Revivente Ken Grimwood

Resenhas - Revivente

Laryssa.Rabelo 18/03/2021

Looping
Pra quem é fã de ficção científica, leia esse livro e pra quem não é, leia também. É simplesmente uma perfeição. O livro vai nos contar a história de Jeff que em um belo dia sofre um infarto e acorda misteriosamente em seu quarto da faculdade com 18 anos e partir daí ele começa sua "nova vida" só que não para por aí, ele retorna várias e várias vezes, sempre relembrando de tudo que viveu e pessoas que conheceu. O livro nos faz refletir diversas vezes como: e se isso realmente acontecesse cmg, será que faria diferente?, mudaria algo?, me cansaria de reviver tantas vezes assim?. Talvez o final não agrade a todos, senti que ficou algumas coisas no ar e fiquei sabendo que o autor iria escrever uma continuação, porém veio a falecer. Mas nada muda na experiência incrível que tive LEIAMMM!!!!

Gabriel A. 14/05/2023

Em "Revivente" acompanhamos a vida de Jeff Winston, um homem de 43 anos, casado, com um bom emprego, estável financeiramente, mas longe de se sentir feliz e realizado. Até que sofre um infarto e morre (isto não é spoiler, ok?).

E é aqui onde de fato se inicia a história. Após sua morte, Jeff desperta com 18 anos sem saber se estava sonhando e se sua vida passada era fruto de sua imaginação. Mas com o passar dos dias, ele vai se dando conta de que já viveu os mesmos momentos e que agora tem o trunfo de saber o que acontecerá pelos próximos 25 anos até o momento exato de sua morte.

Este ciclo irá se repetir por muitas vezes e ficará conhecido como replay. E cada replay Jeff vai tentando corrigir seus erros e toma decisões diferentes mudando o rumo de sua vida, sempre explorando com sabedoria suas oportunidades ao mesmo tempo em que tenta entender o por que de sua vida estar nesse loop.

A história é atrativa por sempre mostrar um Jeff com problemas e visões diferentes e com uma vida um tanto agitada. E fica ainda mais atraente quando Jeff conhece Pamela, que também está passando por esses replays, deixando a história ainda mais interessante e com desdobramentos ainda mais inesperados.

A escrita de Ken Grimwood neste livro é fascinante, inteligente e nos mantém curiosos sobre como será os desdobramentos de cada um desses replays. Um livro excelente pra quem curte ficção científica e que curte uma história cheia de reflexões e momentos históricos, como por exemplo a Guerra Fria, o assassinato de John F. Kennedy e a chegada do homem à lua.

Anderson.Santana 01/07/2020

Para fãs de ficção científica
O livro apesar de escrito em 1988 é atemporal. Tem uma ótima narrativa, mesmo com tantas repetições de vida ele não cansa. Leitura agradável e recomendada aos fãs de ficção científica.

Wania Cris 12/05/2022

Quantas possibilidades uma vida aprisiona? E várias vidas?
Jeff Winston, protagonista do livro, começa a estória morrendo... e então ele revive em meio à sua vida já vivida, já na faculdade, repetindo tudo o que já vivera antes. Essa é a premissa do livro e suas várias variantes.

Preso nessa rotina de morrer (sempre no mesmo dia) e reviver (em data incerta) que acompanhamos o amadurecimento de Jeff ao longo de vários anos vividos e reiniciados. Não tem como uma estória com essa construção não se tornar repetitiva em algum momento, mas, mesmo quando ela reconta uma situação é com uma nova roupagem.

Essa leitura entrou em minha lista depois de terminar As Quinze Primeiras Vidas de Harry August que tem premissa semelhante, mas desenvolvimento aquém de Revivente.

Pra quem curte um sci-fi com pitadas (fortes) de romance, é uma leitura bem agradável e envolvente.

Vini 14/01/2022

...já vivemos muitas vidas...
O que você faria se tivesse a oportunidade de viver sua vida novamente ? Essa é a premissa do livro. O início é interessante já que é tudo novo nessa nova vida vivida com empolgação pelo personagem principal, mas com o tempo ele começa a desperdiçar sua vida com coisas e pessoas superficiais até aprender que o que importa mesmo é viver da melhor forma possível para você, com as coisas que ama fazer, com as pessoas que ama. Nossa vida é valiosa e tanto Jeff quanto Pamela tiveram que morrer e viver várias vezes para aprender isso . Adorei a referência de Bhagavad-Gita no livro !!! O livro é ótimo, mas o final me decepcionou um pouco .
@90semy 14/01/2022minha estante
Me interessei! Adicionei na lista, obrigada pela resenha.

Carlos.Henrique 01/02/2022

Revivente
Eu tinha uma vontade muito grande de mer esse livro, e esperava uma história incrível! Mas, infelizmente, não foi o que o livro me entregou.
Nas primeira vidas de Jeff, achei incrível tudo que a história estava entregando mas, com o tempo, ficou tudo muito repetitivo e sem um objetivo para a trama alcançar.
Deram uma explicação bem mais ou menos do porquê de acontecer isso com o personagem mas, no fim, não foi confirmado se era isso mesmo ou alucinação do personagem que tentou dar um motivo para suas maldades.
Eu demorei tanto tempo para terminar o livro que me fez pegar raiva da história, dos personagem, dos acontecimentos mixurucas da trama e agora estou em um ressaca literária. Por favor próximo livro, me salva!

Resenhoteca 08/06/2014

Um livro atual, mesmo escrito em 1988!
Antes de tudo o livro foi vencedor do World Fantasy Award (um conjunto de prêmios anuais, internacionais, concedido a escritores e artistas que tenham apresentado proeminentes realizações no campo da fantasia) dentre outros muitos prêmios no campo de ficção científica. Não é qualquer livro que ganha tantos prêmios assim. Isso tudo na década de 80.

Só a sinopse e as premiações acima me deixaram com vontade de comprar o livro. Não estou acostumado a ler ficções desse gênero e achei a história bem interessante. O livro conta a história de Jeff Winston. Ele é um jornalista sem um grande futuro no ramo e com um casamento fracassado. O livro começa em 18 de Outubro de 1988. Ele está conversando com a esposa e sente uma forte dor no peito. Ele percebe que está morrendo e quando aquilo tudo passa ele acorda sem saber onde está. Acaba descobrindo que está em 1963 e tem 18 anos novamente. Ele se lembra de toda sua outra vida, mas se recusa a acreditar que aquilo está acontecendo e tenta ir atrás da sua antiga vida. Depois de um tempo ele aceita o fato se pergunta o que vai fazer. Ele tem a maturidade da outra vida e todos os acontecimentos futuros, mas o que ele vai fazer? Reviver sua vida ou criar uma nova? Ele não sabe se essa é a ultima vida ou se esse replay irá acontecer pra sempre. No primeiro momento é meio obvio o que ele faz. Acho que todos pensariam dessa maneira e é ai que o livro me ganhou. Com uma leitura bem agradável o autor faz você pensar o que você faria se tivesse essa oportunidade. Ele acaba te surpreendendo em certos momentos e você acaba se envolvendo na história de Jeff e sentindo um pouco do que ele passa em cada momento.

Em uma parte da história aparece outra pessoa que também está vivendo o “replay”, Pamela. Você acaba se envolvendo na trama dos dois personagens e criando várias expectativas. O final do livro não era nada do que eu imaginava. Um final simplesmente muito bom. Porém o que eu mais gostei no livro é que você consegue sentir o amadurecimento dos personagens. Os pensamentos e as atitudes deles mudam ao longe do livro. Isso faz você entrar na história e refletir sobre sua própria vida e suas decisões.

Em 1993 foi feito um filme baseado nessa história. Feitiços do Tempo (Groundhog Day). Nessa história um repórter que cobre o clima é enviado para um cidade e nessa cidade ele acorda sempre no mesmo dia.
O livro foi escrito e publicado em 1988. Mesmo para uma publicação dessa época o livro é bem atual. Ken Grimwood estava escrevendo o segundo livro quando infelizmente morreu em 2003, aos 59 anos, de ataque cardíaco. Será um pena nunca saber a continuação desse livro.

site: http://www.resenhoteca.com/2014/06/resenha-revivente.html

AmadoThriller 24/09/2023

Achei o livro interessante, com alguns capítulos bem legais, mas também um pouco cansativo, talvez por eu não ser muito fã de ficção científica ou do tema de viagem no tempo, mas além de esse livro ter sido uma leitura conjunta de um grupo que participo, a sinopse também me interessou. E foi bem curioso ver o quanto a vida de alguém poderia mudar apenas com uma pequena atitude. Imagina se tivéssemos ao menos uma oportunidade de voltar no tempo... com certeza todos temos algo que gostaríamos de fazer diferente e é impossível não ficar pensando nisso, nos arrependimentos e no que deixamos de aproveitar. Eu não gostei do final, achei que ficou sem uma explicação de todo o fenômeno dos reviventes e aí o livro perdeu um pouco o sentido pra mim, apesar da mensagem de "Carpe Diem" que ele passa, mas pelo o que li por aí, parece que esse livro teria uma continuação, mas o autor acabou falecendo, talvez no próximo livro ele explicasse a origem de tudo. Para quem gosta de ficção e viagem no tempo vai gostar bastante.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Reflexões profundas sobre o que faríamos se tivéssemos a chance de viver novamente.
Explora a ideia de reviver a vida repetidamente. O livro narra a história de Jeff Winston, um homem que morre de repente e acorda novamente em seu passado, tendo a oportunidade de viver sua vida múltiplas vezes. Cada vez que ele revive, faz escolhas diferentes, mas as circunstâncias o levam a um ponto de inflexão comum. O livro aborda questões de destino, livre-arbítrio e a busca pelo significado da vida, enquanto Jeff continua a reviver sua existência repetidamente. É uma narrativa cativante que provoca reflexões profundas sobre o que faríamos se tivéssemos a chance de viver novamente.

Rê Lima 17/09/2023

No geral, achei um livro interessante, apesar de a ideia de voltar ao passado e tentar fazer as coisas de uma forma diferente não ser novidade!

Norberto 19/06/2014

Ótima leitura
Comecei a ler o livro sem expectativas de uma grande história, pensando que fosse algo "mais ou mesmo" do tipo "De volta para o futuro", alguma coisa assim, só que no passado. Como visões de sua vida ou algo assim. Pelo contrário, Ken Grimwood constrói uma trama cheia de personagens - principais e coadjuvantes - que se destacam cada um por sua personalidade própria, o que dá mais vida ao livro. Dessa maneira, é fácil se envolver com os personagens e entender o que se passa na mente de cada um.

Cada vida revivida por Jeff tem um contexto diferente ou vai tomando um rumo diferente à medida que ele percebe as consequências das suas escolhas de acordo com a vida anterior. Entretanto, ele nunca pensa com dedicação naquilo que está acontecendo com ele, até que encontra Pamela e, a partir daí, a vida dos dois passa a estar ligada pelo mesmo acontecimento.

Em determinado momento, o autor dá a imaginar que a história levará por um rumo, o que na outra página já se mostra ao completamente nada a ver, o que seria uma aberração no meio do livro, na verdade. A história estava muito boa para ser algo do tipo. Essa nova personagem neste momento serviu apenas para isso: deixar essa história sumir assim como apareceu - do nada, só para encher algumas páginas. Mas foi bom, para dar uma breve mudada na direção do pensamento do leitor.

O livro termina como deveria terminar, nesse caso. Depois de tantas vidas vividas, tantas escolhas, acertos e erros, nada mais esperado do que o final como foi e não uma explicação sobrenatural para o enredo.

Infelizmente não haverá uma continuação do mesmo autor para a história.

Jeniffer Geraldine 08/08/2014

Revivente Ken Grimwood
Às vezes tomamos decisões consideradas erradas na vida que nos fazem querer voltar no tempo e ter a oportunidade de fazer tudo diferente. Reviver determinado dia bom para fazê-lo ainda melhor, ou algum dia ruim para torná-lo bom. É a tal segunda chance sonhada por tantos. Mas para voltar no tempo e fazer diferente seria preciso ter a consciência de que antes as coisas não saíram como o esperado. E o voltar no tempo seria algo consciente? E, outra, reviver a vida seria uma benção ou um fardo?

Jeff Winston, jornalista de rádio, 43 anos, é um revivente no livro do Ken Grimwood, lançando no Brasil pela editora Gutenberg em março de 2014. Vivendo um dos piores momentos da sua vida, casamento em crise, insatisfeito com a profissão, Jeff tem um infarto e volta aos seus 18 anos, em 1963, no seu quarto da época da faculdade. Ele voltou no tempo e estava consciente sobre isso. Tinha a oportunidade de viver uma nova vida, mas com a bagagem daquela vivida antes.

Jeff tinha lembranças não só dos seus dias, mas dos acontecimentos mais marcantes da humanidade para as próximas duas décadas. O ambiente era igual, as pessoas eram familiares, mas parecia que ele tinha a chance de fazer as coisas diferentes dessa vez.

"Em certo sentido, tudo indicava que ele estava revivendo sua vida, como se estivesse revendo um vídeo; mas não parecia que estivesse limitado pelo que de fato acontecera antes, pelo menos não inteiramente. Até onde podia afirmar, ele havia retornado àquele ponto de sua vida repetindo as mesmas circunstâncias de outrora matriculado na Emory, dividindo o quarto com Martin, cursando as mesmas matérias de um quarto de século atrás. Entretanto, nas vinte e quatro horas desde que tinha acordado ali outra vez, ele já tinha começado sutilmente a se desviar dos caminhos que percorrera originalmente." (p. 27)

A partir do seu primeiro replay como o fenômeno é chamado no livro e é, também, título original em inglês nós vamos acompanhar as escolhas de Jeff em fazer sua vida diferente e, como ele queria considerar, melhor. Como sabia de tudo que ia ocorrer nos próximos anos, ele tentou usar tudo a seu favor, principalmente formas de como ganhar dinheiro facilmente e ter uma vida mais cômoda e despreocupada em relação a última que viveu. Apostou em corridas de cavalos, investiu em ações e projetos, afinal sabendo o resultado, ficava fácil demais.

No início me incomodou o fato dele apenas querer levar uma vida boa, se aproveitando do que já conhecia daquele mundo, da vida, das pessoas que o rodeavam. Fiquei pensando: será que ele vai ser tão sacana assim? Apenas buscar ostentação e nada mais? Não vai nem procurar saber o motivo de ser um revivente? Juro, fiquei com raiva.

E como o processo se repetia sempre quando ele ia chegando aos 43 anos, o livro ficou um pouco cansativo para mim. Jeff vivia sempre de uma maneira muito boa, óbvio que nem tudo era igual, principalmente relacionado às mulheres. Em relação a vida amorosa, ele variou e aproveitou cada uma das mulheres que apareceram em sua revidas. Aliás, as escolhas que ele tomava em cada revida eram baseadas na companheira escolhida para aqueles próximos anos. Ele tinha novas oportunidades, mas ainda era muito influenciado pelo ambiente e pelas pessoas.

A primeira revida dele foi uma das mais interessantes para mim. Fiquei motivada para saber até onde ele iria usar seus conhecimentos para se dar bem e juro que fiquei esperando que alguma coisa fugisse do script já conhecido pelo protagonista.

Em certo ponto do livro, eu comecei a perceber que não era a única cansada daqueles replays, mas Jeff também. E isso é o mais interessante na narrativa de Ken, ele nos leva a se cansar de tudo, assim como o personagem principal, só para nos dar um motivo a mais. Para nós, leitores, um motivo para continuar a leitura e para Jeff, o motivo para suportar mais um replay.

Juro que estou em dúvida se coloco ou não aqui o motivo. Mas em nome do bom senso e só para lançar a curiosidade na vida de vocês, não vou contar. Só quero deixar claro, que valeu a pena se sentir cansada.
Ao invés disso, vou falar o que me motivou a ler Revivente. Eu busco na literatura explicações para vida. Ler para mim é um alento. Me desligo do mundo quando estou lendo, mas aí é que eu me ligo ainda mais. Por isso a frase que explica o meu gosto pela leitura é uma de Miguel Sanches Neto: Leio para provar que o tempo é muito mais que o presente, leio porque não me bastam os prazeres de agora.

Revivente me chamou atenção pela ideia de poder reviver a vida e, claro, fazer tudo diferente. Porque, como disse no início do texto, pelo menos uma vez nós já falamos se eu pudesse, faria tudo diferente. Eu queria saber, mesmo que fosse na ficção, como seria a experiência de ser um revivente. A mágica da literatura é essa, experimentar outras vidas, enquanto vivemos a nossa.

E como todo livro que leio, eu tirei uma mensagem. Não adianta pensar no que poderia ter sido ou no que pode ser. O que vale é tentar viver o agora, afinal ainda é impossível ser um revivente.

"Cada vida daquelas tinha sido diferente, assim como cada escolha sempre cria diferenças, com resultados ou efeitos imprevisíveis. E, ainda assim, essas escolhas precisam ser feitas, Jeff pensou. Ele tinha aprendido a aceitar as potenciais perdas, na esperança de que estas fossem sobrepujadas pelos eventuais ganhos. O único fracasso certo, pelo que ele sabia, e o mais grave, seria nunca tentar nada." (p. 314)

site: http://subindonotelhado.com.br/livro-revivente-ken-grimwood.html

Luiza737 21/07/2022

Revivente
O que você faria se pudesse reviver uma parte de sua vida? O protagonista Jeff tem essa oportunidade, não só uma, mas várias vezes.

Por mais que de cara a premissa possa sugerir que o livro seja repetitivo, para mim isso passa longe da verdade, já que em cada vida ele faz coisas muito diferentes das outras. Até mesmo as que poderiam ser muito próximas de sua primeira vida, por começarem em um ponto mais avançado, ele faz coisas completamente diferentes.

De todos as repetições, tive um conflito de amor e odio com a terceira, a primeira parte dela eu fui lendo só por algumas palavras apenas para não perder o rumo da história, porque ela, ou seja as ações do Jeff, me deixou bem incomodada a ponto de não querer lê-la. Enquanto isso no momento seguinte o protagonista passa por uma transformação radical, o que melhora muito,e alguns acontecimentos são de extrema importância, uma coisa que muda todas as repetições futuras.

Senti falta de uma explicação para o que ele viveu e o livro tem um final bem aberto nesse sentido. Leria facilmente uma continuação se existisse.

André Azevedo Ferreira 09/07/2020

Uma História Encantadora
Um dos meus favoritos do ano desde já, a história de vida(s) nada peculiar do Jeff me capturou logo nos primeiros capítulos. Devorei o livro em praticamente 12 horas seguidas, muito menos tempo do que o nosso protagonista viveu.

Após um inicio misterioso, nos entendemos logo que essa não é uma situação comum. E apesar de parecer uma coisa batida, a obra foi publicada em 1988, portanto muito pioneira em seu estilo.

Depois que o próprio Jeff entende o que houve e como pode reagir a isso, a dinâmica fica muito boa. Você se pega torcendo e muito por ele, mesmo já sabendo como tudo termina... E então recomeça.

Um livro maravilhoso, gostaria de ver isso adaptado completamente no cinema, quem sabe um dia.