Que raio de professora sou eu?

Que raio de professora sou eu? Fanny Abramovich

Resenhas - Que raio de professora sou eu?

Rubilein 03/08/2012

É um livro q todo professor, ou quem está estudando p ser professor, deve ler.
maira 05/01/2013minha estante
ele parece ser legal, mas infelizmente não sou professora e não me leve a mal, não quero ser!

Carina 11/09/2013

Diário de uma professora
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, esta obra é utilizada inclusive em cursos de pós-graduação. O motivo de sua leitura ser útil tanto a alunos de 7ª série quanto a doutorandos é fácil: trata-se de uma rara narrativa que mostra o professor como um humano, com todas as suas falhas.

Laura é uma professora que já perdeu o pique na profissão e que tem pouca paciência para se atualizar. Contudo, certas conversas com alunos e uma guinada em sua vida pessoal a levam a buscar novos caminhos na carreira docente. Apesar da linguagem talvez ser excessivamente fácil e de algumas atitudes comodistas da protagonista, a obra impressiona.

Mais do que qualquer livro de aventura da Coleção Vaga-Lume, este sim deveria ser um título obrigatório de paradidático para o Ensino Fundamental. Ao exibir o professor como um ser em crise, que também se apaixona, também erra, também se arrepende, torna essa figura muito mais próxima do aluno. E se há algo que falta na escola hoje, talvez seja justamente isso: a aproximação... e o diálogo.

Rita 31/05/2013

ABRAMOVICH, Fanny. Que raio de professora sou eu? São Paulo: Scipione, 1996.

Apresenta o diário de Laura, uma professora de história de 33 anos. Em anotações curtas ela fala sobre seu trabalho como professora e sua vida pessoal. Na medida em que investe em uma nova relação amorosa, vai conhecendo cada vez mais seus alunos e também a si mesma. A obra oferece uma imagem humana do professor.

Apresenta também citações de autores conhecidos como: Cecilia Meireles, Mario Quintana, Rosa Luxemburgo, Renata Pallottini entre outros. Cita livros, filmes e programas de TV.

Das citações de Abramovich. Segue abaixo a de Cecilia Meireles e de Rosa Luxemburgo

Cecilia Meireles
Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha

Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Rosa de Luxemburgo
"Sinto-me na minha própria terra em qualquer lugar do vasto mundo onde haja nuvens, pássaros e lágrimas"

Michele 06/01/2014

Amei uma frase que apareceu no livro que dizia: "Faço até o que não gosto, mas o que eu não quero - eu não faço" é do Carlito Maia e é uma das frases preferidas da Laura. Acho que o livro é isso, ela se auto conhecendo e nos levando nessa viagem. E a leitura meio que nos obriga a nos auto conhecer, fazer uma reflexão sobre nós mesmos.
Erika 10/07/2014minha estante
Foi uma frase que me marcou muito nesse livro.

Michele 07/03/2021minha estante
Não tenho, peguei há mtos anos na biblioteca

Priscila959 27/01/2020

Terminei de ler hoje, e sério, não esperava que fosse isso tudo! Me surpreendeu de mais este livro! Ele foi o verdadeiro motivo da frase "não julgue um livro pela capa" existir, sério mesmo kkkk
Vamos lá: A protagonista neste livro é una professora de história chamada Laura. O livro é todo narrado por ela e eu juro, pensa naquele professor que você amava na sua época da escola? Pensou? Então, a Laura é esta professora rs. Solteira, bem resolvida e como toda mulher com algumas inseguranças ela nos mostra o lado bom e ruim também de ser uma professora de ensino fundamental (6° ano, 7° ano) mas tudo com muito bom humor. Até aí era o que eu esperava, só não esperava é que neste livro ia encontrar tanta coisa para se refletir, temas como: A primeira menstruação, a importância da amizade, da família, desilusões amorosas, e até dicas de filmes e séries dá para se encontrar neste livro! A Laura o contrário do que eu pensei também não se acha a professora perfeita, segundo ela, ela é uma nota 7, mas quando se lê o livro pode se perceber que ela com toda certeza é nota 10, inspirou vários alunos na vida profissional e muitas outras coisas. Não quero falar muito porque se não daqui a pouco conto o livro todo aqui kkkk. Livro super curtinho e que eu indico para quem gosta de livros de comédia e que tem a intenção de ser professora, não precisa ser necessariamente de história, mas de qualquer matéria que se possa imaginar.

Para saber mais de alguns livros sigam o ig @leiturasdapri