The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

Natália 14/11/2023

É dez, perfeito, incrível, lindo, xodó
Personagens extremamente bem desenvolvidos!! São cativantes, cada um desperta um sentimento e inspiração no leitor, a força de vontade e sobrevivência, a bravura de Katniss, a gentileza e o coração de Peeta, a astúcia do Haymitch. Todos são profundamente humanos, cheios de personalidade, história e sentimentos.
A escrita da autora é incrível, não tem como não ficar preso nesse livro ansioso por cada detalhe, em cada página. A política ?camuflada? na ficção é dura e realista, as intenções e relações de poder são certeiras. Suzane retrata os valores morais, a ética de forma profunda em cada ação, leva o leitor a pensar mais sobre cada ato de violência, abuso de poder, direitos humanos, ditadura e democracia. Isso tudo sem deixar a história chata, estão equilibradas, a política está de fundo da ficção e dos personagens, mas ainda prevalece forte e instigante.
O universo, a ficção, essa distopia que eles vivem é calculada com a política. Um mundo extremamente desigual e ditador, de um lado fome, do outro vomitam para comer ainda mais (isso é dito no 2º livro, mas também se encaixa aqui), a autora ainda brinca com os extremos, nas roupas e cabelos, no sotaque, forma de se por e humor das pessoas da Capitol, a superficialidade deles que nunca passaram por dificuldades, mas que também são vítimas de Panem, fantoches desse governo autoritário.
O final puxa para o próximo livro, mas os jogos acabam da única forma possível, Katniss sabe quem são seus verdadeiros inimigos e de toda Panem e dá seu primeiro grande passo contra eles (embora já tenha dado com as flores e Rue, esse é ainda mais importante, é um cheque-mate com os jogos).
Nenhum livro me despertou tantos sentimentos e pensamentos sobre a vida e política quanto esse, ainda mantendo tamanha curiosidade, entretenimento pela história e carinho pelos personagens. Não há distopia melhor!! Não precisa de VAR é 10 e acabou!!!??????????

+ comparações com o filme: no livro a Katniss é menos séria e o Peeta tem MUITO mais personalidade (ele mal fala no filme, mas amo vc josh)

G.S 13/11/2023

Bom, mas seria melhor de o Haymich fosse o protagonista
Confesso que o livro me prendeu de uma forma inusitada, a escrita é simplesmente viciante. Quando dei por mim, terminei o livro em uma noite HAHAHAAH
Eu gostei muito de como a Katness é retratada, bem melhor do que nos filmes, ela aparenta ser bem mais jovem e não tão seria como nos filmes. O Peeta então nem se compara, me desculpe dizer, mas no filme eu achava ele tão sem graça, uma planta!!
Enfim, achei o romance (unilateral) gostoso de ler.
Minhas críticas são: apesar do Peeta e a Kat serem os protagonistas, somente sendo protagonista de um livro pra ele ter ganhado.
Por favor, o cara tinha medo de matar e se encostou primeiro no grupo e depois totalmente na Katness!!
Ele tinha um crush e um sonho hahahaha
Enfim, a Katness é incrível, adorei a relação dela com os jogos, a parceria com a Rue...MAS
Terei que confessar: a estrela desso livro é o Haymich!!!!!!
Que personagem SENSACIONAL!
Deveria ter um livro dele, isso sim! Alcoólatra (entendo as razões), porém inteligente demais! O cara tem um QI elevado! ADOREI!!
O Cinna também merece os créditos, prefeito!

Thaís Almeida 08/11/2023

Releitura maravilhosa!
Apesar de já ter lido o livro antes e ter visto o filme, consegui me conectar novamente com a história e os personagens. O sistema de hunger games é cruel e autoritário, Katniss é forte e me fez gostar dela logo de cara. Peeta conseguiu me conquistar de pouco em pouco, igualmente os outros personagens. Releitura super válida!

estantedogabs 08/11/2023

Resolvi voltar a esse evento de livro antes do filme novo e só serviu pra me lembrar de que é um dos melhores já feitos.
Lauz 08/11/2023minha estante
Com certeza é um título digno de releitura ???

estantedogabs 08/11/2023minha estante
Nossa, eu acho esses livros incríveis demais!

06/11/2023

You?re on your own, kid by taylor swift
Reli esse livro há algumas semanas, sou complemente apaixonada pela história e recomendo essa leitura para todos

AryLis 06/11/2023

Releitura nostálgica
Decidi reler Jogos Vorazes por conta da nova adaptação para os cinemas, A Cantiga dos pássaros e das serpentes, e a história continua impressionante. Decidi revisitar essa história através do audiobooks em inglês, o que me deu novas perspectivas da história.

Foi ótimo lembrar de questões que havia esquecido dessa história, entender outras de um ponto de vista bem diferente e entrar no clima para ir ao cinema. Algumas cenas são muito impactantes, então se você tem estômago fraco e irá ler Jogos Vorazes pela primeira vez se prepare.

Deveria ser leitura, com interpretação claro, obrigatória nas escolas. Temos muito o que refletir com Suzanne Collins.

cariad 05/11/2023

The hunger games
Sou team peeta desde criancinha!!!!!!!!

eu li metade de thg aos 13 anos e odiei mas agora resolvi dar mais uma chance e adorei o livro. não estou super apaixonada mas é uma história muito bem feita, fácil de ler e os momentos emocionantes me pegaram de jeito.

Sofia 03/11/2023

Estava precisando
Como um tipo de desafio comigo mesma, comecei a ler/ver coisas que todo mundo comenta, mas eu nunca vi.
E esse livro me deixou muito feliz. É maravilhoso, uma distopia deliciosa e sangrenta que preencheu algo em mim.
Queria que tivesse mais detalhes e camadas, achei que muitos momentos foram golpe de sorte e até esse momento, tenho desgosto pelo peeta.

skuser02844 24/10/2023

Cumpriu e superou minhas expectativas!
Eu já era fã da saga, por conta dos filmes, e sempre tive vontade de ler os livros que deram origem aos filmes.
Esse livro me surpreendeu muito positivamente e posso afirmar que é ainda melhor que o filme. A questão dos distritos e o desenvolvimento dos personagens são simplesmente impecáveis.
Estou extremamente ansiosa para ler os próximos!!

Duda Schivel 22/10/2023

Releitura, amo muito essa serie e foi uma delicia reler
perceber os detalhes que nao tinha prestado atencao da primeira vez

Giovanna 20/10/2023

A parte mais perigosa dos Jogos Vorazes está para começar
Vamos lá. Panem, o novo Estados Unidos, agora, dividido em distritos do um ao 12. E é no último distrito em que Katniss, além de infringir a lei todos os dias saindo dos limites de seu distrito para caçar, também se voluntaria para os Jogos Vorazes, uma forma de punição aos distritos após a vitória da Capital na Guerra que ocorreu a mais de setenta anos, no lugar de sua irmã.

A primeira parte da história, apesar de eu já conhecer, não deixou de me surpreender. A relação complexa de Katniss com a família, a relação com Peeta, Gale, as dificuldades no distrito 12...TUDO é muito bem trabalhado. Mais na frente temos a chegada á Capital e como ela não deixa de ser cruel e alienada á brutalidade vista na TV, em rede nacional, para todos verem 23 jovens de distritos morrerem. E o banho de sangue é muito pior no livro, mais do que eu esperava. A brutalidade explicita, os cortes, queimaduras, os olhos da Capital e a intervenção dos mesmos é com certeza a parte mais apreensiva de se acompanhar. E ainda temos sentimentos conflitantes e um casal de jovens desafortunados lutando pela sua vida. A relação Peeta e Katniss é mais justificada e a causa deles é melhor atendida do que nos filmes, onde tudo é muito secundário entre eles, aqui é algo extremamente importante para o desenvolvimento da trama.

Realmente, um livro para refletir-mos juntos. Eu queria falar muito mais sobre ele, mas não quero privar por conta de spoilers. Recomendo que leiam a esse fenômeno de arrepiar e que não só absorvam o assunto, mas que se aventurem nas interpretações sobre ele. Apesar de ter sido lançado a um tempinho atrás, continua sendo um tema muito recorrente, inclusive esse ano.

Alice 16/10/2023

Speedrun de audiobook pra ver o último no cinema
Geralmente eu curto mais ver o filme antes de ler quando existe uma adaptação. Dessa vez acho que o melhor seria ao contrário. Não chorei lendo em partes que chorei vendo o filme, mas foi bom mesmo assim. Peeta é a coisa mais fofa do universo e como eu já imaginei não tô indo mt com a cara da Katniss mas não odeio ela n.

Dayanne Porto 13/10/2023

Envelheceu como um bom vinho
Na primeira vez que li Jogos Vorazes eu era uma pequena menina de 14 anos, e se tornou um dos meus favoritos. Hoje, 11 (!!!!!) anos depois, eu me vejo admirando ainda mais essa história e essas personagens.

Esse é o tipo de história que continua na nossa mente por anos e se torna referência. É raríssimo encontrar livros assim. Suzanne Collins fez uma pérola.

Ah, e retratação pessoal aqui: Peeta é incrível. A eu de 14 anos não suportava ele. Maluca. Completamente. Ele é maravilhoso!