Então, Conheci Minha Irmã

Resenhas - Então, Conheci Minha Irmã

1 | 2 | 3 | 4

Paula 02/11/2014

Livro adolescente sobre nada
Um livro sobre nada. Não é ruim, mas também não é bom. Li inteiro esperando algo de revelador ser lido no diário, mas no final foi apenas um romance água com açúcar quase que infanto-juvenil...
Erika 05/07/2018minha estante
Infelizmente eu acabo por concordar, não é lá grande coisa. Mas valeu.

fernanda.an 19/12/2018minha estante
Bem assim mesmo.

Duda 02/08/2022

me surpreendeu
n esperava mt dele, li com 0 expectativas, até pq comprei ele por 10 reais numa dessas lojinhas q a gente acha por aí, mas a história foi envolvente e me ajudou a persistir até o final do livro, achei bem levinho e o romance bem fofinho.

MarianaCota 25/05/2022

Nada acontece feijoada
A proposta do livro é muito incrível. Mas nada acontece feijoada.
Não dá em nada o desenrolar do livro, o que pra ser sincera é bem típico da vida real, porque não tem nada de grandioso.

Sílvia 23/04/2020

Esperava mais
Bom, primeiro preciso confessar que estava super ansiosa para ler este livro, a capa e a sinopse chamaram a minha atenção. Aí vem a problemática, como criei uma enorme expectativa, a decepção veio logo em seguida. A escrita é boa e fluida, mas a história deixa a deixar, é um livro que diz e não diz nada. Das minhas leituras eu sempre espero absorver alguma informação para a minha vida, mas nesse sinceramente não consegui captar nada, cheguei no último capítulo e fiquei com a sensação de uma leitura inacabada. Resumindo, a autora escreve de maneira fácil e tranquila, faltou mesmo foi uma profundidade na história e no desenvolvimento dos personagens. Caso haja uma continuação com certeza vou querer saber o final.

Nicks_ 04/04/2023

Então conheci minha irmã
Um livrinho com romance super água com açúcar e drama familiar bem bestinha.
Peguei na biblioteca da escola e só não me decepcionei porque as expectativas não estavam altas. Maaas até que gostei do livro :P

Lina DC 15/07/2014

"Então, conheci minha irmã" é uma linda história sobre perdas e auto-descobrimento. Como a sinopse explica, Summer é uma adolescente que passou a vida inteira sentindo-se à sombra de sua falecida irmã Shannon.
Shannon, segundo seus pais, era uma jovem brilhante de 17 anos que faleceu em um acidente de carro. Ela era uma aluna exemplar, que estava matriculada nas aulas avançadas e que nunca fazia nada de errado. No presente, a casa ainda tem um corredor repleto de fotos dela e o seu quarto permanece intacto. Um perfeito santuário intocado pelo tempo.
Apesar dos pais não conversarem abertamente com Summer sobre a vida deles na época em que sua irmã estava viva, Summer sempre sentiu-se sufocada pela tentativa de perfeição que sua mãe impõe. Então, ela decide agir exatamente ao contrário: mesmo sendo muito inteligente, ela não é uma das melhores alunas e nem demonstra interesse na escola.
A única pessoa que é capaz de alcança-la é o seu melhor amigo Gibs, um nerd assumido, preocupado com os estudos que é incrível.
Summer é uma personagem maravilhosa. É impossível para o leitor não se identificar com ela ou querer protegê-la. Ela se faz de forte, durona, mas ao acompanhar a vida de Shannon no diário vemos a necessidade dela de se conectar com a família, de se sentir amada e desejada e não apenas uma substituição.
Gibs é o melhor amigo de todo o mundo! Ele é compreensivo, inteligente, engraçado e um pouco sem noção em relação ao seu charme (Leah Rollins e Kendall Popwell que o digam!).
A relação entre os dois é bonita de se observar. É genuína, pura e tão natural que chega a emocionar.
É inimaginável o que os pais de Summer passaram. Perder uma filha e ainda tentar seguir em frente não é uma tarefa fácil. Por isso, mesmo a mãe apresentando uma certa rispidez em alguns momentos e o pai se tornando uma pessoa apática, o leitor ainda quer acalentá-los.
Um dos grandes destaques do livro é o próprio diário da Shannon. A autora conseguiu através desse diário tornar Shannon uma personagem presente o livro inteiro. Acompanhamos suas dores, desilusões, amores e esperanças e concluímos que como todo mundo, ela era imperfeita, ingênua, às vezes estúpida e em outros momentos brilhante.
A interação de Summer com o diário é impactante. A maneira como ela absorve as palavras e começa a conhecer a sua irmã demonstra que mesmo aqueles que já nos deixaram tem um grande impacto em nossa vida.
A escrita de Christine Hurley Deriso é apaixonante. Ela consegue ser emocional sem ser exagerada e através de seu texto consegue conectar o leitor as duas irmãs.
O enredo é muito bem desenvolvido, claro e lógico, mas ao mesmo tempo consegue trazer algumas surpresas e revelações que tiram o nosso fôlego.
A história fala de relacionamentos. Sobre como recomeçar uma família que foi atingida por uma grande tragédia. Fala de perdão e a necessidade de nos sentirmos conectados as pessoas que amamos e convivemos. É uma história de segundas chances...
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa, que à primeira vista é tão simples, chama a atenção e representa tanto da história.

"- Às vezes, no diário, ela é tão incrível, sabe? Engraçada, real e perceptiva. Outras vezes, porém, ela é essa garotinha apaixonada sem juízo e ridícula, o tipo de garota para quem reviro os olhos na escola. E se a tola acabou ganhando no fim?" (p. 201)
Paula.Gibbert 14/02/2018minha estante
EXCELENTE RESENHA.

Marlene Bastos 24/03/2023

Então conheci minha família...
É uma história bem escrita, leve e fluida. A forma com foi construída faz a gente não querer parar de ler. Não há grandes mistérios ou reviravoltas, mas te prende do início ao fim. Summer não somente descobre como era a verdadeira Shannon, sua irmã que nunca conheceu, como também descobre quem são verdadeiramente seus pais e, consequentemente, quem ela própria é. Uma família cheia de problemas, como todas as famílias. Causas e consequências psicológicas permeiam toda a história, e foi do que eu mais gostei. É uma curta e intensa jornada de crescimento e amadurecimento.

site: @marlenebastos-txt

mere 07/03/2020

Apesar de ser um livro adolescente,eu gostei. É o tipo de leitura pra descansar a mente.

ray 30/12/2021

O último livro do ano (eu acho)
Queria mais detalhes, achei que aconteceu tudo muito rápido e o romance muito nhe mas foi uma leitura muito rapidinha e boa se vc quiser um livro facinho de ler e sair da ressaca :)
Gostei do desenvolvimento dos personagens principalmente da mãe da Summer ?

Tati Vidal 29/01/2020

Os segredos são o de menos aqui.
Se você tentar ler esperando altas reviravoltas, suspense e um thriller empolgante, te garanto que pegou o livro errado.

Aqui é um Young Adult fofo com drama familiar. É a história de uma menina que não conheceu sua irmã, sente a pressão de uma imagem perfeita do que se foi e não consegue alcançar. A Summer é apenas uma adolescente sendo adolescente. Cercada de desinformação, medo e cobranças externas.

Eu gostei do livro. Li em uma sentada de tão fluido que é. Os personagens são comuns. Parecem pessoas do nosso cotidiano. Amigo pra todas as horas. Gente que não sabe viver o luto. País que cobram muito. Pai ausente que não sabe expressas sentimentos. Tia legal. Professor interessante. É legal. Bem legal mesmo.

A história me pareceu que era Amor demais porém não falado. Não expressado de forma direta. É um dar amor mas quem recebe não percebe que é amor.

Me serviu pra abrir mais os olhos pra isso

Juh 05/11/2020

Um pouco decepcionante
Esse livro conta a história de uma garota que nasceu logo após a morte de sua irmã, num trágico acidente. Summer sempre odiou a forma que sua irmã era citada. Perfeita, inteligente (sempre presente nas turmas avançadas), gentil, a garota que seus pais sempre sonharam. Aos 17 anos, Shannon, no seu primeiro dia de aula, sofreu um acidente de carro que foi fatal para ela.
Summer sempre se sentiu excluida, todos que haviam conhecido sua irmã a olhavam com olhares de pena, tristes. Para Summer, aquilo era uma comparação dela com sua irmã perfeita. ela não queria que tivessem pena dela, não queria ser conhecida apenas como "a irmã da garota do acidente", queria ser conhecida como Summer, a pessoa que ela era.
Foi em uma simples manhã, na floricultura de sua tia, que Summer recebeu um diário, o diário de Shannon, de seu ultimo verão de vida. Summer estava tentada a ler, mas o medo de não descobrir nada ou descobrir que sua irmã não era tudo aquilo que pensava a fez desistir. Gibs, seu melhor amigo, após descobrir sobre a irmã de Summer e o diário, a encorajou a ler.
Não posso dizer que amei esse livro, pois para mim faltou história e ele se perdeu da ideia original, terminando com um romance água com açucar. Estava esperando alguma revelação do diário, alguma descoberta ou algo do tipo, e me decepcionei um tiquinho. Mas mesmo assim, é um livro que eu não me arrependo de ler, apesar do final um pouco decepcionante, a história é cativante.

capitu 02/10/2020

Estava esperando bem mais desse livro,a leitura flui fácil, mas a história deixa a desejar.

Daniela.Morais 06/04/2021

Literatura jovem
Confesso que nos primeiros capítulos não dei nada por ele, mas a partir do momento em que a história vai se desenrolando e vamos conhecendo melhor a personagem principal, vamos sendo apresentados a temas mais profundos e não apenas banalidades adolescentes como eu imaginei, a princípio, que seria.
Li essa história através de um projeto de Livro Viajante e fiquei muito feliz em realizar a leitura.

((lara)) 10/04/2022

Terapia
Me identifiquei muito, tanto na parte da Shannon quando na parte da Summer.
Não tenho palavras para falar o quando eu amei esse livro.
O começo foi meio chatinho, mas depois foi ficando muito bom (para mim os começos sempre são entediantes)
A relação da Summer com o Gibs é simplesmente uma meta, lindinhos demais.
Todo família da Summer precisa de terapia, urgente.
Fiquei com uma dó do pai. Coitado, aturar aquela maluca por vários anos não deve ser fácil.
Recomendo para quem gosta de livros rapidinhos e reflexivos

Juleah 26/06/2021

Cumpre o proposto... Eu acho
O livro começa de uma maneira que já nos deixa curiosos perante as observações que Summer faz da própria mãe e durante o livro é assim que a autora tenta nos deixar a cada página do diário e, diferente de algumas pessoas, comigo deu certo.
A escrita da autora é bem fluída, o que torna o livro bem rapidinho de ler (li todo essa tarde), o que significa que é um bom livro para passar o tempo. Pode parecer um livro pesado, pelo menos eu achei que fosse, mas não é. Não é super leve, claro, e pode conter alguns gatilhos (morte e relacionamento abusivo) mas não chega aos pés do que eu achei que teria de gatilho.

Devo admitir que esperava um pouco mais da história, mas isso são as minhas expectativas. A autora cumpre o que propõe na sinopse, então vale a pena. Porém, sinto que ela quis fazer um grande suspense que no final não era "nada". Fiquei muito curiosa, sim, mas no final não era nada que não desse de imaginar. Gostei da história e a autora cumpre o que propõe, isso só não atingiu as expectativas que eu tinha.

PS: O que mais me deixou curiosa no livro todo foi, com certeza, a última página do livro. Autora, amada, como você acaba o livro assim?

1 | 2 | 3 | 4