The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

Caroles 11/02/2021

?I want the audience to recognize you when you?re in the arena,? says Cinna dreamily. ?Katniss, the girl who was on fire.?

Lorrany 30/01/2021

Eu li "Jogos Vorazes" pela primeira vez em 2012/2013 e, naquela época, eu lembro de praticamente devorar a trilogia toda em 3 dias. Como ano passado saiu um livro novo dentro desse universo, resolvi que leria tudo de novo, dessa vez por audiobook em inglês, para ver se ainda gostava da história. A escrita da Suzanne Collins me impressionou muito, eu adorei como ela desenvolve bem a história com poucas páginas e capítulos curtos, te fazendo ficar toda hora no "só mais um capítulo". O livro é cheio de críticas sociais e políticas, o que acho muito importante, principalmente por ser um livro voltado ao público jovem. Lembro muito bem de começar a questionar e pesquisar questões sociais após ler os livros e assistir aos filmes, além de perceber desigualdade social dentro da minha própria realidade. Também lembro de achar que a Katniss não deveria ficar com ninguém e de que ela ficou com o Peeta por pena, mas, fazendo a releitura, pude perceber que não é bem assim. Estou ansiosa para o próximo volume e vou continuar revisitando essa história através dos audiobooks em inglês.

bella 25/01/2021

May the odds be ever in your favor
Essa foi a primeira vez que eu li, e sinceramente eu entendi completamente o pq desse livro ter feito/fazer tanto sucesso. Um plot genial, com personagens bem desenvolvidos, cada morte e acontecimento escrito de um jeito extremamente envolvente que me fazia não querer parar de ler, além da escrita em si que é muito boa e, que me fazia entender o que cada personagem fazia e porquê ele fazia. A evolução da Katniss no meio dos Jogos, os sentimentos dela pelo Peeta, tudo de um jeito extremamente perfeito.
Enfim, esse livro virou um dos meus preferidos com toda certeza.

Luiza 13/01/2021

Li Jogos Vorazes pela primeira vez aos 17 anos. Após 8 anos decidi reler a trilogia novamente, e que experiência INCRÍVEL E PERFEITA eu tive. Foi apenas para confirmar o quanto o livro é impecável, envelhece bem e tem personagens únicos. Suzanne Collins é a dona da minha vida e eu sempre serei cadelinha da Katniss.

Bia 07/01/2021

Impressionante.
Honestamente, por um lado eu me arrependo de ter demorado tanto para ler esse livro, por outro eu acredito que ter feito isso enquanto adulta me coloca numa posição de leitura muito privilegiada. No mais, amo esse gênero e esse livro definitivamente é um dos melhores que já li nele: a história foi planejada com um nível de minúcia que muitos outros autores parecem achar dispensável, as personagens são complexas e consistentes, e a leitura não se torna cansativa ou enfadonha em momento nenhum.

Mile 28/12/2020

Happy hunger games and may the odds be ever in your favor
O que dizer desse livro? Só tenho elogios.

Não sei quantas vezes já li, mas sempre que releio fico apaixonada novamente. É um livro emocionante, com muita ação, vários momentos tensos que fazem o coração acelerar. Têm uma protagonista forte, rebelde, que move montanhas por aqueles que ela ama, que está pronta para se sacrificar para proteger os outros.

Sempre me esqueço como no livro a Katniss realmente se apaixona, mesmo ela não sabendo disso, o que é diferente do filme, onde dá para perceber que é só fingimento.

Gostaria de conseguir descrever o quanto amo essa saga ?

Isis 13/12/2020

sensacional
mto bom, n sei pq eu n li ele antes, apesar de já ter assistido o filme antes, eu amei

Juju 12/12/2020

1984 tá diferente, né?
The hunger games, livro introdutória da série, nos apresenta ao mundo de Panem e às suas atrocidades. Um país construído para servir aos à capital com as melhores coisas que a vida poderia oferecer, enquanto nos outros distritos pessoas passam fome para manter esse estilo de vida.

Parece familiar? Mas nem sei se podemos dizer que é mera coincidência.

Além de tudo isso, a cada ano crianças e adolescentes são enviados para lutar a até a morte, como uma ?tributo? aos que morreram. Essa bela nada mais é do que um instrumento de controle e punição para que distritos mantenham ?a paz?.

Katniss, a personagem principal, se presa nessa trama nem tão distópica e presa lutar para manter a salvo as pessoas que ama e as que passa a amar. Desafiando com a sua própria vida a capital e seu sistema de exploração.

Cris 12/11/2020

Achei tão bom quanto da primeira vez que li
Releituras são legais pra gente relembrar, e também pra ver se a história nos agrada tanto quanto da primeira leitura. Eu posso dizer que Jogos Vorazes só cresceu no meu conceito após a releitura. Uma história que choca, emociona, entretém e nos faz pensar.

Personagens. A começar pela protagonista, Katniss Everdeen. Ela é incrível, forte, corajosa e com um grande coração. Da primeira vez que eu li, achei ela muito fria, mas eu acho que hoje eu entendo muito melhor a personagem. Ela é sincerona, inteligente e sem mimimis. Os demais personagens também não ficam atrás, todos muito bem construídos e interessantes.

Enredo. O foco é na história e não no romance. Sim, o romance existe, e eu o adoro, porém, está longe de ser um casal de conto de fadas.

Crítica social. Uma das questões centrais da série é o contraste entre a miséria e a riqueza. É a cultura do desperdício versus a luta por um pedaço de pão.

Política. Nem precisa se falar muito. Onde há autoritarismo, dá merda mesmo.

Modernidade. É uma distopia, não sabemos quando se passa, porém chama a atenção (assim como atualmente) os padrões de beleza da sociedade, e até que ponto vamos pra alcançar estes padrões. Outro reflexo dos nossos dias: as coisas que nos divertem na televisão, olha, é pra pensar mesmo.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Nalanda 09/11/2020

to sem palavras pra esse livro, uma história incrível. To muito orgulhosa de mim de ter conseguido ler em inglês, pensei que ia ter muita dificuldade mas até que foi fácil a leitura. Já to ansiosa pra ler o segundo.

Jamile.Almeida 31/10/2020

Uma distopia adolescente para todas as idades
Distopia infanto juvenil mas com muito sangue, morte e um assunto para todos as idades. Primeiro Livro da Trilogia. Porém existe um quarto livro que traz uma história em paralelo.
Existe um novo país, num futuro, que seria a America do Norte - Panem e 2174. Há a capital e mais treze distritos, ou melhor, doze, ja que um se rebelou e foi destruído.Tudo funciona em prol, para e pela Capital, cada distrito tem uma função de serviência bem definida e seu povo vive em péssima condições de vida, num regime totalitário. Onde todos, menos a capital, são iguais, iguais sofredores.

Para não ser esquecido o poder que a capital tem de morte e vida sobre todos, há um grande reality show, transformado em pão e circo para massas. Um homem e uma mulher de cada distrito, entre 12 e 18 anos (tributos) são sorteado todos os anos (dia da colheita) para lutarem até a morte em uma arena. Apenas um pode sobreviver e o distrito e a família
do sobrevivente é agraciado naquele ano.

Algo está errado não é? E daí surge a Katniss, uma já heroína dentro do seu núcleo familiar, sustentando sozinha sua mãe e sua irmã mais nova. Grande arqueira e caçadora (ladra, já que caçar para sobreviver é crime) nas horas vagas com o seu mais que amigo, Gale.

No dia da colheita, sua irmã aos 12 anos é sorteada e Katniss se oferece em seu lugar. E, junto com Peeta, com quem katniss
possui um débito de gratidão e sentimentos conflitantes, eles partem para Capital, participar dos jogos... só um voltará.

Katniss é uma jovem com senso de justiça muito grande e esse seu espírito logo atrai amor de todos, inclusive do Peeta, como também desconfiança da Capital. Livraço adolescente que estou amando e darei continuidade!

estantedogabs 22/10/2020

Maravilhoso
Jogos Vorazes foi uma das poucas vezes que cedi e segui a modinha da época, sempre tento evitar pra não enjoar, mas dessa vez não aguentei esperar passar. Li o primeiro sem muita expectativa, mas logo que comecei a avançar na leitura fiquei desesperado pra acabar logo todos. Apesar se uma saga genial, uma coisa que quase me incomoda é a diferença de qualidade entre eles, são todos bons mas não são todos que vão além disso.

Maria Emanuele 21/10/2020

Muito especial para mim
Jogos vorazes é uma das melhores sagas que eu já li e assisti na minha vida, sou apaixonada por jogos vorazes, gosto muito da temática da história em geral, amo demais os personagens, cada um deles tem algo de especial pra mim, Katniss é uma grande inspiração na minha vida, sempre me senti atraída por personagens femininas fortes, sempre quis ser como elas, tanto na coragem, força e inteligência. Aconselho demais jogos vorazes, se você gosta de distopias, provavelmente, você irá amar.

Mari 19/10/2020

Amei esse livro com todas minhas forças.
A narrativa é muito instigante, prendendo realmente a minha atenção, principalmente do meio para o final do livro literalmente não consegui parar de ler, mesmo já sabendo mais ou menos o que ia acontecer por já ter assistido o filme.
A personagem principalmente é uma menina muito inteligente, forte, guerreira que teve de amadurecer cerdo após a perda do pai, levando a ter uma vida difícil e com muitas responsabilidades que uma pessoa da idade dela não deveria ter. E é ela e sua personalidade que tornam a trama inesquecível, fico muito feliz quando vejo personagens do gênero feminino fortes e que levam a trama toda, não por serem bonitas ou algo do tipo mas sim por seu modo de ser.
Enfim, amei o livro e recomendo para todos mesmo quem já assistiu o filme.