O dia do relâmpago

O dia do relâmpago J.J. Benitez

Resenhas - O Dia do Relâmpago

Literatura 21/05/2014

E ainda não é o fim...
Para quem pensou (como eu) que a série Operação Cavalo de Troia havia terminado, o autor J. J. Benítez nos preparou uma surpresa de arrepiar os cabelos dos mais céticos!
Lançado pela Ed. Planeta, O Dia do Relâmpago é a continuação do diário do Major, narrando em detalhes sórdidos tudo o que ocorreu quando o “berço” retornou ao ano de 1973.
Nesse livro, nada fica sem explicação e compreendemos de forma ampla a política americana por trás da Operação Cavalo de Troia e todas as mortes subsequentes ao projeto mais secreto de que o mundo já teve notícia.
Conhecemos a fundo o general Curtiss, descobrimos a existência da Raio Negro e o mistério do que realmente ocorreu a Jasão e Eliseu fica praticamente solucionado.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-o-dia-do-relampago-e-ainda-nao-e-o-fim/#.U31N1PldWAU

Adelson 18/05/2014

Senti-me enganado
Antes de começar a escrever, preciso dizer: sou grande fã de J. J. Benítez. Li o primeiro OCT nos anos 90 e, desde então, li e reli os livros algumas vezes.

Quando li o OCT 9, tinha a expectativa de um final convincente para a história. E, de certa forma, dei-me por satisfeito com o que li. Por isso, estranhei quando vi o lançamento de "O Dia do Relâmpago". Mas, comprei o livro e passei a me dedicar a ele, a fim de entender o que não havia sido ainda escrito.

A ideia é interessante: afinal, quem não gostaria de saber o que havia se passado desde o retorno do Major? Mas, definitivamente, não gostei do livro. Achei muitos trechos cansativos e longos demais. Também cansei-me das conversas do Major com o cacto, das aparições de sua intuição e de seus sonhos.

Senti-me enganado chegando próximo do final do livro. Quando percebi que a história ficaria aberta para mais livros, percebi que ele continuará escrevendo-os por tempo indefinido. É desanimador vendo-o desmentir fatos dos livros iniciais e mudando a história ao seu bel prazer.

Achei mesmo uma pena ver uma história que tanto marcou minha vida ir por esse caminho.

Claro que o livro não é de todo mau. Há passagens interessantes, que valem a leitura. Eu só esperava mais, muito mais!
Alexandre 22/07/2014minha estante
Mas ele em várias entrevistas disse que seria uma trilogia. Para mim não foi surpresa. Então só terão mais dois. Mas fiquei curioso, o que ele desmentiu dos livros iniciais? Eu achei o livro perfeito, porque sabia o que esperava. Veio até mais do que eu pensei...

Silvio 21/07/2017minha estante
Senti a mesma coisa.

MÁRSON ALQUATI 29/04/2014

O Retorno da Operação Cavalo de Tróia!
Maravilhoso! Para quem leu a série Operação Cavalo de Tróia é um prato cheio. A trama traz a tona a décima parte dos diários do Major, onde o mesmo relata os acontecimentos ocorridos após o retorno dos astronautas da Usaf, Jasão e Eliseu, da época de Jesus de Nazaré ao ano de 1973. Várias questões que haviam ficado pendentes nos volumes anteriores foram respondidas, e muitas outras surgiram deixando sempre aquele ar de suspense e de mistério que é a marca registrada da série. Muita aventura, tecnologia, suspense, ação, filosofia, polêmica, reviravoltas e diversas surpresas de tirarem o fôlego. E o que dizer daquele final? Sem palavras!
Não vejo a hora de ler o próximo volume...
RECOMENDADÍSSIMO!
SERGIO 25/07/2014minha estante
Só esperamos que o Benítez não demore á lançar o (s) próximo (s) livro (s).

Geraldo 06/04/2014

Jasão empolga mais uma vez!!!!
Fui a livraria apenas para passar o tempo e não tinha o intuito de comprar livros pois estou economizando; quando me deparei com BENITEZ - O DIA DO RELÂMPAGO.
Pensei: "será o décimo?"...
Vou confessar, esta é a minha serie predileta, o primeiro livro é simplesmente o livro da minha vida. Indico a todo mundo.
Dificil fazer uma resenha/opinião se deixar spoilers dos 9 livros anteriores. Mas a historia continua do ultimo livro e traça uma trajetória do que aconteceu com o major até ele inventar os códigos contidos no volume 1.
A obra me empolgou por completo, a escrita do "major" é incrivel, te faz ficar vibrado e ligado em cada detalhe de sua narrativa, e coloca detalhe nisso.
Se você curtiu a serie toda, não deixe de ler este aqui!!!!

CAPA: 8,0
PERSONAGENS: 9,5

NOTA FINAL: 9,5

Marcos Lauerman 25/03/2014

Vivendo o não vivido
A saga Operação Cavalo de Troia chegou ao fim, um final inesperado e intrigante que esclarece menos do que levanta questões. Acho que todos os que leram os nove livros da saga se perguntaram o que viria a seguir. Esperamos. Confesso que estava ansioso pelo livro e quando chegou parei tudo para poder ler. Perguntas são respondidas? Sim. Surpreende? Sim. Polemiza? Sim. Encanta? Sim. Levanta mais questões? Sim. Benitez é um autor que escreve sem medo e aprecio sua escrita graças a essas e outras qualidades.
A história do livro começa logo após a volta do "berço" para o ano 1973 da "nossa era". O Major cai na água e tenta sobreviver enquanto a nave afunda no Mar Morto. Depois de um tempo morando com os beduínos, O Major acaba retornando a base de Edwards onde encontra todos os responsáveis pela Operação Cavalo de Troia. O Major possui apenas duas missões em sua cabeça: encontrar Eliseu (ou seu cadáver) e escrever sobre o que viveu na Palestina de Jesus de Nazaré. Desde o momento em que o Major retorna a 1973, o leitor é apresentado a vários personagens chaves da futura divulgação dos Diários. Por isso eu falei que várias respostas são dadas, mas ao mesmo tempo surgem uma infinidade de perguntas. Além disso, o Major revela parte dos segredos escondidos nos escuros corredores da base de Edwards e afirma que nada é o que parece. Ao final da leitura a surpresa e o desejo do próximo volume irão devorá-lo. Afinal o que é a "Raio Negro", o que aconteceu com Eliseu, Curtiss é ou não um mentiroso, o que o alto escalão do governo estadunidense tem a ver com tudo isso? Caro leitor, a trama por trás da Operação Cavalo de Troia é mais complexa do que você pensa. Benitez mais uma vez se superou e ainda existe muito mais para ser escrito.
SERGIO 30/07/2014minha estante
Fiquei um pouco triste quando falaram que o nono livro da série seria o desfecho final da história. Agora com essa, possível, trilogia, deu para ficar mais empolgado. só espero que o Benítez não demore muito para lançar os próximos exemplares.

Já pensou se virasse um filme ?

Kah 12/06/2015minha estante
Então gente... ao terminar o livro me obriguei a escrever para o autor. Seus assessores me responderam que haverá sim próximos livros que discorrem em torno dos Diários de Eliseu! Esperando ansiosamente!!

Marcius Viniciu 16/10/2015minha estante
Eu conheci o Operação Cavalo de Tróia quando tinha 16 anos. Hoje tenho 41 e a série continua sendo minha favorita! Li até o sexto volume, mas voltei a reler desde o primeiro pois tenho quase todos os livros, incluindo O Dia do Relâmpago (falta-me o volume 7, difícil de ser encontrado).
O meu receio é que o autor já não é mais tão jovem e tem demorado anos entre o lançamento dos livros. Espero que ele viva muitos anos ainda e tenha muita saúde e que venha ao Brasil para lançar seus próximos livros!

Serginho 03/10/2017minha estante
Gostei da tua resenha , e sou um apaixonado pela serie OCT . Tenho todos e os li , e ainda tem esse livro que nos revela que Eliseu tá vivo ...rsrs esperemos os próximos .