interessante o suficiente pra me tirar do cotidiano, mas não o suficiente pra me tirar o sono. E assim fui... até o dia em que a historia engatou e virei a noite lendo.
A historia em si, construção dos personagens e do reino de Cello é muito interessante...

B.rogs 25/02/2024

Muito divertido
Pensa num livro que precisa de paciência no início para não abandonar ele por não entender nadinha.
De início a autora não aprofunda em nenhum dos mundos e nem nos dá tempo de simpatizar com algum personagem, é só uma jorrada de informações sem sentido dos dois lados e ainda mais com um mundo completamente novo. Assim que estamos perto de aprofundar em um deles ela troca de mundo. Como isso me dava raiva e bem. Nada é o que parece nele, tem bastante coisas emocionantes e tudo vai sendo esclarecido, bom a maioria, mesmo quase no capítulo final kkkk.
Eu gostei muito, foi muito imersivo e envolvente, a autora explora coisas novas e também aprendemos lendo ele, é como se eu estivesse literalmente fazendo parte dessa história e no grupo de amigos da Madeline ou em Cello. Outro ponto é que a autora além de criar um mundo novo e nos apresentar esses personagens tão únicos, ela se esforçou para aprender sobre diversos temas abordados no livro, como: Newtoon e agricultura (está nos agradecimentos esses detalhes).
Fico surpresa por não ser um livro famoso, pois a fantasia dele é bem interessante, abrindo brecha para outros livros falando sobre todo o mundo de Cello. Gosto de como ela nos mostra os pontos de vista de crianças/adolescentes e sua ingenuidade com o mundo e com os problemas, como eles estão entre a vida adulta mas ainda são crianças no fundo. Mas não sei se foi a intenção da autora assim, porque um certo alguém pôde fazer o que quisesse por sua influência e nenhum adulto interferia, o que me deixou bem brava. Enfim, aborda muitas coisas e parece que se perde ou que não explicam o suficiente, mas mesmo assim é um ótimo livro.

Emily 21/01/2024

Maravilhoso
Toda vez que termino um livro bom me pergunto porque não li ele antes!?

Leitura maravilhosa. Fantasia e aventuras na medida certa. Leitura gostosa e empolgante.

Recomendo muito a leitura e já irei começar o segundo!

Marny.Barbosa 23/07/2023

O final vale a pena
Esse livro começa bem chato, pra falar a verdade. É confuso, muitos personagens, muitas histórias paralelas e muita enrolação. Ler o começo foi puxado. Pelo menos dá metade pro final começou a ficar interessante e o final me surpreendeu a ponto de me faze querer ler a continuação.

Deborah304 28/04/2023

Olha na maior sinceridade o livro do começo até o meio não tava tendo dando sentido para mim, ele está confuso e não tinha muita explicação, mas quando estava chegando perto do final ele ficou melhor, deu para entender o que estava acontecendo, agora no final outra bomba e já quero o segundo livro.

Uma fenda e o elo que une o mundo real a um reino onde as cores tem vida própria: algumas são perigosas e até podem atacar. Madeleine e Elliot, cada um de um lado, iniciam uma curiosa correspondência que poderia revelar a saída para um universo paralelo onde tudo é possível, especialmente a magia?

Nicolle57 16/02/2023

O livro fala sobre uma fenda entre o mundo real, em Crambige, e no Reino de Celo que por ela duas crianças, Madellaine e Eliot, acabam trocando correspondências por ela sobre seus mundos.
Bem me decepcionei com o livro a história pode parecer muito confusa no começo e a autora não explica os acontecimentos no Reino de Celo direito, só consegui compreender melhor algumas coisas quando eu estava praticamente em mais da metade do livro!
Mas não tem só pontos negativos os perssonagens podem ser envolventes e no final até que desperta curiosidade para ler o segundo.

Tuca 30/12/2022

Um tanto quanto maluco
Comprei esse livro em uma promoção na bienal desse ano (2022)
Como nunca leio sinopse não tinha noção do que ia encontrar

Até a metade do livro você ainda não tem muita certeza do que está rolando. Você tem dois adolescentes se comunicando por cartas, porém um deles esta em uma realidade paralela.

A cada capítulo - e as vezes no meio deles - você tem uma troca de pontos de vista, que eu gosto bastante.

No geral não é um livro ruim, mas não é um favoritado também!! E eu ainda fiquei com. Vontade de terminar a sequência!

Nadja Maria 07/05/2022

Uma fantasia diferente!
Esse é o primeiro livro de uma trilogia! Fala sobre uma fenda aberta em Cambridge para uma realidade paralela no Reino de Cello! Madeleine e Elliot são tão inteligentes! Já quero ler o próximo!

Maryana.MenRi 22/10/2020

Madeleine é uma garota de 14 anos como outra qualquer, a não ser pelo fato de ter fugido de casa com a mãe, morar em um apartamento no sótão e se comunicar com um reino imaginário de dentro de um parquímetro!

Elliot é um garoto de quatorze anos, muito popular, que vive em Fogueira, nas Fazendas do Reino de Cello. Toda a cidade sabe sobre o desaparecimento de seu pai, há um ano atrás, depois de um ataque violento de cores, o que é muito comum por ali. Agora, só o que Elliot deseja é encontrar o pai e trazê-lo de volta para casa, mas quem diria que ele, logo ele, encontraria uma fenda para o Mundo? Ao que parece, sua correspondente não está muito convencida de que ele exista...

Minha experiência no início da história foi um tanto estranha, o livro começa com diálogos bem confusos, que não parecem levar a lugar algum. Mas não me arrependo por ter insistido com a leitura, tudo se encaixa perfeitamente e ao final do livro fica impossível não começar o segundo volume imediatamente!

Toda a comunicação de Madeleine e Elliot é feita através de bilhetes e cartas, em muitas das mudanças de capítulos descobrimos o desfecho de vários acontecimentos através da visão dada pelo próprio personagem ao narrar as histórias ao seu correspondente, isso me prendeu bastante a leitura, além, também, de toda a fantasia ao redor do reino de Cello, com suas cores vivas que atacam as pessoas, cada uma com uma particularidade diferente!

madie 08/09/2020

Vale a pena
É o primeiro livro de uma trilogia. E sendo sincera é o melhor primeiro livro que já li em trilogias. Toda a construção da história e personagens parece confusa de início e você se pega lendo mais e mais pra tentar entender o que ta acontecendo. Já no final tudo se encaixa perfeitamente no tempo correto e o plot twist do final me deixou com mais vontade ainda de terminar a trilogia. Além da história cativante e dos cenários diferentes apresentados temos dois protagonistas que lidam com situações semelhantes e tentam se ajudar entre si, mas a personalidade dos dois, as vivencias que eles tem são tão diferentes, são crianças ainda e estão lidando com problemas de adultos mas com pensamentos de criança o que deixa ainda mais interessante. Em nenhum momento a autora faz com que eles forcem um crescimento perante a situação, eles continuam sendo jovens e lidando com situações como qualquer jovem faria. Esse livro sem dúvida me encantou e espero que os demais sejam tão bons quanto esse primeiro.

Lipe 04/05/2020

Uma surpresa encantadora
Esse livro foi aqueles livros que estão em promoção em site de compras online e você compra apenas por curiosidade, e fico extremamente feliz de ter comprado. O livro, apesar de ter um início meio massante para o leitor, se torna uma leitura agradável e marcante na vida do mesmo. Com conhecimentos de Física, estruturação dos personagens e ambientes, o livro se torna algo que capturar a atenção de qualquer leitor e dar a sede de leitura que essa trilogia merece. Recomendo ao extremo.

Jana 01/04/2020

Difícil no começo, mas tem seu encanto
Prós: um mundo novo, a história é original (embora as vezes eu ficasse pensando em Harry Potter, o que depois se mostrou um engano). A troca de cartas entre os protagonistas é muito bacana. Depois que a história caminha, flui que é uma beleza! Eu gostei muito do Elliot, achei um fofo. No final você consegue ligar todos os pontos, por mais que o começo seja confuso. Apesar de ser uma trilogia, eu achei que o final foi bom, dá pra terminar e relaxar um pouco, porque você sabe que a história continua, mas não é um desfecho que te deixa sem dormir, é como se fosse uma nova etapa da história.
Contras: início confuso, escrita empacada, nada faz sentido, nada é realmente explicado... São iniciadas várias histórias diferentes e eu senti que nenhuma foi realmente aprofundada (apesar que é só o primeiro livro, mas ainda assim...). A protagonista que dá nome a série é uma chata de galocha. Fazia tempo que não sentia uma antipatia tão forte por um personagem! Achei que a relação Cello e Mundo podia ter sido mais detalhada, mas imagino que as duas dimensões devem se encontrar nos próximos livros.
Resumindo, gostei, mas com ressalvas. Indico pra quem gosta de fantasia ou quem, assim como eu, quer ler algo diferente.
Vanessa 02/04/2020minha estante
Também achei a protagonista uma mala kkkk

Jana 02/04/2020minha estante
Nossa, chatoooona

Brina.nm 18/01/2018

COMO ASSIM AINDA NÃO TINHA RESENHADO ESSE LACRE?
A fenda branca vem nos contar a história de Elliot, que vive no reino de Cello, e Madeleine, que vive em Cambridge, Inglaterra.

Elliot, com 15 anos, passa seus dias em jornadas para procurar seu pai, que foi levado por um ataque roxo, o qual também matou seu tio. Sim, você leu direito, as cores no reino de Cello possuem ‘vida própria’, e atacam geralmente em bando pelo ar, caso você não esteja vestindo seu colete de proteção, pode se machucar gravemente, ou até morrer.

Madeleine é uma menina colorida em uma cidade preto e branco. Depois de ter fugido de casa junto de sua mãe, ela não é mais a mesma. Antes era uma garota que vivia voando de cidade em cidade, alegre, se divertindo com os amigos, hoje passa os dias estudando com Jack e Belle, e refletindo o porque de elas terem fugido de uma vida luxuosa, para viver em um apartamento mofado, comendo feijão enlatado todos os dias enquanto sua mãe costura para manter a casa.

Através de uma fenda, os dois mundos se conectam, e Madeleine começa a se corresponder com Elliot, aprendendo muito sobre os mundos, e principalmente sobre eles mesmos: suas dúvidas com relação aos pais, os amigos e o amor.

A medida que cartas vão sendo trocadas, eles conseguem solucionar vários problemas pelos quais estão passando, e assim vão amadurecendo, muitas vezes deixando de enxergar aquele mundo colorido e fantasioso, para perceber a realidade que os cercavam o tempo todo.

Madeleine é uma personagem muito inteligente, para ajudar a mãe nos programas de quiz que ela insiste em tentar participar, ela absorveu muito conhecimento, então todas as reflexões e cartas dela são regadas de informações científicas, curiosidades sobre tudo e todos, enriquecendo mais o mundo criado pela autora. Ela é a que mais amadurece no livro, já que no fim entende o motivo de estar ali, e passa a dar mais valor nos momentos que estava deixando passar.

Os capítulos do livro são intercalados entre o Reino de Cello e Cambridge, e narrado não só pelos personagens principais (em primeira e terceira pessoa), mas como também pelos secundários, como o xerife, Belle, Jack, entre outros tantos. Todos eles contribuem para a história, nos contando vários pontos de vista do que está acontecendo, e deixando tudo muito mais misterioso.

E o que dizer sobre esse lugar mágico que é Cello? Posso falar que é lá que estão os maiores mistérios, é lá que nossos olhos ficam presos por várias e várias páginas, querendo ajudar o pessoal das Fazendas a solucionarem seus problemas, afinal, nada pode ser mais fantástico que um mundo onde Cores tem vida própria, estações tem personalidade e podem durar tanto um dia quanto uma semana, e depois seguem para outro reino, e onde você pode pescar feitiços nos lagos.

A autora consegue nos surpreender cada vez mais, quando você acha que está seguindo a linha de raciocínio do mistério, e está quase o solucionando, ela coloca uma reviravolta no livro, aquele BUM gigante, e devoramos as páginas novamente, e quando acaba, você precisa ler o próximo, pra saber o que vai acontecer.

E essa edição linda?! A editora não manteve a capa original, mas essa ficou bem melhor, já que trás muito a essência do nome da série, As cores de Madeleine. A diagramação está perfeita e não achei erros nela. Também há no rodapé do livro Madeleine ‘pedalando’ em sua bicicleta enquanto mudamos de página.

Jaclyn com elementos simples, consegue criar uma história fantástica, inspiradora e cheia de mistérios. Os amantes de literatura fantástica vão devorar esse livro e se apaixonar pelo reino de Cello, e mais ainda por Madeleine.

site: http://www.stalker-literaria.com/2015/09/a-fenda-branca-jaclyn-moriarty-1.html

guhigashi 29/08/2016

Descobri esse livro em uma daquelas visitas sem compromisso para matar tempo na livraria. A sinopse tratando de mundos paralelos, um deles onde as cores tem vida, me chamou bastante a atenção, e li assim que tive a oportunidade.

A Fenda Branca desenvolve sua história se dividindo entre Madeleine, vivendo na Terra que conhecemos, e Elliot, em Cello, um reino mágico com personagens muitas vezes excêntricos e sempre cativantes, contando o que acontece com cada um deles e eventualmente os conectando com os bilhetes trocados por uma fenda entre os universos.

A obra proporciona uma leitura leve passeando pelos mundos e apresentando os mais diversos personagens e dramas nas vidas dos protagonistas, te levando a conhecer e se encantar com cada um deles, em direção a um desfecho em que cada detalhe apresentado se conecta e te faz terminar o livro e logo buscar pela continuação.