Alameda dos Pesadelos

Resenhas - Alameda dos Pesadelos

1 | 2 | 3 | 4

SAMUEL 16/05/2014

Medo, aprendizado e superação
Karen Alvares é um nome conhecido no meio independente na literatura brasileira. Diversos de seus escritos estão disponíveis na rede e publicados em diversas antologias, além de livros de contos publicados de forma independente pela Amazon. A qualidade do seu trabalho também é algo ratificado. E, agora, ela acaba de lançar seu primeiro romance, “Alameda dos Pesadelos”, confirmando o que eu, e muitas outras pessoas, já sabiam: Karen Alvares é uma grande escritora.

Alameda dos Pesadelos conta a história de Vivian, narradora do livro, e já se inicia em um ponto onde se encontra no fundo do posso — ou assim ela imagina.

Em um primeiro momento, acompanhamos a rotina de Vivian e percebemos, por sua própria fala, o quanto ela está afogada em depressão. Ela vive pelo o filho, e somente por ele. A vaidade se foi, a alegria se foi.

Na medida em que a narrativa avança, entre presente e passado, conhecemos melhor a protagonista e os dois (ou três) acontecimentos que marcaram sua vida e a levaram àquela situação. Eis, então, que o livro ganha um tom mais sombrio. Entra o suspense com o aparecimento do ex-namorado de Vivian, Gabriel. E, aparentemente, ele quer vingança.

A escrita da Karen é fluida e muito agradável. A narração de Vivian é verossímil e consegue conquistar a empatia do leitor. Vivian está longe de ser perfeita, e justamente por isso somos capazes de nos identificarmos.

Gabriel é um personagem singular, um tipo de badboy possessivo/passional; charmoso por ser politicamente incorreto, e que consegue tirar Vívian de uma grande depressão. Mas que, no entanto, acaba levando-a a outra grande decepção com a vida.

Quando as investidas vingativas de Gabriel ganham maior intensidade, algo acontece, e carrega a narrativa a um terceiro nível, ainda mais sombrio, e ainda mais misterioso.

O desfecho é de uma beleza sublime, onírico e revigorante, como consequência de uma jornada tortuosa de redenção e crescimento de Vivian. Apesar de vários trechos ameaçarem meu rosto ser alvejado por lágrimas, eu terminei a leitura sorrindo de orelha a orelha, mesmo estando apertado em um vagão de metrô.

Não convém mais falar sobre o enredo, pois não quero estragar a experiência de quem ainda não teve o privilégio de ler essa belíssima obra. Vale ressaltar, apenas, que a habilidade de escrita da autora é invejável. Os flashbacks são muito bem construídos, e conseguem nos ambientar na época com elementos chaves colocados sabiamente nas descrições, como um walkmen, uma fita k7 da legião gravada diretamente do rádio, e um nintendinho rodando Super Mario Bros. Pura Nostalgia. ♥

O primeiro romance de Karen Alvares é tenso, sensível e inteligente. Não é nada menos que ótimo, e merece – deve!! – ser lido imediatamente.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/05/resenha-alameda-dos-pesadelos-karen.html
Karen Alvares 16/05/2014minha estante
Samuel, que resenha mais LINDA! É até difícil comentá-la, pois tudo o que eu quero fazer é agradecer! Obrigada demais demais pelas palavras, pelo carinho, pela divulgação que sempre faz. Espero melhorar cada vez mais e trazer mais projetos para leitores como você!
Fico muito feliz que tenha curtido tanto a leitura. Obrigada demais! Beijos!

Pyrenteau 16/05/2014

Encantado!
Como assim? Encantado? Sim, posso dizer que estou!
Conheci o trabalho de Karen Alvares através da querida amiga e escritora Roberta Spindler. Ela meio que recomendava, meio que jogava na cara do mundo: "meu livro chegou". Foi o que bastou eu para começar a ler/devorar tudo que Karen disponibilizara para o mundo. E como eu gostei...
Posso dizer que não é um livro difícil, não é um livro para um nicho. É um livro que qualquer pessoa pode dar uma chance, seja pela narrativa cativante, seja pelo fato de ser alguém tão jovem demonstrando tanto talento. Bem, estou aqui e estarei por muitos e muitos anos/livros, mas posso dizer sobretudo: fiz parte deste sucesso futuro, deste sucesso presente!
Finalizo dizendo que não estou satisfeito... quero mais! Estou com a carteira pronta e os olhos treinados para suas próximas obras. Recomendo de olhos fechados e coração aberto.
Karen Alvares 16/05/2014minha estante
Afonso, estou emocionadíssima com sua resenha! É muito mais do que eu poderia esperar ou sonhar. Fico muito, muito agradecida pelos elogios, pela confiança no meu trabalho e por adquirir, ler e comentar tão bem! Agradeço demais!
Espero que curta também meus outros trabalhos e logo chegarão novos projetos por aí! Beijos!!!

Sandro 28/04/2014

Primeiro de Muitos
A Karen é escritora muito habilidosa e sua principal característica é manter o ritmo da história sem deixar o leitor entediado. prova disso é que ontem mesmo li o livro inteiro, todas as suas 263 páginas, em 5 horas. Eu praticamente devorei o livro. e olha que minha leitura é beeeeemmmmm lenta, a unica obra que me lembro de ter lido de forma tão rápida foi a trilogia das Cronicas de Artur de Bernard Cornwell.

O livro é surpreendente com uma história muito intimista contada em 1° pessoa. Conta a história de Vivian, uma mulher de 35 anos que vive com seu pai e seu filho, que começa e ter visões de seu ex-namorado Gabriel. A forma como os capítulos foram compostos introduzindo alguns flashbacks do passado entre Vivian e Gabriel foi muito bem feita, dando na medida certa cada informação que o publico precisava saber.

Os personagens foram muito bem compostos o que permite aos leitores se identificarem com aquelas situações. O cenário, bom uma característica que gosto muito na escrita da Karen é que ela é uma autora brasileira que escreve sobre o Brasil em seus trabalhos, a historia se passa parte em São Paulo e parte na Alameda dos Pesadelos, e isso meus caros vocês terão que descobrir onde fica.

Um outro ponto forte da obra é como a autora introduz a assunto espiritualidade sem moralismo religioso ou dogmas. Acredito que é até aqui que posso ir sem dar nenhum spoiler, tudo que posso dizer é que se querem ler um bom livro nacional leiam Alameda dos Pesadelos.

site: http://tiozinhonerd.wordpress.com/2014/04/28/livro-alameda-dos-pesadelos-de-karen-alvares/
Karen Alvares 28/04/2014minha estante
Sandro! Que demais, obrigada, obrigada, muito obrigada! Fiquei muito impressionada que você leu o livro todo TÃO rápido, quer dizer, UAU! Mas fiquei super feliz e mais ainda de saber que curtiu minha história. Eu realmente gosto muito de ambientar minhas histórias no Brasil; gosto muito quando leio histórias aqui e sinto falta dessa empatia, de reconhecer lugares e costumes, por isso tento bastante colocar isso em minhas histórias sempre que posso.
Obrigada pela resenha incrível e, sim, você foi o primeiríssimo! :)
Beijos e muito sucesso pra nós!

1 | 2 | 3 | 4