Você vai voltar pra mim e outros contos

Você vai voltar pra mim e outros contos Bernardo Kucinski

Resenhas - Você vai voltar pra mim e outros contos

Suelen 19/07/2021

Você vai voltar pra mim e outros contos
O livro retrata contos de situações que acontecerem na época da ditadura. Apesar de ficcional, eu senti uma sensação ruim ao imaginar que essas situações realmente aconteceram.

O livro mostra traumas de pessoas que sofrerem na época da ditadura. Alguns contos são mais corriqueiros enquanto outros possuem mais detalhes.

Leitura fundamental no tempo de em que estamos vivendo atualmente.

Laiz 11/05/2020

- contos sobre os perseguidos pelo regime militar, gente que ainda tem sequelas das torturas, famílias que nunca puderam enterrar seus parentes
- leitura necessária em tempos de negacionismo, fanfic e fakenews

Beatriz 08/09/2014

O livro em geral se passam na época da ditadura, e são coisas que o autor viveu/presenciou. Os contos retratam coisas absurdas que infelizmente a polícia militar fez as pessoas da época passarem, mas com uma pitada de humor. Achei sensacional, recomendo mil vezes!

Diogo.Andrade 18/05/2016

Sensacional
Cada conto, uma pontada no peito. Kucinski, definitivamente, me fez sentir um bilhão de sentimentos, mas em toda obra um prevaleceu: dó, pena.

fefashelf 23/08/2021

incrivelmente doloroso
magnífico, rápido, pontual, direto, dolorido, engraçado? esse livro foi incrível e uma experiência única, obra prima mesmo

Victória de Castro 12/08/2021

Gente o que é esse livro? Uma obra prima! A Forma direta e seca do Kucinski me deixou impressionada. De todos os contos selecionei os 4 que fez meus olhos se encherem de lágrimas:
Você vai voltar pra mim;
O garoto de liverpool;
O filósofo e o comissário;
Tio André.

A Ditadura Militar foi uma merda e infelizmente mesmo depois de tantos anos ainda existe pessoas com esses mesmos pensamentos obscuros. #ForaBozo

Rafael.Montoito 13/04/2020

Contos sobre a ditadura brasileira
"Você vai voltar pra mim" é apenas um dos contos que denunciam a época da ditadura brasileira. Kucinski consegue dar um leve tom de humor a algumas histórias cruas, praticamente reais, que mexem muito com o leitor.
Apesar da escrita agradável e de, na maioria das vezes, não haver passagens de violência explícita, o leitor não deixa de se sentir incomodado pela narrativa, prova de que o autor manuseia soberbamente as palavras para contar suas histórias, sem apelar para o lugar-comum. E, por mais que alguns de nós não tenham vivenciado esta época, é impossível não traçar paralelos entre os contos e a narrativa de algum familiar, ou do amigo do amigo, ou daquele cidadão do qual já ouvimos falar.
Indico sua leitura urgente, à frente de qualquer outro livro - e isto não é um exagero, mas poucas vezes se teve, na literatura brasileira, história e História tão bem enredadas em contos.

Rafaela.Debastiani 12/12/2016

Precisa ser lido
Você vai voltar pra mim: E outros contos é um livro com 28 (ou 30, se for a versão digital) contos do jornalista e escritor Bernardo Kucinski. Esse é o segundo livro de Bernardo Kucinski, o primeiro foi K., quase 40 anos após o desaparecimento da sua irmã e seu cunhado durante a ditadura militar (eles desapareceram em 1974).

Os contos são sobre a ditadura militar no Brasil. Contos de ficção, como o autor diz no começo do livro, mas que não deixam de nos fazer sentir como se tivesse levado um soco no estômago.
Tem alguns contos que putz! Chega a um ponto que é inacreditável.

Os contos são curtinhos, então a leitura rende muito, e vale cada segundo da leitura.

O conto título do livro, “Você vai voltar pra mim”, é um conto que engana. Quando comprei o livro pensei que fosse um conto com feliz. Doce ilusão, é um dos contos que você acaba de ler e pensa que não é possível, sente uma tristeza e desespero pelo personagem, apesar de não ter sido o pior conto (pior no sentido de me deixar mal).
Sabe aquele tipo de história que tu quer gritar: “Para o mundo que eu quero descer”. Você vai encontrar aqui. É ficção, mas hoje sabemos o que aconteceu durante a ditadura militar no Brasil. É ficção, mas os personagens podem ser pessoas reais, que ainda estão sofrendo as consequências daquela época.

Enfim, eu recomendo muito. É um livro curtinho. Dá pra ler 1 conto por dia, se não quiser ler tudo de uma vez, são histórias independentes. Não conhecia o autor, mas já adicionei K. na lista de leituras.

site: https://ohmylivros.wordpress.com/2016/12/12/voce-vai-voltar-pra-mim-e-outros-contos-bernardo-kucinski/

Dani 22/06/2023

Bom e denso
Contos que refletem a época da ditadura, então torna uma leitura um pouco difícil, profunda e dolorosa por pensar que por trás desses contos aconteceram casos semelhantes com pessoas reais. Leitura tocante!

The_Sad_Escapist 18/05/2022

(Resenha feita em 18/05/2022)

Achei a leitura muito interessante! Teve vários e vários momentos em que eu achava estar lendo um relato real de experiências vividas por pessoas que enfrentaram a ditadura.

A escrita é fluída e bem imersiva, sendo fácil de ler várias páginas de uma só vez (mesmo que isso não tenha acontecido comigo por motivos de ressaca literária). Porém, as vezes as tramas dos contos acarabam sendo bem repetivivas e isso afetou a minha leitura.

De todo jeito, acho que essa é uma leitura importante de se fazer!

moonlibrary 02/05/2021

Necessário.
Mesmo se tratando de um livro ficcional é impossível não pensar nos casos reais da Ditadura Militar e dos traumas que os sobreviventes e as famílias dos mortos vítimas da tortura e perseguição carregam desde esse trágico e assombroso momento da história desse país.

Os contos que mais me marcaram e que eu gostaria que todos tivessem a oportunidade de ler e refletir foram: Tio André, A Mãe Rezadeira, Joana, Você vai voltar pra mim e A instalação.

Embora eu entenda os relatos referidos àquela época ainda fico meio desconcertada com algumas referências e representações... por exemplo, ao corpo das mulheres, em vários contos a objetificação é bem presente, mas tirando isso, é um livro de contos muito marcante e a leitura desfe é muito importante. Espero ler o livro K. em breve!

Toni 12/11/2019

Em entrevista ao programa Super Libris do canal Sesc TV, Bernardo Kucinski defende a tese de que houve um processo de individualização dos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura, na medida em que o país não assumiu a tarefa de superar o golpe de 64 como um trauma coletivo, deixando-o recair em tragédias pessoais. Assim, nosso processo de recuperação dessa memória foi pervertido e limitou-se, com raras exceções, a medidas paliativas de retratação e indenizações. Aqui, a anistia engendrou amnésia, e o luto de cada família ficou restrito à esfera do privado, carente de justiça. Torturadores seguem impunes, beneficiados pelo “mal de Alzheimer nacional”, à medida que casos continuam a ser enterrados sem corpos e paus de arara viram peças de decoração. .

No que tange à produção literária brasileira e os anos de regimes autoritários na história recente do país, a obra de Bernardo Kucinski se destaca pela presença quase ubíqua da ditadura em suas narrativas (as exceções são os romances ‘Alice’ e ‘Pretérito Imperfeito’). “Você vai voltar pra mim” traz 28 contos breves inspirados “no clima de opressão reinante em nosso país nas décadas de 1960 e 1970 e suas sequelas”. A palavra “sequela” guarda uma tremenda importância: 15 das 28 narrativas se passam num momento pós-ditadura, maneira encontrada pelo autor para marcar os efeitos da tortura, do desaparecimento e da repressão em nosso presente recalcado. Contos como “Joana”, “A instalação”, “Tio André”, para citar apenas 3 favoritos, são histórias assombrosamente poderosas que traduzem a angústia de se viver o presente num passado suspenso, sem perspectiva de futuro. Em tempo, este livro do Kucinski, que continua fora de catálogo desde o fechamento da Cosac, também está sendo lido e discutido pelo coletivo @DuraMemória, e alguns de seus contos já foram apresentados pelos perfis @pri_leitora , @deboragilpantaleao e @literaleblog . Mais leituras virão, sigam a hashtag #duramemória. .

Thabata 10/05/2020

Necessário
À medida que eu ia lendo os contos desse livro eu me perguntava como teria sido bom se ele fosse abordado na escola enquanto aprendíamos sobre a ditadura militar e só consegui chegar a conclusão de que as aulas teriam sido bem melhores e mais didáticas.

Para os que bradam aos quatro ventos que deveríamos voltar com a ditadura no país esse livro é mais que necessário é obrigatório pra que essas pessoas tenham pelo menos uma pequena noção da quantidade de pessoas que foram afetadas por esse regime e da dimensão que a vida delas mudou.

Através de 28 contos Kucinski apresenta como a personalidade e o comportamento dos personagens foram modificados pela ditadura e como, após décadas, o efeito das torturas ainda fica marcado em suas peles e mentes.

Os que eu mais gostei: a beata Vava, Joana, você vai voltar pra mim, Heliodora, a entrevista, pais e filhos, cenas de um sequestro e tio André.

Esther Zambotti 10/07/2017

Memória
Bernardo Kucinski é um dos jornalistas e escritores que mais precisam de atenção. Sua escrita em Você Vai Voltar Pra Mim e em K. é o retrato do período mais truculento da história brasileira. Com uma precisão escrita inigualável, seus contos, muitos curtos, nos colocam nas cenas por ele retratadas e trazem todo o turbilhão de sentimentos que a época provocava. Uma exaltação necessária à memória.