Beleza real

Beleza real Negahamburguer

Resenhas - Beleza Real

lucianazaca 30/01/2021

Forte e necessário
Algumas histórias chocam bastante. É um livro muito forte, mas necessário, pois faz refletir sobre as inúmeras opressões sociais no campo estético e psicológico que as mulheres enfrentam, sobretudo vindo de pessoas que deveriam amá-las e protegê-las como os próprios parceiros e familiares. Terminei o livro, de 2013, esperando que hoje essas pessoas estejam realmente melhores.
Como crítica, só diria que a revisão podia ser melhor.

Odeio Sagu 20/10/2015

Homens, por favor, leiam esse livro.
A cada página do livro foi possível fazer uma reflexão sobre minhas atitudes, e ver o que eu posso melhorar a cada dia, me afastando do que é visto como “comum” e tratando as pessoas com o que todos merecem: respeito.

A Negahamburguer, além dessa publicação, teve uma exposição esse ano no Sesc Santana e possui uma página no Facebook onde divulga seus trabalhos, faz intervenções urbanas e semeia ideias feministas, empoderando cada vez mais as mulheres.

site: https://odeiosagu.wordpress.com/2015/10/20/na-estante-beleza-real-negahamburguer/

naniedias 12/04/2014

Porque há beleza em todos nós.
Ótimo!

Nossa, é tanta coisa para falar nessa resenha que eu nem sei por onde começar... Tenho que falar da importância do projeto, do Catarse, das belíssimas ilustrações, dos depoimentos chocantes...
Bem, tenho que começar de algum lugar, né?! Se eu esquecer de alguma coisa, me lembre aí nos comentários!

O Catarse é a maior comunidade de financiamento coletivo do Brasil. A ferramenta possibilita o financiamento de vários projetos de cunho cultural, social e/ou de entretenimento. São artistas, designers, gamers, ativistas, empreendedores que colocam em vista seus projetos inovadores em busca de financiamento para a realização de suas ideias. Cada realizador (que é como o Catarse chama os responsáveis pelos projetos) é responsável por enviar o seu projeto e também por realizá-lo caso consiga o financiamento.
Os usuários do site veem os projetos que ainda estão com prazo de financiamento ativo e podem ajudar com vários valores, desde quantias quase simbólicas a somas mais altas. Isso mesmo. Somos nós, os usuários, que financiamos os projetos do site. E qual é a vantagem que temos em ajudar? Aí depende bastante do projeto em questão. Os realizadores não apenas criam uma página atrativa para a sua ideia, mostrando os objetivos e cativando o público que vai até à sua página, mas também oferecem recompensas atrativas para os apoiadores (que é como o Catarse chama aqueles que doam alguma quantia para algum projeto). Então, por exemplo, ao financiar o projeto de um livro, você pode levar para casa a versão impressa dele.
Vale a pena, não é mesmo?
Se ainda não conhece o Catarse, esse é o momento de ir lá e ajudar a financiar algum projeto! O Catarse ainda se certifica de que o projeto tenha um prazo decente de financiamento (o prazo máximo que o projeto pode receber doações é de 60 dias) e caso a meta não seja alcançada o site devolve o seu dinheiro para que possa apoiar outros projetos.

Por que estou falando tanto do Catarse?!
Porque foi apenas através dessa forma de financiamento que o Projeto Beleza Real ganhou sua versão impressa.
Mas antes de falar do produto livro financiado pelo Catarse, quero falar do projeto em si.

Negahamburguer (e você tem que concordar comigo que esse é pseudônimo super bacana para se usar), ou Evelyn Queiróz (como ela é certamente chamada por quem está querendo dar uma bronca nela), é uma artista paulistana que usa a sua arte para impressionar e também conscientizar.
Como Negahamburguer a artista trabalha um incrível projeto: o Beleza Real. O projeto tem como objetivo dar voz aos relatos de pessoas que não se encaixam nos padrões estipulados pela sociedade.
São histórias chocantes, tristes, de superação de dor... relatos extremamente íntimos e pessoais, mas que muitas vezes estão muito próximos da nossa própria realidade. Acho que todos acabam se identificando com ao menos um detalhe de algum dos relatos mostrados no projeto.
O Beleza Real retrata situações de pessoas* "reais e seus desejos de viverem simplesmente como são, sem padrões e com respeito" através do grafite, intervenções urbanas, ilustrações, blog, página no Facebook e um livro. Livro este que foi financiado pelo Catarse.

Assim que saiu a ideia do financiamento para um livro do projeto, falei dele aqui no blog, no Facebook, no twitter e por aí afora.
E claro que também aproveitei para auxiliar a ideia. Não podia doar muito, mas doei o que podia. E o que ganhei em troca? Um exemplar do livro Beleza Real.
O livro contém 53 relatos anônimos de mulheres que sofreram com o machismo, preconceito, agressões físicas e psicológicas de desconhecidos e de entes queridos. Pessoas que se aceitaram, se descobriram, mas que antes disso passaram por situações constrangedoras, humilhantes, chocantes... Cada um desses relatos de mulheres do mundo real, que contam sua história real de dor e sofrimento é ilustrado por uma belíssimas imagem feita pela Negahamburguer. Imagens que se propõe a mostrar a beleza real da mulher - são corpos nus ou vestidos, frágeis e fortes ao mesmo tempo; com estrias, marcas, cicatrizes, gordurinhas, ossos protuberantes e todas as marcas de beleza pensáveis ou impensáveis!

A edição do livro ficou uma graça!
Utilizando materiais reciclados e uma encadernação artesanal, o objeto livro é encantador. A capa simples, bruta e bela combina demais com toda a temática do conceito livro.
As ilustrações da artista normalmente ocupam uma página inteira cada e são coloridas. Mostram a beleza de cada uma das mulheres e também ilustram a sua dor. É uma viagem maravilhosa de autoconhecimento e aceitação a leitura deste livro, além de nos levar a importantíssimas reflexões sobre os valores de nossa sociedade.
Como é um projeto independente, o livro não ficou perfeito. Embora sejam relatos reais, acredito que uma revisão mais acurada (no sentido de deixar os textos mais corretos do ponto de vista ortográfico e gramatical) poderia ser feita. Espero que isso ocorra nas próximas edições, pois é o único defeito que posso apontar nesse livro tão lindo!

Beleza Real é uma leitura que irá agradar todos que se arriscarem em suas páginas. Mas mais do que agradar, tem o papel de alertar para os nossos comportamentos.
Após a leitura do livro, não há uma pessoa no mundo que não se sinta mais bela e que não passe a enxergar ainda melhor a beleza do mundo à sua volta. E por mais paradoxal que possa parecer, o livro também é capaz de nos mostrar as mazelas de nossa sociedade, toda a feiura de atos de machismo, preconceito e pequenez que perpetuamos muitas vezes sem nem nos darmos conta.

O projeto agora já foi financiado, então não tem mais como apoiar dessa forma, mas você pode adquirir um exemplar do livro (e, garanto, vale a pena!) na Tanlup.
E apesar do livro já estar pronto, o projeto não acabou! A artista ainda continua com sua obra e suas intervenções. Recentemente, ela postou um incrível relato não anônimo em seu site acompanhado do grafite que ela fez para ilustrar. O relato está marcado como número um, então podemos esperar outros.

P.S.: Enquanto eu fazia a pesquisa para escrever essa resenha (sobre a artista, o Catarse, o Projeto Beleza Real) me deparei com esse link, que é uma tradução de um relato de uma australiana. Chorei, me emocionei e quero deixá-lo aqui para que vocês também o leiam. Não faz parte do projeto da Evelyn Queiróz, mas poderia fazer. Vale a pena lê-lo e se emocionar.

* Se você acessar o site da Negahamburguer (e eu altamente sugiro que faça isso) irá encontrar na parte dedicada ao Projeto Beleza Real a frase "mulheres reais e seus desejos de viverem simplesmente como são, sem padrões e com respeito". Mas eu me dei a liberdade de mudar mulheres para pessoas. Embora no livro só existam relatos de mulheres e a maioria dos desenhos da Negahamburguer retratem o sexo feminino, apesar de ser uma verdade incontestável que as mulheres sofrem muito mais pressão para se encaixar nesses padrões deturpados e inalcançáveis, os homens não estão isentos de cobrança.
A própria Negahamburguer tinha em seu antigo site algumas ilustrações de homens. Eram belíssimas. Por isso, por opção, decidi trocar "mulheres" por "pessoas".
Não importa quem sofre mais, importa quem sofre.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!