Crianças francesas dia a dia

Crianças francesas dia a dia Pamela Druckerman

Resenhas - Crianças francesas dia a dia

Nathalia 26/12/2023

Bacaninha
Achei interessante, tem boas ideias sobre a criação de filhos e várias coincidem com o que eu imaginava a respeito do assunto. O livro é organizado em dicas práticas de leitura rápida e fácil. Se fosse voltar no tempo sabendo como o livro é, leria o livro mesmo assim.

Nicole 15/07/2023

Quisera eu
Quisera eu que minha mãe tivesse lido esse livro! Claro que lendo para tudo simples e fácil mas no dia a dia com uma criança chorando a coisa deve ser colocada a prova, mas ainda assim, quisera eu ter sido criada com essas dicas.

GabriellynhaCoruja 16/05/2023

Amei o livro, super prático e rápido de ler. Conteúdo relevante. Não sou mãe, sou professora e vi que é possível sim aplicar algumas dicas no livro citadas.

Erica 10/01/2022

Prático e fluido
Este livro é excelente para relembrar, de forma rápida, tudo que o primeiro livro traz de forma mais completa. Por isso, vejo a leitura do livro "Crianças francesas não fazem manha" essencial para que tenhamos realmente condições de absorver o que a autora tem para compartilhar.

toledorachel 26/12/2021

Prático
O livro aborda 100 ideias diversas sobre como é a criação de filhos franceses e no final ainda conta com um cardápio típico das creches de lá. Acho muito interessante ver essa diversidade cultural e vou tentar colocar algumas coisas em prática.

Nany.Barth 17/01/2021

Crianças francesas é inspiração!!
Sou apaixonada por várias coisas da cultura francesa. Sempre gostei muito de ler sobre a educação das crianças lá, antes mesmo de imaginar ter filhos.
O primeiro livro da Pamela - Crianças francesas não fazem manha - foi um dos livros que mais me identifiquei. Pude ver que talvez seja possível educar de uma forma diferente, sem cair em alguns rótulos tão comuns como temos hoje (aqui no Brasil especialmente).

A disciplina, leveza e as regras das mães francesas realmente me encantam, talvez por ter vários pontos da educação que eu tive em casa.

E este segundo livro da Pamela traz, de forma bem resumida, um guia básico com dicas e referências excelentes. É quase um resumo do primeiro livro.
Muito, muito bom!

Eu li ele em algumas horas...não consegui parar depois que comecei a leitura. ?
Super recomendo!

Raab 22/02/2018

Decepção
Como mãe de primeira viagem, eu estava esperando encontrar muitas informações novas neste livro, ou pelo menos uma visão de criação totalmente diferente, mas não me acrescentou nada. Dei duas estrelas apenas porque, claramente, foi útil para alguém. Caso contrário o classificaria como totalmente dispensável.

Mães francesas são como outras quaisquer.

Aline Oliveira 24/03/2017

Prático e Completo
A algum tempo atrás li o livro Crianças Francesas não fazem Manhã, da mesma autora. Achei o livro bom, porém a leitura foi um pouco cansativa, provavelmente porque ela contou parte da história de vida dela no livro e também porque na époça que o li estava com uma bebê recém nascida em casa e ter qualquer tempinho para ler era muito difícil. Eu queria algo mais prático, que eu não precisasse de muito tempo ou esforço para entender a linha de pensamento dela, algo que eu conseguiria acompanhar se lesse uma página ou duas e precisasse interromper a leitura porque a bebê precisava mamar, ou trocar uma fralda ou dormir ou qualquer outra coisa que os bebês precisam. Quem tem um recém nascido em casa com certeza entende bem o que eu estou dizendo. E como fiquei surpresa quando encontrei este livro. Todos os conceitos do livro anterior, mas em tópicos curtinhos. Achei prático e muito completo. As dicas dela me ajudaram e ainda têm me ajudado muito na educação da minha filha, hoje com 3 anos. Gostei muito e super recomendo ara as recém mães.

Carina 02/07/2015

Pratico
O livro tem uma proposta de fornecer um guia pratico aos pais e fornece com excelência.
No inicio fiquei um pouco desapontada por falar de gravidez, mas fui percebendo que é bem amplo o campo de visão da autora na questão da educação. Gostei muito. É objetivo e contundente, e principalmente praticável. Tem coisas importantes como ser mãe mas não precisar parecer mãe, poder continuar vivendo e se amando. Que dar um tempo ao filho sozinho é bom para o desenvolvimento dele, como dar a ele responsabilidade, e depositar nele confiança. Educar pra ser livre, pra vida.

MiCandeloro 20/06/2015

Didático, porém insuficiente!
Depois de escrever o livro Crianças francesas não fazem manha, Pamela Druckerman começou a receber diversas mensagens de pais e mães que leram a sua obra. Muitos agradeceram pelas dicas dadas, dizendo que começaram a pôr em prática e que funcionaram, enquanto outros não gostaram das críticas que foram feitas à educação infantil praticada nos Estados Unidos e no Brasil, sentindo-se ofendidos com os comparativos traçados entre os franceses e os demais.

A intenção de Pamela nunca foi julgar como cada um cria o seu filho, ao contrário, a autora quis ajudar a descobrir soluções para problemas que ela mesma estava tendo em casa com Bean, e que também afligem a maioria das mães de primeira viagem.

Após se mudar para Paris, Pamela percebeu o quanto as crianças francesas eram educadas e as mães mais tranquilas e felizes. Ao conversar com amigas e vizinhas, descobriu que desde pequenas dormiam a noite toda, comiam todo o tipo de comida e na hora certa, e respeitavam os mais velhos. O que os franceses faziam de diferente para terem filhos tão polidos, autônomos e criativos?

Pamela, como boa jornalista que é, decidiu investigar, e o resultado de sua pesquisa foi apresentado em Crianças francesas não fazem manha. A questão é que este livro acabou se tornando muito mais um registro de memórias, desabafos e relatos pessoais do que um manual em si, desagradando a muitos leitores que pediam por uma obra mais concisa.

Pensando neles, Pamela escreveu Crianças francesas dia a dia, que nada mais é do que um resumo de Crianças francesas não fazem manha, feito de maneira mais pontual e didática, abordando apenas as técnicas que aprendeu com as mães e especialistas franceses ao longo dos anos.

Crianças francesas dia a dia é perfeito para consultas rápidas, mas, na minha opinião, não cumpriu a sua função. Na tentativa de ser direta, Pamela tornou seu texto técnico, raso e frio demais, perdendo todos os atrativos que tinha no exemplar anterior.

Apenas quem leu Crianças francesas não fazem manha é que saberá cada história que existe por trás dos conselhos dados por Pamela e de como ela chegou à conclusão deles. Sou uma pessoa que não se satisfaz com apenas um ponto de vista, preciso compreender como se deu o resultado de cada premissa, até para poder formar a minha própria opinião e, foi justamente isso, que me cativou no primeiro volume, quando Pamela debateu conosco todas as teorias que descobriu a respeito das inúmeras formas de se educar uma criança, nos fazendo entender a lógica existente por trás do jeito francês de ser.

Tenho receio de que os pais que lerem apenas Crianças francesas dia a dia, pensem que os argumentos levantados pela autora sejam inquestionáveis, algo que estão longe de ser. Sem contar o fato de que muitos não vão compreender a fundo as técnicas da Pausa, os ciclos de sono, o conceito do Cadre, dentre muitas outras coisas ditas pela Pamela, simplesmente por não terem lido Crianças francesas não fazem manha.

Portanto, o que recomendo é o seguinte: leiam primeiro o livro Crianças francesas não fazem manha. Depois, se tiverem dúvidas sobre alguma técnica abordada ou quiserem se relembrar de alguma lição dada pela autora, leiam Crianças francesas dia a dia, que, nesse sentido, virá muito a calhar.

Leiam aqui a resenha de Crianças francesas não fazem manha: http://diariodeumagravidabariatrica.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-criancas-francesas-nao-fazem-manha.html

site: http://diariodeumagravidabariatrica.blogspot.com.br
Raab 22/02/2018minha estante
Vai ver por isso me decepcionei com este livro. Não li o outro. Achei que esse não acrescenta nada ao que já sabemos.