Fire

Fire Kristin Cashore

Resenhas - Fire

Pefico 18/08/2010

Melhor livro paradão que já li
Fire é um livro companheiro de Graceling e eles ocorrem no mesmo mundo, apesar de em reinos separados. Nos reinos descritos em Fire, existe uma classe de seres vivos que são chamados de monstros: criaturas cuja habilidade para atrair outros seres é quase irresistível. Existem diferentes tipos de monstros: ratos, gatos, cavalos, aves de rapina, e, como não podia deixar de ser, monstros humanos como nossa protagonista Fire. Além da habilidade de atração, os monstros também conseguem ter algum domínio sobre a mente alheia, e no caso de Fire, uma aversão violenta ao uso de seus poderes.

Ao contrário do que pensei, a história é muito mais romance do que qualquer outra coisa. Imaginei que com um plot desse, Fire seria um épico de batalha, quando na verdade é um romancinho. No entanto, esse é um dos melhores livros paradões que já li e se você espera ação, talvez valha a pena ler Fire só pra sentir o que é estar nas mãos de uma escritora que realmente sabe o que está fazendo.

Este foi um dos poucos livros em que não pulei praticamente nenhum parágrafo, morrendo de tédio, enquanto esperava algo de verdade acontecer. Em Fire, sempre tem algo acontecendo, quer seja a protagonista aprendendo a lidar com as pessoas ao seu redor, quer seja um pedaço do romance desenvolvendo.

Enfim, leitura recomendadíssima.

Maxie 15/03/2010

Fire - Até que valeu a pena ter lido
Este livro é um complemento de outro livro da autora, chamado Graceling. Deu para notar que os livros são independentes e que não importa a ordem em que você os lê. Ela só queria explorar uma outra parte do mundo que criou.

O primeiro capítulo, que faz referencia aos temas de Graceling é fantátistico. Mas, infelizmente, é justamente esta tentativa de fazer uma ligação entre as histórias que estraga este livro. A parte do livro que toca o tema de Graceling é a mais chata, tirando o primeiro capítulo. O personagem apresentado no primeiro capítulo merecia uma exploração bem mais elaborada.

Tirando isso o livro é muito legal. Aqueles que gostam de histórias de ação não vão gostar. Mas aqueles que curtem uma história de amor que surge de onde menos se espera terão em Fire um prato cheio.

A protagonista podia ser mais forte, mais assertiva e menos chorona. Ela passa praticamente o livro inteiro ferida de um jeito ou de outro e deprimida por uma causa ou outra.

Ficaram algumas pontas soltas na história e situações que podiam ter sido melhor exploradas não foram.

Sil 19/07/2010

Amei demais esse livro. História bem diferente de Graceling e também contagiante... Pra quem não leu o primeiro não se encomode você pode ler Fire sem precisar ler Graceling, apesar de ser lindo também.
Fire vai passar em outras terras bem distante dos sete reinos e a sua cronologia é anterior a Graceling o que dar um charme todo especial na história. Eu me apaixonei pelo casal Fire e Brigan... é surpreendente, ele a odiava por causa do pai dela, ela se odiava pelo que era "Lady monstro" e ainda sim eles começam a se envolver, e não tão rapidamente amorosamente. E mais uma surpresa na história Leck está de volta, só que bem mais jovem, mas ainda bem cruel.

G@by 22/02/2021

Um romance de aquecer o coração
Li "Graceling" em 2015 e gostei muito do livro, mas quando vi que nem "Fire" nem "Bitterblue" tinham os mesmos personagens principais eu desisti de lê-los, porque eu queria mais da história da Katsa e não de outros personagens. Porém assistindo um vídeo da PeruseProject sobre livros de romance quase 6 anos após ter terminado de ler "Graceling" me fez ficar com muita vontade de ler o restante da série.
Não deveria ter desistido de ler "Fire" só porque não era a continuação da história da Katsa, pois gostei muito mais de "Fire" e amei os personagens principais. O romance nesse livro é adorável, e as interações do casal principal são tão doces e gostosas de ler, é tão lindo e fofo o quanto os dois fazem de tudo para que o outro fique bem, mesmo quando eles não podem estar fisicamente juntos. O livro não é só o romance, apesar dele ser a maior parte, ele tem também suas partes bem sérias e suas partes bem tristes (por que os autores tem a necessidade de matar personagens queridos? Não consigo entender isso!).
Enfim, amei esse livro e terminei a leitura com um sorriso no rosto e um quentinho no coração. Vou tentar ler "Bitterblue" e "Winterkeep" ainda esse ano.

Cecilia261 07/07/2023

Meio tanto faz
Não sei, não gostei tanto desse quanto gostei do primeiro livro. Não me conectei com os personagens, e, como é uma história que se passa no passado, pareceu muito sem risco.
Não fede nem cheira