O dia do relâmpago

O dia do relâmpago J.J. Benitez

Resenhas - O Dia do Relâmpago

Viviane 05/03/2023

O Dia do Relâmpago
Não gostei muito. Foi uma leitura morosa, com descrições infindáveis e desnecessárias. Acho que se tirar a parte central do livro (uns 2 terços) a história ainda se conta.

O livro me pareceu uma tentativa de embarcar na saga do Cavalo de Troia, mas não acrescentou nada. E, na verdade, terminei apenas pq não gosto de largar leituras sem terminar.

Entrei com expectativas e agora sei que poderia ter sido muito melhor do que foi.
Viviane 07/03/2023minha estante
Esqueci de falar que o autor insere tanta coisa no enredo que se perde e fecha o livro sem fechar outras coisas que introduziu. Ou seja, fui até generosa em dar 2.5 estrelas.

@vanessachrisostomo 23/09/2021

Meio confuso e sem graça
Os livros da saga cavalo de Tróia são sempre confusos, mas com a maioria das partes interessantes. Já esse fica muito suspense no ar, e quando chega na resolução do caso fica sem graça.

Literatura 21/05/2014

E ainda não é o fim...
Para quem pensou (como eu) que a série Operação Cavalo de Troia havia terminado, o autor J. J. Benítez nos preparou uma surpresa de arrepiar os cabelos dos mais céticos!
Lançado pela Ed. Planeta, O Dia do Relâmpago é a continuação do diário do Major, narrando em detalhes sórdidos tudo o que ocorreu quando o “berço” retornou ao ano de 1973.
Nesse livro, nada fica sem explicação e compreendemos de forma ampla a política americana por trás da Operação Cavalo de Troia e todas as mortes subsequentes ao projeto mais secreto de que o mundo já teve notícia.
Conhecemos a fundo o general Curtiss, descobrimos a existência da Raio Negro e o mistério do que realmente ocorreu a Jasão e Eliseu fica praticamente solucionado.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-o-dia-do-relampago-e-ainda-nao-e-o-fim/#.U31N1PldWAU

Adelson 18/05/2014

Senti-me enganado
Antes de começar a escrever, preciso dizer: sou grande fã de J. J. Benítez. Li o primeiro OCT nos anos 90 e, desde então, li e reli os livros algumas vezes.

Quando li o OCT 9, tinha a expectativa de um final convincente para a história. E, de certa forma, dei-me por satisfeito com o que li. Por isso, estranhei quando vi o lançamento de "O Dia do Relâmpago". Mas, comprei o livro e passei a me dedicar a ele, a fim de entender o que não havia sido ainda escrito.

A ideia é interessante: afinal, quem não gostaria de saber o que havia se passado desde o retorno do Major? Mas, definitivamente, não gostei do livro. Achei muitos trechos cansativos e longos demais. Também cansei-me das conversas do Major com o cacto, das aparições de sua intuição e de seus sonhos.

Senti-me enganado chegando próximo do final do livro. Quando percebi que a história ficaria aberta para mais livros, percebi que ele continuará escrevendo-os por tempo indefinido. É desanimador vendo-o desmentir fatos dos livros iniciais e mudando a história ao seu bel prazer.

Achei mesmo uma pena ver uma história que tanto marcou minha vida ir por esse caminho.

Claro que o livro não é de todo mau. Há passagens interessantes, que valem a leitura. Eu só esperava mais, muito mais!
Alexandre 22/07/2014minha estante
Mas ele em várias entrevistas disse que seria uma trilogia. Para mim não foi surpresa. Então só terão mais dois. Mas fiquei curioso, o que ele desmentiu dos livros iniciais? Eu achei o livro perfeito, porque sabia o que esperava. Veio até mais do que eu pensei...

Silvio 21/07/2017minha estante
Senti a mesma coisa.

MÁRSON ALQUATI 29/04/2014

O Retorno da Operação Cavalo de Tróia!
Maravilhoso! Para quem leu a série Operação Cavalo de Tróia é um prato cheio. A trama traz a tona a décima parte dos diários do Major, onde o mesmo relata os acontecimentos ocorridos após o retorno dos astronautas da Usaf, Jasão e Eliseu, da época de Jesus de Nazaré ao ano de 1973. Várias questões que haviam ficado pendentes nos volumes anteriores foram respondidas, e muitas outras surgiram deixando sempre aquele ar de suspense e de mistério que é a marca registrada da série. Muita aventura, tecnologia, suspense, ação, filosofia, polêmica, reviravoltas e diversas surpresas de tirarem o fôlego. E o que dizer daquele final? Sem palavras!
Não vejo a hora de ler o próximo volume...
RECOMENDADÍSSIMO!
SERGIO 25/07/2014minha estante
Só esperamos que o Benítez não demore á lançar o (s) próximo (s) livro (s).

Geraldo 06/04/2014

Jasão empolga mais uma vez!!!!
Fui a livraria apenas para passar o tempo e não tinha o intuito de comprar livros pois estou economizando; quando me deparei com BENITEZ - O DIA DO RELÂMPAGO.
Pensei: "será o décimo?"...
Vou confessar, esta é a minha serie predileta, o primeiro livro é simplesmente o livro da minha vida. Indico a todo mundo.
Dificil fazer uma resenha/opinião se deixar spoilers dos 9 livros anteriores. Mas a historia continua do ultimo livro e traça uma trajetória do que aconteceu com o major até ele inventar os códigos contidos no volume 1.
A obra me empolgou por completo, a escrita do "major" é incrivel, te faz ficar vibrado e ligado em cada detalhe de sua narrativa, e coloca detalhe nisso.
Se você curtiu a serie toda, não deixe de ler este aqui!!!!

CAPA: 8,0
PERSONAGENS: 9,5

NOTA FINAL: 9,5

Marcos Lauerman 25/03/2014

Vivendo o não vivido
A saga Operação Cavalo de Troia chegou ao fim, um final inesperado e intrigante que esclarece menos do que levanta questões. Acho que todos os que leram os nove livros da saga se perguntaram o que viria a seguir. Esperamos. Confesso que estava ansioso pelo livro e quando chegou parei tudo para poder ler. Perguntas são respondidas? Sim. Surpreende? Sim. Polemiza? Sim. Encanta? Sim. Levanta mais questões? Sim. Benitez é um autor que escreve sem medo e aprecio sua escrita graças a essas e outras qualidades.
A história do livro começa logo após a volta do "berço" para o ano 1973 da "nossa era". O Major cai na água e tenta sobreviver enquanto a nave afunda no Mar Morto. Depois de um tempo morando com os beduínos, O Major acaba retornando a base de Edwards onde encontra todos os responsáveis pela Operação Cavalo de Troia. O Major possui apenas duas missões em sua cabeça: encontrar Eliseu (ou seu cadáver) e escrever sobre o que viveu na Palestina de Jesus de Nazaré. Desde o momento em que o Major retorna a 1973, o leitor é apresentado a vários personagens chaves da futura divulgação dos Diários. Por isso eu falei que várias respostas são dadas, mas ao mesmo tempo surgem uma infinidade de perguntas. Além disso, o Major revela parte dos segredos escondidos nos escuros corredores da base de Edwards e afirma que nada é o que parece. Ao final da leitura a surpresa e o desejo do próximo volume irão devorá-lo. Afinal o que é a "Raio Negro", o que aconteceu com Eliseu, Curtiss é ou não um mentiroso, o que o alto escalão do governo estadunidense tem a ver com tudo isso? Caro leitor, a trama por trás da Operação Cavalo de Troia é mais complexa do que você pensa. Benitez mais uma vez se superou e ainda existe muito mais para ser escrito.
SERGIO 30/07/2014minha estante
Fiquei um pouco triste quando falaram que o nono livro da série seria o desfecho final da história. Agora com essa, possível, trilogia, deu para ficar mais empolgado. só espero que o Benítez não demore muito para lançar os próximos exemplares.

Já pensou se virasse um filme ?

Kah 12/06/2015minha estante
Então gente... ao terminar o livro me obriguei a escrever para o autor. Seus assessores me responderam que haverá sim próximos livros que discorrem em torno dos Diários de Eliseu! Esperando ansiosamente!!

Marcius Viniciu 16/10/2015minha estante
Eu conheci o Operação Cavalo de Tróia quando tinha 16 anos. Hoje tenho 41 e a série continua sendo minha favorita! Li até o sexto volume, mas voltei a reler desde o primeiro pois tenho quase todos os livros, incluindo O Dia do Relâmpago (falta-me o volume 7, difícil de ser encontrado).
O meu receio é que o autor já não é mais tão jovem e tem demorado anos entre o lançamento dos livros. Espero que ele viva muitos anos ainda e tenha muita saúde e que venha ao Brasil para lançar seus próximos livros!

Sergio330 03/10/2017minha estante
Gostei da tua resenha , e sou um apaixonado pela serie OCT . Tenho todos e os li , e ainda tem esse livro que nos revela que Eliseu tá vivo ...rsrs esperemos os próximos .