Poemas

Poemas Gonçalves Dias

Resenhas - Poemas

Yuririn 24/05/2022

gostei da introdução com mais detalhes sobre a vida do autor, mas assim como no outro livro dessa coleção as epígrafes não são traduzidas, então tbm tive que pular várias neste livro. Apesar disso, os poemas são muito bons, achei q ia ter em maior quantidade uns "menos famosos", mas ainda assim gostei de ler, e achei os dedicados à Amélia tocantes e muito bem escritos.

Detalhes biográficos do autor no livro e pesquisado:
-Filho de pai português com mãe mestiça de negro e índio (portanto ele tinha as 3 nacionalidades “brasileiras”)
-Seu amigo Antônio Henriques Leal deixou sobre ele dados precisos
-Seu pai ia levá-lo para continuar os estudos em Coimbra, mas ao chegar em São Luís, onde eles embarcariam, o pai morre dos pulmões, Gonçalves Dias volta pra cidade deles e, 1 ano depois, vai para Coimbra, enviado pela madrasta
-Fica um tempo na casa de seu amigo Alexandre Teófilo de Carvalho Leal e lá conhece Ana Amélia Ferreira do Vale, o grande amor de sua vida, mas com quem não pôde casar (a família dela era contra por causa da origem humilde, cor da pele e por ser mestiço... ela até pediu para fugirem juntos, mas Dias em respeito à família dela e ao amigo Leal negou. Dias acabou cansando com Olímpia Coriolana, mas não deu certo, e Amélia casou, por "ironia do destino", com Domingos Porto um homem do interior, mestiço e de origem humilde). À ela escreveu: seus olhos; leviana; mimosa e bela; ainda uma vez- adeus; oh! que acordar; se muito sofri já não mo perguntes; no jardim; se te amo, não sei; a baunilha; como! és tu?.
Viajou por muitos lugares
Morreu em um naufrágio em 1864 à vista da costa do Maranhão quando já era considerado um dos maiores poetas do BR

Joy 06/11/2015

Como não se apaixonar pela obra do verdadeiro bardo do Brasil?
Seus poemas indianistas ritmados, ou seus versos românticos tão cheios de emoção?
Fiz bem em ler agora, mais velha e sem a obrigação de uma prova ou vestibular, pois assim foi possível apreciar toda a beleza de sua poesia.