O Sono e A Morte

O Sono e A Morte A. J. Kazinski

Resenhas - O Sono e A Morte

Simone de Cássia 15/07/2020

É aquele lance: se for avaliar partes dá até pra ganhar uma boa nota aqui e ali, mas se for no geral, é chato. O detetive tem umas crises existenciais cansativas ( faz um livro só pra vida do detetive então, se for o caso)... a mulher dele é uma enjoada de carteirinha... As partes do "julgamento" que ela cria na mente dela são bestas , maneira mais infantil de tomar uma decisão que pode mudar toda sua vida. Sobre o assassino e seus motivos, isso foi até interessante, é a primeira vez que vejo isso em um thriller. O desvendar do "mistério" também me surpreendeu. Mas, o livro é bem longo e por isso deveria ter mais partes boas do que cansativas. Não foi o caso.Deu "dor na mandíbula" de tanto mastigar pra engolir...
Fabricio268 15/07/2020minha estante
Li tem algum tempo. Minha opinião é bem parecida com a sua.

Vic 18/05/2021minha estante
Exatamente isso que sinto ao decorrer da história, algo muito extenso para pouco assunto.

Raquel.Santos 20/11/2021minha estante

Blog MDL 26/03/2015

Depois de tudo o que aconteceu com Niels em “O Último Homem Bom”, ele entra em uma aventura mais emocionante e bem mais comovente. Niels supera o medo de viajar e se casa com Hannah. Ela está grávida, mas Niels não tem ideia do que se passa com ela. A confusão que se aloja na mente dela, todo o medo e a angústia de que o feto seja como o seu filho falecido está a ponto de enlouquecê-la. Ela tenta achar motivos para sustentar essa gravidez, mas está complicado. Enquanto isso, Niels é chamado para mais um de seus trabalhos como negociador da polícia dinamarquesa.

Niels Bentzon, o melhor negociador da polícia dinamarquesa, está encarregado de convencer uma bela jovem a não cometer suicídio. Porém, a jovem se joga da ponte nos trilhos do trem diante dos seus olhos. Niels nunca tinha perdido ninguém até agora e ele está convencido de que a moça só se jogou porque havia alguém a perseguindo, embora todos os outros policiais tratem a morte da jovem como um suicídio comum. Então, ele resolve investigar mais a fundo os motivos pelos quais a garota poderia ter se jogado e acaba seguindo num caminho no qual ele jamais imaginara percorrer.

Em “O Sono e a Morte”, você vai encontrar aquela mesma emoção que sentiu em “O Último Homem Bom” e ainda se deparar com outros personagens emocionantes. Além do policial Niels Bentzon e da renomada cientista Hannah Lund, há também uma jovenzinha que sofre o trauma de ter perdido a mãe quando pequena e desde então adquiriu o mutismo pra sua vida. Você vai entrar também num mundo totalmente desconhecidos pra alguns: o mundo do balé. O autor tenta revelar para os leitores como é esse mundo, o que as pessoas fazem pra conseguir fazer papeis renomados de grandes obras, o dia a dia de um bailarino e suas manias. Ademais, ele traz estudos de grandes escultores e leituras como Fédon, de Sócrates.

Além dessas novidades, o tema “morte iminente” é abordado como principal na nossa história. Pessoas obcecadas em saber o que acontece com todos após a morte, o que há no além, como é a experiência de estar lá – mesmo que seja por alguns instantes. Perseguidas constantemente por lunáticos e curiosos, religiosos e pessoas de todos os tipos, as pessoas que passaram por esse tipo de experiência são um alvo constante. Porém apenas um desses perseguidores é levado em consideração. Ele quer que essas pessoas passem por essa experiência novamente para conseguir respostas, independente do que tenha que fazer para tanto.

Uma coisa que me chateou bastante em “O Sono e a Morte”, foi a demora pra a história realmente ficar interessante. Embora isso não seja um problema para leitores que gostam de um enredo bem apresentado e da crescente curiosidade a respeito do por vir, para mim não funcionou totalmente. Achei que a história começou a ficar um pouco cansativa diante dessa postergação sem fim e acabou deixando a desejar comparado com o livro anterior da série. Mas nada que estrague a leitura como um todo, já que quando o autor realmente começa com a ação, as coisas ficam sensacionais.

Como disse na resenha do primeiro livro da série, A. J. Kazinski conseguiu o que muitos escritores desejam quando publicam seus livros: lançar um bestseller. Seus livros têm um ritmo dinâmico onde a tensão só aumenta a cada capítulo e seus personagens têm uma personalidade marcante, que ficam ainda melhor com a escrita envolvente do autor. Mas ele não para por aí, nesse livro ele também trouxe várias reflexões, como a responsabilidade que temos por nossas próprias escolhas, bem como, as coisas das quais não podemos evitar – como a vida e a morte. Tudo isso torna a leitura instigante para quem gosta de tramas policiais que além de ação, trazem um toque a mais de pluralidade, cultura e personalidades com várias facetas. Recomendo muito!

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/02/resenha-o-sono-e-morte-por-j-kazinski.html

Stela Nowakovski 26/01/2022

Faltou algo
O livro é bom, porém algumas partes pecam em prender o leitor. A introdução da história é muito longa, o início é arrastado, o julgamento interno da personagem é um ato de apelo, mas que não alcança o interesse completo de quem está lendo. O ritmo mais acelerado do final salva um pouco o livro. Faltou algo que não consigo identificar, um tempero que auxiliaria na composição final. No geral é um livro na média, não é ruim, mas também não é extraordinário.

MarcusASBarr 19/04/2024

... de tirar o fôlego!!!
Uma aventura com ritmo alucinante com uma trama que se conclui em poucos dias, com a característica marcação de tempo que cria uma aflição tremenda. A marca A. J. Kazinski é garantia de aventura que segue "urgente", sua leitura é que irá desvendar o caso, coloca você como cumplice da trama com desfecho surpreendente.

Luana 26/02/2024

Leiam!
Pra quem se interessa com as questões pós morte, esse livro é perfeito! Fazia tempo que não me sentia ludibriada por um livro assim, me prendeu do início ao fim.

Mary.Rovere 13/03/2022

Gostei do livro e um Thriller bem legal algumas partes são cansativas mas em geral a história e bons os personagens bem construídos vale super a pena apesar de não ser um Thriller cheio de plost Twist

Derik 01/07/2021

Primeiro livro lido no mês. Gostei desse livro e do desenrolar da história. O vilão tem ótimos motivos. Só a mulher do protagonista que enche o saco.

Marina.Alves 30/07/2017

Um dos melhores romances policiais que já li.
Há muito tempo não lia um livro como este. O protagonista, excepcionalmente, me cativou de uma maneira intensa, principalmente por ser tão "humano", tão próximo aos sentimentos reais. Com uma narrativa que prende o leitor, o livro nunca abandona seu ar misterioso. Fascinante.

mirna 25/05/2019

O Sono e a Morte
Que contexto fantástico!
Para desdevendar um crime, um homem mata e ressuscita suas vítimas. Achei bem diferente. Acompanhamos também o dilema da esposa do investigador que descobre que está grávida e fica sem saber de continua ou interrompe a gravidez.
Trama muito bem elaborada com todas as pontas amarradas e um final surpreendente.

Fabricio268 07/05/2014

Bom, mas nada excepcional

Amigos, leitores. Pouquíssimas vezes compro um livro e logo início a leitura. Normalmente o insiro em uma fila de espera e vou lê-lo 2, 3 ou 4 anos depois.
Porém, este livro me chamou atenção por uma frase escrita na sinopse: "...a vida, a morte, a responsabilidade sobre nossas próprias escolhas".
A trama se desenrola enquanto um policial obstinado caça um assassino que mata e ressuscita suas vítimas antes de matá-la por uma última vez. Descobrir o motivo disso é bem interessante no decorrer da estória.
O romance tem como cenário a cidade de Copenhague, na Dinamarca onde o aborto é liberado. E esta é, na minha opinião, a discussão mais importante do livro. Hannah Lund, esposa do policial Niels Bentzon, está grávida e, por um motivo que não descreverei aqui, pensa em abortar. O autor não defende bandeira alguma, e tampouco quer influenciar o leitor. Ele simplesmente aborda o tema sem o menor pudor e cria uma interessante reflexão sobre o assunto.
Quanto ao desenvolvimento da trama policial, é boa. A sequência final é bem longa e tem seus bons momentos. Apesar de bom não é daqueles suspenses surpreendentes e tensos.

Poesia na Alma 10/08/2014

Resenha – O sono e a Morte
Olá, gente linda!
Estava em Paraty-RJ, mais precisamente apreciando a FLIP e lançando meu novo livro. Por isso o blog ficou abandonado por alguns dias. Como de praxe, no mundo de leitores, não saímos de casa sem um livro, levei O Sono e a Morte, de A.J. Kazinski, Editora Tordesilhas, 2014, 464 páginas. E... eu não dormi! Poxa, de uns tempos pra cá, os livros da Tordesilha têm me dado um medo ‘retato’, fixando na minha mente e sonhos. Não pensem que isso é ruim... (risos)
Em O sono e a morte, o herói Niels Bentzon, negociador da polícia, está de volta. Uma noite ele é chamado para intermediar o caso de uma mulher que ameaça se jogar de uma ponte de Copenhague. Quando chega ao local, Niels percebe algo estranho na situação. A mulher está nua e drogada, olhando para a multidão que a observa. Mais do que perturbada, ela parece aterrorizada. Apesar dos esforços de Niels, o desfecho é trágico. Os policiais tratam a ocorrência como um suicídio comum, mas Niels sente que ocaso é diferente. Na autópsia surgea primeira reviravolta. Havia água no pulmão e marcas de desfibrilador no corpo da mulher. Antes de pular da ponte, ela havia sido afogada e ressuscitada. Com poucas pistas, Niels começa uma caçada ao responsável por aquela morte. No caminho, encontrará pessoas dispostas a acabar com a sua vida para evitar que ele descubra a verdade. Com ritmo dinâmico, tensão crescente e personagens marcantes. O SONO E A MORTE traz ainda o toque especial da escrita de A. J. Kazinski: uma reflexão sobre questões que não poderiam ser mais humanas – a vida, a morte, a responsabilidade sobre nossas próprias escolhas.
O início do livro não é tão acelerado como o anterior (Verão das bonecas mortas), porém, não menos instigante, logo me adaptei a este gênero que pouco lia: policial. Niels é o investigador, casado com Hannah Lund que não vive um momento fácil da vida. Uma mulher atormentada e que precisa de ajuda.
Niels encontra Dicte a beira do suicídio, e ele é a pessoa certa para evitar tal ‘loucura’ ou seria. Ele não consegue evitar que aquela linda jovem, nua, se mate. Então, ele resolve averiguar o motivo do desespero daquela mulher.
E o que aparentemente parecia ser uma caso de surto misturado com drogas pesadas, dá início a uma forte investigação de ‘quase mortes’. O grande desafio é saber quem está por trás de tudo isso... será que o melhor detetive consegue desvendar esse mistério?
“O amor não é a última desculpa que autoriza os comportamentos criminosos?”
A mim, só resta informar que cada dia gosto mais desse estilo literário. O livro fisga o leito mais desatento e sonolento, é um convite, na verdade, a insônia.

Hester1 02/01/2015

Nao gostei muito, nao. Nao gosto de thrillers, talvez seja este o único motivo. Gostei do policial no primeiro livro, e mesmo da, agora, esposa dele. Neste ela tem conflitos existenciais, e ele também. A relacao nao vai nada bem. Mas o que nao gostei mesmo foi da estória, do médico com as experiências malucas.
Carol 28/03/2015minha estante
hoje em dia se perde mais tempo com os problemas pessoais dos detetives do que do crime em si

AxelAngelofc 19/04/2024

O Sono e a Morte
OBSERVAÇÃO
[Não recomendo a leitura desse livro caso você esteja passando por um momento delicado no quesito sentimentos, este livro aborda assuntos fortes que permeiam a sociedade].

[CONSIDERAÇÕES FINAIS]
Simplesmente uma história que pode ser vista em muitas outras do gênero de suspense, a história conta com uma narrativa de fácil compreensão mas de vezes os personagens são muito rasos, a história é boa mas a concepção da personalidade dos personagens poderia ser feita mais a fundo tendo em vista a complexidade do assunto pós morte.
Este livro é ótimo para ler durante às viagens ou até caso esteja tomando um café a tarde, não recomendo ler está obra a noite pois irá tirar seu sono devido a curiosidade continua de querer desvendar cada página a frente.
Possui um lampejo de luz na escrita que me deixou feliz ao saber que o autor respeitou ao máximo o assunto, está obra em si é boa, somente não gostei dos personagens que poderiam ser mais profundos em suas personalidades.