Ética e Vergonha na Cara!

Ética e Vergonha na Cara! Mario Sergio Cortella
Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Ética e Vergonha na Cara!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cris @cristinadaitx 02/05/2020

É muito fácil e prazeroso ler um livro assim. E, ao contrário do que muitos pensam, não é nada repetitivo. Nesse livro, em especial, Cortella e Clóvis de Barros Filho têm uma conversa rica de conhecimento sobre ética e moral. Já assisti palestras e vídeos com os dois e tive a mesma sensação ao ler o livro: horas ouvindo-os ou lendo-os são como meros minutos. Durante a conversa dos dois autores, eles abordam a ética e a moral em simples acontecimentos do dia a dia, no trabalho, na relação entre pais e filhos e na política. O que mais chama a atenção, algo que a maioria já sabe e que os dois continuam afirmando, é que o único meio para a real evolução do homem e da humanidade está na educação. Também afirmam que o fato de termos tantos escândalos políticos é algo positivo, pois assim, com tamanha visibilidade, os crimes de corrupção tendem a diminuir. E como sempre, os autores falam mais uma vez sobre como é importante as pessoas pensarem muito antes de tomar qualquer atitude ou decisão, pois a corrupção acontece, primeiramente, em pequenos delitos do cotidiano, e eles servem como exemplo para os mais jovens, portanto, devem ser evitados.

Biel 13/11/2020

Uma bom debate para trazer novas idéias de discussões
Sou muito suspeito para falar pois Cortella e Clóvis de Barros são dois dos meus autores favoritos nos livros de humanidades aqui no Brasil; e Ética e Vergonha na Cara compila um gostoso debate entre esses mestres e só por isso eu já recomendo a leitura.

O livro é subdivido em capítulos temáticos bastante variados, ainda que todos em torno da ética:
- Ética no trabalho;
- Ética no ensino e sua relação com aprendizado;
- Ética somente nos momentos convenientes;

E por aí vai. São temáticas diferentes e específicas e nos trazem bastante material para pensar "nossa, é mesmo". Recomendo muito a leitura visto que não é um livro grande e agregará em nossa visão ética tanto para nos tornarmos pessoas melhores quanto para nos protegermos nesse mundão de milhares de pessoas e suas formas de agir.

Celsin 23/12/2020

Aprendendo a ser um bom vivã
Aprender sobre condutas éticas e entender sobre corrupção e sociedade, nos torna menos suscetíveis a erros e nos faz enxergar o mundo como sendo ?nosso? e que todas as nossas ações, refletem sim no próximo! Super indício, leitura rápida e fácil!

Debora Caetano 11/10/2014

Ética e vergonha na cara
Livro interessante, porém aborda de forma bem básica os assuntos pertinentes a temática ética.

Martony.Demes 21/08/2023

Livrinho antigo, mas sempre precípuo! Fiz uma releitura para lembrar as belas falas desses dois grandes filósofos!

Kizzy 15/06/2015

Ética para a família
Tem sido cada vez mais difícil para mim escrever sobre os livros do Dr. Cortela e do Dr. Clóvis de Barros, creio que porque tenho lido e ouvido muita coisa deles, parece que acabo escrevendo mais do mesmo também.
Quero começar minha crítica exatamente por aí, se você, como eu, tem consumido muito dos dois através de palestras, entrevistas, artigos, livros e até aulas, a primeira parte do livro vai te parecer bastante repetitiva. O que não é uma crítica ruim é claro, afinal, a escolha de ler muito do mesmo autor é minha mesmo. Ainda assim, o livro escrito em forma de diálogo entre os dois, e falando nos primeiros capítulos tudo que eu já tinha ouvido, me deixou um pouco entediada.
Mas como sempre, a segunda metade do livro valeu toda a leitura. A abordagem de "Ética e vergonha na cara" se mostrou muito mais interessante do que eu estava imaginando no início da leitura. a abordagem da ética centrada na decisão do indivíduo, a exemplificação do ambiente cultural existente nessa discussão, e acima de tudo, o papel da família na construção da moral e "vergonha na cara" do indivíduo, são construções extremamente bem colocadas e para mim as mais sensatas quando se fala de ética. Creio ser uma epidemia o movimento social atual de colocar sob responsabilidade do Estado o que na verdade é responsabilidade sua. Movimento esse que cria diariamente uma legião de gente chata e reclamante por tudo, e uma legião de crianças mal educadas e intolerantes.
Outro ponto altíssimo do livro é a explanação sobre o papel da mídia e a tendência catastrófica e as vezes ignorante do passado que a sociedade se encontra. Muito interessante o conceito de que é um absurdo dizer que temos uma sociedade mais violenta hoje do que na idade média ou na ditadura militar. Isso é uma discrepância, a realidade é que hoje temos mais conhecimento dos acontecimentos e por isso nos sentimos mais inseguros, o que sem dúvida é um grande problema e exige solução rápida, e que mais uma vez, passa por nós enquanto sociedade e não só pelo governo. Esse processo acontece em tudo, a abordagem do professor Clóvis para esse movimento me pareceu muito esclarecedora.
Enfim, não é objetivo da resenha discutir todos os conceitos, apenas opinar que a leitura do livro se mostrou interessantissima e rica, ao mesmo tempo que é totalmente coloquial e acessível.
Como brinde final, há ainda um glossário com pequenas explicações sobre todas personalidades e fontes citadas durante a discussão. Dá vontade de ler a obra de cada um. Para mim, como sempre, a filosofia foi terapêutica.

"...como a nossa formação dentro de uma sociedade e cultura, se dá a partir daquilo que temos como espelhamento de conduta, crianças e jovens, em grande medida, se formam eticamente a partir daquilo que observam como conduta prática correta do pai e da mãe. Dái a dificuldade de se admitir que o cinismo exista no seio da família, porém, e exatamente dentro dela, mais do que na empresa, que ele tem lugar."

Frankcimarks 16/07/2020

A arte de conviver e um sentimento necessário
O que eu guardei desta leitura:
A ética é sempre contemporânea, fruto de um povo, numa determinada época. É a arte da convivência, que visa o bem coletivo, e portanto requer a capacidade de fazer escolhas, coisa que os animais não têm, pois não são livres, vivem pelo instinto. Um pássaro pode parecer livre, mas não o é. Nós, por outro lado, temos o poder de decidir o que faremos,se comeremos doce ou não, se iremos acordar mais cedo ou ficaremos o dia inteiro deitados. Somos livres e estamos condenados a fazer escolhas. Ser ou não ser ? fazer ou não fazer ? Ir ou ficar? Eis a questão.

A liberdade vem sempre acompanhada de angústia, mas não deve ser vista como algo ruim. Que bom que podemos sentir angústia, isso implica que ainda somos humanos. Do mesmo modo a vergonha. A vergonha é um sentimento necessário para a vida em sociedade. Ter vergonha na cara é essencial para o bem estar social. Só sente vergonha na cara quem pesa suas escolhas e ações. Apenas quem pensa e volta-se para si mesmo é capaz de perceber seus próprios erros e julgar seus próprios valores.

Não há um manual definitivo com regras éticas. Não há um livro que possa nos ensinar a sermos pessoas éticas. Precisamos entender isso. Nós mudamos, a sociedade também. As regras de ontem não servem pra hoje. Cabe a cada grupo em seu próprio tempo perceber suas próprias mudanças e a partir delas viver uma nova ética.

Leitura fácil e agradável. Mais que recomendada, necessária.

Angel 14/03/2021

Rápido e interessante, recomendável para uma tarde de domingo sem grandes perspectivas.

Vitorugo 10/06/2023

Ser honesto é simples, basta ter vergonha na cara
O livro é simples, se resume em uma troca de ideias entre os autores, um diálogo. Cria algumas reflexões pessoais, mas é pobre em explorar exemplos do nosso dia a dia onde a ética e a vergonha na cara devem estar mais presente. Entre outras palavras, é pobre em colocar o dedo na ferida, o Brasil possui um déficit civilizatório e moral enorme, não haverá progresso se não enfrentarmos a questão com a arma mais poderosa, a educação!

Por isso o livro peca, não se aprofunda, é bastante superficial.

Viviane.Ramos 09/12/2020

Ética e vergonha na cara
Tema bem interessante e com essa frase escrito me deixou pensativa.

Arthur.Sousa 21/05/2020

Disposição
A questao da ética, muito mais que simplesmente um anseio intelectual, um zelo moral ou ate mesmo entrega relacional, trata igualmente sobre uma grande disposição, a saber, uma grande disposição em ter vergonha na cara...
Não é surpresa indicar uma obra de Cortella com brilhantismo de Clóvis, que sinceramente acabo de "conhecer"...

renxnsc 10/06/2023

Interessante reflexão proposta por Cortella e Clóvis
Achei interessante como foi feita a abordagem sobre ?ética e vergonha na cara? feita através de uma conversa entre os dois filósofos. Suas reflexões foram um tanto quanto interessante para que possamos pensar para além da nossa individualidade. Sim, eu recomendaria o livro.

Liia 05/09/2020

Os textos do Cortela sempre instigam o leitor a querer continuar a história, nesse debate eles abordam pontos importantes para a definição do caráter.

1 | 2 | 3 | 4 | 5