Comandei um Pelotão de Fuzileiros

Comandei um Pelotão de Fuzileiros Eros José Sanches

Resenhas - Comandei um Pelotão de Fuzileiros

Flá 27/05/2022

Que experiência, minha gente...
Quando me propus a ler esta obra, já imagina ser riquíssimo em informações. Mas quando não se tem nenhuma ideia sobre o assunto (como no meu caso) e se começa a ter uma visão de dentro, é surreal!
O livro te dá um panorama da rotina dos militares, em especial do Tenente Coronel Túlio Campello, desde sua convocação para a guerra, perpassando seu ferimento em combate, até as condecorações, já no Brasil em tempo de paz.
A obra conta com criteriosa ordem cronológica, mas como é apresentada em formato de pergunta e resposta, respeita a organização mental do entrevistado, o que torna tudo mais real, humano e interessante.
As notas de rodapé são a cereja do bolo e os textos de abertura dos capítulos são um toque especial.
Algumas pessoas têm histórias, mas o Cel. Túlio, sem dúvida, É história.
É reconfortante saber que sua trajetória foi imortalizada através deste livro.
Que experiência, minha gente... que experiência!
A obra conta ainda com ilustrações, uma tabela de siglas e um resumo cronológico sobre o desenrolar da guerra, o que me permitiu entender o contexto das narrativas do entrevistado sem dificuldade.
A leitura é fluída, rápida e muito emocionante.

Eros 13/08/2015

Um herói!
Esse livro é de minha autoria. É a história oral do Sr. Túlio Carvalho Campello de Souza (1920-2008) veterano da Segunda Guerra Mundial que combateu na Itália, integrado à Força Expedicionária Brasileira (FEB). Tenente comandante de pelotão, Túlio foi instigado por minhas perguntas a apresentar o homem comum na difícil posição de comandante e combatente. Matar, morrer, se ferir (ele perdeu uma perna pisando sobre uma mina), ou ferir alguém, são elementos que ele apresenta nesta obra que não se demora em prolixidades técnicas, táticas e estratégicas. Prefaciado por uma autoridade na historiografia da FEB (Cesar Campiani Maximiano, autor de "Barbados, Sujos e Fatigados"), o livro trás inúmeras fotos coloridas, do acervo pessoal do entrevistado, e está amplamente relacionado à literatura febiana por inúmeras notas de roda-pé.