The Maze of Bones

The Maze of Bones Rick Riordan

Resenhas - The Maze of Bones

João Pedro 27/08/2011

Explosivo!
Primeiramente, preciso expressar aqui as duas principais razões por que eu sempre desprezara a série 'The 39 Clues': Primeiro porque eu acreditava que, por se tratarem de 39 pistas, a série era composta por 39 livros. Ingenuidade e ignorância minha por não ir atrás e pesquisar sobre a série. O outro motivo é o fato de toda a trama ser escrita não apenas por um autor, mas sim por um time de autores que alternam na escrita de cada livro. Sempre fico com um pé atrás quando vejo que um livro é feito em co-autoria, e com 'The 39 Clues' não foi diferente, mesmo que cada livro seja escrito apenas por um autor.

Agora vamos ao que interessa: o livro é INCRÍVEL! Sério, comecei com uma expectativa zero para a trama. Apesar de ser do Rick Riordan - que escreveu a ótima série Percy Jackson -, sempre via o livro na sessão infanto-juvenil das livrarias e achava que fosse mais voltado para o público infantil. Enganei-me. Na realidade, o livro pode ser apreciado por todos aqueles que, como eu, adoram livros de aventura. Ah, vale salientar que li a edição americana, portanto, esse foi outro fator que me fez ter mais vontade de ler a série. Não acho que a edição brasileira seja muito interessante - pelo menos não vi cards, nem capa dura.

Falando da história: Amy e Dan Cahill são dois irmãos, órfãos, criados pela tia-avó Beatrice, mas que guardam grande carinho e afeto pela avó, Grace Cahill, uma imponente mulher que vive em uma bela mansão e sempre os recebe nos fins de semana com grande felicidade. Já no início da trama, Grace Cahill falece, e todos os membros da família Cahill são chamados para a leitura do testamento. Detalhe: a família Cahill possui membros espalhados por todo o mundo, chegando a aproximadamente 400 pessoas para a leitura do testamento. Além disso, a família Cahill é originada por quatro linhagens: o clã Ekaterina, representado por um dragão, o clã Janus, representado por um lobo, Lucian, representado por duas serpentes se entrelaçando, e o clã Tomas, representado por um urso. Outro detalhe: os clãs vivem em eterna contenda, o que deixa a história ainda mais gostosa. Ah, sem falar que os Cahill são a família mais influente do mundo, tendo vários personagens da história como membros - Napoleão Bonaparte e Benjamin Franklin, por exemplo.

No testamento, apenas alguns dos membros da família são selecionados para entrar na mansão de Grace e realmente ouvir o que ela tinha a dizer. Por fim, todos descobrem que Grace deixou uma herança de 1 milhão de dólares para cada um, além de uma pista secreta, que dá início a uma caçada alucinante em busca de algo misterioso, capaz de tornar o vitorioso o Cahill mais poderoso do mundo além de salvar o destino da humanidade. Porém, a decisão precisa ser tomada: os membros devem escolher entre pegar 1 milhão de dólares ou a pista inicial dessa busca incrível. Amy e Dan - e mais seis núcleos de famílias - decidem pegar a pista, compondo as setes equipes que fazem parte da corrida.

Em 'The Maze of Bones', ação e mistério é o que não falta. Sem falar nos personagens, que são totalmente cativantes. Amy Cahill é minha preferida: leitora compulsiva, muito inteligente, tímida e gagueja ao ficar nervosa. Seu irmão, Dan, também é incrível: impetuoso, impulsivo, brincalhão e aventureiro. As outras equipes da corrida também não deixam a desejar: os perversos Ian e Natalie Kabra, a russa Irina Spasky, o indecifrável Tio Alistair, os Holt, os trigêmeos Starling e o prepotente Jonah Wizard.

O livro inicial de 'The 39 Clues' é incrível. Recomendo para aqueles que amam aventura. Ainda fico um pouco receoso sobre o próximo livro não ser escrito por Rick Riordan, mas, ainda assim, estou ansioso para lê-lo e decifrar mais uma parte desse quebra-cabeça que são as 39 pistas.

Sol 30/04/2020minha estante
Eu já li a versão português do livro e tinha a mesma impressão que você. De que seria um livro apenas de criancinhas. Mas é bem envolvente, cheio de aventura e viagem. E eu já estou me preparando para a leitura do sétimo volume.

Agora decidir ler a versão americana para melhor o meu nível de entendimento do inglês. Se tudo fluir bem nesta leitura espero reler todos os livros da série (na versão americana).

Isabela 10/09/2022

Gostinho de infância
meu deus que nostalgia vei!! Quando era criança só li o primeiro dessa série e me lembrei outro dia desses da existência, fiquei pensando "gente como será q terminou EIN?", então resolvi pegar pra ler de novo e caras MUITO BOMMMM
O véi sabe demais do q as crianças gostam, amo como ele constrói uns personagens super caricatos e engraçados, poderia facilmente ser uma série animada. As descrições dele me fazem ter vontade de desenhar! Enfim, ansiosa para ler os próximos.