Graceling

Graceling Kristin Cashore

Resenhas - Graceling

Moschi 06/07/2022

Graceling é uma história que me surpreendeu na primeira vez que li em 2014, diferente de muitas outras fantasias a personagem principal é forte e não muda sua personalidade para encantar um homem.

A personagem trás reflexões muito importantes sobre o que significa ser uma mulher em uma sociedade patriarcal e o real significado de ser casada na época, o que não difere muito da nossa realidade, onde a liberdade da mulher era ditada por seus maridos.

Relacionamento principal do livro é saudável no qual nenhum dos dois precisam ser proprietários de seus cônjuges para demonstrar o amor. Algo muito raro em fantasia, onde mulheres são comumente retratadas como propriedade.

Apesar de tudo isso, a leitura é um pouco cansativa, a construção de frases da autora por vezes soa estranha. Mesmo com contexto do que se é ter Graceling dentro desse universo por vezes se torna cansativo o quanto a protagonista consegue ser a melhor em tudo e as vezes excessivamente conveniente, porém é um alívio ver isso em uma personagem feminina e não em seu par romântico. O lado bom deste "super poder" é que diferente de muitos livros da época, finalmente se justifica a heroína ter entrado nessa jornada, já que nesse universo ela é realmente uma pessoa apta a lidar com conflito, comparado ao velho clichê da jovem e que nunca deu um soco querer derrotar a maior ameaça que o mundo dela já viu.

Valeu a leitura e a releitura, diferente de muitos YA a leitura continua divertida e não problemática, o que é um mérito grande a autora considerando a época de lançamento.

Este livro pode ser considerado um stand alone, os outros livros dessa saga se passam com outras protagonista no mesmo mundo, mas sem muita relação. Apesar de que ler todos os livros juntos irão te dar uma maior profundidade nos personagens e do universo criado pela autora.

Henrique.Zara 14/04/2022

Qual a sua Graça?
Graceling começa bem chatinho, mas melhora muito. A personagem principal melhora muito, mas infelizmente Graceling não envelheceu bem

clara2851 11/07/2021

Perfeito!
Esse livro provavelmente não vai seguir o caminho que você imagina. Me encontrei surpresa pelas coisas que se tornam o foco do livro, mas é o melhor tipo de surpresa possível, que fez com que se tornasse um dos meus livros favoritos.
Graceling conta a história de Katsa, uma jovem mulher que possui o Dom (Grace, em inglês) de matar, em um mundo em que poucos desenvolvem um Dom. Katsa presta serviço para o Rei Randa, seu tio, que se aproveita do poder da garota e usa seu Dom para intimar os inimigos do Reino. Uma reviravolta de acontecimentos ocorre quando Katsa encontra um misterioso jovem Lienid em uma de suas missões a favor do Conselho Secreto, e ela acaba descobrindo gradualmente a verdade sobre seu Dom, e também sobre os estranhos episódios em um Reino distante.
Eu simplesmente me apaixonei pelo livro, pelos personagens, a relação entre eles, a dose perfeita de romance para uma mulher que nunca pretendeu se casar algum dia.
Leiam por favor!

Juliana.Souza 08/02/2021

Graceling foi uma indicação de uma amiga, eu me surpreendi bastante com a história e gostei do livro! Foi minha primeira vez ouvindo um áudio livro em inglês, fico muito feliz que tenha sido Graceling.

Nathy 26/11/2017

Perfeito!
Adorei o livro! como foi escrito, o romance fora do esterótipo (casamento, filhos, homem protegendo a mulher e coisa e tal) entre os personagens principais... A história me surpreendeu, pois comecei lendo pensando que seria tipo algum cliché da moda atual de mulheres como personagens principais... Contudo, a trama foi além do esperado! Isso que procuro em um livro, algo novo e que me surpreenda!
A única coisa que critico é que deveria ter mais livros! tipo, pensei que fosse uma trilogia, mas notei que os outros livros são novas histórias dentro desse universo...Uma pena! Espero que Po e Katsa apareçam nos outros livros!

Elidia 20/11/2011

Arvore Po
Quando me inscrevi para o booktour do site Leiturinhas, não imaginava o livro maravilhoso que estava escolhendo para mergulhar. Publicado pela editora Rocco, o primeiro livro da série Sete Reinos, fascina o leitor com cenário da Terra Média, bom humor, e intensidade. O que imaginar de uma heroína romântica que tem em sua natureza o Dom de matar?

Katsa viveem uma Terra Média dividida por Sete Reinos, em que em seu povo alguns nascem com um olho de cada cor, simbolizando um Graceling com um dom superior, porém ser um Graceling não é tido como regalia e sim significado de escravidão. Katsa serve seu Dom ao seu tio o rei Ruanda. Quando ela se depara com o caso do seqüestro de um velho ancião Lenid, sem motivos explicáveis, ela se vê diante de um mistério que atravessa os Sete Reinos, e junto com Po, o príncipe Lenid saem em busca do mistério do seqüestro de seu avô.

Muito bem escrito e com personagens memoráveis, Kristen Cashore ganha o leitor, com cenários perfeitamente escritos de montanhas e terras medievais. Graceling pode ser considerado um romance, sim, mas é muito mais um romance de autoconhecimento de Katsa em descobrir como direcionar seu dom mortal a coisas boas, e sentimentos, do que a paixão que desencadeia na trama, em meio a acampamentos pela floresta com Po, e Bitterblue, fugindo do rei Leck um Graceling com o Dom imensurável.

O jeito desencanado de Katsa me agradou ela detesta usar vestidos, não penteia o cabelo e acaba cortando bem curto, e tem pensamentos bem egoístas. O mais engraçado que a trama não me pegou de primeira, mas insisti, e até o aparecimento de Po e todo seu treinamento em lutas com Katsa me irritaram, e no final me vejo apaixonada pelo homem que Po se mostrou ser, de alma tão bondosa, e da oportunidade de Katsa se deu de de ser livre.

Bitterblue é a pricesa que esta sendo protegida pelos dois Gracelings de seu pai, o rei Leck, e ganha importância com coragem e coração, em minha opinião a melhor personagem em questão de qualidade de criação, uma descrição impecável de criança, seu aprendizado, medo, esperança e amor, você se emociona com praticamente todas as cenas de Bitterblue, ela tem um jeito especial de entender as coisas, simplificar, e resolver.

Só tenho uma palavra pra descrever Po – intensidade, com um olho dourado e outro acizentado, ele tem uma alma feroz e bondosa, e abre mão de tudo por sua família, além de se importar com os cavalos, só lendo pra saber quanto doce ele é.

O final é surpreendente para um do trio, e não tem quem não se emocione. Eu indico Graceling para todos os leitores, pela sua qualidade de escrita e cenário. O segundo livro da série Sete Reinos, ainda sem previsão no Brasil, se chama Fire e conta uma história anterior ao primeiro livro, onde saberemos mais sobre Leck. Já o terceiro livro nomeado por Bitterblue previsto para 2012 nos EUA, Po e Katsa voltam a protagonizar! Eu já estou com saudade!

E se você quiser saber mais sobre o booktour, confira os sites participantes : Leiturinhas, Três Lápis, Diversão sem Culpa, Fechei com ele, Babi Lorentz, Enchantime, Livraria Outubro, Danificável e Garota It.

Boa leitura e até mais!
pulicada no site bookeando.com

Déborah 23/06/2011

A estória de Graceling é envolvente e muito bem elaborada.
Todos os personagens se encaixam direitinho e apesar de nem todos terem suas caracteristicas aprofundadas, eles são ótimos e importantes.
A personagem principal é forte mas sensível.
Graceling mistura romance, ação e aventura em doses equilibradas e mesmo sendo um livro bem grande, nem deu para perceber o tempo que eu passei para lê-lo.

Iza 22/09/2010

Uma estória cativante!
Em Middluns, Katsa nem sempre viveu como uma excluída por todos, mas isto foi antes que seus olhos mudassem para a estranha cor de um verde e outro azul, o que a tornava uma Agraciada. Os agraciados sempre são colocados a serviço do rei, a não ser que a sua graça não seja útil, o que não era o caso de Katsa, uma vez que ela foi agraciada com a arte de matar, o que seu tio, o rei, sabe utilizar aos seus propósitos.

Devido a esta estranha graça, ela é temida pela maioria das pessoas, mas pelo menos ela contava com a companhia de seu primo e alguns poucos amigos até o Príncipe Po, com os olhos mais estranhos e graciosos que ela já viu, aparecer. Katsa começa a perceber, então, que não era somente os sete reinos que estava para sofrer mudanças, mas também ela mesma.

Este é um livro muito bem escrito, em um criativo ambiente alternativo, principalmente em relação aos agraciados, criaturas que nascem com alguns dons que as outras pessoas comuns não possuem, o que faz com que seus olhos mudem de cor cada um. Os personagens são cativantes e a estória impressiona devido o mundo bem elaborado pela autora.

Recomendo!

Pefico 18/08/2010

Graceling promete e entrega.

Ele conta a estória de Katsa, uma mulher que possui uma habilidade muito especial: ser imbatível em qualquer tipo de luta. O seu rei e tio a utiliza constantemente como braço armada em vinganças e punições de súditos que andaram se comportando mal. Apesar de não gostar da situação, Katsa não tem muita escolha a não ser obedecer seu rei. Quando Po, um principe de outro reino surge, Katsa começa a questionar certas coisas em sua vida. Juntos, eles embarcam em uma jornada de aventura, coragem e amor.

Eu já havia lido Fire e tinha gostado muito, mas Graceling é melhor. Graceling tem mais ação, combate e se desenvolve mais rapidamente. Kristin Cashore é uma autora que certamente merece ser acompanhada de perto. Leitura recomendada!

EssentiaSun 01/05/2010

Katsa sobre Po

"Por que, quando ela lutava com ele quase todos os dias, quando ela sabia cada parte do corpo dele; por que, quando ela se sentava sobre o estômago dele, e lutava com ele no chão e podia provavelmente identificar seu abraço mais rápido do que qualquer esposa poderia reconhecer o abraço de seu próprio marido, tinha a visão dos braços dele e de seus ombros embaraçado tanto ela? Ela tinha visto uma centena de homens sem camisa antes, nas salas de treino ou quando viajava com Giddon e Oll. Raffin praticamente se despia em frente dela, eles eram tão acostumados um com o outro. Era como os olhos deles. A não ser que eles estivessem lutando, o corpo de Po tinha o mesmo efeito sobre ela que os olhos dele."
_________

Po para Katsa

“Eu darei a mim mesmo para você, não importa o que você me tomar.”

Rezia 01/04/2010

Graceling é uma história medieval cheia de aventura e romance. A personagem principal, Katsa, tem características marcantes e mostra sua indignação diante de um mundo controlado por reis déspotas. Junto com Po, um homem sábio e atraente, Katsa passa a se conhecer melhor e a agir de acordo com seus princípios. Enfim, este livro consegue envolver seus leitores e os leva em uma época emocionante cheia de batalhas com personagens agraciados com habilidades além da capacidade humana.
Nii. 13/07/2010minha estante
Eu ameii esse livro!
A autora arrasou na idéia e na narração!!
E vem p/ o Brasil!!!!! Aew!!! =)

Maxie 23/03/2010

Uma história fascinante
Eu gostei muito de Graceling. Assim como Fire, este livro é centrado em uma personagem feminina que possui uma habilidade incomum. Neste mundo criado pela autora algumas crianças desenvolvem o que eles chamam de Graça. Uma graça pode ser qualquer coisa, desde a habilidade de nadar como um peixe, sentir tempestades, ler mentes, ou lutar. A marca dos agraciados, ou Gracelings como são chamados é que, em algum momento em seu primeiro ano de vida, eles passam a ter um olho de cada cor.

Este livro é centrado em Katsa, uma Graceling cuja graça é matar, ou pelo menos é isso o que ela pensa.

O mundo criado pela autora é formado por sete pequenos reinos cujos reis fazem uso dos agraciados para tentar tirar vantagens uns dos outros.

Mas uma graça pode ser uma benção ou uma maldição e determinados poderes, em mãos erradas, podem ser catastróficos.

A narrativa da autora é fluida e bem construída, os personagens são apaixonantes e o enredo interessante. Vou ficar esperando mais obras dela para ler.

Espero que ela faça um cruzamento das histórias de Graceling e Fire ou que continue escrevendo sobre este mundo.

AndyinhA 22/03/2010

Esse outro livro eu meio que não dei nada por ele. Serio achei que seria “meia-boca” e ao chegar perto do fim eu me descabelava por mais e mais, deixando de lado os vampiros, chega a vez do agraciados.

Este é um livro forte, muitas privações, não tem muito romance, mas garanto que todas vão se apaixonar por Po, um dos príncipes dos sete reinos. Tem tanta ação e aventura e desafios, que tinha hora de quase chorar (tanto de raiva quanto de alegria), é bem diferente de tudo que eu já andei lendo, e recomendo e espero que essa saga chegue ao Brasil, porque vale a pena!!

Pelas descrições, as vezes me lembrava um pouco do Senhor dos Anéis, terra distante, meio mágica, coisas incríveis nos esperam. A personagem é forte, sem carinha de menininha frágil, boa de briga e ao mesmo tempo tem aquele encanto quase juvenil, bem intrigante.

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/03/poison-books-graceling-kristin-cashore.html

Nii. 17/03/2010

Eu quero mais Graceling!!!
Amei Graceling(não esperava gostar tanto). O livro tem uma temática diferente(toda a estória dos agraciados, sete reinos e tals.),uma estória envolvente e personagens fortes. A descrição também é ótima... me imaginei várias vezes cavalgando com o Po e a Katsa em busca de desvendar o mistério do sequestro do avô do po! *____* rss...
enfim,amei! super recomendado.